Consulta técnica - Fusões

Críticas e Sugestões para melhorar o MapaRadar
DMZamora
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 549
Registrado em: 29 Ago 2010, 19:44
Localização: Brasí­lia, DF

26 Nov 2012, 21:22

Olá.

Percebo que estão sendo feitas (finalmente) as fusões de radares e lombadas existentes em pista simples, ainda que no trecho exista faixa contínua. Os radares definitivamente merecem análise caso a caso, mas para as lombadas gostaria de sugerir, caso seja viável, que as fusões sejam feitas automaticamente.

Um script poderia verificar todas as lombadas com registro de direção entre 360(0) e 180 graus (já que no caso de fusão prevalece o ponto com a menor indicação numérica de direção), e havendo ponto adjacente com direção oposta, eliminá-lo e alterar o sentido do ponto original para Duplo.

Não sei se é viável automatizar este tipo de verificação, mas sem dúvida pouparia muito trabalho para colaboradores e moderadores.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 20011
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Localização: Brasil - ES - Vila velha
Localização: Vila Velha - ES
Contato:

26 Nov 2012, 21:33

Agradecemos a sugestão porem existem complicadores para sua aplicação.

O primeiro complicador está ligado ao posicionamento do ponto que nem sempre é aquele posicionado com menor direção.
Ao efetuar uma fusão devemos antes verificar se os pontos estão corretos em posicionamento. Verificamos isso, onde possivel, empregando o Street View.

Outro complicador é a distancia entre sensores de sentidos contrários. Normatizamos que só poderemos efetuar a fusão quando os sensores estiverem em no maximo 40m um do outro, posicionando o ponto entre sensores.

O ultimo complicador que no momento identifico é a aplicação do sentido DUPLO ou TODOS. Aos moderadores cabe a decisão da aplicação do sentido TODOS e esses estão orientados quando aplica-lo.


Não é simples automatizar situações como as informadas.
DMZamora
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 549
Registrado em: 29 Ago 2010, 19:44
Localização: Brasí­lia, DF

26 Nov 2012, 21:57

Caro Márcio,

Veja que em minha mensagem inicial citei que os radares merecem de fato uma análise individual, a sugestão de automatização referia-se exclusivamente às lombadas.

Frequentemente estas têm um único corpo que abrange ambas as pistas, de forma que suponho ser relativamente simples implementar uma verificação do tipo:

- Existe outra lombada dentro de um raio de X metros?
- Caso positivo, esta possui sentido oposto, dentro de uma margem de tolerância de Y graus?

Sendo a margem em metros bastante estreita, mesmo que as lombadas estejam alinhadas lateralmente, a verificação excluiria lombadas em pistas duplas com canteiro central.

É certo que devido às variáveis de cadastramento alguns erros poderiam ocorrer. Resta julgar se a posterior correção manual desses erros seria menos traumática do que a fusão manual de grande parte das lombadas cadastradas atualmente, e se a eventual complexidade dos algoritmos que precisariam ser criados não poderia tornar a empreitada pouco atrativa.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 20011
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Localização: Brasil - ES - Vila velha
Localização: Vila Velha - ES
Contato:

26 Nov 2012, 22:25

a sugestão de automatização referia-se exclusivamente às lombadas.
Voce se referiu a Lombada e eu a qualquer ponto de alerta, inclusive lombada.
- Existe outra lombada dentro de um raio de X metros?
Sim, já passou essa situação exdrúxula por aqui como também a de lombada em pista simples de duplo sentido aplicada a somente uma das faixas de pista.
Frequentemente estas têm um único corpo que abrange ambas as pistas, de forma que suponho ser relativamente simples implementar uma verificação do tipo:
- Existe outra lombada dentro de um raio de X metros?
- Caso positivo, esta possui sentido oposto, dentro de uma margem de tolerância de Y graus?
Só aplicamos sentido duplo ou todos quando a pista for simples de duplo sentido.
Existem pistas duplas separadas entre si por "guard rail".
Como a automatização proposta por voce identificaria o guard rail? Qual seria a margem de tolerancia para a fusão automatizada?
É certo que devido às variáveis de cadastramento alguns erros poderiam ocorrer.
Teria como mensurar isso? Creio que não e por isso optamos em gradativamente, de forma manual, aplicar o sentido duplo ou todos onde possivel.

Solicitamos a voce e a aos demais que não abram solicitação de alteração objetivando fusão de pontos. Os moderadores, na medida do possivel, estarão fazendo isso sem penalisar o trabalho que ja tem em atendimento a outros tipos de solicitações. Os pontos que requerem fusão não estão errados e ativam o alerta normalmente onde devem ativar.
DMZamora
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 549
Registrado em: 29 Ago 2010, 19:44
Localização: Brasí­lia, DF

26 Nov 2012, 23:33

Ok, já entendi o "recado", obrigado.

Em tempo, nos pontos onde solicitei alterações, estas não foram originárias de fusão, mas de reposicionamento por alteração nas imagens satélite.

Em seguida solicitei a deleção do oposto, mas compreendo que isto será responsabilidade do moderador.
Responder

Voltar para “Críticas e Sugestões”