Qual GPS comprar ?

Arthur
Novato
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: 22 Out 2010, 09:44

Qual GPS comprar ?

Mensagem por Arthur » 22 Out 2010, 12:52

tenho um duvida ? qual GPS devo comprar ?
quero um GPS principalmente para que este me avise sobre os radares ?
como todo dia aparece um radar novo, se o GPS nao puder se facilmente atualizado, nao vai adiantar muito.
podem me dizer qual GPS pode ser facilmente atualizado ? qual o melhor GPS para me informar de forma atualizada sobre a localização de RADAR?

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24842
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Qual GPS comprar ?

Mensagem por Marcio » 22 Out 2010, 13:28

Pergunta complicada essa. É o mesmo que perguntar qual celular comprar.
Acredito que as respostas recairão no suporte técnico a falhas do aparelho e nesse caso deve ser adquirido um que tenha suporte adequado.
O Chines entrou pesado no mercado brasileiro e vende seus GPS "genéricos" a um custo bastante atrativo, porém são meio descartáveis já que em situação de travamento acabam virando peso de papel porque não existe suporte técnico a eles.
As lideres mundiais em venda de GPS são a Garmin e Tom Tom e por darem todo o suporte técnico seus produtos são mais caros no mercado.
Para atualização de arquivos contendo pontos radares não é uma tarefa muito dificil já que basta substituir um arquivo pelo atualizado, mas para isso é necessário se ter o arquivo atualizado disponivel na NET e aí entra o MapaRadar que faz isso gratuitamente.
Para Garmin é necessário também a utilização de um programa da propria Garmin (POI Loader) para produzir o arquivo de alerta gerado pela extração de dados de uma matriz, também fornecida pelo MapaRadar. Entretanto na NET encontra o arquivo já pronto e atualizado.

Avatar do usuário
Fernando_Cesar
Ativo
Ativo
Mensagens: 164
Registrado em: 03 Set 2010, 08:34
Localização: Jundiaí

Re: Qual GPS comprar ?

Mensagem por Fernando_Cesar » 22 Out 2010, 14:49

Arthur,

Vou responder em 2 partes a sua pergunta:

1. Navegador (software): Você pode utilizar o IGO para os avisos de radares alem de ser um ótimo navegador e você consegue atualiza-lo facilmente alem com arquivos de fóruns da net. Dependendo da configuração os ele pode até avisar com voz (falar) os radares assim “radar móvel, 60 km/h”.
2. GPS (hardware): Tenho Mio Moov 300 e acho um excelente aparelho, mas como é de marca custa mais caro, o que o Marcio relatou sobre os chineses é uma verdade, mas eu conheço vários amigos que compraram chineses e se deram bem e posso assegurar para você o meu próximo navegador vai ser chinês, pelos seguintes motivos:
• Se um de marca quebrar enquanto esta em garantia é você vai ter menos dor de cabeça, principalmente se você reclamar direto com a loja que comprou, mas se depender das autorizadas acho que de uma maneira geral elas não atendem bem hoje em dia e provavelmente você vai ter uma solução rápida.
• Se o chinês quebrar, travar, cai no chão ou for roubado o seu prejuízo não vai ser tão grande já que o perco é menor, compre outro.

Uma outra coisa muito importante, quando você estiver equipado e fugindo destas armadilhas legalizadas graças ao Navegado + GPS + a base de dados do Maparadar, procure sempre contribuir atualizando o nosso banco de dados, informando radares novos, que mudaram ou foram retirados.

Arthur
Novato
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: 22 Out 2010, 09:44

Re: Qual GPS comprar ?

Mensagem por Arthur » 22 Out 2010, 15:01

Vi aqui no site que o pessoal da a localização dos novos RADARES com coordenadas etc.

para atualizar tem que incluir manualmente um a um
ou tem alguma maneira de fazer um UPLOAD do banco de dados atualizado.

as ruas as vezes mudam de direção, ai como altero no GPS, tem como baixar outro mapa, ou como faz?

Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Qual GPS comprar ?

