Download de POI's

Engeseiro
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Out 2010, 17:17

Download de POI's

Mensagem por Engeseiro »

Amigos, boa tarde!

Sou novo aqui no Fórum e também inexperiente em GPS.
Tenho um Nokia E72 com o Garmin Mobile XT instalado. Baixei 2 mapas para o Garmin, o Brazil City Navigator e o Tracksource TRC-Brasil. As minhas dúvidas são as seguintes: 1) qual arquivo do Mapa Radar eu baixo, seria o CSV (Garmin, Navman) - Com aviso de distância? Eu preciso usar também o POI Loader da Garmin para transferir o arquivo para o meu aparelho? 2) Como eu tenho 2 mapas instalados na memória do Garmin, esse arquivo de POI's vai ser instalado nos 2 mapas ou tenho que escolher qual mapa eu quero que instale?

Desculpem a ignorância no assunto :oops: e aguardo ajuda.

Obrigado! :mrgreen: :mrgreen:
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Download de POI's

Mensagem por Marcio »

Prezado Engeseiro,

não se acanhe e não se desculpe por tecer perguntas que possam parecer fáceis. Nenhum de nós nasceu sabendo e todos, em algum momento, já fizemos perguntas semelhantes. É dessa forma que se adquire e se transmite o conhecimento.

O sistema Garmin reconhece mapa quando o arquivo dele está no formato IMG. Esse arquivo deve ser inserido dentro da pasta Garmin na estrutura de arquivos do navegador. Entenda que os Pontos de Interesse (POIs) que aparecem na busca são os contidos no mapa e nada tem de relação com POIs de alerta. Os POIs de alerta são aqueles pontos de interesse que o usuário decide ter alertas quando próximo aos mesmos. Geralmente esses não são inseridos no mapa e requerem procedimento a parte para produzi-los.

A Garmin desenvolveu para compilação do arquivo de alerta o programa POI Loader. Para que esse produza o arquivo no formato GPI, reconhecido pelo sistema como aruivo de pontos de alerta, é necessário termos uma matriz onde constam as coordenadas dos pontos que desejamos compilar. Nesse ponto entra a base de dados do MapaRadar fornecendo essa matriz reconhecida pelo POI Loader.

Fornece o MapaRadar arquivos no formato CSV ou GPX. Ambos são reconhecidos pelo POI Loader. O com aviso de distância fica a critério do usuário se desejar compilar os alertas com aviso de distancia pre formatado pelo MapaRadar. Sem esse aviso de distância o sistema automaticamente programara o alerta a uma distancia coerente com a velocidade de sensoriamento do ponto.

O POI Loader também aceita a vinculação de imagens e sons aos alertas, mas isso é outra estória e por essa razão muitos disponibilizam na net arquivos de alertas para Garmin já compilados.

Voltando a compilação usando o POI Loader, ele reconhece o arquivo GPX ou CSV fornecido pelo MapaRadar, compila em formato GPI e transfere automaticamente esse produto final para o GPS ou cartão, dependendo para onde o usuário apontou a transferência.

Na estrutura de pastas e arquivos do navegador o GPI produzido pelo POI Loader se hospedará dentro de uma pasta de nome POI, que por sua vez fica dentro da pasta Garmin.

Esse arquivo de alerta produzido e carregado automaticamente não terá nenhuma relação com o mapa utilizado. Ele independe do mapa e funciona com qualquer mapa habilitado no GPS.
Engeseiro
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Out 2010, 17:17

Re: Download de POI's

Mensagem por Engeseiro »

Fala amigo Márcio!

Obrigado pela ajuda. Segui suas instruções e deu tudo certo! Os POI's de alerta estão funcionando a contento!

Abraços!
Engeseiro
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Out 2010, 17:17

Re: Download de POI's

Mensagem por Engeseiro »

Amigo Márcio,

Outra pergunta: como é feita a atualização dos dados dos POI's de alerta? O MapaRadar informa quando há alguma atualização disponível?

