BAK 7007DTB - Carregador de Parede

bolabyte
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 97
Registrado em: 01 Out 2010, 00:09

BAK 7007DTB - Carregador de Parede

Mensagem por bolabyte » 16 Ago 2011, 23:29

Comprei um BAK 7007DTB para poder fuçar um pouco nas Skins de 800x480.
No Mercado Livre, o pessoal anuncia a venda desse GPS geralmente acompanhado de carregador de parede.
Comprei numa loja e o vendedor disse que nesse modelo não vem. Conferi no manual dele e, de fato, não vem.
Tentei usar uns carregadores de MP4 e de Celular, mas eles não deram conta. Ou não carregam, ou carregam até um certo ponto apenas ou, no caso de um de MP4, ele queimou.
Pois bem, comprei um no Mercado Livre, anunciado como de 2500 mA, que seria apropriado para esse GPS. Na primeira vez que usei, aparentemente foi tudo bem.
Na segunda vez, deixei um tempo longo ligado, e o carregador queimou. Derreteu até um lado da caixa plástica dele.
No momento estou usando os 5 volts de uma fonte de PC para quebrar um galho. Deixei a bateria quase acabar e já faz quase 1 hora que tá carregando. Coloquei dois múltimetros, um medindo a Tensão e outro a Corrente. No começo da carga (bateria mais baixa), a tensão da fonte ficou em 4,99 ~ 5,00 volts e a corrente ficou em torno de 700 mA. Agora, depois de uma hora (bateria já com mais carga), a tensão da fonte aumentou para 5,01 volts e a corrente consumida pelo GPS caiu para cerca de 500 mA. Acho esse valores bem estáveis até agora e não vejo um consumo excessivo do GPS que justifique a queima dos adaptadores.
A única hipótese que me ocorreu até agora seria o caso desse GPS não cortar o carregamento quando a bateria atinge a carga plena. Nesse caso, estando conectado o GPS ao carregador (que é uma fonte chaveada), se o carregador se aquecer demais, ele passaria a entregar uma tensão menor que a da bateria já carregada. Então a bateria se tornaria a fonte e o carregador se comportaria como a carga, havendo uma reversão da corrente e fazendo algum componente do carregador entrar em curto.
Queria saber se alguém que tenha esse modelo usa carregador de parede e qual? Também saber se alguém já teve esse problema?

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24769
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: BAK 7007DTB - Carregador de Parede

Mensagem por Marcio » 17 Ago 2011, 10:22

Tenho esse modelo.
Comprei porque queria um de 128 de RAM.
Ele veio com carregador de parede, mas que no primeiro uso se queimou. O vendedor disse que todos estavam se queimando e ficou de me enviar outro.
Estou utilizando o carregador de parede do garmin há mais de 1 mês sem problema.

O Carregador dele, do BAK, tem:

OUTPUT: 5V 1500mA

O do Garmin:

OUTPUT: 5V 1000mA

Também carrego a bateria dele com meu carregador de celular Motorola que tem:

OUTPUT: 5V 850mA

bolabyte
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 97
Registrado em: 01 Out 2010, 00:09

Re: BAK 7007DTB - Carregador de Parede

Mensagem por bolabyte » 17 Ago 2011, 14:40

Márcio,

Eu dei uma carga não muito demorada nele com o meu carregador do Apontador Slimway TV, que vem marcado 5v 1500mA, só que fiquei com medo de deixar muito tempo e o carregador aquecer e queimar.

Eu peguei um carregador de celular Motorola que vem marcado 5v 500mA. Aconteceu o seguinte:
- Quando a bateria do GPS tá muito descarregada, acho que o carregador não dá conta da demanda de corrente e a luz vermelha que indica carga do GPS nem acende.
- Quando a bateria do GPS tá mais ou menos de carga, ele acende a luz vermelha. Carrega bem lentamente, mas carrega.
- Quando a bateria do GPS já com bastante carga, mas não completa, o carregador faz acender a luz vermelha de carga do GPS, mas acho que carrega muito pouco, pois eu deixo um tempão, depois desconecto e ligo o GPS pra ver aquele indicador de carga, e ele parece que nem saiu do ponto em que estava antes (não sei também quanto é confiável esse indicador na tela).

Acho que esses carregadores que estão vindo com esse GPS e esses que estão vendendo pra ele no Merc.Livre são tudo xing-ling de baixa qualidade.

Agora tô aqui, continuando o carregamento de ontem com uma fonte de computador. O indicador da tela, olhei agorinha mesmo, tá dando como quase completa. O voltímetro está acusando que a fonte está dando uma tensão de 5,03 volts e o amperímetro mostrando que ela está fornecendo os mesmos 400 e poucos mA do começo da carga.

Uma coisa é certa: esse GPS tem um comportamento estranho com relação ao carregamento por fontes e carregadores de parede.

No dia em que queimou o carregador do Merc.Livre, eu coloquei ele pra carregar numa fonte de computador e larguei lá, um tempão. Queimou a fonte de computador que até fedeu fumaça. Só que não era uma fonte confiável. Ela tinha dado problema numa das linhas de -12 volts, por isso troquei ela no computador. Mas a linha de fornecimento de 5 volts parecia estável.

Depois vou relatar o resultado desse carregamento com essa nova fonte de computador que está em andamento.

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24769
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: BAK 7007DTB - Carregador de Parede

Mensagem por Marcio » 17 Ago 2011, 15:01

Não sou "expert" no assunto, mas sei que quanto maior for a amperagem do carregador mais rápido se dá o carregamento da bateria.

Interessante que com o meu carregador original de garmin ( 5V 1000mA) a carga ocorre normalmente e não tenho observado nenhuma discrepância quando desconecto do carregador. A beteria mostra full carga.