Mensagem por escadajr » 23 Out 2010, 01:22

@Marcio, você poderia "esticar" um pouco o tópico e falar sobre a atualização de mapas do Tomtom e principalmente do Garmin? Este me parece ser o mais completo, mas ainda não encontrei uma explicação sucinta para não-iniciados como eu. Obrigado!

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24842
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Qual GPS comprar ?

Mensagem por Marcio » 23 Out 2010, 01:59

escadarj,
de TomTom não tenho muita experiência já que meus quatro gps são Garmin, mas sei que ele tem um excelente suporte para correção de falhas em seu mapa. Tudo via net. Talvez quem tenha TomTom possa explorar mais sobre ele.
Quanto a Garmin acredito que já tenho bastante experiência em todos os aspectos. No Brasil para ele contamos com três mapas, de produtores diferentes, que são e suas versões atuais:
1 - City Navigator Brasil NT 2011.30 produzido pela Navteq
2 - AutoGuia 2.27 produzido pela Multispectral
3 - TRC Brasil 10.09 produzido pelo Projeto TrackSource

Como todos sabem não existe mapa do Brasil para GPS sem erros. Existe um determinado mapa com menos erros em uma região específica.
O que diferencia um do outro, na minha opinião, é a velocidade de correção de um erro informado ao produtor e nesse aspecto vence o mapa TRC Brasil Tracksource por ter periodicidade de atualização mensal e responder prontamente as solicitações de correções.

fcovianna
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Ago 2011, 23:15

Re: Qual GPS comprar ?

Mensagem por fcovianna » 13 Ago 2011, 23:56

Oi Pessoal. Sei que o último post neste tópico já tem um tempinho, porém, permitam-me tentar solucionar umas dúvidas. Tenho lido, recentemente em alguns foruns sobre GPS para me habilitar e escolher um modelo para comprar. As súvidas são as seguintes:

PERGUNTA 1) Para efeito de viajens, em estradas, os GPS da GARMIN tem se saído melhor, pois, os mapas são atualizados com mais frequencia através dos serviçoes disponibilizados pelo TRACKSOURCE. Esta certa esta afirmativa? Porque?

PERGUNTA 2) Para rodar nos grandes centros urbanos, como no Rio de Janeiro, onde moro, o navegador iGo é excelente. Sendo o iGo 8.3.2 o mais antigo, o iGo 8.3.4, também chamado de iGo AMIGO, uma versão mais atual e, por último o iGo PRIMO, o mais recente e que necessita de um hardware mais potente, como o processador acma de 400Mhz e 128Mb de memória RAM, Esta outra afirmativa esta correta? Porque?

PERGUNTA 3) Já fui multado mais de uma vez, tanto na área urbana, como em estradas no próprio Rio de Janeiro, por estar acima da velocidade permitida. Em estrada, por exemplo, já fui multado por estar a 80Km/h quando a camera era para 60Km/h. assim, como a maioria dos colegas por aqui, considero imprescindível manter o GPS com estes pontos de camera e radares o mais atualizado possível. Assim, a minha pergunta é: Os avisos de radares, lombadas eletronicas ou outro artefato da industria de multas, são sempre atualizados pelo MapaRadar, ou seja, independente do Hardware que se tenha ou do navegador utilizado, todos terão as mesmas indicações? é isto? Porque? ou existe uma marca de GPS ou navegador que presta um melhor serviço quanto a estes pontos de radares?

PERGUNTA 4) De certo que atualmente os aparelhos tem vindo com cada vez mais funções. A função bluetooth, facilita para atender o telefone. A função entrada AV, facilita a instalação de uma camera de ré ou extensão do DVD player instalado no carro. A função TV digital, execelente entretenimento quando estacionado ou quando num transito muito congestionado. A função Transmissor de FM, excelente para uso com a TV digital, pois, o audio da programação que se esta assistindo na tela do GPS, da TV digital por exemplo, sai nos altofalantes do sistema de som do carro ou, ainda, o som das vozes orientadoras do GPS. como as vezes o som do aparelho de GPS é baixo e o local pode ser muito ruidoso, a transmissao para o FM do radio do carro ajuda muito nestes casos. A Pergunta é: como os bons aparelhos precisam ter um processador de 500Mhz ou superior e, 128Mb de memória RAM ou superior, existe um hardware com estas características? A minha intenção é comprar um GPS de 5 polegadas com processador de 500 ou +. 128Mb de RAM ou + e que tenha TV digital, Bluetooth e Transmissor FM. Se tiver entrada AV, melhor ainda, porém, em todas as pesquisas que fiz, não achei. Existe um GPS assim? Os Xigue-lingues tem os recursos, mas sem o processador e memoria RAM desejados. Já os de "MARCA" como GARMIN, tem o Hardware espetacular, podem até ter o Bluetooth, mas, TV digital, entrada AV ou TX de FM nem pensar... é isto? ou tem uma boa marca com tudo isto?

