Como utilizar bateria genérica de 3 fios para GPS Airis

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CYK
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Como utilizar bateria genérica de 3 fios para GPS Airis

Mensagem por CYK » 12 Fev 2015, 20:55

Pessoal,

Possuo um GPS Airis T945 adquirido em 2009. Depois de um tempo, a bateria não segurava mais a carga e troquei por outra do mesmo modelo (Mitac BP-LP1200/11-B0001 MX). Há algum tempo, a bateria vem apresentando o mesmo problema e não consegui encontrar este modelo de bateria em nenhum lugar da Santa Ifigênia.

NOTA: Antes de jogar a bateria original do GPS no "lixo" (depositar em local próprio para pilhas/baterias), retire a plaquinha de circuito que existe na bateria e leve esta plaquinha na Santa Ifigênia (para quem tem esta possibilidade) que o pessoal adapta esta plaquinha em uma bateria genérica/universal.

Se você tiver a plaquinha de circuito original e não possa se locomover até a Santa Ifigênia, compre pela internet uma bateria Li-Ion com as mesmas dimensões da bateria original. Muito provavelmente, esta bateria que você comprar, possuirá uma plaquinha também. Se tiver, retire esta plaquinha com cuidado para não danificar os contatos da bateria e solde a plaquinha original na bateria, tomando o cuidado de anotar qual é o contato positivo ( + ) da plaquinha e da bateria nova e qual é o contato negativo ( - ) da plaquinha e da bateria nova. NÃO inverta as polaridades da plaquinha ao soldá-la na bateria, pois muito provavelmente você queimará a plaquinha.

Caso você não tenha a plaquinha original ou queimou a original, faça o procedimento que relato abaixo.

Como eu não tinha a plaquinha, acabei comprando uma bateria genérica de 950 mAh com 3 fios (com carga menor que a original que é de 1200 mAh) que contém a plaquinha do circuito.

IMPORTANTE: Deve-se comprar uma bateria Li-Ion com 3 fios, não pode ser com 2 fios, pois a com 2 fios não possui o circuito com BSI.

Ao conectar a bateria nova no GPS, reparei que o LED verde ficava aceso indicando que a bateria estava carregada. Porém, após pouco tempo, pouco tempo mesmo, o GPS desligava. Medi a tensão nos terminais da bateria e verifiquei que ela estava praticamente descarregada.

Então pesquisando, descobri que o fio branco que sai do circuito da bateria, trata-se do BSI (Battery Status Indicator), ou seja, este contato da bateria informa ao GPS o status da bateria: se carregada ou descarregada. Se estiver carregada, o GPS para de fornecer energia de carga para a bateria.

Cheguei à conclusão de que o circuito BSI da bateria genérica/universal não é o mesmo circuito da bateria original, por isso o LED verde sempre ficava aceso, indicando que a bateria estava carregada, mesmo estando ela com pouca carga.

É por este motivo que o GPS desligava, pois a bateria estava descarregada, sendo que o GPS indicava que ela estava carregada através do LED verde.

Pensei em como resolver este problema do BSI e consegui resolver utilizando um resistor de 100 Ohm 1/4W. Colocando um resistor de 100 Ohm entre o contato BSI do circuito da bateria e o conector BSI do circuito do GPS (fio branco), a bateria quando está sendo carregada fica com o LED laranja aceso e quando carregada completamente fica com o LED verde aceso.

Fica a dica para quem possui um GPS Airs T945 e não está conseguindo encontrar a bateria original para substituir.

NOTA.: Acredito que este macete de colocar um resistor também funcione com outros modelos de GPS Airis. Como as baterias genéricas podem ter plaquinhas com circuitos diferentes, faça testes com resistores um pouco maiores ou um pouco menores para verificar se o carregamento funciona adequadamente. No meu caso funcionou com um resistor de 100 Ohm.
Imagem
OBS.: Vou testar com o GPS ligado e depois posto o resultado.

At.,
CYK

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