Como funcionam os radares nas ruas e rodovias?

Leis, Resoluções e informações referentes a GPS e Sensores de Trânsito
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 19313
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Localização: Brasil - ES - Vila velha
Localização: Vila Velha - ES
Contato:

29 Out 2010, 14:23

Imagem

Estamos falando de radares de trânsito, que têm princípios fundamentais de qualquer sistema de radar, ou seja, enviar um sinal e receber de volta. Esta é uma questão um tanto complexa e envolve um conhecimento técnico (principalmente de física).

O que quero mostrar aqui é como funcionam os radares em uma abordagem mais simples, sem muitos cálculos malucos de física ou palavreados técnicos. Lembrando que os radares funcionam dia e noite, em exceção a casos em que estão com problemas ou com regras do tipo leis como Rodízios.

Muita gente acha que pode burlar os radares no trânsito e acaba sempre acelerando um pouquinho a mais. Resultado… multa depois de alguns dias no seu endereço. O pedal de acelerador é realmente uma tentação para o motorista, principalmente se o carro é um pouco mais potente. Quem já não sentiu vontade de acelerar um pouco à mais ao ver uma pista limpa e vazia pela frente? É comum ver isso, afinal, tentação é tentação. A questão é que os radares servem para reduzir o número de acidentes causados por excesso de velocidade. E os números vêm mostrando isso.

Obviamente, os radares não resolvem tudo por si, parte do problema é resolvido com propagandas e repetições diárias em propagandas de redução de velocidade. Mas nada disso adianta muito se o condutor do veículo é daqueles que se auto julga um piloto e acha que com ele é tudo diferente. Principalmente quando a pessoa tem “dinheiro sobrando”. O que mais vejo no trânsito, tirando motoristas de empresas particulares que não estão nem aí para os veículos das companias, o que mais podemos notar é condutor com carros importados ou mesmo nacionais, só que mais caros, andando em alta velocidade, não estando nem aí para radares, uma vez que uma multinha à mais, uma multinha à menos não faz diferença no bolso!

Prova disso que estou falando são os noticiários, na maioria dos casos que vejo, os acidentes causados por excesso de velocidade são causados por carros mais caros. Ou seja, motoristas que não estão ligando para multas ou radares. Isso não quer dizer que quem não tem um grande carro, não causa acidente, é apenas uma observação. Também tem pessoas que andam em carros 1.0 de dez anos atrás e acabam sendo detectadas por excesso de velocidade ou causando acidentes, mas acredito que na maioria dos casos, realmente sejam os carros mais potentes, uma vez que são mais tentadores. Se não acredita, faça um test-drive e constate por si mesmo o poder do cramulhão assoprando na sua orelha.

Tipos de radares de trânsito e como funcionam

Radar Fixo

Imagem

Totalmente automático, ou seja, não precisa de um operador e é instalado na via com três laços detectores distantes 3 metros um do outro. O cálculo é feito com base no tempo que o carro passa de um laço para o outro. Uma faixa tem total independência em relação à outra, ou seja, uma não depende do outra e elas trabalham simultâneamente se necessário. No caso de cruzarem dois veículos em alta velocidade, os dois serão flagrados. Conforme o carro passa, ele calcula a velocidade e aciona a câmera fotográfica, se a mesma estiver acima do que foi configurado préviamente.

Lombada Eletrônica

Imagem

Funciona da mesma forma que o radar fixo, mas exibe ao motorista sua velocidade ao cruzar os laços.

Tripé (Conhecido como radar móvel)

Imagem

Este sistema é utiliza lasers que são emitidos constantemente na pista e conseguem calcular a velocidade, mas ao contrário dos modelos acima, se passar dois carros ao mesmo tempo, ele não registra a medição.

