Inclusão de Radar fora da estrada

Críticas e Sugestões para melhorar o MapaRadar
rubem.bader
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Nov 2010, 13:01

Inclusão de Radar fora da estrada

Mensagem por rubem.bader »

Verifiquei que na minha cidade Pomerode/SC os radares foram inclusos fora da estrada, foi utilizado as coordenadas da foto do satélite e não a estrada que aparece no mapa, com isso o GPS não avisa os radares.
KOURY
Novato
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Set 2010, 18:04

Re: Inclusão de Radar fora da estrada

Mensagem por KOURY »

Rubem, isto está acontecendo porque, por uma questão de princípio, os administradores do Maparadar entendem que o que está errado é o mapa. De fato é mesmo, ou seja o radar está cadastrado de forma precisa pelo satélite, mas como o mapa está errado, o radar fica fora da via. Isto significa que se esta distorção (mapa - satélite) for muito grande seu GPS não vai avisar. Portanto tome cuidado para não ser multado. O melhor é prestar atenção nas placas de velocidade e não exceder o limite.

Esse procedimento deve ser respeitado porque o trabalho, é mesmo dos administradores, nós apenas colaboramos como podemos. Embora possamos discordar, e há pessoas que entendem diferente, temos que respeitar.

Abração
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24942
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Inclusão de Radar fora da estrada

Mensagem por Marcio »

Prezados amigos,
quando se cita algo em resposta a um questionamento se faz muito importante ter conhecimento de causa para poder debater a altura.
KOURY escreveu:Rubem, isto está acontecendo porque, por uma questão de princípio, os administradores do Maparadar entendem que o que está errado é o mapa. De fato é mesmo, ou seja o radar está cadastrado de forma precisa pelo satélite, mas como o mapa está errado, o radar fica fora da via.
Prezado KOURY,
entenda que ainda não existe para o Brasil referencia confiável, bem georeferenciada e que possa servir de base para posicionamento de pontos de alerta.

De todas as referencias existentes a mais confiável é a imagem satélite do Google Earth, apesar que ela, em alguns lugares ainda contempla desalinhamento e por essa razão, a administração MapaRadar tem a seguinte norma interna:
2.1.2 - em princípio o ponto deve sempre ser cadastrado no eixo da via, tendo como referência a imagem satélite do Google Maps comparada com a do Google Earth. Excetua-se somente o caso do ponto ter suas coordenadas extraídas pelo GPS e a via, na imagem satélite, estiver lateralmente desalinhada em mais de 30 mts do ponto extraído pelo GPS.
Do exposto compreenda que a questão de principio citada por voce se baseia em análises técnicas e muita experiencia em geodésia.
Entenda tambem que não existe para o Brasil somente um mapa para GPS. Se um mapa está errado isso não significa que todos os demais também estarão.
Se os radares estiverem cadastrados de forma precisa pela imagem satelite e o mapa utilizado pelo GPS também precisamente georeferenciado não existirão problemas de alertas.
Isto significa que se esta distorção (mapa - satélite) for muito grande seu GPS não vai avisar. Portanto tome cuidado para não ser multado. O melhor é prestar atenção nas placas de velocidade e não exceder o limite.
Se a distorção mapa - satelite for muito grande seu gps não vai só não avisar como tambem não navegar a contento uma vez que ficará constantemente se perdendo e ativando o recalculo automatico de rota uma vez que a função lock-on-route não suportara o desalinhamento do mapa.
Esse procedimento deve ser respeitado porque o trabalho, é mesmo dos administradores, nós apenas colaboramos como podemos. Embora possamos discordar, e há pessoas que entendem diferente, temos que respeitar.
A discórdia pautada em argumentos técnicos convincentes deve ser sempre mantida.
Agora a discordia pautada em "axismos" não é aceita.
KOURY
Novato
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Set 2010, 18:04

Re: Inclusão de Radar fora da estrada

Mensagem por KOURY »

Marcio, nós admiramos o trabalho de voces. Tenho acompanhado, à distância, as discussões técnicas de alto nível. No entanto, quando entramos em um trabalho comunitário como este, e é brilhante o trabalho, insisto, é brilhante; é preciso entender que nem todos são técnicos, as discussões são muitas em muitos forums e cada um acaba tirando suas conclusões. Na ansia de ajudar, pode acontecer uma interpretação equivocada. Nós usuários, leigos e pobres mortais (falo por mim), ficamos tristes quando acontece o que o Rubem descreve porque torcemos para que o trabalho dê certo. Não seria mais produtivo explicar, didaticamente, ao Rubem e a mim próprio, porque o radar cadastrado pelas coordenadas do satélite aparece fora da via. E o que se pode e deve fazer? Marcio queremos colaborar, jamais atrapalhar.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24942
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Inclusão de Radar fora da estrada

Mensagem por Marcio »

Prezado KOURY,
na minha opinião o que se deve fazer é invadir a caixa postal do provedor do mapa errado com informações para correções. Envie a ele o tracklog da via desalinhada para que corrija o alinhamento dela.

