Página 1 de 1

INFORMAÇÕES DE PONTOS DE PEDÁGIO NO MAPA RADAR - Sugestão

Enviado: 18 Fev 2011, 22:28
por jotaerre
Srs Administradores,

Venho sugerir a possibilidade de informarmos também, no maparadar, a existência de pontos de pedágio nos diversos rincões do país.

Penso que esta informação é muito útil para a comunidade, inclusive no que diz respeito a planejamento de viagens. Vale lembrar que esse alerta já é configurável no iGO8, dependendo da skin utilizada.

Como ponto de partida, coloco para a comunidade um arquivo contendo 590 pontos de pedágio. As informações foram compiladas a partir do site abaixo e, até o momento, que utilizou vem informando tratar-se de uma base confiável. As atualizações e correções futuras poderiam ser feitas com a colaboração da comunidade.

Código: Selecionar todos

www.poisbr.com.br
Torço para que os administradores possam apreciar essa sugestão com bons olhos, visto que a atualização de uma base dessas tornará ainda mais grandioso o excepcional serviço prestado pelo maparadar. E quem sabe, num futuro próximo, possamos também informar cruzamentos de ferrovias e curvas perigosas (alertas estes possíveis de serem avisados por diversos navegadores)!!

Sucesso a todos!

Jr

Re: INFORMAÇÕES DE PONTOS DE PEDÁGIO NO MAPA RADAR - Sugestã

Enviado: 19 Fev 2011, 00:23
por escadajr
Ô jotaerre, faltou o seu arquivo! Favor anexar a versão do iGO-8 e a versão do Primo, obrigado.

PS: links SÃO permitidos aqui neste fórum, não precisar colocar o [code].

Re: INFORMAÇÕES DE PONTOS DE PEDÁGIO NO MAPA RADAR - Sugestã

Enviado: 19 Fev 2011, 10:01
por jotaerre
IIHHH!! Desculpe!!
Acho que a ansiedade me fez esquecer do principal!!

Encaminho, pois, o anexo dos pontos de pedágio. Estão configurados para o iGO8 e rodam perfeitamente no skin diMka Megaduck 1.1.42. No skin padrão, todas as informações surgem com o ícone de "câmera de radar".

Não tenho familiaridade com o iGO Primo e ainda não estudei muito suas configurações. Mas como o arquivo txt é padrão, vejo que basta substituir o código da coluna "type" para aquele que se adequa à respectiva versão do navegador da Nav N Go.

Aproveitando, peço-lhe para, juntamente com os demais administradores, analisar com carinho a possibilidade de também podermos informar/atualizar os pontos de radar na comunidade! Creio que é uma ferramenta muito boa até para o planejamento de viagem.
PedágiosBR.rar
(6.27 KiB) Baixado 854 vezes
Sucesso!
Jr

Re: INFORMAÇÕES DE PONTOS DE PEDÁGIO NO MAPA RADAR - Sugestã

Enviado: 19 Fev 2011, 10:14
por Marcio
Prezado jotaerre,
na minha opinião base de dados com pontos de pedágio cadastrados é de grande utilidade para planejamento de viagem.

Alguns navegadores reconhecem esses quando cadastrados no mapa (não em arquivos de alerta) porque eles tem a função, quando de calculo de rota, do "a evitar vias com pedagios".

Quem configura o site e a base de dados é o Israel e pelo que converso com ele, sem duvida alguma, levará em consideração sua proposta.

Só solicitamos um pouco de paciencia para a operacionalização disso uma vez que ele esta empenhado na migração do Google Map API V2 para a versão 3 e corrigindo muita coisa já operacional.

Enquanto isso não ocorre nada impede que voce ou outros elementos do forum com elevado espirito comunitário disponibilze arquvios para carregamento no GPS.

Re: INFORMAÇÕES DE PONTOS DE PEDÁGIO NO MAPA RADAR - Sugestã

Enviado: 19 Fev 2011, 11:21
por escadajr
Seguem os arquivos separados para o iGO-8 e Primo. Para funcionar corretamente no iGO-8, use a skin Dimka ou Gurjon. Não precisa nenhuma skin para o Primo.

Descompacte e coloque o arquivo PedágiosBR_igo8.txt (ou PedágiosBR_primo.txt) na pasta content/speedcam junto com o arquivo speedcam.txt baixado do Maparadar, apague o arquivo speedcam.spdb e rode o navegador.

Re: INFORMAÇÕES DE PONTOS DE PEDÁGIO NO MAPA RADAR - Sugestã

Enviado: 19 Fev 2011, 12:02
por jotaerre
Prezado Marcio,
Já fico contente com a sinalização de que a proposta possa ser considerada viável. Por outro lado reconheço todo o espírito voluntário dos administradores, pois afinal dedicam parte de seu tempo para prestar um serviço cuja remuneração é a satisfação de ajudar.
Provisoriamente, a título de sugestão, comunidade poderia informar com a mesma metodologia que informam radares, da existência de pedágios onde eventualmente não há dados. Um dos administradores, de repente, poderia ficar atualizando a base com essas colaborações e disponibilizar eventualmente, até que se decida pela incorporação do serviço no maparadar (ou não...).
Com toda a propriedade vc lembrou da existência desse planejamento de rotas com a opção de considerar ou não rodovias com pedágio. É um fato. Contudo, acho que o serviço de "avisar" não é acionado na proximidade do local (nem em imagem), tanto que os desenvolvedores de skins criaram a opção de "alerta" nos modelos Gurjon e diMka.
Mas aguardemos as considerações técnicas dos administradores. Afinal é uma sugestão.
Obrigado pela atenção!
Cordialmente,
Jr

