Expansão do Maparadar

Críticas e Sugestões para melhorar o MapaRadar
EvertonRocha
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22 Abr 2011, 19:30

Senhores,

Sou novato no Maparadar, apesar de já lidar com GPSs há algum tempo. Inclusive fui responsável pelo mapa de Goiás no Tracksource desde o começo do projeto até que eu me mudasse do Estado, e já concluí que este modelo, com colaboração dos usuários, funciona, e funciona bem. O Maparadar está muito bom, e, com certeza, na medida que o GPS for se popularizando, mais pessoas vão usar dos serviços do site e vão colaborar com a base de dados. O projeto leva uma vantagem sobre o Tracksource pq atende um número bem maior de marcas de GPS. Infelizmente quando o Tracksource foi criado, quem dominava o mercado era a Garmin, e seus mapas são proprietários. Alguns gênios, como o criador do Mapdekode tiveram que quebrar a cabeça pra destrinchar os mapas. Felizmente o Maparadar não precisa enfrentar este problema, e, provavelmente, sua base de dados vai poder ser usada por quase todos. Mesmo algo dinâmico como uma base de radares se mantém atualizada no site, e, nas poucas vezes que colaborei, os dados foram inseridos, no máximo, em umas poucas horas depois de postados. Os moderadores estão de parabéns. Mas acho um desperdício que esta estrutura fique restrita aos radares. Pesquisei hoje mesmo uma base de POIs para GPS, e não achei NADA bom. Em alguns casos há uma colcha de retalhos, ou a fusão das bases dos principais vendedores de mapas (Teleatlas e Navtek), mas além de terem muitos erros, estas fusões deixam muitos dados duplicados, enchendo a memória do GPS. A minha sugestão é que os responsáveis pelo site pensem na possibilidade de expandir o Maparadar para que, além de radares, contenham outros tipos de POI's, e permita, na exportação, que o usuário escolha quais dados tem interesse. Por exemplo, poderiam começar com uma categoria bem restrita mesmo, como pedágios, (parece que alguém inclusive postou a base de pedágios), com respectivos valores, mas só coisas de interesse geral. E aos poucos abrir para outras categorias, como hospitais, que ainda poderiam ser divididos em subcategorias, como pronto-socorros ou outras especialidades... depois concessionárias... fast-foods, dividindo também por "bandeira", bancos e terminais ATM.... e coisas realmente de interesse geral e que se enquadrem nas categorias definidas previamente... pra evitar que alguém cadastre, por exemplo, a padaria do Manoel da esquina, se ela não se enquadrar em alguma categoria. Creio que isto, apesar de tomar um tempo bom durante o cadastro, são dados mais perenes que os radares, e tomarão menos tempo na manutenção. Bem, fica a sugestão.
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Marcio
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22 Abr 2011, 23:09

Prezado EvertonRocha,
seja bem vindo ao nosso forum.

Sua idéia não pode ser desprezada porém, por enquanto, não deseja o Maparadar concorrer com o TrackSource e sair do seu foco principal que é o de prover POIs de alerta, em especial os de RADAR.

Já saímos do foco quando começamos a também prover dados de Polícia Rodoviária e estamos estudando prover também dados de Lombadas (quebra molas) e Pedágios.

Buscamos primeiro a eficiência, mas com eficácia. Por isso, de forma prioritária estamos arrumando a base de radares existente, corrigindo erros do passado quando se georeferenciava o ponto pelo Google Maps que, como bem sabe voce, tem erros grosseiros, principalmente fora dos grandes centros.

Hoje usamos como referência a imagem satélite do Google Earth que em quase totalidade do nosso território se encontra bem alinhada. Só deixamos de utilizá-la quando identificamos por meio de tracklogs que ela se encontra desalinhada na área em mais de 30 mts lateralmente a via.

Como voce aprendemos muito desenvolvendo mapas para o TrackSource e estamos empregando aqui a técnica lá aprendida quando georeferenciamos os pontos.
EvertonRocha
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23 Abr 2011, 15:32

Ok, Caro Márcio.
.
Infelizmente o foco do Tracksource continua sendo os Garmins e o grupo não está disponibilizando arquivos para outras plataformas, apesar de os POIs serem acessíveis numa listagem. Pensando como usuário, eu espero que repensem a decisão assim que for possível. Mas acredito que, como administradores, vocês tem seus motivos para evitar a expansão agora. De qualquer forma, obrigado pela atenção.
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escadajr
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25 Abr 2011, 11:55

Caro Everton, o cadastro de POIs tem apresentado diversas facetas e problemas, muito deles mencionados por você. Acredito que dificilmente haverá uma base de dados que satisfaça todas as necessidades e criar uma nova base só acrescentará mais uma variável ao problema.

Mas, segundo alguns, a melhor fonte de POIs atualmente disponível é o próprio Google Maps. Com base nisso, surgiu por aí um programa que extrai, da base do Google Maps, todos os POIs de uma determinada categoria ou região e gera um arquivo KML passível de ser usado/importado em alguns navegadores (a quem interessar, o programa de autoria de "rfabh", postado no fórum GPSBra, está aqui: http://187.0.191.241/pois.zip).