PERGUNTA 5) O GPS que descrevo acima é para instalar no carro da minha esposa. Pois o rádio do carro dela é todo integrado e a substituiçãoseria muito caro. Por isso a intenção de um equipamento com Bluetooth e TV. Para o meu carro, como tem a possibilidade de trocar o rádio, pensei em colocar um DVD player e, aí, posso instalar um que tenha a função Bluetooth, TV digital e entrada de AV, ficando o meu GPS apenas para a função de rotas e radares, propriamente dita. Estou com uma oportunidade de comprar um GARMIN 3790t, novo, que uma pessoa trouxe dos EUA. Seguramente, como sou iniciante, terei alguma dificuldade para atualizar o software dele e instalar os mapas do Brasil, mas isso é "resolvível". A minha maior dúvida é que se tratando de um aparelho TOP da GARMIN e, por tanto mais caro também, se ele tem características e recursos que não estão disponíveis no Brasil, como comando de voz, por exemplo, ou seja, mesmo não usando todo o potencial que o aparelho oferece, ainda assim é interessante pagar por ele? ou, para o que vou usar no Brasil, tem aparelho que faz a mesma coisa e custa menos. O preço que eu consegui com este conhecido é de R$900,00. o que acha? com este dinheiro compro coisa melhor para uso no Brasil?

Pessoal.antecipadamente agradeço a atenção e suporte e espero que estas dúvidas possam também esclarecer e ajudar a outros colegas novatos.

Francisco Vianna

Avatar do usuário
mreis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3776
Registrado em: 13 Jan 2011, 01:52

Re: Qual GPS comprar ?

Mensagem por mreis » 14 Ago 2011, 01:11

Francisco Viana

A dúvida que posso responder de imediato é a 3º
O Maparadar é atualizado diariamente, na página principal você tem acesso aos principais navegadores que pode ser atualizados com nosso banco de dados.

Vamos aguardar que algum colega possa esclarecer as demais, haja visto que hardware não é nossa especialidade.

fcovianna
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Ago 2011, 23:15

Re: Qual GPS comprar ?

Mensagem por fcovianna » 14 Ago 2011, 12:37

Ok, amigo obrigado por sua resposta. então, as difeenças entre os hardwares existentes é quanto a durabilidade e recursos que cada um tem, o mesmo com relação aos diversos navegadores existentes, cada um tem as suas próprias características, agora, com relação aos radares, e pontos de controle de velocidade, nas cidades e estradas, independente do navegador ou hardware que eu estiver usando, posso estar com um GPS xing-lingue ou o top da GARMIN, todos os GPS "conhecerão" os mesmos pontos, pois a fonte de atualização é o MapaRadar.com. É isto? esta correta esta afirmativa? Obrigado

Avatar do usuário
mreis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3776
Registrado em: 13 Jan 2011, 01:52

Re: Qual GPS comprar ?

Mensagem por mreis » 14 Ago 2011, 15:25

Fornecedores de aparelhos GPS e Navegadores fornecem suporte e atualização de radares sendo restritos a seus usuários cadastrados que adquiriram seus produtos.

O Maparadar fornece gratuitamente bando de dados de radares sem vínculo algum a todos que queiram utiliza-los, e é alimentado pelos usuários dispostos a colaborar e compartilhar suas informações.

Responder

Voltar para “GPS Geral (Marca não Listada)”