Teve época que fiquei responsavel por dezenas de mapas municipais em desenvolvimento para o TrackSource que é um projeto brasileiro, para brasileiros. Ele disponibiliza gratuitamente mapas para Garmin. Conto nos dedos a quantidade de colaborações recebidas para corrigir os mapas. Pasme, mas não chegaram a 10 em 3 anos desenvolvendo uma quantidade significativa de mapas.

Infelizmente esbarramos no aspecto cultural. Muitos brasileiros aprenderam a criticar, mas poucos aprenderam a contribuir.

Se alguém julga que o ponto cadastrado em nossa base tendo como referencia a imagem satelite do Google está errado, envie-nos um tracklog da área que iremos analisar o desalinhamento da imagem e corrigir o ponto se esse desalinhamento ultrapassar a tolerancia citada anteriormente. Agora, por gentileza, não aponte erro tendo como referencia um mapa de GPS errado.

O que me espanta é que muitos conseguem conviver com erros grosseiros do mapa como vias com sentido invertido, inexistentes ou fora de posição que acarretam recalculos automáticos de mapa e desejam que o MapaRadar ajuste os seus pontos corretamente posicionados para ativar o alerta em determinado mapa errado.
Avatar do usuário
jatinhaoutro
Administrador
Administrador
Mensagens: 6727
Registrado em: 25 Ago 2010, 20:36

Re: Inclusão de Radar fora da estrada

Mensagem por jatinhaoutro »

Koury
Nem tudo é perfeito, mas num futuro proximo quase tudo será.
O Maparadar teve uma época sem lei em que a maioria dos radares apareciam na tela e não avisavam. Depois da adoção de critérios e especialmente todos os moderadores seguirem o mesmo critério isso ja melhorou 70%.
Ainda ha muito que fazer e acredito que estes erros de mapa hoje sejam uma pequena parcela, eu particularmente não encontrei nenhum ainda. Ja encontrei problema com erros no meu mapa que o radar não bipa jamais e ainda não descobri porque mas vou acabar descobrindo. Isso só acontece em lugar que não pode parar!

Para o caso que voce descreveu, o contorno é excluir o radar e readicionar no proprio gps. Esse arquivo tem precedencia sobre o arquivo txt e é um ajuste particular ao seu mapa que não afetará aos demais navegadores até que os fabricantes corrijam os mapas.

Se ajustassemos no Maparadar quando os mapas forem corrigidos tudo iria para de funcionar.
KOURY
Novato
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Set 2010, 18:04

Re: Inclusão de Radar fora da estrada

Mensagem por KOURY »

É verdade Marcio que há uma cultura do engenheiro de obra pronta. Mas não é minha intenção. Faço 2 a 3 vezes por mes o trecho SP-RJ e vice-versa. Na SP-070 (Carvalho Pinto e Ayrton Senna) muito usada por cariocas e paulistas, há radares que nem aparecem no mapa, outros, como disse o Jatinha, que aparecem no meio da via e não bipam e há alguns fora da via. Minhas viagens nem sempre são a passeio e às vezes viajo a noite quando não é aconselhável parar na estrada. Uma vez parei no acostamento para registrar um radar e quase fui pego por uma jamanta que vinha atrás. Mas vou tentar registrar esses pontos que falei e enviar a voces.

O navegador que estou usando é o Igo 8,3. Neste fim de semana, fui com o NTQ4 e voltei com o mapa TAQ4. Esses são os mapas mais atuais que encontrei. Vou fazer uma nova experiencia com o 9,1 da TA porque creio que essas distorções não eram tão gritantes. Pode ser isso? Quantos mapas existem além do Navtec e Teleatlas?

Vou tentar ajudar da melhor forma, assim que possível.

PK
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24942
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Inclusão de Radar fora da estrada

Mensagem por Marcio »

KOURY,
alem do Navteq e TeleAtlas conheço o Multispectral, mas existem outros. Para iGO só conheço os dois citados por voce, já para Garmin existem três : Navteq, Multispectral e Tracksource.

Pasme, mas a Navteq é uma empresa que produz mapa para Garmin diferente em alguns lugares do mapa que produz para o iGO. Vai entender isso.

Do Google já aprendi que a equipe que monta a imagem satelite para o Google Maps não é a mesma que monta para o Google Earth e por isso poderemos encontrar uma imagem atualizada em um e desatualizada no outro.

Antes citei aspecto cultural e me vejo forçado a voltar a ele.

Nosso hino nacional já diz tudo: - "deitado eternamente em berço explêndido".

