Ícones Maiores

Críticas e Sugestões para melhorar o MapaRadar
Avatar do usuário
Avin
Ativo
Ativo
Mensagens: 141
Registrado em: 28 Ago 2010, 10:36

Ícones Maiores

Mensagem por Avin » 04 Abr 2013, 09:16

Bom dia senhores.

Já mencionei isso em outro lugar, mas creio que vale a pena sugerir oficialmente a criação de um set de imagens maiores para uso nos Garmin 34XX. Possuo um 3560LT e os ícones de radares ficam muito pequenos, muito menores do que os ícones gerais originais do dispositivo.

A própria resolução das imagens utilizadas para essas séries mais novas poderia ser ampliada. Se eu soubesse o formato ideal de imagens para esse propósito poderia pedir para minha esposa (que é bem melhor no Photoshop do que eu) fazer um set de ícones de radares com resolução semelhante ao que já vem no GPS e disponibilizar ao site...

Como o Márcio já havia dito em outro tópico, sei que o tempo é curto, que há diversas outras prioridades, mas a longo prazo seria bacana no intuito de melhorar a visualização nesses GPS de telas maiores e com mais resolução... :)

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24769
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Ícones Maiores

Mensagem por Marcio » 04 Abr 2013, 10:08

Avin,
empregamos icones de 24x24 pixels, no formato BMP, que podem ser baixados no exportar para garmin, selecionando-se a opção "icones e sons".

Ao abrir os icones em seu PC atente que ao redor dele existe um quadro de 24x24 na cor magenta (RBG 255, 0, 255). Parece estranho, mas o sistema garmin reconhece essa cor magenta como transparente. Se desenvolver um quadro transparente a nos será visto na cor branca no GPS e não transparente.

Por gentileza se providenciar o desenvolvimento desses icones maiores nos comprometemos a disponibiliza-los para a comunidade aqui e no gpsinfo.

Ainda não pesquisei qual o tamanho maximo de icone aceito e por isso, se for desenvolver, substitua os existentes pelos desenvolvidos mantendo o mesmo nome e extensão de arquivo e teste primeiro em seu aparelho.

Avatar do usuário
Avin
Ativo
Ativo
Mensagens: 141
Registrado em: 28 Ago 2010, 10:36

Re: Ícones Maiores

Mensagem por Avin » 04 Abr 2013, 10:19

Estive olhando isso agora pela manhã, parece que os 34XX/35XX aceitam duas resoluções de ícones: Large (49Χ52) & Small (40Χ43).

Neste site aqui http://www.noeman.org/gsm/pois-voices-s ... le-xt.html o sujeito disponibiliza sets com estes tamanhos, inclusive utilizando o fundo magenta. Vou falar com minha esposa e ver se consigo fazer um trabalho semelhante e testar no aparelho. Se eu conseguir convencê-la (o tempo livre tb anda curto, bebê novo em casa) encaminho aqui para o site com o maior prazer.

Manterei contato.

Avatar do usuário
Avin
Ativo
Ativo
Mensagens: 141
Registrado em: 28 Ago 2010, 10:36

Re: Ícones Maiores

Mensagem por Avin » 04 Abr 2013, 17:59

Fizemos um primeiro teste com um ícone 43x40, de cara já deu para ver que no 3560 o 49x52 fica melhor.

Alguma coisa deve ter dado errado na hora de salvar o BMP no Photoshop CS6: o fundo que criamos em Magenta (RGB 255, 0, 255) ficou verde e o branco ficou Magenta. Vamos tentar brincar um pouco mais hoje à noite, no fim de semana vamos viajar. Se não conseguirmos mexer nisso hoje semana que vem retomamos.

Update1: já descobri o motivo da distorção, o Photoshop finalizou em 16 bits em vez de 8 bits. Os testes prosseguem :)

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24769
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Ícones Maiores

Mensagem por Marcio » 04 Abr 2013, 19:44

Ficamos no aguardo

Avatar do usuário
Avin
Ativo
Ativo
Mensagens: 141
Registrado em: 28 Ago 2010, 10:36

Re: Ícones Maiores

Mensagem por Avin » 27 Abr 2013, 19:37

Boa noite pessoal, com a atualização pra versão 7.90 de firmware dos Nüvi surgiu um balão emoldurando os ícones dos radares, mostrando a efeitiva diferença de tamanho entre o sets:

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... &start=900

Alguma chance de testar com sets já existentes como este aqui?

http://www.noeman.org/gsm/pois-voices-s ... le-xt.html

Estou tentando recriar um set semelhante ao que aparece aqui no Maparadar (o que aparece no mapa), mas minha esposa está com o tempo muito limitado... o plano é vetorizar no Autocad e reconstruir no tamanho certo.

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24769
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Ícones Maiores

Mensagem por Marcio » 27 Abr 2013, 22:52

Avin,
na esperança de atender a voce e todos aqueles usuarios dos garmin 3XXX confesso que até fizemos download desses icones disponibilizados no noeman e iriamos disponibilizar arquivos de alerta para garmin no gpsinfo com eles, entretanto esbarramos na falta de alguns icones.

Se observar, não é ali disponibilizado icones para Lombada, Pedágio e Policia Rodoviária.

Se alguem nos enviar todos os icones nos compremetemos a disponibilizar arquivos de alerta para esses modelos de garmin visando uma melhor apresentaçõs dos icones na tela deles.

Avatar do usuário
Avin
Ativo
Ativo
Mensagens: 141
Registrado em: 28 Ago 2010, 10:36

Re: Ícones Maiores

Mensagem por Avin » 28 Abr 2013, 13:22

Verdade, o sujeito tem três ícones para dançarinas e nenhum para lombadas, acho que as prioridades dele são outras rs...

