Expansão do Maparadar

Críticas e Sugestões para melhorar o MapaRadar
EvertonRocha
Novato
Novato
Mensagens: 44
Registrado em: 24 Jan 2011, 19:18

Expansão do Maparadar

Mensagem por EvertonRocha »

Senhores,

Sou novato no Maparadar, apesar de já lidar com GPSs há algum tempo. Inclusive fui responsável pelo mapa de Goiás no Tracksource desde o começo do projeto até que eu me mudasse do Estado, e já concluí que este modelo, com colaboração dos usuários, funciona, e funciona bem. O Maparadar está muito bom, e, com certeza, na medida que o GPS for se popularizando, mais pessoas vão usar dos serviços do site e vão colaborar com a base de dados. O projeto leva uma vantagem sobre o Tracksource pq atende um número bem maior de marcas de GPS. Infelizmente quando o Tracksource foi criado, quem dominava o mercado era a Garmin, e seus mapas são proprietários. Alguns gênios, como o criador do Mapdekode tiveram que quebrar a cabeça pra destrinchar os mapas. Felizmente o Maparadar não precisa enfrentar este problema, e, provavelmente, sua base de dados vai poder ser usada por quase todos. Mesmo algo dinâmico como uma base de radares se mantém atualizada no site, e, nas poucas vezes que colaborei, os dados foram inseridos, no máximo, em umas poucas horas depois de postados. Os moderadores estão de parabéns. Mas acho um desperdício que esta estrutura fique restrita aos radares. Pesquisei hoje mesmo uma base de POIs para GPS, e não achei NADA bom. Em alguns casos há uma colcha de retalhos, ou a fusão das bases dos principais vendedores de mapas (Teleatlas e Navtek), mas além de terem muitos erros, estas fusões deixam muitos dados duplicados, enchendo a memória do GPS. A minha sugestão é que os responsáveis pelo site pensem na possibilidade de expandir o Maparadar para que, além de radares, contenham outros tipos de POI's, e permita, na exportação, que o usuário escolha quais dados tem interesse. Por exemplo, poderiam começar com uma categoria bem restrita mesmo, como pedágios, (pare