Re: INFORMAÇÕES DE PONTOS DE PEDÁGIO NO MAPA RADAR - Sugestã

Enviado: 19 Fev 2011, 12:29
por Marcio
Provisoriamente, a título de sugestão, comunidade poderia informar com a mesma metodologia que informam radares, da existência de pedágios onde eventualmente não há dados.
Prezado jotaerre,
outra sugestão a ser levada em consideração, porém particularmente acredito que devemos inicialmente corrigir os problemas identificados com os cadastramentos indevidamente feitos em época passada tendo como referencia o mapa do Google. Vide em AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta. Necessitamos da ajuda da comunidade para corrigir os inumeros pontos ainda erradamente cadastrados em nossa base. Não podemos ainda desviar o foco dessa necessidade prioritária.

No tocante a pedágios sabemos que esses não tem brotado em nosso territorio como ocorre com Radares fixos e semaforos com câmera. Implantado um pedagio dificilmente esse é retirado o que torna mais facil o controle dos existentes.

Em meu site disponibilizo para usuários Garmin alertas de pedágio e tenho aqui comigo, em uma base de dados propria, todos os existentes até o presente momento no Brasil. Para os pontos cadastrados em minha base servirem para outros navegadores alguns teriam que passar por uma analise de posicionamento e direcionamento uma vez que os posicionei de acordo com características de alerta do Garmin, dentre elas o não reconhecimento de direcionamento.

O Projeto TrackSource também disponibiliza em seu site para download os dados de pedágio de todo o Brasil e agora iniciou o teste para tambem disponibilizar esses dados para o navegador iGO.
No site deles agora também tem essa opção de download:
Cria arquivo SpeedCamText.txt com somente POIs de Radares para uso em aparelhos IGO
Desconheço detalhes dessa compilação para o iGO, mas já adianto que teoricamente os dados da base tracksource são voltados para Garmin que requer um posicionamento diferente do ponto para que esse ative o alerta somente onde deve ativar. Possivelmente existirão desses dados alguns que terão comportamento diferente para navegadores que não Garmin.

Infelizmente nem todos os desenvolvedores TrackSource adotam a tecnica de posicionamento correto do ponto e por essa razão fui obrigado no ano passado a "fazer o dever de casa de muitos", reposicionando os pontos de pedágio que assim isso requeriam.

Com possiveis pequenas falhas, todos estão satisfatoriamente corrigidos na base que mantenho comigo e posso disponibiliza-los quando necessário, apenas lembrando que estão posicionados para Garmin e sem direção / sentido.

Re: INFORMAÇÕES DE PONTOS DE PEDÁGIO NO MAPA RADAR - Sugestã

Enviado: 20 Fev 2011, 07:27
por 1000T0N
escadajr escreveu:Descompacte e coloque o arquivo PedágiosBR_igo8.txt (ou PedágiosBR_primo.txt) na pasta content/speedcam junto com o arquivo speedcam.txt baixado do Maparadar, apague o arquivo speedcam.spdb e rode o navegador.
No meu caso deu duplicidade de dados em pedagios com speedcam que tambem os contem em seu banco. Precisa depurar.

Re: INFORMAÇÕES DE PONTOS DE PEDÁGIO NO MAPA RADAR - Sugestã

Enviado: 20 Fev 2011, 11:42
por escadajr
Caro 1000T0N, apareceu alguma mensagem de erro ou foi outra coisa? Pode dar um exemplo?

Re: INFORMAÇÕES DE PONTOS DE PEDÁGIO NO MAPA RADAR - Sugestã

Enviado: 20 Fev 2011, 12:15
por 1000T0N
escadajr, onde deveria aparecer 2 icones no gps, apareciam 4 (todos com definição de pedagio), mesmo deletando e resetando todos os arquivos do "speedcam" e atualizando. Sem mensagem alguma de erro.

Re: INFORMAÇÕES DE PONTOS DE PEDÁGIO NO MAPA RADAR - Sugestã

Enviado: 20 Fev 2011, 16:43
por escadajr
Caro Milton, me passe as coordenadas de um deles. Qual é o seu navegador e qual arquivo você usou?

Re: INFORMAÇÕES DE PONTOS DE PEDÁGIO NO MAPA RADAR - Sugestã

Enviado: 20 Fev 2011, 20:53
por 1000T0N
-22.283818, -43.120347 – Areal, RJ
iGo 8.3.2.80621 / 2010 – NAVTEQ [101028]
Pedágios BR40 (txt)

escadajr, tive que recompor a situação... para simular o que tinha ocorrido para a sua observação.
Observe que nesta outra coordenada isso não ocorreu, observei tambem que em ambos os casos o MR não tinha pedagio.

Observando ainda vi que na realidade os arquivos contem dados duplicados do mesmo Pedagio...