Vou postar aqui o que eu postei lá no Clube Peugeot, que é o que eu descobri e consegui até o momento:
Bom dia a todos
Imagino que essa novidade aqui compartilhada é esperada pelos donos do 208 há algum tempo já.
Desde que peguei o carro, há cerca de 2 meses, comecei a investigação. Até postei no tema da Central Multimídia do 208. Mas agora é pra valer e vai ser possível ter radares no 208. Com a ajuda do pessoal do C4 Clube / DS Clube que tem a base de radar para o RT6 eu consegui transportar para a SMEG (com ajuda de um pessoal da França , que também conhece os detalhes da SMEG).
Ainda não está 100% pronto, mas já dá para testar e usar. Os mais sinceros agradecimentos ao Felipe ( fmiglior) que teve o trabalho de criar a base de radares para o RT6 e através do C4 Clube / DS Clube disponibilizou para gente aqui, inclusive para os donos de 308 e 408. Se for agradecer, agradeçam ele, pois eu fiz a parte mais fácil que é só transportar para o 208.
Veja abaixo algumas informações importantes.
Em breve vou compartilhar o link para poder acessar a base e cada um testar. Tenham paciência !
Instalação:
- faça o download do arquivo ZIP
- descompacte o arquivo
- pegue um Pen Drive e formate ele em FAT32
- copie a pasta SMEG_UPG para a raiz do pen drive
- dê a partida no carro e deixe o motor em funcionamento
- insira o PEN DRIVE no USB
- automaticamente será verificado os arquivos e perguntado se deseja iniciar a instalação
- confirme e pronto !
Veja o vídeo abaixo da instalação, como é rápido:
th_MOV_1129_zps0830999b.jpg
Ainda estou investigando, pois a base de alertas na verdade tem 2 tipos de informações: Radares e Alertas, e no RT6 são 2 etapas de instalação. Ainda não descobri se no 208/SMEG deveria ser igual ou se é só 1 instalação mesmo. Por isso que ainda não está 100% pronto. Ainda vou investigar esse detalhe e corrigir o que for necessário, se possível.
Veja aqui algumas telas de configurações possíveis:
1- Depois de instalado, aparecem alguns radares na sua região e proximidade se existir:
th_DSC_1134_zpsc18ad1b9.jpg
2- Menu para ativar e configurar as Zonas de Alerta:
th_DSC_1131_zps1dab8ad0.jpg
th_DSC_1132_zps976f67f8.jpg
3- Habilitando os tipos de alertas no POI:
th_DSC_1130_zps6edb08c5.jpg
4- Pequena base de radares para São Paulo
th_DSC_1133_zpsc3d98388.jpg
5- Vídeo com exemplo do Radar na via sendo detectado: podem notar que ele não mostra a velocidade limite no alerta do lado esquerdo superior. Esse é um outro item que estou investigando , se deveria mostrar ou não.
th_MOV_1138_zpsbecf3d54.jpg
6- Vídeo mostrando que se clicar no radar no mapa, aparecem as informações do radar como velocidade e tipo:
th_MOV_1142_zps0b7e399e.jpg
7- Tela do radar/semáforo detectado:
th_DSC_1140_zps584d18e2.jpg
Espero que isso esclareça inicialmente essa possibilidade e os interessados aqui entrem no tópico e sinalizem o interesse para testar a base de radares.
Para os ansiosos e que acham que é sacanagem, isso não é um TROLL !
Tem aqui o vídeo do DANTAS que também está testando essa base que criei:
http://www.youtube.com/watch?v=ldzeJXIwKho
Meu próximo Tutorial que pretendo fazer para o 208 é o desbloqueio para vídeo. Infelizmente estou em viagens a trabalho e sem tempo. Achei que ia terminar antes, mas infelizmente não , pois dependo do carro para evoluir nesse tema. Já fiz funcionar como postado em outro tópico, mas tem alguns detalhes para ficar ainda 100%.
O radar acabou saindo antes: eu consegui evoluir pois é software e pude desenvolver e evoluir trabalhando no meu laptop mesmo em viagem nos tempos livres. O desbloqueio de vídeo é algo mais complicado mas vou compartilhar também para os interessados.
