Página 1 de 1

Dicas para Economizar Combustível

Enviado: 24 Ago 2012, 16:59
por jefersonba
1Não aqueça o motor com o veículo parado.
Spoiler!
Isso só era necessário na época do carburador, em que os carros precisavam ser aquecidos para não engasgar na esquina. Hoje, a injeção eletrônica toma conta para que isso não aconteça. Quando você deixa o carro “esquentando” parado, o motor demora mais para chegar à temperatura ideal. Logo, a emissão de poluentes e o consumo de combustível são maiores. O melhor é partir levemente, evitando regimes de rotação elevados.
2Evite acelerações quando o carro estiver parado.
Spoiler!
Aquela história de dar uma cutucada no acelerador antes de virar a chave é coisa para lá de velha. Isso é uma prática inventada por motoristas que amam ouvir o último ronco do propulsor. Hábito fora de moda... Só ajuda a aumentar o consumo, sem benefícios para o motor.
3Não tenha preguiça de trocar a marcha.
Spoiler!
Aquelas tiazinhas que andam em segunda marcha durante 50 km, assim como aqueles meninões que esticam o motor até o talo, estão errados. A troca da velocidade influencia muito no consumo. Andar em quinta marcha em uma subida muito íngreme aumenta a emissão de poluentes, desgasta mais o motor e fere a média de consumo. O ideal é efetuar as trocas no tempo certo. Se houver dúvidas, cada automóvel faz a indicação da mudança correta de acordo com a velocidade no manual do proprietário.
4Se não precisar, não corra.
Spoiler!
O consumo do combustível aumenta proporcionalmente em relação à velocidade que o veículo desenvolve. Em uma retomada de 90 km/h a 120 km/h o incremento de consumo é de aproximadamente 30%.
5Não tenha medo das ladeiras.
Spoiler!
Tem gente que, quando vê uma subida, até freia antes, de tanto medo. O correto é acelerar antes, para que o carro não perca o ritmo no meio do caminho. Ter de pisar fundo durante a subida para o embalo não acabar é mortal para o tanque.
6Não tenha medo das descidas.
Spoiler!
Aquela história de ponto-morto na descida, a popular “banguela”, já virou lenda urbana. Por favor, isso era coisa da época do carburador... Com o sistema de injeção eletrônica, a forma ideal é manter o automóvel engrenado. Nessa situação, sem carga no acelerador, não há injeção de combustível. No ponto-morto, a injeção continua a funcionar. Além de ser mais econômica, essa maneira é a mais segura.
7Não viaje com o vidro aberto.
Spoiler!
A resistência do ar é maior quando as janelas do automóvel estão abertas. Isso faz com que o carro exerça uma força maior para se deslocar. O ideal é deixar uma fresta aberta ou utilizar os recursos de ventilação do modelo.
8A corrente elétrica também gasta mais petróleo.
Spoiler!
Utilize os dispositivos somente pelo tempo necessário. A exigência dos componentes pede maior consumo de combustível para recarregar a bateria.
9Não rode com excesso de carga.
Spoiler!
Todo automóvel indica a sua capacidade máxima de carga. Qualquer volume desnecessário pode fazer com que o automóvel beba mais. Tem pessoas que fazem do porta-malas uma extensão do guarda-roupa. Cerca de 50 kg já fazem a diferença na bomba.
10Evite acessórios que podem custar caro.
Spoiler!
Evite todos os apetrechos, pois eles pesam mais e interferem na maioria das vezes negativamente na aerodinâmica. Se não for utilizar o bagageiro, deixe-o em casa. O seu consumo vai melhorar.
Fonte: WebMotors

Re: Dicas para Economizar Combustível

Enviado: 03 Abr 2013, 21:49
por Magno Lima - MLima
Que legal, Jeferson.
Sinceramente? Conhecia quase tudo dessas dicas, mas "Não tenha medo das descidas", nao sei pq cargas dagua nunca havia lido em lugar algum e, eu ainda pratica(va) a banguela de vez em quando. Ja era! :mrgreen:
Valeu

Re: Dicas para Economizar Combustível

Enviado: 30 Jun 2013, 14:39
por malgsystem
Sem contar que a famosa "banguela" é muito perigosa, já que se você tiver um problema com os freios durante sua descida, o fato de o carro estar engatado isso ajuda a segurar um pouco o carro. Além do consumo de combustível, descer com o veículo engatado ajuda a economizar pastilha, disco e tambor de freio, já que, você precisará pisar no pedal de freio utilizando menos força.

Re: Dicas para Economizar Combustível

Enviado: 17 Jul 2013, 00:05
por apfp
deixar fresta do vidro aberto é pra louco, o vento entrando só faz barulho e nao serve pra nada, o melhor é ligar o AC ou, caso nao tenha, apenas o vento...

a maioria dos motoristas profissionais q tem perda auditiva, tem ela do lado esquerdo, tudo por andar com o vidro aberto, o barulho e a pressão do vento causa isso, então, nada de vidros abertos, além de economizar combustível, nao fica surdo.

Re: Dicas para Economizar Combustível

Enviado: 20 Out 2014, 07:56
por Aliraza852
Colegas do site!

Gostaria de deixar o link e o relato do Sr. Roberto Paim - qualquer semelhança não é coincidência, pois é meu tio - o qual descreve sobre o acidente do filho no dia 28/07.
Este link leva a reportagem publicada no jornal Zero Hora no estado do RS no dia 11/08.