Avatar do usuário
Avin
Ativo
Ativo
Mensagens: 141
Registrado em: 28 Ago 2010, 10:36

Re: Ícones Maiores

Mensagem por Avin » 28 Abr 2013, 15:38

Pelo que vi não dá para escapar do balão branco, o jeito é fazer um outro molde o mais próximo do 49x52 e ver como fica.

Enfim, o plano com o Autocad é muito trabalhoso, vou concentrar em Corel e Photoshop. Não é minha praia, mas a gente vai se virando.

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24769
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Ícones Maiores

Mensagem por Marcio » 28 Abr 2013, 16:37

Confesso que nem a minha praia é aumentar icones mantendo a mesma qualidade deles. :oops:

Avatar do usuário
Avin
Ativo
Ativo
Mensagens: 141
Registrado em: 28 Ago 2010, 10:36

Re: Ícones Maiores

Mensagem por Avin » 28 Abr 2013, 17:57

Foi a primeira coisa que eu tentei... usei uns plugins de Photoshop, ampliei (como esperado, ela fica borrada e perde as margens), tentei vetorizar, tentei refazer manualmente a imagem no Autocad... agora resolvi aprender a mexer no Corel e desenhar manualmente... :mrgreen:

Avatar do usuário
Avin
Ativo
Ativo
Mensagens: 141
Registrado em: 28 Ago 2010, 10:36

Re: Ícones Maiores

Mensagem por Avin » 08 Mai 2013, 18:44

Buenas.

Depois de alguns dias consegui retomar os testes com as imagens. Utilizando imagens 49x52 (tratamento ainda rudimentar, carece redimensionar um pouco, eliminar o serrilhado, ajustar cores, etc) consegui uma visualização compatível com a tela do 3560LT.

O problema é realmente a última atualização do firmware do Nüvi, que repete o ícone do radar quando ele se aproxima do ponto, causando um pequeno caos visual... eu havia criado ícones simulando os que aparecem no radar aqui do Maparadar, naquela forma de balão quadrado, mas não deu certo com essa atualização. Talvez se eu conseguir encaixar os dois perfeitamente...

Prossigo aprendendo a lidar nos programas e buscando uma solução alternativa. Informo assim que conseguir algo melhor...

Em anexo a imagem de como fica bagunçado.
Anexos
36139.png
Tela de teste no 3560LT
36139.png (380.21 KiB) Exibido 28733 vezes

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24769
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Ícones Maiores

Mensagem por Marcio » 08 Mai 2013, 22:45

Avin,
estranho a repetição do icone. Isso geralmente ocorre quando existem dois proximos, mas não o mesmo.

Avatar do usuário
Avin
Ativo
Ativo
Mensagens: 141
Registrado em: 28 Ago 2010, 10:36

Re: Ícones Maiores

Mensagem por Avin » 13 Mai 2013, 15:01

Boa tarde Márcio.

Recebi PM do Angelone com um tópico sobre a situação, explicando a duplicação:

http://www.noeman.org/gsm/garmin-receiv ... ies-4.html

raphaelcvaz
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Dez 2012, 12:32
Residência: BRASIL - SP

Re: Ícones Maiores

Mensagem por raphaelcvaz » 04 Jul 2013, 15:17

Boa tarde pessoal,

Alguém tem alguma novidade em relação os ícones maiores para a série 34xx e semelhantes? Realmente o padrão é muito pequeno.

Se for necessário eu posso fazer os ícones maiores no photoshop... Avin, esse modelo que você fez ficou muito bom porque é bem visível (mesmo que duplicado).


Abraços !

Avatar do usuário
Avin
Ativo
Ativo
Mensagens: 141
Registrado em: 28 Ago 2010, 10:36

Re: Ícones Maiores

Mensagem por Avin » 05 Jul 2013, 07:53

Raphael, fiz vários testes mas meu tempo e principalmente minha habilidade com Corel e Photoshop são limitados.

O set que linkei carece de alguns icones para ser viável aqui. Gosto principalmente do esquema de cores dos radares móveis, bem visível.

Meu último teste era converter um set de ícones igual ao que aparece no mapa do Maparadar. Se você quiser manda um mp que a gente troca uma ideia.

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24769
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Ícones Maiores

Mensagem por Marcio » 05 Nov 2013, 08:45

Amigos,
estamos disponibilizando no gpsinfo conjunto de alertas com icones maiores para atender a esses modelos de garmin.

Dirijam-se a http://gpsinfo.com.br/downloads.php?cat=4

Avatar do usuário
Avin
Ativo
Ativo
Mensagens: 141
Registrado em: 28 Ago 2010, 10:36

Re: Ícones Maiores

Mensagem por Avin » 05 Nov 2013, 08:51

Boa notícia, testarei!

Eu tentei de vários jeitos e os meus não ficaram legais :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24769
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Ícones Maiores

Mensagem por Marcio » 05 Nov 2013, 10:39

Olha o resultado:

NUVI 3460
20898.jpg
20898.jpg (115.87 KiB) Exibido 26864 vezes
NUVI 3597
DELLNOTE.jpg
DELLNOTE.jpg (69.27 KiB) Exibido 26864 vezes

Avatar do usuário
Avin
Ativo
Ativo
Mensagens: 141
Registrado em: 28 Ago 2010, 10:36

Re: Ícones Maiores

Mensagem por Avin » 05 Nov 2013, 13:26

Ficou excelente Márcio, parabéns!

Vou testar no 3560 e depois posto uma imagem aqui.

Responder

Voltar para “Críticas e Sugestões”