Por favor, aguardem eu postar mais 2 itens aqui. Vou reservar os 2 próximos POSTS para poder colocar:
1- detalhes e links atualizados da lista de radares quando se tornar disponivel
2- detalhes de como criar a base de radares para os interessados. Possivelmente quem entende de Software pode preparar algum software para fazer isso. Hoje faço na mão e é um processo trabalhoso para migrar do RT6-> SMEG 208. Talvez quem entende de software poderá criar scripts ou automatizar isso para gente.
----------------TUTORIAL E DETALHES DE COMO CRIAR A BASE DE DADOS-----------------------------
1- detalhes e links atualizados da lista de radares quando se tornar disponível:
UPDATE ( 06/12/2013) Aqui está o link para a 2a versão beta :
http://www.4shared.com/zip/NC-4t3C2/201 ... ug208.html
-Change Log:
6/12/13 - Informações de ID do radar, tipo de radar, velocidade e citação do Clube Peugeot quando em modo Rádio AM/FM.
Fiquem a vontade para fazer download, instalar e testar. Lembrando que nem eu nem o clube peugeot se responsabiliza por qualquer dano causado pela instalação de tal recurso muito menos por problemas decorrentes da instalação ou falha no processo da mesma. Faça sob responsabilidade e risco próprio !
Se localizarem algum problema, como relatado por alguns aqui, como direção de radar errada, ou por exemplo sinalização indevida , verifique no site Mapa Radar o local do radar e ID dele e compartilhe aqui para poder tentar criar um histórico e ver se é possível melhorar.
2- detalhes de como criar a base de radares para os interessados. Possivelmente quem entende de Software pode preparar algum software para fazer isso. Hoje faço na mão e é um processo trabalhoso para migrar do RT6-> SMEG 208. Talvez quem entende de software poderá criar scripts ou automatizar isso para gente.
NADA DE GUARDAR SEGREDOS ! TUTORIAL DE COMO CRIAR A BASE DE DADOS (é longo mas talvez interessante para quem trabalhe com software e esteja disposto a ajudar a criar algum script para preparar os arquivos corretamente):
O GPS da central SMEG do 208 utiliza um sistema de coordenadas chamada UTM (Universal Transverse Mercator)
Nosso mapa usado no 208 é dividido em quadrantes. Cada lado do quadrante com 256km. Na Europa são 28 quadrantes na Horizontal e 26 quadrantes na Vertical. A América do Sul é dividido em 28x36.
Cada quadrante tem um número. O primeiro mais a oeste e mais ao sul é o 0 (olhando no mapa, seria o quadrado mais à esquerda e mais para baixo de tudo), o próximo à leste (mais a direita) é o 1 e assim sucessivamente até 25. Então sobe 1 linha (ao norte) e segue de 26, 27, 28, 29 ... etc. (até aqui foi o que me explicaram mas não faz muito sentido os números pois se são 28 quadrados, deveria ser de 0 até 27 e depois de 28 até 55 e assim sucessivamente. Ainda tentando confirmar isso).
Esse número do quadrado é o que se chama de “LargeSquare” ou LS como usado no software para criar a base de radares.
Cada LargeSquare(LS) é dividido em quadrados menores chamados de MiddleSquare(MS) com mais 16x16 sendo que cada lado é de 16km e com o mesmo esquema numérico.
Cada MiddleSquare(MS) é então dividido em quadrados menores chamados SmallSquare(SS) em forma de 16x16 com cada lado de 1.000 metros.
Todos esses termos, LS, MS, SS são usados no software para criar a base de radares.
X e Y também são termos usados e são as coordenadas do ponto no SmallSquare (SS) em metros, com valores que vão de 0 a 1.000 .
Os termos CoordX e CoordY também são usados nesse mesmo software para criar a base de radares. CoordX e CoordY são as coordenadas absolutas do mapa em metros. Para a América do Sul seria:
CoordX = 256000 * LS mod 28 + 16000 * MS mod 16 + 1000 * SS mod 16 + X
CoordY = 256000 * LS div 36 + 16000 * MS div 16 + 1000 * SS div 16 + Y
No caso da Europa seria igual, sendo que continua com o 28 no CoordX, só que como tem menos “quadrados”, o 36 é substituído por 26.
