Extrair coordenadas de um ponto usando o iGO 8.3

Dicas de extração de coordenadas pelo GPS
Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Extrair coordenadas de um ponto usando o iGO 8.3

Mensagem por escadajr » 24 Out 2011, 14:16

Extrair coordenadas de um ponto usando o iGO 8.3

Estas instruções são para o iGO 8 sem skins. O uso de skins pode mudar a ordem dos menus e a posição dos botões, sem no entanto prejudicar a funcionalidade aqui descrita.

Preparando o iGO

Primeiramente, é necessário configurar o iGO 8 para que ele não se "auto-ajuste" para o mapa. Vamos aqui colocar o iGO em modo "off-road" para que esse auto-ajuste não ocorra. No entanto, para o uso normal em navegação, recomendamos voltar o iGO para o modo "auto-ajuste".

No Menu, clique em Opções e em seguida em Navegação. Desmarque o item "Manter posição na via":

Imagem


Adquirindo as coordenadas de um ponto

1- Quando desejar saber as coordenadas do local onde está, pare no local para que a recepção estabilize e as coordenadas sejam mais precisas. Em seguida, clique no botão Posição. Não faça isso com o carro em movimento! Além da imprecisão na medida, tentar operar o aparelho GPS com o carro em movimento aumenta demais o risco de acidentes!

Imagem

Atenção: este mesmo botão pode aparecer com o nome de "Cursor". Não use o botão com esse nome! Caso ele apareça, clique na pequena seta em baixo para voltar ao normal:

Imagem

2- Vai aparecer um menu lateral. Não clique em "Adicionar Radar". Melhor que isso, clique em "Adicionar POI", assim as coordenadas ficarão registradas no arquivo user.upoi, que pode ser editado e lido com o Notepad:

Imagem

3- Agora é só escolher um grupo para inserir o ponto (Neste exemplo é o grupo "Meus POIs", mas pode ser qualquer outro. Você pode até mesmo criar um grupo novo com o nome que quiser) e inserir um nome adequado para o ponto, clicando em "Concluído" para finalizar.

Imagem

Imagem

4- Vai aparecer a tela com a descrição do ponto inserido. Você pode clicar em <Digite uma nova informacão adicional> para inserir um texto explicativo ou simplesmente clicar na seta para a esquerda para voltar ao mapa.

Imagem


Usando as coordenadas de um ponto

1- conecte o aparelho ao computador (ou acesse o cartão SD) e vá para a pasta Save.

2- use o Bloco de Notas (Notepad) ou qualquer outro editor de texto e abra o arquivo user.upoi.

3- você encontrará os seus pontos no final do arquivo, no seguinte formato:

Código: Selecionar todos

86|@My POI|Radar 120||-22.624533|-44.991833|_BRA|||||Sobre Cachoeira Paulista|Via sem nome||||
4- Logo depois do nome escolhido (no nosso exemplo foi Radar 120), aparecem 2 números separados por uma barra (|). O primeiro número é a latitude (neste exemplo, -22.624533°) e o segundo número é a longitude (neste exemplo, -44.991833°). Copie e cole onde quiser, trocando a barra (|) por vírgula antes de enviar para o Maparadar.

Você pode coletar vários pontos em ocasiões diferentes. Eles serão sempre gravados no arquivo user.upoi para serem lidos mais tarde. Quando já tiver usado os pontos, você pode removê-los simplesmente apagando as linhas correspondentes no arquivo user.upoi.

wannermartins
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 91
Registrado em: 10 Jan 2013, 13:47
Residência: Teófilo otoni

Re: Extrair coordenadas de um ponto usando o iGO 8.3

Mensagem por wannermartins » 19 Jan 2013, 23:02

As coordenadas geradas pelo GPS não estão na mesma sequencia das disponibilizadas pelo Maparadar.Ao enviramos para o forum, devemos colocá-las na ordem que o GPS fornece, ou o próprio Maparadar faz a inversão?