Infelizmente o Brasil se acostumou a ser atropelado pelo avanço tecnologico. Não sei quando isso mudará, se mudará.

A falta de um planejamento estratégico adequado nos mostrou tarde que não temos grande parte do nosso território mapeado. Nunca imaginaram que iria surgir um sistema de navegação que iria requerer fonte confiável para elaboração de mapas digitalizados.

Os provedores de mapas recorreram a unica fonte existente que era a imagem satélite oferecida gratuitamente pelo Google e para eles era mais facil e menos custoso empregar essa imagem mesmo sabedores que ela continha erros de georeferenciamento. O pior ainda era que em algumas regiões essa imagem se encontrava com baixa resolução impedindo ao desenvolvedor fazer o arruamento do mapa.

Auditar? Ora, um país de dimensões como o nosso tornaria qualquer empreendimento inviavel se tivesse que o mapa ser auditado.

Citou voce a SP-070 e por coincidencia conheço bem a história dessa rodovia nos mapas para GPS.

A imagem satélite, até meados do ano passado, encontrava-se com pouquissima resolução em grande parte dessa rodovia impedindo um perfeito desenho do seu traçado. Essa deficiência foi transferida em erro de alinhamento dela na maioria dos mapas para GPS. Para o TrackSource eu mesmo, pelas diversas vezes que por ela passei, pude ter uma média dos tracklogs levantados e diria que o mapa TrackSource, pelo menos para essa rodovia, está perfeitamente alinhado.

Hoje a imagem já está com boa resolução nela e satisfatoriamente bem georeferenciada, porém a utilização dela pelos provedores de mapa é outra estória. Eles estão mais preocupados em continuar o trabalho de mapeamento do Brasil que ainda falta do que corrigir erros do mapeamento já realizado. Tenho a sensação que eles estãp perseguindo quantidade e não qualidade. Muitas cidades ainda não estão mapeadas na maioria dos mapas e para o Brasileiro, por incrivel que pareça, é isso que conta.

IHhhh.. Isso daria muita história.
KOURY
Novato
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Set 2010, 18:04

Re: Inclusão de Radar fora da estrada

Mensagem por KOURY »

Marcio,

O Brasil está entrando em um patamar econômico que o está levando a uma posição de destaque no mundo. Mas isso de nada valerá se nós não assumirmos uma atitude de povo desenvolvido. Para isso é necessária uma coisa chamada "educação" e aí, como disse você, é um papo que vai longe.

Infelizmente perdi contato com uma amiga cartógrafa de Curitiba que deve estar hoje trabalhando nos Estados Unidos. Mas me lembro que ela trabalhava na Engefoto. Pelas nossas conversas essa empresa tinha até avião próprio para fotogrametria (acho que é esta a palavra) e construção de mapas. Gostaria muito de ouvir a opinião dela nessa questão.

O cenário que você descreve com todos esses desencontros de precisão entre mapas, faz parecer que a cartografia no Brasil está ainda na idade média.

De qualquer forma não vamos desanimar. Gostaria de poder contar com sua opinião e orientação em casos de dúvida, e por que não, dos demais colegas.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24942
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Inclusão de Radar fora da estrada

Mensagem por Marcio »

KOURY,
minhas opiniões aqui colocadas advem da vida profissional que tive rodeado de engenheiros e técnicos cartográficos, tendo que efetivar cartas aeronáuticas que bem deve saber voce não podem pecar na precisão.

Como piloto tambem tive a oportunidade de experimentar a aerofotogrametria que por sinal é muito desgastante, pois só podíamos sair quando a meteorologia nos desse chance.

Um levantamento desses não é barato e talvez isso explique a falta de investimentos nessa área, principalmente agora que o Google gratuitamente disponibiliza a imagem satelite com os erros ainda existentes, mas que podem ser contornados desde que tenha voce pontos levantados no terreno que permitam o perfeito alinhamento da imagem em um editor de mapa.
rubem.bader
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Nov 2010, 13:01

Re: Inclusão de Radar fora da estrada

Mensagem por rubem.bader »

Boa noite amigos e em especial ao administrador Thundercel, sou viciado em gps e não imaginei que o meu questionamento desse tanto bate-boca, mas foi bom, pois assim aprendemos mais de como nossos colegas administram o forum e como funciona a inclusão dos radares, como minha cidade Pomerode/SC é pequena não vejo problema na utilização da base de radares, me preocupa a utilização em viagens onde não sabemos a localização dos radares, e no meu caso o meu gps não avisa os radares que estão fora da via, talvez devo fazer uma configuração diferente no meu aparelho, ou realmente a diferença do mapa X satelite está muito fora.
Agradeço a todos, e vamos colaborar com nossos colegas do forum para mantermos sempre atualizada a base de radares.

Rubem
Responder

Voltar para “Críticas e Sugestões”