Alertas personalizados - Arquivos (BMP/WAV)

Avatar do usuário
Roberto Holanda
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1877
Registrado em: 25 Ago 2010, 08:56

Alertas personalizados - Arquivos (BMP/WAV)

Mensagem por Roberto Holanda »

Companheiros,

É de muita serventia o alerta falado que o Garmin dar antes de um radar, só que já estou mim acostumando com o que baixamos na opção Exportar estrutura de arquivos (BMP/WAV) e pensei em bolar uns alertas novos e mandar gravá-los, antes disso quero saber os segundos/tamanho máximo do arquivo que é aceito e reproduzido pelo GPS?

Seria mais ou menos assim:

De > Para
Polícia Rodoviária > Cuidado!... Olha os homi.
Imagem
Roberto Holanda.
Garmin Nüvi 255w e 610.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Alertas personalizados - Arquivos (BMP/WAV)

Mensagem por Marcio »

Roberto,
não existe limitação de tamanho de arquivo wav reproduzido pelo GPS no som de alerta, porém quanto maior for a fala e, consequentemente, o tamanho do arquivo, o limitado processador do GPS é penalisado e ocupado na reprodução.

O sistema do Garmin prioriza a fala de manobra e quando junta com a do alerta deixa a do alerta em "stand by". Isso por si só recomenda que a fala do alerta seja curta.

Formato do áudio: WAV, 32 bits, 22 kHz, stereo com áudio da Raquel (SAPI 5). Pode ser MONO (requer menor tamanho do arquivo).
Avatar do usuário
Roberto Holanda
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1877
Registrado em: 25 Ago 2010, 08:56

Re: Alertas personalizados - Arquivos (BMP/WAV)

Mensagem por Roberto Holanda »

Teria algum membro metido(rs) ou que seja locutor que possa gravar uns alertas engraçados/interessantes sem nenhum custo para quem queira baixá-los na internet(mediafire etc) e assim dar uma variada nos alertas de nossos GPS?
Imagem
Roberto Holanda.
Garmin Nüvi 255w e 610.
Avatar do usuário
mreis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3736
Registrado em: 13 Jan 2011, 01:52

Re: Alertas personalizados - Arquivos (BMP/WAV)

Mensagem por mreis »

Roberto Holanda

Não conheço o Garmim, mas para iGO o aviso pode ser feito com o programa Loquendo onde se digita o que quer que seja falado e pode ser colocado na pasta audio.

Veja exemplo no anexo.
Anexos
omi.rar
omi.rar (86.86 KiB) Exibido 511 vezes
Avatar do usuário
Roberto Holanda
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1877
Registrado em: 25 Ago 2010, 08:56

Re: Alertas personalizados - Arquivos (BMP/WAV)

Mensagem por Roberto Holanda »

mreis,

Sua dica foi ótima!
No site do Loquendo na barra de ferramentas, clicando em: Demo Center/Interactive TTS Demo pode-se fazer lá vários Downloads de avisos com opções para até três tipos de vozes(Felipe,Gabriela e Fernanda) com isso, dar pra fazer rápido e sem nenhum custo, caso seja necessário depois, algum membro pode gravar com sua voz alguns alertas diferentes.

Farei uns alertas, testarei e disponibilizarei aqui no tópico.


Obrigado!
Imagem
Roberto Holanda.
Garmin Nüvi 255w e 610.
Avatar do usuário
mreis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3736
Registrado em: 13 Jan 2011, 01:52

Re: Alertas personalizados - Arquivos (BMP/WAV)

Mensagem por mreis »

Roberto

O unico incoveniente do demo da Loquendo é uma musica de fundo que fica na gravação.

ESqueci de citar acima que estes arquivos de alerta de audio é válido para iGO8 e AMIGO, no PRIMO é só digitar como o locutor(a) vai falar o aviso no sys.txt em:

exemplo:

[speedycam_category.O]
activated_speech="atenção Mreis, aproxima-se um radar fixo a frente"
Avatar do usuário
Roberto Holanda
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1877
Registrado em: 25 Ago 2010, 08:56

Re: Alertas personalizados - Arquivos (BMP/WAV)

Mensagem por Roberto Holanda »

mreis,

Ouvi que ficou realmente uns toques de fundo, que até agora não mim chatearam, ficarei imaginando que isso foi um implemento pra deixar melhor, kkk.

Fiz uns avisos novos, já estar no GPS pra teste:
Pedágio! Cadê o dinheiro?

