Tutorial para alterar distância de alertas do Garmin

Avatar do usuário
CYK
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 3616
Registrado em: 01 Set 2010, 19:05
Residência: Brasil - SP - São Caetano do Sul
Localização: São Caetano do Sul - SP
Contato:

Tutorial para alterar distância de alertas do Garmin

Mensagem por CYK » 22 Out 2015, 19:08

Membros do MapaRadar,

Tenho visto muitos colaboradores questionando sobre a distância dos alertas de dispositivos Garmin. Alguns querem encurtar a distância do alerta enquanto outros querem aumentar. Para acabar de vez com este problema, estou colocando um tutorial abaixo, juntamente com alguns programas, sendo alguns criados por mim, para que cada um tenha seus arquivos ".gpi" personalizados com as distâncias dos alertas. Sem mais delongas, vamos ao tutorial.

Primeiramente, vejo o ótimo tutorial Atualizando os radares do Garmin de nosso administrador Márcio, para se familiarizar com o procedimento de atualização dos alertas para os dispositivos da Garmin;

Baixe os arquivos de alertas no site GPSInfo (".gpi") também de nosso administrador Márcio ou baixe os arquivos para Garmin (".gpx") aqui do MapaRadar mesmo;

NOTA: A diferença é que os arquivos do GPSInfo estão otimizados, onde os alertas foram reposicionados e foram removidos redundâncias de alertas. Desta forma, evita-se repetições de avisos do mesmo alerta.

Utilize o programa GPS Label para converter os arquivos ".gpi" para ".txt" (ou ".gpx" para ".txt");

Para arquivos ".gpi" deixe a configuração como na imagem abaixo:
Imagem1.jpg
Imagem1.jpg (146.63 KiB) Exibido 13802 vezes
Para arquivos ".gpx" deixe a configuração como na imagem abaixo:
Imagem2.jpg
Imagem2.jpg (142.64 KiB) Exibido 13802 vezes
Clique sobre o botão "File name(s)" em "Input" para procurar os arquivos ".gpi" ou ".gpx" que serão convertidos em ".txt". Clique sobre o botão "File name" em "Output" para selecionar a pasta e digitar o nome do arquivo ".txt" de sua escolha.
Clique em "OK" para efetuar a conversão.

Utilize meu programa Formatar GPI Convertido by CYK (senha para descompactar é maparadar) para gerar os arquivos no padrão iGO8 (.txt);
Imagem3.jpg
Imagem3.jpg (71.38 KiB) Exibido 13772 vezes
No campo de "Salvar como:" coloque o caminho e o nome do arquivo ".txt" que será criado. Pode-se clicar sobre o botão "Salvar em" para selecionar a pasta e colocar o nome do arquivo ".txt".

Carregue o arquivo convertido do passo 3º clicando sobre o botão "Carregar TXT". Este arquivo será utilizado para gerar o arquivo ".txt" no padrão do iGO8.

Clique sobre o botão "Formatar" para criar o arquivo ".txt" no padrão iGO8. O arquivo ".txt" será criado e gravado na pasta e com o nome que foi colocado no campo de "Salvar como:".

Se quiser converter outro arquivo, clique sobre o botão "Novo arquivo" e repita o procedimento deste passo 4º.

Utilize meu programa Gerador de GPX by CYK (senha para descompactar é maparadar) para gerar os arquivos ".gpx";

NOTA: É através deste programa que podemos definir as distâncias de todos os alertas (radar fixo, radar móvel, semáforo com câmera, semáforo com radar, polícia rodoviária, pedágio e lombada). A única limitação é que os radares fixos, radares móveis e semáforos com radar, compartilham as mesmas distâncias, ou seja não é possível definir distâncias distintas para cada velocidade destes alertas.
Imagem.jpg
Imagem.jpg (81.44 KiB) Exibido 13802 vezes
Coloque as distância que desejar para as velocidades, semáforo com câmera, policia, pedágio e lombada. Por exemplo para 500 metros, coloque 500.0000000.

No campo de "Salvar como:" coloque o caminho e o nome do arquivo ".gpx" que será criado. Pode-se clicar sobre o botão "Procurar pasta" para selecionar a pasta e colocar o nome do arquivo ".gpx".

Carregue o arquivo convertido para o padrão iGO8 do passo 4º clicando sobre o botão "Carregar TXT". Este arquivo será utilizado para gerar o arquivo ".gpx" personalizado com as distância que foram definidas.

Clique sobre o botão "Criar GPX" para criar o arquivo ".gpx" personalizado. O arquivo ".gpx" personalizado será criado e gravado na pasta e com o nome que foi colocado no campo de "Salvar como:".