Talvez este venha a ser o caminho ideal para os POIs. Tenho usado este método para gerar minha própria base de POIs, só incluindo o que realmente me interessa e para os locais que frequento, já que não vejo nenhum motivo para sobrecarregar meu GPS com uma base de POIs enorme de todo o Brasil - de locais que, certamente, eu nunca irei visitar.
EvertonRocha
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25 Abr 2011, 19:32

Baixei o programa e vou testá-lo. Apesar de que ache difícil que haja uma base de dados organizada no Google Maps, principalmente pq os POIs são acrescentados sem muitos critérios, e não estão corretamente georeferenciados. Além disto não há uma interatividade eficiente como há no Maparadar, que já virou referência no caso dos radares. Pesquisei um pouco na Internet, e achei bases imensas de POIs, mas são geralmente combinações de várias bases, e vira uma bagunça só. Então acaba servindo só pra encher o GPS, mas na hora da necessidade, não funcionam a contento. Faltam pontos importantes e muitos são duplicados. Ontem senti na pele o que é isto, quando precisei de um caixa eletrônico do Banco do Brasil. Tinha no GPS e andei um bom pedaço pra chegar, mas, chegando em casa pesquisei no site do banco e haviam muitos mais, e bem mais perto de onde eu estava. E seria uma coisa simples de implementar, pq no site do banco tem o endereço de todos. Outro site que tem muitos POIs é o POISBR, mas são listas de POIs, sem uma interface amigável como tem o Google Maps ou o Maparadar. Mas é isto aí. Quem sabe no futuro vocês mudem de idéia, ou alguém implemente algo assim com a mesma eficiência com que o Maparadar lida com os radares. No mais, como usuário de GPS, só tenho a agradecer a iniciativa de pessoas como vocês, que perdem seu tempo sem ganhar nada e que contribuem para a melhora do mapeamento no Brasil.
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escadajr
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25 Abr 2011, 21:14

É, Everton, seria ótimo ter um "irmão" do Maparadar para POIs mas, pelos motivos apresentados, acho isso meio impossível, pois necessitaria de uma estrutura e de pessoas realmente interessadas em mante-lo ativo (assim como o Maparadar). Infelizmente, a maioria das iniciativas na área carece de persistência e terminam em pouco tempo.

O POIsBR, que eu achava que já tinha fechado, parece-me ser só uma compilação da base do Tracksource, sem facilidades para atualização.

Quem sabe VOCÊ não se anima e faz um "primozinho" do Maparadar, o MapaPois? ;)
EvertonRocha
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25 Abr 2011, 23:26

Pois é, escadajr. Infelizmente eu não tenho os dotes de programação suficientes para tal empreitada. Só poderia ajudar no trabalho "braçal".
mabroglia
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26 Abr 2011, 12:09

Eu acho que o Maparadar tem que se concentrar e focar no que se propôs à fazer e faz bem feito, que é radares.
Cada passo que se tenta dar para aumentar as informações disponíveis, os recursos necessários para isso crescem também de forma exponencial.
Continuem com os radares e deixem o Tracksource e outros site com suas respectivas especialidades.

Abraços
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israel.rodriguez
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26 Abr 2011, 13:44

Realmente a implementação é difícil, para mim o maior problema seria o tal do TEMPO!!

Tenho na minha caixa de e-mail/anotações uns 30 recursos para implementar no MapaRadar, fora análise de bases de lombadas, pedágios, áreas de perigo que são prioridade...

O MapaRadar começou como um teste, que futuro iria virar uma base de POI's, nesse mesmo molde, mas ele cresceu mais do que o esperado e dá um bom trabalho manter ele no ar com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo.

A idéia ainda é ter o tal MapaPOIs, quem sabe num futuro próximo ele esteja no ar..
Att,
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EvertonRocha
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26 Abr 2011, 15:02

Só uma dúvida de um leigo, Israel... Não poderia ser duplicada a estrutura do Maparadar, mas com a implementação de camadas que poderiam ser ativadas ou desativadas para cada tipo de POI? Ou ainda criadas mais camadas no próprio Maparadar? Como sugestão, poderia ser implementado o caso dos pedágios, para experiência, visto que parece que já existe um arquivo com a localização deles.
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escadajr
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26 Abr 2011, 15:23

Acho que assim o Maparadar corre o risco de perder o foco de suas atividades. Até então, parecia-me que o site se concentrava em "evitar prejuízos", indicando os locais onde o motorista, por distração, poderia ser multado. A inclusão mais recente, de locais de postos de Polícia Rodoviária, também atende estes propósito, apesar de não serem radares ou monitores de semáforo.

Alguns debates já ocorreram sobre o Maparadar incluir também pontos relativos à segurança: trechos perigosos, lombadas, etc. De certa forma, isto também evitaria prejuízos com carros quebrados ou acidentes (sem mencionar o pior dos prejuízos, o perigo de vida, que não pode ser mensurado).

