Sugestão para criar Base Polícia Rodoviária Móvel

Críticas e Sugestões para melhorar o MapaRadar
atlsoares
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 65
Registrado em: 14 Fev 2011, 17:48

Sugestão para criar Base Polícia Rodoviária Móvel

Mensagem por atlsoares »

Gostaria de sugerir a criação de um novo Tipo: Base Polícia Rodoviária Móvel.

Percebi em algumas viajens que, estão criando pontos de Radar Móvel em posições que se costuma ter carros da Polícia Rodoviária fiscalizando ao longo da estrada.
Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3471
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Sugestão para criar Base Polícia Rodoviária Móvel

Mensagem por escadajr »

Caro atlsoares, para que a multa de um radar (fixo ou móvel) seja juridicamente válida, é necessário que as normas legais tenham sido atendidas, em especial as resoluções 146/2003 e 214/2006 do CONTRAN, que dispõem, entre outras coisas, sobre a sinalização no local.

A Polícia Rodoviária tem, realmente, locais ao longo das vias onde costumam parar uma ou mais viaturas para fiscalização do trânsito. Alguns destes locais são usados tão frequentemente que até colocaram um toldo para fazer sombra - como um que existe na Carvalho Pinto entre Taubaté e São José.

Mas isso não necessariamente significa que eles estarão utilizando um radar móvel naquele local. Só o poderiam fazer, dentro da lei, se existisse sinalização de acordo com a resolução do Contran.

Na minha opinião, o Maparadar já satisfaz estas duas possibilidades, pois tem cadastro de radares móveis e cadastro de postos de Polícia Rodoviária.

O que não podemos fazer é começar a cadastrar estes locais de fiscalização como se fossem radares móveis. Pessoalmente, desconfio que ainda existe muito radar móvel cadastrado no Maparadar que não passam de locais onde os policiais pararam um dia. Infelizmente, é difícil averiguar estes casos.
atlsoares
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 65
Registrado em: 14 Fev 2011, 17:48

Re: Sugestão para criar Base Polícia Rodoviária Móvel

Mensagem por atlsoares »

Realmente constatei que na Castelo Branco existem muitos pontos aonde há fiscalização da Polícia Rodoviária cadastrados como radar móvel, digo isso porque viajo frequentemente nesta rodovia.

A minha idéia é no sentido de evitarmos essa discrepância, já que existem as bases da polícia cadastradas, poderíamos cadastrar também os pontos móveis da polícia.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24941
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Sugestão para criar Base Polícia Rodoviária Móvel

Mensagem por Marcio »

Prezado atlsoares,
na minha opinião os agentes de transito podem e devem parar em qualquer lugar da via para cumpirir a missão de fiscalização. Essa situação não é legislada e por isso não requer sinalização informativa e educativa.

Os postos policiais e os pontos de radares moveis são legislados e requerem a sinalização e por essa razão não é dificil nos mantermos no parametro da existencia da sinalização para cadastrar o ponto.

Pontos de parada como sugere voce pode ser qualquer um e não teríamos parametro para cadastrar corretamente um ponto desse.
atlsoares
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 65
Registrado em: 14 Fev 2011, 17:48

Re: Sugestão para criar Base Polícia Rodoviária Móvel

Mensagem por atlsoares »

Marcio, boa tarde. Não quero entrar na questão legal, afinal não estou a par.

Contudo, os pontos em que ficam os carros da polícia rodoviária não são aleatórios, visto que eles estão sempre no mesmo local, muitas vezes, fazendo uso de binóculo para aferir a velocidade dos veículos. Afinal antes de existirem os radares fotográficos, cabia à eles tal função.

Tanto quanto os radares móveis, de tempos em tempos, mudam sua localização.

Não quero polemizar, longe de mim. Só acredito que poderia ser uma forma de ilucidar os radares móveis cadastrados com este fim.

Alexandre.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24941
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Sugestão para criar Base Polícia Rodoviária Móvel

Mensagem por Marcio »

atlsoares
já foi tempo que os agentes de transito usavam binoculos para aferir a velocidade de forma aproximada.

O avanço tecnologico mudou tudo e hoje todos os radares, fixos e móveis, para operarem devem ser aferidos e validados pelo INMETRO. Após isso devem periodicamente serem aferidos.

Como citei não existe legislação que estabeleça sinalização educativa e informativa de fiscalização a frente por agente de transito. Por mais que geralmente os carros policiais costumem parar nos mesmos lugares há de convir voce que isso nem sempre ocorre e que podem eles parar em qualquer lugar na via.

Outra situação a ser levada em consideração é que eles não fiscalizam velocidade se não estiverem dotados com radar movel. Se estiverem são obrigados pela legislação a colocar a sinalização antes do ponto de parada deles.

A semelhança dessa situação temos uma pior que é a dos radares LAP que não são regulados pela legislação e podem ser instalados em qualquer lugar. Esses também não cadastramos.
Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3471
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Sugestão para criar Base Polícia Rodoviária Móvel

Mensagem por escadajr »

Caro atlsoares, aspecto legal à parte, sua sugestão foi interessante pelo efeito colateral, que levantou a discussão sobre o cadastro dos radares móveis que podem ser apenas locais de parada da polícia rodoviária.

Como o Marcio bem disse, a polícia pode parar em qualquer lugar da estrada - apesar de terem preferência por alguns locais - e não há como cadastrar isso. Mas muita gente confunde estes locais de parada com radar móvel.

Como não há meios práticos de revisar todo o cadastro de radares móveis, acho que é suficiente a conscientização de que, se a polícia rodoviária para num local, não significa que esteja operando um radar móvel. Os colaboradores do Maparadar - isto é, nós mesmos - ficarão mais atentos e não confundirão uma coisa com a outra. Aos poucos, a base de radares do Maparadar ficará ainda melhor.
Responder

Voltar para “Críticas e Sugestões”