Eita Macho! Olhas os homens.

Frei! Pardal 30, Frei! Pardal 40, Frei! Pardal 50, Frei! Pardal 60, Frei! Pardal 70,
Frei! Pardal 80, Frei! Pardal 90, Frei! Pardal 100, Frei! Pardal 110, Frei! Pardal 120

Radar Móvel 30. Escondido!, Radar Móvel 40. Escondido!, Radar Móvel 50. Escondido!,
Radar Móvel 60. Escondido!, Radar Móvel 70. Escondido!, Radar Móvel 80. Escondido!
Radar Móvel 90. Escondido!, Radar Móvel 100. Escondido!, Radar Móvel 110. Escondido!
Radar Móvel 120. Escondido!

Não avance o semáfaro! Ele te multará.
Semáfaro 30. Não avance ou fure!, Semáfaro 40. Não avance ou fure!, Semáfaro 50. Não avance ou fure!
Semáfaro 60. Não avance ou fure!, Semáfaro 70. Não avance ou fure!, Semáfaro 80. Não avance ou fure!


Imagem
... Download ...
Imagem
Roberto Holanda.
Garmin Nüvi 255w e 610.
Avatar do usuário
Roberto Holanda
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1877
Registrado em: 25 Ago 2010, 08:56

Re: Alertas personalizados - Arquivos (BMP/WAV)

Mensagem por Roberto Holanda »

Atualizei no PC(C:\Maparadar) a pasta Data(Padrão) pela pasta Data(personalizada), depois baixei os radares no site maparadar.com e substitui tudo no PC(C:\Maparadar), depois disso usei o POI Loader pra atualizar os radares no GPS pensando eu que os sons seriam também atualizados, mas após um teste de rua vi que só a pasta POI é que foi alterada, a pasta Data que contém os sons deve ser alterada manualmente dentro do GPS(Garmin\Data).
Imagem
Roberto Holanda.
Garmin Nüvi 255w e 610.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Alertas personalizados - Arquivos (BMP/WAV)

Mensagem por Marcio »

Roberto,
não disse voce se está compilando para carregamento no SD card ou na memoria interna, mas lembro que antes de compilar e carregar deve esvaziar a pasta POI do cartão e da memoria.
Avatar do usuário
Roberto Holanda
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1877
Registrado em: 25 Ago 2010, 08:56

Re: Alertas personalizados - Arquivos (BMP/WAV)

Mensagem por Roberto Holanda »

Na ânsia de testar, nem lembrei desse pequeno, porém importante detalhe, rs.

Obrigado!
Imagem
Roberto Holanda.
Garmin Nüvi 255w e 610.
Avatar do usuário
Roberto Holanda
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1877
Registrado em: 25 Ago 2010, 08:56

Re: Alertas personalizados - Arquivos (BMP/WAV)

Mensagem por Roberto Holanda »

No teste de rua os avisos funcionaram conforme o esperado!
Agora é a fase de melhoramento da voz(sem o som de fundo) e de novos textos para alguns alertas(falas).
Imagem
Roberto Holanda.
Garmin Nüvi 255w e 610.
Avatar do usuário
Roberto Holanda
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1877
Registrado em: 25 Ago 2010, 08:56

Re: Alertas personalizados - Arquivos (BMP/WAV)

Mensagem por Roberto Holanda »

Marcio,

Você sabe o programa que o Israel usa para fazer os alertas sonoros do maparadar?
Imagem
Roberto Holanda.
Garmin Nüvi 255w e 610.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Alertas personalizados - Arquivos (BMP/WAV)

Mensagem por Marcio »

Roberto,
eu que forneci os alertas sonoros de garmin.

Utilizo o programa NaturalReader e o SAPI5 da Raquel.
carlaobarao
Novato
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 19 Dez 2011, 13:55

Re: Alertas personalizados - Arquivos (BMP/WAV)

Mensagem por carlaobarao »