Obrigado! :D :mrgreen:
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Download de POI's

Mensagem por Marcio »

Engeseiro,
o MapaRadar atualiza de forma constante sua base de dados. Ao ser inserida uma colaboração a base é atualziada automaticamente e por isso a atualização depende do momento que faz você o download dos pontos existentes na base.
drmauro007
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Out 2010, 20:41

Re: Download de POI's

Mensagem por drmauro007 »

Desculpe, mas nao estou conseguindo exportar os radares para um Mac. Alguem tem alguma sugestao?
mnoveli
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Ago 2011, 19:21

Re: Download de POI's

Mensagem por mnoveli »

marcio
help aqui
vc usa 3 mapas ou 1 mapa só roteando seu gps garmin ?
pq a pergunta marcio
estava na rua e fiquei macho de raiva com erros no mapa tracksource
tenho instalado 3 mapas autoguia , navteq e tracksource
mas deixei somente 1 habilitado o tracksource
a final qual o melhor mapa na sua opnião e dos outros que vc tem visto no forum ?
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Download de POI's

Mensagem por Marcio »

mnoveli,
nos meus Garmin tenho carregado os 3 mapas do Brasil ( CNSA - Brasil 2012.20 / AutoGuia 2.39 / TRC Brasil 11.08 )

Tendo os 3, para navegação só se deve habilitar um deles por vez, pois na existência de ter mais de um habilitado o sistema não saberá qual utilizar e fornecerá rotas malucas.

Não existe mapa sem erros, existe mapa com menos erros em determinada área ou região.

Deve-se testar os 3 onde mais se navega e deixar habilitado aquele que contem menos erros.

Em SP - Capital costumo utilizar o CNSA - Brasil 2012.20

Em SP - Interior e Litoral prefiro o AutoGuia

No RJ prefiro o TRC Brasil até porque desenvolvi a maioria dos mapas dos municípios dele. :roll:
billfabiano
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 14 Set 2011, 12:58

Re: Download de POI's

Mensagem por billfabiano »

Olá Márcio, tudo bem ?
Peça a gentileza, se possível, de me auxiliar no seguinte:
Instalei o Garmin Mobile XT em um Nokia e63 e está funcionando normalmente.
Ocorre que não consigo criar o arquivo de POI alerta para inserir nele.
Baixei na net o arquivo poi.gpi_wav.exe e, segundo pesquisar, ao descompactar tal arquivo deveria ser criado o arquivo poi.gpi. Entretanto, não é isso que acontece aqui no meu PC. Ao executar e descompactar tal arquivo, são criados vários arquivos (pedagio.gpi, policia rodoviaria.gpi, semaforos.gpi etc) ou seja, o arquivo que uniria todos eles (poi.gpi) não é criado.
Pelo que entendi, o programa POI LOADER deveria unir todos os arquivos e criar o poi.gpi, mas, quando as coisas começar a dar errado, não param mais. Não consigo instalar o POI LOADER, pois ele diz para eu indicar uma pasta com arquivos .gpx.
Não sei se consegui me expressar direito, pois sou leigo no assunto...mas resumindo é isto que está acontecendo...
Será que pode me dar uma luz ou um método mais eficiente para instalar os POIs de alerta no meu garmin mobile xt?
Obrigado pela atenção.
Fabiano
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Download de POI's

Mensagem por Marcio »

billfabiano,
O software de navegação garmin Mobile XT não reconhece TTS e por essa razão os arquivos de alerta nele carregados não terão o alerta em voz. Ele só alertarão em imagem na tela e com um pequeno e baixo ruido de BIP do sistema.

Dentro da pasta garmin tem voce a pasta POI.

Dentro dessa pasta POI pode voce carregar quantos arquivos de alerta desejar desde que eles estejam em formato GPI.

Esse executavel que baixou na NET cria alguns arquivos de alerta GPI. Carregue-os dentro da pasta POI citada.

O POI Loader só compila um unico arquivo por vez e produz um arquivo final de nome poi.gpi que pode ser renomeado para o nome que se desejar desde que se mantenha o formato gpi.
billfabiano
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 14 Set 2011, 12:58

Re: Download de POI's

Mensagem por billfabiano »

Ok Márcio. Muito Obrigado pelas informações...
Carregarei estes arquivos dentro da pasta POI do Garmin mobile...
Qdo testar posto aqui o resultado.
Mais uma vez obrigado.
Fabiano
Responder

Voltar para “Garmin”