E também temos:
LS = (CoordX div 256000) mod 28 + 36 * (CoordY div 256000)
MS = (CoordX mod 256000) div 16000 + 16 * ((CoordY mod 256000) div 16000)
SS = (CoordX mod 16000) div 1000 + 16 * ((CoordY mod 16000) div 1000)
X = CoordX mod 1000
Y = CoordY mod 1000
(essas fórmulas eu recebi do pessoal da França que me ajudou e não tenho certeza se são válidas. Alguém aí entende disso? )
Toda essa explicação foi feita pois o software usado para criar a base de dados é o RadarViewer, disponível aqui para download:
http://mira308sw.altervista.org/softwar ... 01.01).zip
Além disso, tem uma coluna nesse software que é a "SC" que identifica o tipo de ícone usado. Ainda não consegui todos os detalhes sobre isso. Parece que o ícone 1 é para radar fixo, e 2 para farol com radar , isso para o arquivo de radares. Para zonas de perigo parece que é sempre usado o 1. Na verdade esse valor usado em SC é composto por 5bit e pode ser um número de 1 a 32. Outros valores podem funcionar ou não corretamente. Alguns desses valores podem fazer aparecer o ícone de polícia, cruzamentos, linhas de trem, e outros mais. Precisa testar. Eu sinceramente não testei isso.
Como criar a base de dados?
Para entender melhor, vou usar o exemplo da base de dados já criada para o Brasil. Abaixo está a estrutura de arquivos usadas.
[img=http://i8.photobucket.com/albums/a10/er ... 95b429.png]
1) Estrutura de pastas e arquivos
O pendrive USB deve conter apenas a pasta "SMEG_UPG" em sua pasta raiz e nada mais.
Essa pasta "SMEG_UPG" deve conter uma pasta "DATA" e dois arquivos padrão (recuperar esses arquivos de forma inalterada a partir de base de radar padrão SMEG), "UpgPlugin.out" e "UpgPlugin.out.inf".
A pasta "DATA" contém a pasta "MAP".
A pasta "MAP" contém a pasta "POI_USER".
E, finalmente, a pasta "POI_USER" contém dois arquivos "ZAR_POI.BIN" e "ZAR_POI.BIN.inf" que vou agora explicar como criar.
2) Estrutura do arquivo "ZAR_POI.BIN"
Este arquivo abre com "7-Zip" e contém um arquivo "TMP_POI.TAR" que se abre com o "7-Zip". O arquivo BIN é compactado em formato GZIP. O arquivo TAR é padrão TAR normal do 7zip.
O arquivo "TMP_POI.TAR" contém apenas a pasta "TMP_POI".
E, finalmente, a pasta "TMP_POI" contém a pasta "00x", onde "x" é o código do país (2 para a França, por exemplo, ou no nosso caso 007 para Brasil . Isso não é sacanagem, mas é praticamente um James Bond... hahaha).
Mantendo o exemplo nosso, mas transposto para qualquer tipo de país, a pasta 007 contém a base de radar e / ou base de zonas de perigo. Por exemplo, para uma completa estrutura com dois tipos de bases esta pasta contém os arquivos:
-DANGERZ.LZW
-DANGERZ_PE.LZW
-DANGERZ_PS.LZW
-DANGERZDSC.LZW
-POI_VER_DANGERZ.TXT
-POI_VER_RADAR.TXT
-RADAR.LZW
-RADAR_PE.LZW
-RADAR_PS.LZW
-RADARDSC.LZW
Todos os arquivos podem ser criados pelo software RadarViewer. Nesse software é possível abrir a base de dados e ver todas as informações. Nele é possível exportar o arquivo em formato CSV que pode ser aberto e editado em um Excel. E depois o arquivo CSV salvo e alterado no Excel pode ser importado com as alterações para criar a base de dados atualizada ou alterada se necessário
.
Todos os arquivos que começam com DANGER são relativos as zonas de perigo. E todos os arquivos que começam com RADAR são relativos a base de radares. Pode ser criado só um deles se necessário.
