Sugestão de GPS

Ambiente de descontração. Assuntos não relacionados a GPS.
FidelisAssis
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 504
Registrado em: 23 Jul 2012, 13:14
Localização: Niterói - RJ
Contato:

Sugestão de GPS

Mensagem por FidelisAssis »

Amigos,

Meu GPS travou (um Multilaser) e estou pensando em comprar um novo. Vi um modelo interessante, X3 WF-95 (ou X3 WF-99), anunciado na Asiaeletro:

http://www.asiaeletro.com.br/ecommerce_ ... o-Memoria-

Alguém conhece essa loja e o modelo e para dar alguma referência?

Obrigado,
-- Fidelis
Avatar do usuário
anor
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 9860
Registrado em: 31 Mai 2012, 17:40
Localização: Santa Catarina

Re: Sugestão de GPS

Mensagem por anor »

Bom....processador 533 e memória 128 é top...Hje acho q melhor q isso não tem, e ainda tem wifi....
o meu ainda é 460Mhz. e este ai, o bom dele q ele deve suportar um cartão até de 32GB, da pra fazer algum bkp nele...rsrs
FidelisAssis
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 504
Registrado em: 23 Jul 2012, 13:14
Localização: Niterói - RJ
Contato:

Re: Sugestão de GPS

Mensagem por FidelisAssis »

Sim, e ainda tem bluetooth que permite interação com o celular, troca de arquivos, fazer e receber chamadas através dele.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Sugestão de GPS

Mensagem por Marcio »

ihhhh, :o :o :o
começou a comentar sobre "alegorias e adereços" que particularmente não gosto em gps porque foge um pouco da atividade fim dele.
:P
FidelisAssis
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 504
Registrado em: 23 Jul 2012, 13:14
Localização: Niterói - RJ
Contato:

Re: Sugestão de GPS

Mensagem por FidelisAssis »

Não sou radical, acho algumas dessas facilidades bem interessantes, wifi e bluetooth :). Por exemplo li que informação de tráfego pode ser recebida também via bluetooth.
Avatar do usuário
anor
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 9860
Registrado em: 31 Mai 2012, 17:40
Localização: Santa Catarina

Re: Sugestão de GPS

Mensagem por anor »

...é, li uma vez que certo cara..foi passar o fim de semana la pras bandas do Espririto Santo, foi 5 GPS no carro ligados, e a madame do lado...Tadinho do ouvido dela.... :lol: :lol:
FidelisAssis
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 504
Registrado em: 23 Jul 2012, 13:14
Localização: Niterói - RJ
Contato:

Re: Sugestão de GPS

Mensagem por FidelisAssis »

Haha... já pensou 6 mulheres falando ao mesmo tempo :lol:
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Sugestão de GPS

Mensagem por Marcio »

...é, li uma vez que certo cara..foi passar o fim de semana la pras bandas do Espririto Santo, foi 5 GPS no carro ligados, e a madame do lado...Tadinho do ouvido dela.... :lol: :lol:
Pois é... o que a busca pelo conhecimento não nos obriga a fazer. :mrgreen: :mrgreen:

Nunca usei o bluetooth do gps antes e tampouco agora que meu carro o tem internamente. para ser verdadeiro useu uma unica vez para teste e não gostei porque dava muito trabalho em colocar o gps pareado com o FM saindo seu som nos falantes do carro. O som do GPS para se comunicar pelo bluetooth era baixo.

Quanto a informação de tráfego lembro que apesar de já existir no Brasil essa não está ainda totalmente operacional e talvez quando estiver os atuais modelos de gps já estarão ultrapassados.
Avatar do usuário
FHBGPS
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3172
Registrado em: 30 Mai 2011, 09:01
Localização: BH-MG

Re: Sugestão de GPS

Mensagem por FHBGPS »

Fidelis,

Eu optaria por um Garmin, por ser uma excelente marca de GPS e principalmente pelos mapas mensais e gratuitos do projeto Tracksource.

Com relação ao Bluetooth. Utilizo para conversar em viva voz uma ligação de celular. Toda a agenda e históricos de chamadas são "transferidas" para o GPS, e assim ligo e recebo as ligações tranquilamente. O modelo que utilizo tem som de ótima qualidade, devido aos dois alto-falantes, um na base e o outro no GPS.

No mais, outras "alegorias e adereços", como diz o Márcio, a meu ver são desnecessárias.

Abraço,
Imagem
FHBGPS
Garmin Nüvi 3760
FidelisAssis
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 504
Registrado em: 23 Jul 2012, 13:14
Localização: Niterói - RJ
Contato:

Re: Sugestão de GPS

Mensagem por FidelisAssis »

FHBGPS,

Obrigado pela dica, escuto sempre falar muito bem do Garmin e esses mapas gratuitos são um forte incentivo. Mas e o problema dos múltiplos alertas por não usar direção, isso não incomoda muito?

