O mundo segundo a Monsanto

Ambiente de descontração. Assuntos não relacionados a GPS.
Avatar do usuário
jefersonba
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2911
Registrado em: 15 Dez 2010, 14:57
Localização: RS

O mundo segundo a Monsanto

Mensagem por jefersonba »

A Monsanto produz 90% dos transgênicos plantados no mundo e é líder no mercado de sementes. Tal hegemonia coloca a multinacional norte-americana no centro do debate sobre os benefícios e os riscos do uso de grãos geneticamente modificados. Para os defensores da manipulação dos genes, a Monsanto representa o futuro promissor da "revolução verde". Para ecologistas e movimentos sociais ligados a pequenos agricultores, a empresa é a encarnação do mal.

Esse último grupo acaba de ganhar um reforço a seus argumentos. Resultados de um trabalho de investigação da jornalista francesa Marie-Monique Robin, o livro Le Monde Selon Monsanto (O Mundo Segundo a Monsanto) e o documentário homônimo são um libelo contra os produtos e o lobby da multinacional.

Marie-Monique baseou seu filme - e livro - na empresa com sede em Saint-Louis (Missouri, EUA), que, em mais de um século de existência, foi fabricante do PCB (piraleno), o agente laranja usado como herbicida na guerra do Vietnã, e de hormônios de aumento da produção de leite proibidos na Europa. O documentário destaca os perigos do crescimento exponencial das plantações de transgênicos, que, em 2007, cobriam 100 milhões de hectares, com propriedades genéticas patenteadas em 90% pela Monsanto.

A pesquisa durou 3 anos e a levou aos Estados Unidos e a países como Brasil, Índia, Paraguai e México, comparando as virtudes proclamadas dos OGM com a realidade de camponeses mergulhados pelas dívidas com a multinacional, de moradores das imediações das plantações a pessoas que sofrem com problemas de saúde ou de variedades originais de grãos ameaçadas pelas espécies transgênicas.

No youtube:

Parte 1/11
http://www.youtube.com/watch?v=DFJVlUvD1_Y

Parte 2/11
http://www.youtube.com/watch?v=9CUVuN6wvqg

Parte 3/11
http://www.youtube.com/watch?v=JFXkTaf4xKs

Parte 4/11
http://www.youtube.com/watch?v=4xHFl2GDSxk

Parte 5/11
http://www.youtube.com/watch?v=6idBC9gY4BI

Parte 6/11
http://www.youtube.com/watch?v=SR0Y91Ggw08

Parte 7/11
http://www.youtube.com/watch?v=LUaUlVbkGX8

Parte 8/11
http://www.youtube.com/watch?v=-b7nOqMcRr4

Parte 9/11
http://www.youtube.com/watch?v=KsrEa0CdP2o

Parte 10/11
http://www.youtube.com/watch?v=ii1m_xCRMaI

Parte 11/11
http://www.youtube.com/watch?v=ii1m_xCRMaI


Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2 ... 01215.jhtm
...::: JefersonBA :::...
Responder

Voltar para “Bar dos Amigos”