Olá.
Percebo que estão sendo feitas (finalmente) as fusões de radares e lombadas existentes em pista simples, ainda que no trecho exista faixa contínua. Os radares definitivamente merecem análise caso a caso, mas para as lombadas gostaria de sugerir, caso seja viável, que as fusões sejam feitas automaticamente.
Um script poderia verificar todas as lombadas com registro de direção entre 360(0) e 180 graus (já que no caso de fusão prevalece o ponto com a menor indicação numérica de direção), e havendo ponto adjacente com direção oposta, eliminá-lo e alterar o sentido do ponto original para Duplo.
Não sei se é viável automatizar este tipo de verificação, mas sem dúvida pouparia muito trabalho para colaboradores e moderadores.
Consulta técnica - Fusões
- Marcio
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Re: Consulta técnica - Fusões
Agradecemos a sugestão porem existem complicadores para sua aplicação.
O primeiro complicador está ligado ao posicionamento do ponto que nem sempre é aquele posicionado com menor direção.
Ao efetuar uma fusão devemos antes verificar se os pontos estão corretos em posicionamento. Verificamos isso, onde possivel, empregando o Street View.
Outro complicador é a distancia entre sensores de sentidos contrários. Normatizamos que só poderemos efetuar a fusão quando os sensores estiverem em no maximo 40m um do outro, posicionando o ponto entre sensores.
O ultimo complicador que no momento identifico é a aplicação do sentido DUPLO ou TODOS. Aos moderadores cabe a decisão da aplicação do sentido TODOS e esses estão orientados quando aplica-lo.
Não é simples automatizar situações como as informadas.
O primeiro complicador está ligado ao posicionamento do ponto que nem sempre é aquele posicionado com menor direção.
Ao efetuar uma fusão devemos antes verificar se os pontos estão corretos em posicionamento. Verificamos isso, onde possivel, empregando o Street View.
Outro complicador é a distancia entre sensores de sentidos contrários. Normatizamos que só poderemos efetuar a fusão quando os sensores estiverem em no maximo 40m um do outro, posicionando o ponto entre sensores.
O ultimo complicador que no momento identifico é a aplicação do sentido DUPLO ou TODOS. Aos moderadores cabe a decisão da aplicação do sentido TODOS e esses estão orientados quando aplica-lo.
Não é simples automatizar situações como as informadas.
Marcio Marques Soares
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Re: Consulta técnica - Fusões
Caro Márcio,
Veja que em minha mensagem inicial citei que os radares merecem de fato uma análise individual, a sugestão de automatização referia-se exclusivamente às lombadas.
Frequentemente estas têm um único corpo que abrange ambas as pistas, de forma que suponho ser relativamente simples implementar uma verificação do tipo:
- Existe outra lombada dentro de um raio de X metros?
- Caso positivo, esta possui sentido oposto, dentro de uma margem de tolerância de Y graus?
Sendo a margem em metros bastante estreita, mesmo que as lombadas estejam alinhadas lateralmente, a verificação excluiria lombadas em pistas duplas com canteiro central.
É certo que devido às variáveis de cadastramento alguns erros poderiam ocorrer. Resta julgar se a posterior correção manual desses erros seria menos traumática do que a fusão manual de grande parte das lombadas cadastradas atualmente, e se a eventual complexidade dos algoritmos que precisariam ser criados não poderia tornar a empreitada pouco atrativa.
Veja que em minha mensagem inicial citei que os radares merecem de fato uma análise individual, a sugestão de automatização referia-se exclusivamente às lombadas.
Frequentemente estas têm um único corpo que abrange ambas as pistas, de forma que suponho ser relativamente simples implementar uma verificação do tipo:
- Existe outra lombada dentro de um raio de X metros?
- Caso positivo, esta possui sentido oposto, dentro de uma margem de tolerância de Y graus?
Sendo a margem em metros bastante estreita, mesmo que as lombadas estejam alinhadas lateralmente, a verificação excluiria lombadas em pistas duplas com canteiro central.
É certo que devido às variáveis de cadastramento alguns erros poderiam ocorrer. Resta julgar se a posterior correção manual desses erros seria menos traumática do que a fusão manual de grande parte das lombadas cadastradas atualmente, e se a eventual complexidade dos algoritmos que precisariam ser criados não poderia tornar a empreitada pouco atrativa.
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Re: Consulta técnica - Fusões
Voce se referiu a Lombada e eu a qualquer ponto de alerta, inclusive lombada.a sugestão de automatização referia-se exclusivamente às lombadas.
Sim, já passou essa situação exdrúxula por aqui como também a de lombada em pista simples de duplo sentido aplicada a somente uma das faixas de pista.- Existe outra lombada dentro de um raio de X metros?
Só aplicamos sentido duplo ou todos quando a pista for simples de duplo sentido.Frequentemente estas têm um único corpo que abrange ambas as pistas, de forma que suponho ser relativamente simples implementar uma verificação do tipo:
- Existe outra lombada dentro de um raio de X metros?
- Caso positivo, esta possui sentido oposto, dentro de uma margem de tolerância de Y graus?
Existem pistas duplas separadas entre si por "guard rail".
Como a automatização proposta por voce identificaria o guard rail? Qual seria a margem de tolerancia para a fusão automatizada?
Teria como mensurar isso? Creio que não e por isso optamos em gradativamente, de forma manual, aplicar o sentido duplo ou todos onde possivel.É certo que devido às variáveis de cadastramento alguns erros poderiam ocorrer.
Solicitamos a voce e a aos demais que não abram solicitação de alteração objetivando fusão de pontos. Os moderadores, na medida do possivel, estarão fazendo isso sem penalisar o trabalho que ja tem em atendimento a outros tipos de solicitações. Os pontos que requerem fusão não estão errados e ativam o alerta normalmente onde devem ativar.
Marcio Marques Soares
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Re: Consulta técnica - Fusões
Ok, já entendi o "recado", obrigado.
Em tempo, nos pontos onde solicitei alterações, estas não foram originárias de fusão, mas de reposicionamento por alteração nas imagens satélite.
Em seguida solicitei a deleção do oposto, mas compreendo que isto será responsabilidade do moderador.
Em tempo, nos pontos onde solicitei alterações, estas não foram originárias de fusão, mas de reposicionamento por alteração nas imagens satélite.
Em seguida solicitei a deleção do oposto, mas compreendo que isto será responsabilidade do moderador.