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24769
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Extrair coordenadas de um ponto usando o iGO 8.3

Mensagem por Marcio » 20 Jan 2013, 10:02

O utilizador deve saber e distinguir o que vem a ser latitude e longitude na descrição das coordenadas.

Quando solicitar a inclusão de um ponto deve colocar a latitude e a longitude nos campos correspondentes do formulario para inclusão.

Por alguma razão por mim desconhecida o iGO em seu arquivo de alerta inverte a longitude com a latitude o que não é praticado mundialmente para representação de coordenadas.

saraquino
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 30 Jun 2011, 23:06
Residência: Itaperuna - RJ

Re: Extrair coordenadas de um ponto usando o iGO 8.3

Mensagem por saraquino » 02 Fev 2013, 23:10

Legal a dica, mas eu queria saber como tiro as coordenadas de um radar novo que apontei para colaborar com o MR, o lance do poi é valido mas só é preciso se su parar o carro e nem sempre da.

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24769
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Extrair coordenadas de um ponto usando o iGO 8.3

Mensagem por Marcio » 03 Fev 2013, 09:54

saraquino,
não se faz necessario parar o carro, pois o erro da extração das coordenadas ao selecionar quando da passagem pelo radar será em metros insignificante em se comparando com a distancia programada pelo utilizador para ativação do alerta que geralmente é superior a 300m.

saraquino
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 30 Jun 2011, 23:06
Residência: Itaperuna - RJ

Re: Extrair coordenadas de um ponto usando o iGO 8.3

Mensagem por saraquino » 03 Fev 2013, 11:20

Valeu o esclarecimento, acho que agora vai ser mais fácil ajudar.

VEBSTER
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Nov 2012, 17:13
Residência: BRASIL - ES - CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Re: Extrair coordenadas de um ponto usando o iGO 8.3

Mensagem por VEBSTER » 13 Fev 2013, 23:38

Estou novato no uso do GPS e cadastrado no forum do maparadar. Sou de Cachoeiro de Itapemirim- ES e estou utilizando o IGO AMIGO 8.4 durante minhas viagens. Toda vez que encontro novos pardais e lombadas nas rodovias estaduais e federais procuro anotar as coordenadas no papel utilizando a função "onde estou?" . Não estou conseguindo achar no IGO AMIGO 8.4 onde inserir o POI para que não tenha que anotar as coordenadas. O tutorial do IGO 8.3 é diferente. Solicito sua ajuda.

pedrovidatorta

Re: Extrair coordenadas de um ponto usando o iGO 8.3

Mensagem por pedrovidatorta » 14 Fev 2013, 17:09

Ola VEBSTER vc ja esta meio caminho andado em onde estou vc clica em salvar local uma outra tela se abre vc ira ver em seu canto direito 3 pequenos icones um deles e radar clique escolha o tipo a velocidade e a direção depois e so clicar em concluído ele vai direto para o arquivo SpeedcamUpdates.spud.

wannermartins
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 91
Registrado em: 10 Jan 2013, 13:47
Residência: Teófilo otoni

Re: Extrair coordenadas de um ponto usando o iGO 8.3

Mensagem por wannermartins » 14 Fev 2013, 17:55

Vebster. Para ajudar a comunidade, cadastre os pontos aqui no site.

maluco
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 27 Mar 2011, 15:23

Re: Extrair coordenadas de um ponto usando o iGO 8.3

Mensagem por maluco » 03 Out 2013, 09:07

tutorial interessante mas para mim agora foi tarde a dica do "Não clique em "Adicionar Radar""
eu cadastrei 2 radares relativamente novos na RJ116 indo para nova friburgo
sentido rio, na segunda da PRF (nao a da serra. la em baixo aonde ramifica a pista Polícia Rodoviária ID: 23838) e outro ainda em friburgo (entre o ID:37323 e ID:31579 tem mais um)

tem VARIOS novos nesta via (com as placas de velocidade inclusive) e nao estao todos cadastrados no maparadar

