Brasil Rodoviário
Enviado: 16 Ago 2012, 19:45
Incrível saber que o Brasil tem uma das maiores malhas rodoviárias do mundo, mas a maioria esmagadora das estradas não são pavimentadas! Estima-se em apenas 13% pavimentadas.
E pior, o transporte rodoviário:
- Tem alto custo de manutenção.
- Tem estradas em má conservação.
- É muito poluente, com forte impacto ambiental.
- Tem a segurança no transporte comprometida devido à existência de roubos de cargas.
- Tem velocidade moderada.
- Tem custos que se tornam altos para grandes distâncias.
- Tem baixa capacidade de carga, com limitação de volume e peso.
A malha rodoviária brasileira possui em torno de 1,6 milhão de quilômetros de extensão (de estradas pavimentadas e não pavimentadas), com uma densidade de 0,2 km/km2 de área do País. Mais da metade das estradas se localiza nas regiões Sul e Sudeste, as quais concentram 73% do Produto Interno Bruto nacional. Cerca de 80% das rodovias estão sob jurisdição municipal (1,3 milhão de quilômetros), com o restante sendo responsabilidade do Governo Federal e dos Estados – 76 mil km e 220 mil km, respectivamente. Apesar de ter uma das malhas rodoviárias mais extensas do mundo, o Brasil ainda está muito aquém das principais economias do globo, com apenas 13% das rodovias pavimentadas. Em contrapartida, os Estados Unidos, país com características territoriais semelhantes, são cortados por 4,37 milhões de km de rodovias pavimentadas, malha 20 vezes maior do que a brasileira (214 mil km). Já a Índia, mesmo tendo um terço do território brasileiro, possui uma malha rodoviária pavimentada sete vezes maior do que a do Brasil. Asfalto de má qualidade, falhas de construção, falta de conservação e o excesso de peso dos caminhões são alguns dos fatores que afetam as condições das rodovias nacionais.
O Ministério dos Transportes disponibiliza um mapa que reflete(?) as condições das rodovias, classificando-as em Boas, Atenção e Cuidado. Esse mapa pode ser acessado através da URL: http://www2.transportes.gov.br/bit/02-r ... -rodo.html
Fontes:
Cenário da Infraestrutura Rodoviária no Brasil - ILOS
Ministério dos Transportes
E pior, o transporte rodoviário:
- Tem alto custo de manutenção.
- Tem estradas em má conservação.
- É muito poluente, com forte impacto ambiental.
- Tem a segurança no transporte comprometida devido à existência de roubos de cargas.
- Tem velocidade moderada.
- Tem custos que se tornam altos para grandes distâncias.
- Tem baixa capacidade de carga, com limitação de volume e peso.
A malha rodoviária brasileira possui em torno de 1,6 milhão de quilômetros de extensão (de estradas pavimentadas e não pavimentadas), com uma densidade de 0,2 km/km2 de área do País. Mais da metade das estradas se localiza nas regiões Sul e Sudeste, as quais concentram 73% do Produto Interno Bruto nacional. Cerca de 80% das rodovias estão sob jurisdição municipal (1,3 milhão de quilômetros), com o restante sendo responsabilidade do Governo Federal e dos Estados – 76 mil km e 220 mil km, respectivamente. Apesar de ter uma das malhas rodoviárias mais extensas do mundo, o Brasil ainda está muito aquém das principais economias do globo, com apenas 13% das rodovias pavimentadas. Em contrapartida, os Estados Unidos, país com características territoriais semelhantes, são cortados por 4,37 milhões de km de rodovias pavimentadas, malha 20 vezes maior do que a brasileira (214 mil km). Já a Índia, mesmo tendo um terço do território brasileiro, possui uma malha rodoviária pavimentada sete vezes maior do que a do Brasil. Asfalto de má qualidade, falhas de construção, falta de conservação e o excesso de peso dos caminhões são alguns dos fatores que afetam as condições das rodovias nacionais.
O Ministério dos Transportes disponibiliza um mapa que reflete(?) as condições das rodovias, classificando-as em Boas, Atenção e Cuidado. Esse mapa pode ser acessado através da URL: http://www2.transportes.gov.br/bit/02-r ... -rodo.html
Fontes:
Cenário da Infraestrutura Rodoviária no Brasil - ILOS
Ministério dos Transportes