O problema é que gostei daquele modelo X3... acho que vou esperar até o meu xing ling voltar do conserto (está em garantia) e de repente ficar com ele para iGO-Primo e comprar um Garmin. Alguma sugestão de modelo Garmin, algum que rode em Windows CE 6.0? Se houver deve dar para instalar um iGO-Primo nele também.
Avatar do usuário
anor
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 9860
Registrado em: 31 Mai 2012, 17:40
Localização: Santa Catarina

Re: Sugestão de GPS

Mensagem por anor »

Garmin pra win CE só o XT, acho...tenho um mas com 64MB desisti.. E como o Márcio é o pai do Garmin, pode explicar...o Nativo mesmo só em Linux...
Este XT que tem por ai ( que roda em win), é mais pro pessoal contentar os olhos... :P
FidelisAssis
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 504
Registrado em: 23 Jul 2012, 13:14
Localização: Niterói - RJ
Contato:

Re: Sugestão de GPS

Mensagem por FidelisAssis »

Opa, o Garmin roda em Linux? Já gostei :)
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Sugestão de GPS

Mensagem por Marcio »

Garmin e TomTom rodam em Linux. O garmin Mobile XT roda em WinCE, mas é uma porcaria de navegador.

A grande vantagem do garmin é do uso dos mapas gratuitos Tracksource. Não que sejam os melhores, mas são os unicos que se preocupam em desenhar trilhas, o que os outros dois não.

Se grava um tracklog de uma trilha basta encaminhar para o desenvolvedor do municipio que ele insere no mapa de forma muito rápida.
Avatar do usuário
jatinhaoutro
Administrador
Administrador
Mensagens: 6725
Registrado em: 25 Ago 2010, 20:36

Re: Sugestão de GPS

Mensagem por jatinhaoutro »

A desvantagem do Garmim é não ter direcionamento e apitar feito guarda municipal!
O que é mais importante?
Voto pelos mapas atualizados. Melhor avisar a mais que a menos.
Sabe-se la quando o Igo vai ter mapa com o novo viaduto de Madureira!
O Tracksource ja tem ne?
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Sugestão de GPS

Mensagem por Marcio »

A desvantagem do Garmim é não ter direcionamento e apitar feito guarda municipal!
Concordo que é uma desvantagem não ter direcionamento, mas discordo do apitar feito guarda municipal. :lol:
Empregando a tecnica de tratamento de ponto para ele minimiza em muito a deficiencia de não reconhecer direcionamento. Esse é o trabalho que fazemos para a base do GPSINFO.

O tracksource já tem o viaduto de Madureira e o mais importante que é a NOVA TRANSOESTE, com o Tunel da Grota Funda.
Nenhum outro mapa para GPS tem isso e daí a grande vantagem do uso do garmin.
FidelisAssis
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 504
Registrado em: 23 Jul 2012, 13:14
Localização: Niterói - RJ
Contato:

Re: Sugestão de GPS

Mensagem por FidelisAssis »

Marcio escreveu:
Empregando a tecnica de tratamento de ponto para ele minimiza em muito a deficiencia de não reconhecer direcionamento. Esse é o trabalho que fazemos para a base do GPSINFO.
Meu foco atual tem sido o iGO-Primo, mas isso que você disse é interessante. Como comentei com você, talvez a gente possa automatizar esse tratamento focando numa otimização especial para Garmin.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Sugestão de GPS

Mensagem por Marcio »

Me ajudaria muito porque esse trabalho de tratamento faço manualmente, ponto por ponto.

Isso me consome muitas horas do dia entretanto confesso que não vislumbro uma forma de automatização desse trabalho porque ele requer não só afastamento de ponto em mais de 30m da pista que não deve ativar o alerta. Ele, por vezes, requer analise dos 3 mapas disponiveis para garmin e o posicionamento do ponto em mais de 30m da média dos alinhamentos das vias desenhadas nesses mapas. Geralmente não coincidem e sabemos que qualquer ponto de alerta tem como referencia a via desenhada no mapa empregado no GPS.

Infelizmente cada mapa tem um determinado alinhamento da via e se posicionarmos o ponto em 30m de uma via em determinado mapa geralmente o estamos posicionando em valor diferente da mesma via desenhada em outro mapa.

Isso de produção de mapa está uma lambança geral. Vias de pista dupla são desenhadas por vezes como pista unica em determinados mapas. Rotatórias são poucos que desenham como tal e por aí vai...
Desenvolvedor lambão e preguiçoso geralmente faz isso.

Se usassemos o Earth para o posicionamento talvez fosse mais facil aplicar alguma automatização.
FidelisAssis
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 504
Registrado em: 23 Jul 2012, 13:14
Localização: Niterói - RJ
Contato:

Re: Sugestão de GPS

Mensagem por FidelisAssis »

Bom, estamos saindo um pouco do tópico... mas com todos esses detalhes é difícil. Pensei em algo mais simples, um afastamento lateral seguro do PA, entre 25 e 30m, à direita de quem vai. A nova posição seria calculada com base na posição e direção cadastradas. Naturalmente, o resultado final vai depender de cadastros precisos desses dados: direção correta e posição no eixo.

Por isso que andei enchendo o saco de alguns com cadastros precisos. Automação depende fundamentalmente disso.

-- Fidelis
Responder

Voltar para “Bar dos Amigos”