No caso da base criada para o 208, os arquivos de DANGERZ são para identificar pedágios, polícias rodoviárias e lombadas. Os arquivos RADAR está com os dados para identificar radares fixos, radares móveis e faróis com radar. Abaixo as telas do software Radarviewer para os arquivos:
RADAR:
[img=http://i8.photobucket.com/albums/a10/er ... a9e74d.png]
DANGERZ:
[img=http://i8.photobucket.com/albums/a10/er ... d029e6.png]
Obviamente, para uma única estrutura do tipo "radar", por exemplo, apenas os últimos cinco arquivos estarão presentes. Apenas dois arquivos TXT devem ser adaptado para o SMEG. Vamos olhar em detalhe o arquivo "POI_VER_RADAR.TXT", por exemplo (a mesma fórmula se aplica para o curso de arquivo "POI_VER_DANGERZ.TXT") com a linha correspondente alterada e comentada abaixo com o que deve ser modificado :
POI_PROVIDER:Mark - Mira - Luiz Filipe - Felipe
POI_MACRO_CAT:SAU
POI_CAT:41 ---> 41 para radares ou 42 para zona de perigo
DATA_POI:05/11/2013
NAME_ICON:BMP
NAME_SOUND:SOUND
DESCRIPTION:RADAR ---> ou DANGEROUS ZONE para zona de perigo
PREFIX:RADAR ---> ou DANGERZ para zona de perigo
NAME_COUNTRY:C4/DS Clube BR
DATE:20131105
CID:007 ---> esse é o código do país. 007 para Brasil, 002 para França , etc
NUMBER_POI:9999 ---> aqui é o número total de POI na base. Use o Radarviewer para contar as linhas corretas
POI_SIZE_32:720896 ---> veja detalhes abaixo
POI_SIZE_16:671744
POI_SIZE_8:647168
POI_SIZE_4:630784
POI_SIZE:617064
Estas últimas cinco linhas do arquivo TXT indicam o tamanho total exato dos cinco arquivos afetados por esta base (5 arquivos = POI_VER_RADAR.TXT, RADAR.LZW, RADAR_PE.LZW, RADAR_PS.LZW , RADARDSC.LZW ). Para o caso do arquivo relativo a DANGERZ, serão os 5 arquivos relativo a eles DANGERZ (todos os LZW + o TXT) , sendo que POI_SIZE é o tamanho real no disco/HDD/USB drive.
Se você não sabe como checar o tamanho real do arquivo no HDD/disco/USB, isso pode ser feito selecionando todos os arquivos necessários (todos os RADAR ou todos os DANGERZ ) com o botão direito do Windows Explorer -> Propriedades ->Tamanho em Disco.
As outras 4 linhas indicam os tamanhos dos arquivos no caso de formatação do disco/HDD/USB drive com os diferentes tamanhos das unidades de alocação, sendo POI_SIZE_4 para 4KB (4096bytes) , POI_SIZE_8 para 8KB (8192bytes), POI_SIZE_16 para 16KB (no meu Windows Explorer aparece errado como 16bytes) e POI_SIZE_32 para 32KB (no meu Windows Explorer aparece errado como 32bytes).
Essa estrutura de tamanho de arquivo é crítica para instalação. Se estiver errado os tamanhos, o arquivo não consegue ser instalado e dá erro logo de cara na tentativa de instalar. Esse é o sistema de proteção da SMEG para que nada inadequado seja instalado nela.
Essa parte do tamanho do arquivo é chata e foi a que eu mais apanhei até fazer funcionar corretamente!! Cuidado com isso!
3) Estrutura do arquivo "ZAR_POI.BIN.inf"
Vamos agora olhar em detalhe e, finalmente, um exemplo do arquivo "ZAR_POI.BIN.inf", linha por linha com a explicação correspondente:
6a9ee026
CONTINENT_ID:04
CONTINENT_NAME:SOUTH_AMERICA
MEDIA_NAME:SOUTH_AMERICA_05-11-2013
POI_PROVIDER:ERICK
VERSION:20131105
CID_SIZE_32:1212416
CID_SIZE_16:1081344
CID_SIZE_8:1024000
CID_SIZE_4:987136
CID_SIZE:956407
A primeira linha é uma dupla checksum feita com o aplicativo RTXcrc que está em
http://mira308sw.altervista.org/softwar ... 01.00).zip
Essa checksum deve ser gerada depois que toda a estrutura do arquivo já estiver pronta com todos os detalhes das linhas adicionais. Essa checksum é dividida em 4 primeiros e 4 últimos dígitos, a ser explicado no fim do processo , logo a seguir.
A linha CONTINENT_ID é para identificar o continente dos mapas. Para a América do Sul é 04. Para Europa é 01.
A linha CONTINENT_NAME é usada para colocar o nome do país/continente que será instalado.
A linha MEDIA_NAME é o nome que se deseja dar para o arquivo de instalação e que aparece no menu da SMEG quando vamos iniciar a instalação.