Grande Márcio, Salve, Salve e Salve .....
Primeiramente, gostaria de parabenisá-lo pelo excelente trabalho que você desenvolve aqui. Parabéns mesmo.
Sou leigo no assunto e tudo que sei foi lendo aqui suas explicações. Estou com uma dúvida parecida ao do Colega acima. Recentemente adquiri um Garmin Nuvi 3760 e gostaria de saber se é posivel aumentar o som de alerta dos radares, porque quando estou no carro o som fica muito baixo e as vezes passa batido o radar. Eu li também, que se eu fizer o download dos radares pelo maparadar.com para garmin + wavs e bmp eu consigo uma pasta com todos os arquivos, incluindo o audio. Então tive pensando, se eu editar estas waves de forma a amplificar o som do beep, e gravá-las de mesmo jeito e depois usar o poi loader eu consigo criar um arquivo gpi e instalá-lo no Garmim. Será que fica o som mais alto? Tem outra maneira do som ficar mais alto, sem ter esta trabalheira toda?
Outra coisa, sobre POIs de sentido único, eu queria saber se vcs conseguem liberar os arquivos para eu editar os sons wave amplificado e depois converter com o POI loader. Pq o link que vc forneceu do gps info, com os radares, posto policial e etc..., que foram caprichosamente editados para sentido unico, estão já compilado em formato GPI, então nõa posso editá-los.
É claro isso tudo é teste. Depois eu te falo como ficou......
Muito obrigado por vc me ouvir e peço desculpas se eu fiz um pergunta em um lugar errado.
Obrigado.
Carlão
Avatar do usuário
FHBGPS
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3172
Registrado em: 30 Mai 2011, 09:01
Localização: BH-MG

Re: Alertas personalizados - Arquivos (BMP/WAV)

Mensagem por FHBGPS »

carlaobarao

Também possuo um Garmin 3760 e utilizo o volume em no máximo 40%, pois acima disso já me incomoda.
O 3760 possui dois altos falantes que juntos são muito eficientes. Um no GPS e o outro na base.
Te aconselho a conferir a configuração do som e/ou o funcionamento dos altos falantes.

Abraço,
Imagem
FHBGPS
Garmin Nüvi 3760
carlaobarao
Novato
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 19 Dez 2011, 13:55

Re: Alertas personalizados - Arquivos (BMP/WAV)

Mensagem por carlaobarao »

Então, o volume esta no talo. O problema é com os avisos de radar, pedágios e todos os POIs. Durante a navegação (vire a direita e tal, o som sai alto), o problema são os POIs, mesmo. não sei o que esta acontecendo. Se puder me ajudar. Obrigado. E o Marcio, o que acha?
Avatar do usuário
FHBGPS
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3172
Registrado em: 30 Mai 2011, 09:01
Localização: BH-MG

Re: Alertas personalizados - Arquivos (BMP/WAV)

Mensagem por FHBGPS »

carlaobarao

Entendi o que deseja, mas apenas achei estranho, pois não estou tendo o mesmo problema, e utilizo a mesma base de dados e os mesmo sons do seu aparelho.

Verifique se o volume especifico de navegação está no máximo.

Entre no local onde configura o volume principal do aparelho, clique no desenho de uma "chave de boca" e ajuste o volume da navegação e telefone, caso utilize a função Bluetooth.

Abraço,
Imagem
FHBGPS
Garmin Nüvi 3760
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Alertas personalizados - Arquivos (BMP/WAV)

Mensagem por Marcio »

carlaobarao,
me encontro em viagem e por isso meio OFF, mas no caso do volume os arquivos WAV de alertas disponibilizados no GPSINfo e aqui no maparadar tem o nivel de volume ajustado para o mesmo existente na fala da Raquel para instrução de manobra.

Concordo com o FHBGPS quando cita que algo em seu aparelho está desconfigurado ou com problema. Ele tem aparelho semelhante ao seu.

De qualquer forma se mesmo assim deseja aumentar o nivel do som dos alertas edite os arquivos WAV e com alfgum programa apropriado faça isso.
carlaobarao
Novato
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 19 Dez 2011, 13:55

Re: Alertas personalizados - Arquivos (BMP/WAV)

Mensagem por carlaobarao »

Então Marcio, eu acho que eu já sei o que está acontecendo. Eu dirigo com minha mulher e três crianças dentro do carro + o som do carro ligado, acho que este conjunto faz a voz do GPS ficar baixo.
Mas se possível, eu gostaria de editar os wave para amplificar o som. Vc tem como me fornecer os arquivos? Eu gostaria dos arquivos dos radares de sentido unico lá do GPSINFO. Pois ele estão em gpi e não consigo editá-los. Obrigado. Boas festas. Carlão.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Alertas personalizados - Arquivos (BMP/WAV)

Mensagem por Marcio »

carlaobarao,
tudo pode voce baixar aqui mesmo no maparadar, na função exportar estando assinalado para baixar a estrutura de pastas e arquivos.
Responder

Voltar para “Garmin”