iPhone 4 & iGo Primo 9.6.9.216599 Problemas com speedcam.txt

juliohm
Novato
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 31 Dez 2011, 20:14

iPhone 4 & iGo Primo 9.6.9.216599 Problemas com speedcam.txt

Mensagem por juliohm »

Caros amigos,

Estou quebrando a cabeça há vários dias tentando incluir os radares no iGo Primo do iPhone 4. Comprei o software da App Store recentemente e estou contente com a compra. O iPhone é atualizado com iOS 5.0.1, não foi feito jailbreak e o iGo é original comprado na App Store.

Já olhei diversos posts em vários forums, mas sem sucesso. Em poucas palavras, vejam os passos que eu tentei:

1) Download do arquivo speedcam.txt do http://maparadar.com -- Formato iGo Primo
2) Colocar o arquivo speedcam.txt dentro da pasta [Pasta iGo]/Documents/content/speedcam
3) Modificar o sys.txt para habilitar os alertas de radares
4) Reiniciar o aplicativo

Segue a modificação do sys.txt.

Código: Selecionar todos

[warning]
speedcam_warning=1
speedcam_enabled=1
is_spoken=1
speak_tts_only=0
speedcam_max_angle=60
speedcam_max_lookahead=1000
warn_distances="120:800,100:666,80:533,70:500,60:433,50:333,40:300"
Com estes passos, o iGo entra em pânico, dá um crash e o aplicativo fecha sozinho. Fiz vários testes e acabei descobrindo que o iGo não aceita o speedcam.txt que veio direto do maparadar.com. Ao apagar este arquivo, o iGo inicia sem problemas, mesmo com o sys.txt alterado.

Um pouco mais de paciência e acabei descobrindo o motivo do speedcam.txt dar crash. As coordenadas dentro do arquivo parecem estar trocadas (talvez essa versão do iGo precise delas na ordem invertida? sei lá...). O fato é que o arquivo que veio do maparadar.com tem o cabeçalho X,Y da seguinte forma...

Código: Selecionar todos

X,Y,TYPE,SPEED,DirType,Direction
-46.783571,-23.583969,40,90,0,0
-46.713677,-23.596339,48,60,0,0
........ outros radares
Por exemplo, se você pegar a coordenada do primeiro radar (-46.783571,-23.583969) e colocar no mapa do site... você vai cair no meio do oceano!!! Isso porque a latitude e longitude estão trocadas. Coloque as coordenadas invertidas (-23.583969,-46.783571) e você vai acertar no ponto do radar.

Assim, para que o arquivo speedcam.txt não fizesse o iGo dar crash, precisei inverter o cabeçalho X,Y na primeira linha do arquivo...

Código: Selecionar todos

Y,X,TYPE,SPEED,DirType,Direction
-46.783571,-23.583969,40,90,0,0
-46.713677,-23.596339,48,60,0,0
........ outros radares
Com isso, o iGo inicia e não fecha sozinho. Entretanto, os radares ainda não aparecem. De fato, o arquivo speedcam.spdb não é criado. Já tentei muitas coisas e nada funciona. Já tentei fazer um reset de fábrica no aplicativo, já apaguei o que tinha na pasta speedcam, reiniciar o aplicativo... e nada desse maldito speedcam.spdb aparecer.

Por favor, peço ajuda da comunidade.

Pelo que me parece, o novo iGo mais atualizado da App Store do iTunes não suporta o arquivo gerado pelo maparadar.com. Mesmo com alterações para que o arquivo speedcam.txt não dê problemas o iGo insiste em não criar o speedcam.spdb.

Alguém sabe o que fazer?

Obrigado pela a juda.
Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3471
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: iPhone 4 & iGo Primo 9.6.9.216599 Problemas com speedcam

Mensagem por escadajr »

Caro juliohm, você está fazendo uma grande confusão.

A ordem das coordenadas no arquivo speedcam.txt é dada pelo cabeçalho: (X,Y). Quer dizer, (longitude,latitude).

A ordem das coordenadas que o Google Maps pede é (latitude,longitude). Claro então que, ao copiar os dados do speedcam.txt para o Google Maps, é necessário inverter os dois números.

É óbivo que, se você inverter o cabeçalho do speedcam.txt, os pontos de radar vão aparecer nos locais mais absurdos, da mesma forma que você os indicou na ordem errada ao copiar direto do speedcam.txt para o Google Maps.

O grande princípio para testar alguma coisa é: só mexa no que você sabe. Você configurou o sys.txt baseado em que? Tem certeza que sabe para que serve cada comando incluído, e se o seu navegador os aceita? Sugiro que elimine as configurações que introduziu no sys.txt e coloque-as uma a uma, até entender qual o comando que está causando problemas. E mantenha o speedcam.txt tal qual foi baixado do Maparadar serm alterações.
juliohm
Novato
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 31 Dez 2011, 20:14

Re: iPhone 4 & iGo Primo 9.6.9.216599 Problemas com speedcam

Mensagem por juliohm »

Olá escadajr,

Obrigado pela resposta. Mas o que sugere não ajuda muito. Talvez eu tenha me expressado mal. Eu sei que as coordenadas são trocadas no Google Maps. Só que isso não está claro no cabeçalho do arquivo speedcam.txt.