Radar móvel

Imagem

Este último seria o que realmente poderíamos chamar de Radar móvel e ainda, é o único que faz jus ao título de radar, pois usa o efeito doppler, ou seja, lança um onda em direção ao veículo, e calcula a velocidade, com base no tempo que leva para ir e voltar e a distância.
Créditos:
StroBous
Avatar do usuário
daniel.arm
Super Avançado
Super Avançado
Mensagens: 344
Registrado em: 31 Ago 2010, 14:36
Localização: Amparo-SP

11 Nov 2010, 14:04

Uma pergunta:
Pelo site do detran, quantos dias geralmente demora para, se vocem tomou alguma multa, ser cadastrada no RENAVAN do veiculo para que eu possa ver ?
Grato,
Daniel
IGO 8.3.4 GJ6.18p_da_MR
Avatar do usuário
AlexPOA
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Dez 2010, 10:01
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

23 Dez 2010, 10:09

Interessantes os sistemas de radar! Em breve acredito que os mesmos serão capazes de gerar alertas online, tanto para a polícia, quanto para fazer a emissão imediata da multa no sistema, obviamente, consultando a situação do veículo (IPVA, se é roubado, etc). Acredito que isto ainda não é feito.
Alex Corrêa - Porto Alegre/RS
ROQUE J. GALLAS
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Out 2010, 21:04

23 Dez 2010, 14:36

AlexPOA escreveu:Interessantes os sistemas de radar! Em breve acredito que os mesmos serão capazes de gerar alertas online, tanto para a polícia, quanto para fazer a emissão imediata da multa no sistema, obviamente, consultando a situação do veículo (IPVA, se é roubado, etc). Acredito que isto ainda não é feito.
ola ALEX
Pois na RS118 aqui em GRAVATAI ja existem dois funcionando,em caso de infração,informam instantaneamente ao posto da BM a ficha do carro, c/ todas irregularidades, ah se moda pega. se passares pelo aparelho e tiver uma antena quadriculada, é esate mesmo, a antena comunica os dados ao posto.
danikayto
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 24 Dez 2010, 22:49

24 Dez 2010, 23:14

voltando ao assunto do amigo alex..sobre radars..sera que eles conseguem parar todos os carros..ou seja 10 carros irregulares..dificilmente eles conseguiram parar os 10 ao mesmo tempo...principalmente se a rodovia tem so um posto..
srmag
Novato
Novato
Mensagens: 7
Registrado em: 13 Mar 2011, 11:17
Localização: Caieiras -SP

06 Abr 2011, 00:15

Parabéns pela explicação, complementando...se os nossos representantes autorizassem a colocação dos radares somente após um estudo técnico como diz a lei, com certeza diminuiria muito o número de acidentes, mas com a colocação abusiva e sem nenhum critério, a motivação é somente a ganância por dinheiro e a venda comissionada de aparelhos de radar.
O contribuinte é roubado 2 vezes, na primeira onde paga seus impostos, e na segunda nos resultados de práticas criminosas pelas autoridades do transito, onde o motorista além de ter que conviver com a atenção aos buracos,falta de passarelas, trânsito caótico, ainda tem que dobrar sua atenção para não ser pego de surpresa numa armadilha estratégica mente colocada para multar o bom e o mau motorista em seu momento de fragilidade ou fraqueza, sintoma gerado pelo esgotamento físico e mental das inúmeras outras situações que ocorrem no trânsito que também contribuem para aumentar as estatísticas de acidentes.
Sendo eu motorista não aprovo estas práticas de encher a cidade de radares, aprovo mais as lombadas eletrônicas, com estudo técnico de sua necessidade naquele local, com mais transparência e notificar visualmente a velocidade do veículo que passa pela lombada, deixando o bom motorista sem aquelas dúvidas, que baixam o astral de qualquer um.
Avatar do usuário
wtqueiroz
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1222
Registrado em: 10 Set 2010, 14:46
Localização: Brasil - SC - Florianópolis

06 Abr 2011, 11:54

Marcio...

Excelente tópico!!! Parabéns...
Wagner T M Queiroz
Engenheiro Eletricista
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 19313
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Localização: Brasil - ES - Vila velha
Localização: Vila Velha - ES
Contato:

06 Abr 2011, 12:04

wtqueiroz,
os créditos estão postados ao final do topico.

Parabéns ao autor.
Responder

Voltar para “Brasil - DENATRAN - Leis, Resoluções e Sensores”