As linhas CID_SIZE seguem o mesmo conceito explicado para os arquivos TXT anteriormente. Nesse caso, o tamanho do arquivo aqui indicado é para o tamanho total dos arquivos LZW para radares + POI_VER_RADAR.TXT + ZAR_POI.BIN.inf (nesse caso, o tamanho total de 6 arquivos). Ou então para todos os LZW relativos a Radar e Danger + POI_VER_DANGERZ.TXT + POI_VER_RADAR.TXT+ ZAR_POI.BIN.inf (um total de 11 arquivos para todos os DANGERZ + todos os RADAR + os TXT + o BIN.INF)
Agora que o arquivo está praticamente pronto e estruturado, precisa gerar a checksum da 1ª linha corretamente. Sem isso, a instalação não é feita. Mais um sistema de proteção do firmware da SMEG:
- > os 4 últimos dígitos da 1ª linha são gerados pelo RTXcrc quando fazemos o CRC do arquivo ZAR_POI.BIN. No nosso exemplo, basta pegar e dar o comando abaixo:
RTXcrc -v ZAR_POI.BIN
Daqui vem o resultado “e026” para o nosso exemplo que são os 4 últimos dígitos. Salve o arquivo ZAR_POI.BIN.inf com todos os dados, incluindo essa primeira checksum só com 4 dígitos, como no exemplo abaixo.
e026
CONTINENT_ID:04
CONTINENT_NAME:SOUTH_AMERICA
MEDIA_NAME:SOUTH_AMERICA_05-11-2013
POI_PROVIDER:ERICK
VERSION:20131105
CID_SIZE_32:1212416
CID_SIZE_16:1081344
CID_SIZE_8:1024000
CID_SIZE_4:987136
CID_SIZE:956407
Salve esse arquivo inicialmente, já com a 1a checksum na 1a linha. Executando o RTXcrc para esse arquivo ZAR_POI.BIN.INF inicial, obtemos a 2ª checksum necessária. Nesse caso, o comando dado seria novamente.
RTXcrc -v ZAR_POI.BIN.inf -> daqui teremos a 2ª checksum a ser usada, com resultado "6a9e".
Com isso, temos para o nosso exemplo, a sequência dos 2 checksum como “6a9e” + “e026” ficando portanto "6a9ee026"
Com isso podemos obter o arquivo ZAR_POI.BIN.inf finalizado e pronto para ser usado para instalação:
6a9ee026
CONTINENT_ID:04
CONTINENT_NAME:SOUTH_AMERICA
MEDIA_NAME:SOUTH_AMERICA_05-11-2013
POI_PROVIDER:ERICK
VERSION:20131105
CID_SIZE_32:1212416
CID_SIZE_16:1081344
CID_SIZE_8:1024000
CID_SIZE_4:987136
CID_SIZE:956407
Essa parte de criar a checksum também me deu muito trabalho, pois não conseguia entender quais arquivos usar para criar corretamente e compatível.
Acho que é isso !
Todos os "segredos" de como criar a base explicados.
Alguém aí disposto a criar alguma ferramenta para a partir dos arquivos LZW e TXT se obter a estrutura pronta ? Quando preciso eu faço tudo isso na unha... é penoso e leva um tempo. Mas dá certo.
Se alguém também entender de como criar as coordenadas UTM, seria muito legal poder importar a base do maparadar por exemplo e ter funcionando alguma ferramenta para converter para o 208.
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Para encerrar, o que mais que tenho de informação:
- A projeção para Brasil e América do Sul é a mesma que a da Europa, Transverse Mercator. Daí sai o UTM. Na verdade deve ser um Magenti-TM, e não Universal-TM.
- o Meridiano base para américa do sul é -62.0 . Para europa é 10.2 . Entendo que isso é onde começa a "coordenada" do zero virtual
- o que foi usado na base de dados em uso , sendo FE (False Easting) = - 900000 e FN (False Norting) = -6300000
Acho que essas coordenadas de referência para contagem é que é o segredo de tudo para dar certo...
Alguém disposto a ajudar aí?
Quem quiser a base do 308/408, para o RT6, posso depois fazer o upload. Não estou em casa , mas quando retornar no fim de semana, posso fazer o upload e compartilhar aqui também. Se quiserem, podem acessar o site C4 Clube que lá tem o mais atual.