Duvida sobre o Mapa Base

labate
Novato
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: 26 Jun 2011, 08:45

Duvida sobre o Mapa Base

Mensagem por labate » 02 Jul 2011, 22:51

Boa Noite, venho sanar uma dúvida quanto ao mapa base.
Lendo o tópico neste Forum de perguntas e respostas, entendi que o arquivo " gmapbmap.img" que é justamente o mapa base do Garmin deveria estar na pasta Garmin da memória interna do aparelho.
Ocorre que não encontrei o mencionado arquivo em lugar algum, nem mesmo no cartão SD.
Me perguntei tenho ou não o mapa base, no entato fui verificar no caminho " Ferramentas / Definições / Sistema / Acerca / Mapa de Base ", que existe a definição de mapa base lá listada, (Worldwide Autoroute DEM Basemap, NR 5.00.)
Portanto venho neste Forum perguntar, já que não encontrei o arquivo gmapbmap.img, mas encontrei a definição de mapa acima mencionada, possuo ou não instalado no meu Garmim Nuvi 1410 o mapa base ?
Muito grato

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24835
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Duvida sobre o Mapa Base

Mensagem por Marcio » 03 Jul 2011, 10:20

A garmim, na tentativa de evitar que usuários fiquem manipulando arquivos de sistema e dados, nos modelos mais atuais de GPS modificou a estrutura de pastas e arquivos.

Se habilitar o sistema operacional utilizado no seu PC para mostrar pastas e arquivos ocultos identificará na estrutura de pastas do seu garmin uma pasta oculta de nome .system

Dentro dela encontrará os arquivos que deseja.

labate
Novato
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: 26 Jun 2011, 08:45

Re: Duvida sobre o Mapa Base

Mensagem por labate » 03 Jul 2011, 11:18

Bom dia, na verdade eu já havia habilitado o sistema operacional para mostrar os arquivos ocultos e não encontrei em lugar nenhum a pasta .system !
Então minha pergunta terá que se basear numa dedução, se o GPS informa o nome e versão do mapa base mas não localizo este arquivo em lugar nenhum dentro do GPS, tenho ou não um mapa base ?
Tirei o cartão de memória a qual estão armazenados os meus mapas de navegação e o GPS ao ligar não localizou nenhum mapa, isso tem haver com o mapa base ?

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24835
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Duvida sobre o Mapa Base

Mensagem por Marcio » 03 Jul 2011, 11:31

Nesses anos de experiencia em GPS voce é o primeiro que reporta que no seu GPS de modelo superior a 1XXX não existe a pasta oculta .system

O mapabase (gmapbmap) é necessário e além de outras funções prove ao sistema informações para a formação do almanaque de satelites que se resume em cadastro da posição quando o GPS foi desligado. Esse almanaque permite uma rápida localização dos satélites quando o GPS é religado. Se existe um deslocamento significativo com o GPS desligado, ao religa-lo existirá uma demora maior quando da busca por satelites.

O sistema não é configurado para acusar quando do ligamento a existência ou não do mapabase. Só é possivel isso em verificação visual do arquivo gmapbmap ou pelo teste de sistema que é acessado ao se pressionar o icone da bateria no aparelho.

labate
Novato
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: 26 Jun 2011, 08:45

Re: Duvida sobre o Mapa Base

Mensagem por labate » 03 Jul 2011, 11:41

Muito grato por toda orientação e ensinamento ! venho aprendendo muito aqui !
Agora fiquei sem rumo... não consigo localizar a pasta oculta .System, no entanto o GPS internamente acusa haver um mapa base segundo o que tinha colocado e estou receoso de inserir um mapa base oferecido pela Garmin e criar conflito no aparelho.... dado o mesmo ser temperamental ! melhor deixar quieto !

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24835
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Duvida sobre o Mapa Base

Mensagem por Marcio » 03 Jul 2011, 11:47

Lembramos que não se deve ficar carregando e descarregando arquivos na memoria interna. Como voce bem já sabe o garmin é meio temperamental quando da manipulação da memoria interna dele.

Procure carregar mapas e arquivos e alerta sempre na memoria do SD card.

labate
Novato
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: 26 Jun 2011, 08:45

Re: Duvida sobre o Mapa Base

Mensagem por labate » 03 Jul 2011, 12:11

Marcio, venho lhe dar uma satisfação !
Enfim, depois de muito tentar descobrir esse arquivo oculto . system, apenas habilitar que os arquivos ocultos possam ser vistos, não estava surtindo efeito..... pois depois de muito pesquisar vim a saber que o Windows 7 professional é chato nesse quisito, eu tive que desabilitar três extensões do sistema operacional que impunham que os arquivos ocultos permancessem ocultos por segurança... ufa, encontrei a pasta . System e o mapa base e com muita " luva de pelica" fechei as pastas e habilitei em ocultar novamente !!
Enfim, o arquivo . system existe no meu Garmin !!!! Muito grato por tudo Marcio !!

LEJOBE
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 95
Registrado em: 29 Ago 2010, 17:03

Re: Duvida sobre o Mapa Base

Mensagem por LEJOBE » 10 Set 2011, 21:15

Qual é a versão mais atual? (O meu 765 T está com a 4.00) Por que atualizar este arquivo?

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24835
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Duvida sobre o Mapa Base

Mensagem por Marcio » 11 Set 2011, 08:35

LEJOBE,
por enquanto não se preocupe em atualizar o mapa base. Ele tem suas utilidades para o sistema e para complementação de mapa quando não existe via desenhada em determinada região, mas não tem efeitos significativos para o Brasil.

Kadao107
Novato
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 08 Out 2012, 21:34

Re: Duvida sobre o Mapa Base

Mensagem por Kadao107 » 21 Out 2012, 12:55

Labate,

Estou com o mesmo problema na utilização do Windows 7 para acessar a pasta .System do Garmin, por favor, informe quais as três extensões do sistema operacional que você desabilitou ?

Abç.
Kadão

Responder

Voltar para “Garmin”