é uma baixaria o que fizeram nesta via
colocaram os radares com sacos plasticos pretos cobrindo eles
depois colocaram as placas de velocidade
agora sem aviso algum tiram o saco preto de cima do radar e aparentemente ele entrou em funcionamento
nao tem como saber se funcionando ou nao - mas estao de acordo com as normas
mais uma maquina de arrecadacao $$$

depois, antes de viajar novamente, coloquei um novo maparadar.txt na pasta sem apagar os outros arquivos e ficou tudo errado
informava alguns e outros nao - gps pirou
eu sempre apaguei todos os arquivos da pasta speedcam antes de atualizar
tentei fazer diferente para manter meus 2 cadastrados e deu encrenca

ok.. apaguei tudo na pasta e coloquei o novo maparadar.txt e os 2 radares que eu cadastrei sumiram

tive que parar na pista novamente para cadastrar eles denovo
alguem sabe se tem como eu extrair as coordenadas dos que eu inclui para mandar para o maparadar?
Editado pela última vez por maluco em 03 Out 2013, 09:27, em um total de 3 vezes.

wannermartins
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 91
Registrado em: 10 Jan 2013, 13:47
Residência: Teófilo otoni

Re: Extrair coordenadas de um ponto usando o iGO 8.3

Mensagem por wannermartins » 03 Out 2013, 09:20

Maluco, faça o seguinte. Siga os passos de cadastrar os radares no site maparadar. Assim os radares serão disponibilizados para todos os usuários e, também, sempre que você precisar atualizar é sobaixar o arquivo na base do MAPARADAR que os pontos cadastrados por você estarão disponíveis.

maluco
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 27 Mar 2011, 15:23

Re: Extrair coordenadas de um ponto usando o iGO 8.3

Mensagem por maluco » 03 Out 2013, 09:26

isto é o que eu desejo fazer, mas nao sei as coordenadas que eu cadastrei porque cadastrei no gps como radar e nao como poi

pedrovidatorta

Re: Extrair coordenadas de um ponto usando o iGO 8.3

Mensagem por pedrovidatorta » 04 Out 2013, 18:06

Ola amigo conecte seu gps no pc entre na pasta content , depois na pasta , speedcan nesta pasta vc vai encontra o arquivo SpeedcamUpdates.spud e neste arquivo que ficam os radares salvos para ler os arquivos vc deve usar um programa gratuito facilmente encontrado na internet o nome e Spud2Text e so digitar no google que vc acha. la tem todas as coordenadas dos radares salvos.
Anexos
pedro.jpg
pedro.jpg (92.3 KiB) Exibido 30653 vezes
pedro1.jpg
pedro1.jpg (41.68 KiB) Exibido 30653 vezes
pedro2.jpg
pedro2.jpg (25.5 KiB) Exibido 30653 vezes

maluco
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 27 Mar 2011, 15:23

Re: Extrair coordenadas de um ponto usando o iGO 8.3

Mensagem por maluco » 07 Out 2013, 00:04

grato pela dica

é quase o que eu preciso
"quase" porque aqui win7 64 e o programa da erro // access violation

somente consegui que rodasse em modo de compatibilidade winXP sp3 + run as administrator
e nem sempre funciona
quando conseguiu algo foi incompleto

selecionando iGo8x 8.3.4.142975
eu tenho cadastrado 2 radares fixos e saiu isto abaixo

X,Y,TYPE,SPEED,DirType,Direction
-42.6917884
-42.5084571

achei a versao alfa 0.4
nao achei versao mais nova (se é que existe) para ler o conteudo do arquivo 獼龞쀼Ԥ뻪韪페㳴㻀
coloquei no 4shared - talvez alguem consiga ler ele
http://www.4shared.com/file/wvINr2DP/Sp ... dates.html

maluco
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 27 Mar 2011, 15:23

Re: Extrair coordenadas de um ponto usando o iGO 8.3

Mensagem por maluco » 07 Out 2013, 18:51

finalmente consegui com a planilha excel SASpeedcamTool !