Mas incluir pedágios, bancos, postos de gasolina e outros POIs parece-me algo completamente à parte do Maparadar. Não que não sejam interessantes, mas na minha opinião deveriam ser conduzidos em paralelo. Por exemplo, um site separado, "irmão" do Maparadar, dedicado exclusivamente a POIs.

Tecnicamente também há uma diferença. Muitos navegadores tratam de maneira diferenciada os "pontos de alerta" dos "POIs". Pontos de alerta geram um alarme por proximidade. Os POIs são simplesmente mostrados na tela ou pesquisados à pedido, mas não geram alarmes. Em muitos navegadores são claramente arquivos separados, colocados em outras pastas, com formatos diferentes. Não são a mesma coisa.

Para mim, o Maparadar deve antes tornar-se excelente no cadastro de "pontos de alerta", e deixar os POIs para seu possível futuro "irmão" caçula. Mas o mais difícil vai ser arrumar dois clones, um do Israel e outro do Marcio, para cuidar do novo site.
EvertonRocha
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26 Abr 2011, 16:11

O meu pensamento, neste caso, é diferente. Acho que ficar parado é fatal na Internet. Quem aqui se lembra do "CADÊ", outrora o site mais acessado da Internet brasileira? Algumas coisas começam como propostas desinteressadas, sem fins lucrativos, mas se tornam gigantes, como o Facebook. GPSs estão cada vez mais comuns, e cedo ou tarde vão virar itens de série nos automóveis. Pela qualidade do serviço que vocês estão oferecendo, eu acredito que vocês tem a oportunidade de se tornarem grandes, e ganharem dinheiro com isto. Mas é melhor não se intimidarem com os desafios. Bem, fico por aqui. Tenho que assumir o plantão (3 dias seguidos).

[]s

Só uma última sugestão - proíbam o uso dos arquivos gerados para fins comerciais, mesmo que seja só através de uma mensagem na tela de exportação.
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26 Abr 2011, 16:35

Everton,

É exatamente isso que preciso fazer, não é muito trabalho, mas eu precisaria de uns 2 ou 3 fins-de-semana tranquilos para fazer isso..
Att,
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26 Abr 2011, 16:59

EvertonRocha escreveu:Só uma última sugestão - proíbam o uso dos arquivos gerados para fins comerciais, mesmo que seja só através de uma mensagem na tela de exportação.
Proibir acho de difícil implementação, contudo concordo na exibição de mensagem informativa por ocasião da exportação, que procure orientar sobre a não utilização da base obtida a partir do MapaRadar para fins comerciais.
...::: JefersonBA :::...
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26 Abr 2011, 18:10

EvertonRocha,
sem duvida alguma quem para no tempo se encosta na "cozinha do mundo". Por outro lado crescer sem estrutura cai na mesma proporção da velocidade do crescimento. Assim foi com o "CADÊ" citado por voce.

O MBA de marketing bate muito na tecla de analise de resultados esperados para fazer frente a competitividade de mercado. Alguns critérios:
- eficiência
- eficácia
- produtividade
- qualidade
- inovação
- rentabilidade

Volto a citar que o Maparadar está resgatando a credibilidade, provendo pontos de alerta de forma correta (eficiencia) e a coisa certa a que se propoz que é base de radares (eficácia). Pode ser considerado por muitos ainda pequeno, mas está amadurecendo e com competência crescerá e poderá enfrentar a competição.

Muitos imaginam que o Japão cresceu por ter desenvolvido sua capacidade de produzir. Isso foi apenas parte do esforço japonês, pois o Japão não se preparou apenas para ser produtivo, mas mais do que isso: preparou-se para ser competitivo.
EvertonRocha
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27 Abr 2011, 10:11

Senhores, a questao do aviso eh so pra permitir uma possivel reparacao financeira, caso alguem use pra fins comerciais, ou obrigar que alguma empresa os procure pra negociar, se quiser usar. Do jeito que estah, mesmo se a Teleatlas usar,nao vai precisar pagar nada. Nao vou alongar agora pq estou teclando de celular.
EvertonRocha
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27 Abr 2011, 20:07

Marcio, concordo com o que disse, mas o aumento das funcinalidades pode ser feito sem a perda de eficiencia...continua
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Marcio
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27 Abr 2011, 20:22

Aumentar as funcionalidades com eficiencia é facil, o problema é esse aumento mantendo a eficácia.
EvertonRocha
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27 Abr 2011, 20:26

Isto pode ser feito com o desenvolvimento de tecnologia. Esta, por exemplo, vamos chamar de O.T.U. One Touch Update. Ao inves de o cara sugerir no forum a exclusao de um ponto, ele clicaria no proprio radar e escolheria a opcao
EvertonRocha
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27 Abr 2011, 20:33

entao o cara teria um campo pra justificar o ato. no caso de alteracoes, teria de um lado os dados atuais. de outro os mesmos dados, mas alteraveis, e o campo pra justificar. em inclusao a mesma coisa
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