Também sei que significam as opções do sys.txt, esse tipo de configuração é muito familiar. Tenho esses valores acumulados depois de visitar diversos posts em vários forums. Como eu disse no post, o arquivo sys.txt não é a causa do crash, pois o iGo funciona perfeitamente com essas modificações. Somente quando o speedcam.txt está presente ocorre um crash.

Se alguém conseguiu fazer isso funcionar com a versão do iGo mencionada no título, agradeço de coração qualquer ajuda. Até então, já tentei diversas combinações de configuração tanto com o sys.txt ou speedcam.txt e nada do speedcam.spdb aparecer.

Novamente repito a pergunta: alguém já testou isso com essa versão do iGo para iPhone? Temos certeza de que não mudou nada para perder a compatibilidade do formato dos arquivos?

Att.
JEdu
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Jan 2012, 19:58

Re: iPhone 4 & iGo Primo 9.6.9.216599 Problemas com speedcam

Mensagem por JEdu »

Tenho o mesmo problema.

Comprei o iGo Primo 9.6.9.216599 e tenho um iPhone 3GS (com Jailbreak). Recentemente fiz o update do iOS 4.3 para o iOS 5.0.1.

Quando no iOS 4.3, o iGO Primo tinha a pasta 'speedcam' (/iGO_Myway.app/content/speedcam) e o arquivo 'speedcam.spdb'. Com o update para o iOS 5.0.1. a pasta 'speedcam' sumiu do diretório original e agora se encontra no (/Documents/content/speedcam) e nessa pasta encontra-se o arquivo 'SpeedcamUpdates.spud' com nada dentro (0 bit). Não encontrei em nenhum lugar o arquivo 'speedcam.spdb'.

No iOS 4.3, tudo funcionava após as devidas alterações no 'sys.txt', apagando o arquivo speedcam.spdb' e colocando o arquivo 'speedcam.txt' na pasta /iGO_Myway.app/content/speedcam. Com o iOS 5.0.1 não funciona. Já tentei apagando e não apagando o arquivo 'SpeedcamUpdates.spud', criando uma pasta /iGO_Myway.app/content/speedcam e colocando arquivo 'speedcam.txt' nela e também tentei colocando o arquivo 'speedcam.txt' na pasta aonde se encontrava o arquivo 'SpeedcamUpdates.spud'. Em todas tentativas o aplicativo abria e logo se fechava.

Acabei comprando o pacote de Radares através do próprio App e aparentemente nenhum arquivo 'speedcam.spdb' foi criado. Ao invés, acho que o aplicativo criou a pasta /Library/Private Documents/NaviExtras/Downloads/Content/60440/content/speedcam contendo o arquivo 'Brazil_RoadPilot.spc.' (observação: após a instalação do pacote o arquivo 'SpeedcamUpdates.spud' continuou existindo sem nada dentro).

Me parece que o próprio aplicativo mudou a estrutura de pastas e/ou arquivos no iOS 5.01 em compração com o applicativo no iOS 4.3. No próprio forum do iPhoneMod (http://www.iphonemod.com.br/forum/novo- ... 6-170.html) já se comenta que o problema aparentemente é a versão do iOS.
Editado pela última vez por JEdu em 04 Jan 2012, 11:50, em um total de 1 vez.
juliohm
Novato
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 31 Dez 2011, 20:14

Re: iPhone 4 & iGo Primo 9.6.9.216599 Problemas com speedcam

Mensagem por juliohm »

Obrigado JEdu,

Isso já confirma a minha suspeita de que a combinação de versões iOS e iGo esteja atrapalhando. Espero que alguém descubra o que pode ser feito. Do jeito que estamos não é possível obter os alerta de radares a não ser comprando o pacote oficial :(
JEdu
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Jan 2012, 19:58

Re: iPhone 4 & iGo Primo 9.6.9.216599 Problemas com speedcam

Mensagem por JEdu »

juliohm escreveu:Espero que alguém descubra o que pode ser feito. Do jeito que estamos não é possível obter os alerta de radares a não ser comprando o pacote oficial :(
O grande problema é que já constatei que faltam radares no pacote e o aplicativo não te dá opções para customizar os avisos. Porém, descobri que dá para editar o arquivo 'igo9.ini' encontrado dentro da pasta /iGO_Myway.app/data.zip/project_config/ para configurar os avisos e alertas. Os alertas se encontram na pasta /iGO_Myway.app/data.zip/ui_iphone/audio/. Os avisos falados que estão em inglês no 'igo9.ini' são traduzidos para o português de acordo com o arquivo 'dictionary.voice' na pasta /iGO_Myway.app/content/voice/Voice_TTS-loq-v7-por-bra-f2-lua.zip/i18n/. Agora, tudo isso de nada adianta se os radares estão desatualizados.
Responder

Voltar para “iGO”