Cam No. Flag Longitude Latitude Limit (Mph) Type Angle Direction Superseded by Warnings Description

1 New -42.6917884 -22.52637895 60 192 292 All directions Invalid cam type
2 New -42.5084571 -22.34690591 60 192 318 All directions Invalid cam type

olhei no google street view e as imagens do local sao antigas
mas os radares estao la e pegam nos dois sentidos da pista
com placa de velocidade e sem saco plastico preto cobrindo eles

rodovia pegadinha

LEANDROF1
Avançado
Avançado
Mensagens: 221
Registrado em: 20 Dez 2010, 09:51

Re: Extrair coordenadas de um ponto usando o iGO 8.3

Mensagem por LEANDROF1 » 18 Jan 2014, 18:00

boa tarde no meu gps so aparece o botao com o nome cursor oque faze ?

Avatar do usuário
jatinhaoutro
Administrador
Administrador
Mensagens: 6727
Registrado em: 25 Ago 2010, 20:36

Re: Extrair coordenadas de um ponto usando o iGO 8.3

Mensagem por jatinhaoutro » 20 Jan 2014, 19:25

Qual é o navegador que vc esta usando?

LEANDROF1
Avançado
Avançado
Mensagens: 221
Registrado em: 20 Dez 2010, 09:51

Re: Extrair coordenadas de um ponto usando o iGO 8.3

Mensagem por LEANDROF1 » 20 Jan 2014, 19:36

a versao é 8.3.1.59883

Avatar do usuário
jatinhaoutro
Administrador
Administrador
Mensagens: 6727
Registrado em: 25 Ago 2010, 20:36

Re: Extrair coordenadas de um ponto usando o iGO 8.3

Mensagem por jatinhaoutro » 20 Jan 2014, 22:39

Vai e IGo/Content/Speedcam tem um arquivo speecamupdates.spud. Estes são os pontos que vc adicionou.
Temos um programa que le. Vou mandar para seu e-mail.

Avatar do usuário
CYK
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 3616
Registrado em: 01 Set 2010, 19:05
Residência: Brasil - SP - São Caetano do Sul
Localização: São Caetano do Sul - SP
Contato:

Re: Extrair coordenadas de um ponto usando o iGO 8.3

Mensagem por CYK » 28 Jun 2014, 21:04

Pessoal,

Vejam o programinha que fiz para converter os dados do arquivos SPUD em um arquivo TXT.

Quando passamos por uma via e avistamos um radar fixo, por exemplo, adicionamos este radar fixo no navegador GPS. Os dados deste radar fixo inserido, ficam registrados no arquivo "SpeedcamUpdates.spud". Toda inserção, alteração ou exclusão de alertas, ficam registrados neste arquivo.

Observe a imagem abaixo para um exemplo de conversão de SPUD para TXT.
imagemiGo.jpg
imagemiGo.jpg (196.98 KiB) Exibido 28047 vezes
imagemiGo1.jpg
imagemiGo1.jpg (107.55 KiB) Exibido 28043 vezes
Imagens de exemplo do iGo Primo.
imagemPrimo1.jpg
imagemPrimo1.jpg (238.53 KiB) Exibido 28047 vezes
imagemPrimo2.jpg
imagemPrimo2.jpg (232.51 KiB) Exibido 28047 vezes
O programa "Conversor SPUD-TXT by CYK.exe" trabalho com todos os tipos de alertas suportados pelo iGo8/Amigo e Primo (conforme se nota pelas imagens acima), apesar do MapaRadar trabalhar com somente 7 deles: radar fixo, radar móvel, semáforo com câmera, semáforo com radar, polícia rodoviária, pedágio e lombada. A única observação é com relação ao alerta de "cruzamento em ferrovia" para o iGo8/Amigo, pois apesar do programa reconhecê-lo no arquivo "SpeedcamUpdates.spud", não é possível inseri-lo através do arquivo "speedcam.txt", pois não existe código para que ele seja reconhecido pelo iGo8/Amigo. A inserção deste alerta, se for utilizado, deve ser feito através do próprio programa iGo8/Amigo. Já no iGo Primo, é possível inserir este alerta através do "speedcam.txt".

At.,
CYK

Responder

Voltar para “GPS - Extrair coordenadas”