Dicas para Economizar Combustível

Ambiente de descontração. Assuntos não relacionados a GPS.
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jefersonba
Quadro de Honra
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Registrado em: 15 Dez 2010, 13:57
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24 Ago 2012, 16:59

1Não aqueça o motor com o veículo parado.
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Isso só era necessário na época do carburador, em que os carros precisavam ser aquecidos para não engasgar na esquina. Hoje, a injeção eletrônica toma conta para que isso não aconteça. Quando você deixa o carro “esquentando” parado, o motor demora mais para chegar à temperatura ideal. Logo, a emissão de poluentes e o consumo de combustível são maiores. O melhor é partir levemente, evitando regimes de rotação elevados.
2Evite acelerações quando o carro estiver parado.
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Aquela história de dar uma cutucada no acelerador antes de virar a chave é coisa para lá de velha. Isso é uma prática inventada por motoristas que amam ouvir o último ronco do propulsor. Hábito fora de moda... Só ajuda a aumentar o consumo, sem benefícios para o motor.
3Não tenha preguiça de trocar a marcha.
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Aquelas tiazinhas que andam em segunda marcha durante 50 km, assim como aqueles meninões que esticam o motor até o talo, estão errados. A troca da velocidade influencia muito no consumo. Andar em quinta marcha em uma subida muito íngreme aumenta a emissão de poluentes, desgasta mais o motor e fere a média de consumo. O ideal é efetuar as trocas no tempo certo. Se houver dúvidas, cada automóvel faz a indicação da mudança correta de acordo com a velocidade no manual do proprietário.
4Se não precisar, não corra.
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O consumo do combustível aumenta proporcionalmente em relação à velocidade que o veículo desenvolve. Em uma retomada de 90 km/h a 120 km/h o incremento de consumo é de aproximadamente 30%.
5Não tenha medo das ladeiras.
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Tem gente que, quando vê uma subida, até freia antes, de tanto medo. O correto é acelerar antes, para que o carro não perca o ritmo no meio do caminho. Ter de pisar fundo durante a subida para o embalo não acabar é mortal para o tanque.
6Não tenha medo das descidas.
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Aquela história de ponto-morto na descida, a popular “banguela”, já virou lenda urbana. Por favor, isso era coisa da época do carburador... Com o sistema de injeção eletrônica, a forma ideal é manter o automóvel engrenado. Nessa situação, sem carga no acelerador, não há injeção de combustível. No ponto-morto, a injeção continua a funcionar. Além de ser mais econômica, essa maneira é a mais segura.
7Não viaje com o vidro aberto.
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A resistência do ar é maior quando as janelas do automóvel estão abertas. Isso faz com que o carro exerça uma força maior para se deslocar. O ideal é deixar uma fresta aberta ou utilizar os recursos de ventilação do modelo.
8A corrente elétrica também gasta mais petróleo.
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Utilize os dispositivos somente pelo tempo necessário. A exigência dos componentes pede maior consumo de combustível para recarregar a bateria.
9Não rode com excesso de carga.
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Todo automóvel indica a sua capacidade máxima de carga. Qualquer volume desnecessário pode fazer com que o automóvel beba mais. Tem pessoas que fazem do porta-malas uma extensão do guarda-roupa. Cerca de 50 kg já fazem a diferença na bomba.
10Evite acessórios que podem custar caro.
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Evite todos os apetrechos, pois eles pesam mais e interferem na maioria das vezes negativamente na aerodinâmica. Se não for utilizar o bagageiro, deixe-o em casa. O seu consumo vai melhorar.
Fonte: WebMotors
...::: JefersonBA :::...
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Magno Lima - MLima
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03 Abr 2013, 21:49

Que legal, Jeferson.
Sinceramente? Conhecia quase tudo dessas dicas, mas "Não tenha medo das descidas", nao sei pq cargas dagua nunca havia lido em lugar algum e, eu ainda pratica(va) a banguela de vez em quando. Ja era! :mrgreen:
Valeu
malgsystem
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Localização: BRASIL - SP - Guarulhos

30 Jun 2013, 14:39

Sem contar que a famosa "banguela" é muito perigosa, já que se você tiver um problema com os freios durante sua descida, o fato de o carro estar engatado isso ajuda a segurar um pouco o carro. Além do consumo de combustível, descer com o veículo engatado ajuda a economizar pastilha, disco e tambor de freio, já que, você precisará pisar no pedal de freio utilizando menos força.
apfp
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17 Jul 2013, 00:05

deixar fresta do vidro aberto é pra louco, o vento entrando só faz barulho e nao serve pra nada, o melhor é ligar o AC ou, caso nao tenha, apenas o vento...

a maioria dos motoristas profissionais q tem perda auditiva, tem ela do lado esquerdo, tudo por andar com o vidro aberto, o barulho e a pressão do vento causa isso, então, nada de vidros abertos, além de economizar combustível, nao fica surdo.
Aliraza852
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Registrado em: 20 Out 2014, 06:51
Localização: aaaaaaaaaaaaaaaa

20 Out 2014, 06:56

Colegas do site!

Gostaria de deixar o link e o relato do Sr. Roberto Paim - qualquer semelhança não é coincidência, pois é meu tio - o qual descreve sobre o acidente do filho no dia 28/07.
Este link leva a reportagem publicada no jornal Zero Hora no estado do RS no dia 11/08.
ali
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