Se quiser converter outro arquivo ".txt" para ".gpx", clique sobre o botão "Novo GPX" e repita o procedimento deste passo 5º.

Baixe meu arquivo Data que deve ser colocado dentro da pasta de cada alerta (radar fixo, radar móvel, etc.);

NOTA: O arquivo "Data" já contém os ícones e os sons de cada alerta e de cada velocidade.

Utilize o programa "POI Loader" da Garmin para recriar os arquivos ".gpi" personalizados utilizando os arquivos ".gpx" criados no passo anterior;

Se o "POI Loader" criou os arquivos ".gpi" diretamente na pasta "Poi" do dispositivo Garmin, pule este passo, mas caso tenha criado os arquivos no PC, copie os arquivos ".gpi" criados para a pasta "Poi" na memória interna do Garmin ou pasta "Poi do SD Card (cartão de memória).

OBS.1: O meu programa "Formatar GPI Convertido by CYK" não reconhece os alertas de "Perigo" do GPSInfo, logo este é o único alerta que não conseguiremos alterar a distância pelo programa. Se quiser alterar a distância para este alerta, precisará abrir o arquivo ".gpx" com um editor de texto simples (pode ser o Notepad) e utilizando a ferramenta de substituir texto (CTRL+H), colocar em "Localizar", por exemplo, "<gpxx:Proximity>200.0000000</gpxx:Proximity>" (de 200 metros) e colocar em "Substituir por", por exemplo, "<gpxx:Proximity>500.0000000</gpxx:Proximity> (para 500 metros) e clicar sobre "Substituir tudo".

OBS.2: Se quiser pode utilizar os arquivos de semáforos com câmera e de semáforos com radar do MapaRadar para Garmin. Depois siga do passo 3º em diante para alterar as distâncias dos alertas para semáforos com câmera e semáforos com radar.

OBS.3: Se for utilizar os arquivos de semáforos do MapaRadar juntamente com o arquivo de radares fixos do GPSInfo precisará apagar todos os dados de semáforo com câmera que estão junto com os dados de radares fixos no arquivo de radares fixos do GPSInfo. Execute os passos 2º e 3º sobre o arquivo de radares fixos do GPSInfo. Depois, para apagar os dados de semáforo câmera, abra o arquivo gerado por GPSLabel com um editor de texto e corra até quase o final da lista e encontre a primeira ocorrência, por exemplo, "-9.99630, -67.80792, Semaforo com Camera". Apague todas as linhas que contenham "Semaforo com Camera" e salve o arquivo. Após isto, pode prosseguir para o passo 4º em diante.

At.,
CYK

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24826
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Tutorial para alterar distância de alertas do Garmin

Mensagem por Marcio » 26 Out 2015, 13:02

NOTA: A diferença é que os arquivos do GPSInfo estão otimizados, onde os alertas foram reposicionados e foram removidos redundâncias de alertas. Desta forma, evita-se repetições de avisos do mesmo alerta.
Agregando informação...

1 - Infelizmente o Garmin não reconhece direção de alerta e por essa razão, se empregarmos o ponto exatamente na via como cadastrado no Maparadar, são gerados falsos alertas de radares em pista contrária. Em https://www.youtube.com/watch?v=8ATTr4H7g2o explicamos essa situação e como trata-se um ponto de alerta para garmin.

2 - Não reconhecendo direção existirá duplicidade de alerta no garmin quando existiir mais de um ponto de alerta dentro de um raio de 30m do condutor.
Por exemplo:
a - dois radares em pistas paralelas distantes entre si em mais de 30 m o garmin ativará o alerta dos dois simultaneamente.
b - quando da existencia de semaforos com camera em cruzamento o garmin ativará 4 alertas em se aproximando do cruzamento. nesse caso tratamos os pontos de alerta inserindo somente um no centro do cruzamento para que o alerta seja ativado em todas as direções dele.

Outra situação é quanto a existência de semaforo radar.

O garmin ativa o alerta por duas configurações. Por proximidade e por velocidade.

Quando configurado por velocidade essa se sobrepõe a por proximidade só ativando o alerta na distancia programada se estiver o condutor a uma velocidade de aproximadamente 90% da configurada em velocidade.

Ora, sabedores disso no Gpsinfo explodimos o ponto de alerta de semaforo radar em 2 pontos de alerta, um para o radar dele configurado por velocidade e o outro para o semaforo com camera configurado por proximidade.

Com isso estamos dizendo que o semaforo com camera deve sempre ser ativado, independente da velocidade.

Empregando um unico ponto de semaforo radar, o alerta do semaforo que deve ser ativado sempre, só será ativado se estiver o condutor acima de 90% da velocidade do radar a ele acoplado.

Trancado

Voltar para “Garmin”