Plugado no PC ele carrega, mas como a amperagem é baixa o recebimento de carga é muito lento.

bolabyte
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 97
Registrado em: 01 Out 2010, 00:09

Re: BAK 7007DTB - Carregador de Parede

Mensagem por bolabyte » 19 Ago 2011, 19:34

Márcio,

Fiz um novo carregador com uma fonte de computador.
Usei uma fonte genérica mesmo. Nela tá marcado 500 watts. Sei que não é real, mas também nem precisa chegar perto disso pro GPS.
Como eu já tinha mais cabos de alimentação mini-usb, eu coloquei 3 cados saindo dela.
Bem, parece que deu muito mais certo que eu pensava.
Carregou o BAK 7007 facilmente.
Aí resolvi arriscar.
Coloquei os três GPS ao mesmo tempo, cada um num cabo, para carregar: o BAK 7007 (que eu já tinha descarregado um tanto bom), o Apontador Slimway TV e o Napoli.
Carregou os 3 ao mesmo tempo numa boa e, durante essa carga, eu usei meus multímetros para monitorar eventuais oscilações de voltagem e de amperagem. Não houve oscilções indicativas de qualquer anomalia no funcionamento.
Então, tomara que continue funcionando bem assim, pois é uma fonte de R$ 40,00 que está carregando 3 GPS ao mesmo tempo. No Mercado Livre, qualquer carregador pereba para 1 GPS só, sai em torno de R$ 20,00, e ainda queima....rs.

IMPORTANTÍSSIMO: Se alguém for construir um carregador desses, recomendo que tenha algum conhecimento de eletrônica e instrumentos para monitorar o funcionamento, bem como, fazer testes cuidadosos antes de ir colocando seu GPS pra carregar. Ou então peça ajuda a alguém que tenha esses conhecimentos e instrumentos. Digo isso porque existem "fontes" e "fontes" de computador. Algumas dão muitas oscilações.
No meu caso, além de monitorar tensões e correntes, no teste, eu usei fusíveis bem dimensionados nos cabos de todos os GPS.

Ainda vou usar mais algumas vezes para me certificar de que é segura mesmo. Se tudo correr bem, aí vou fazer um tutorial e publicar para ensinar o pessoal como fazer.

Pra quem tem vários GPS, gosta de ficar fuçando em casa e tem tido problemas com carregadores, pode ser uma "mão na roda".

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24769
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: BAK 7007DTB - Carregador de Parede

Mensagem por Marcio » 19 Ago 2011, 19:54

Parabéns bolabyte!
Agora é só patentear. ;)

denielpa
Novato
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Dez 2011, 18:18

BAK 7007 DTB não funciona USB pc

Mensagem por denielpa » 12 Dez 2011, 18:26

Olá amigos, estou com um problema no meu BAK 7007DTB que é o seguinte, ele veio com um carregador veicular que carrega normalmente, só que a uns dias atras meu amigo pegou emprestado e ligou meu aparelho com o carregador que ele tem no carro dele, daí deu um pau que não consigo mais resolver. ele parou de identificar no meu pc e agora só funciona com o meu carregador veícular e nada mais carrega ele. Alguém poderia me ajudar?
Agradeço desde já,
Deniel :)

MODERAÇÃO!

Não abra a mesma pergunta em dois foruns diferentes!

Post movido para este forum onde inicialmente fez a pergunta.

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24769
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: BAK 7007DTB - Carregador de Parede

Mensagem por Marcio » 12 Dez 2011, 18:33

denielpa,
se ele funciona com o carregador veicular a bateria dele é automaticamente carregada por ele. Não entendi.

denielpa
Novato
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Dez 2011, 18:18

Re: BAK 7007DTB - Carregador de Parede

Mensagem por denielpa » 13 Dez 2011, 12:23

o problema é que agora ele não identifica na usb do computador, quando meu amigo ligou com o carregador dele parou de carregar em outros carregadores e nem no pc, somente no "meu" carregador veicular, ou seja, não consigo atualizar ele nem fazer nada pelo pc.

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24769
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: BAK 7007DTB - Carregador de Parede

Mensagem por Marcio » 13 Dez 2011, 13:02

Já verificou se na função USB dele esta selecionado Mass Storage?

Para se chegar a ela pelo GPS navegue por:

Ajustes / seta para direita / USB

Em USB tem de estars elecionado Mass Storage para que o PC reconheça o GPS na USB.

denielpa
Novato
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Dez 2011, 18:18

Re: BAK 7007DTB - Carregador de Parede

Mensagem por denielpa » 13 Dez 2011, 14:24

está sim, já mudei pra outra opção e tb não identifica, será que queimou algo no meu aparelho ?

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24769
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: BAK 7007DTB - Carregador de Parede

Mensagem por Marcio » 13 Dez 2011, 16:09

Já testou com outro cabo USB? Em outro PC?

denielpa
Novato
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Dez 2011, 18:18

Re: BAK 7007DTB - Carregador de Parede

Mensagem por denielpa » 13 Dez 2011, 23:05

já testei 5 cabos e testei em outros 2 micros tb e nada. Deve ter queimado algo mesmo, é muito estranho funcinar somente com o carregador veícular.

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24769
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: BAK 7007DTB - Carregador de Parede

Mensagem por Marcio » 13 Dez 2011, 23:21

Nesse caso mano só uma assistencia tecnica.

denielpa
Novato
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Dez 2011, 18:18

Re: BAK 7007DTB - Carregador de Parede

Mensagem por denielpa » 14 Dez 2011, 10:52

é verdade, já tentei de tudo, mas valeu pela ajuda. Descobrindo o que houve eu aviso !! Você conhece alguma assistencia pra indicar?

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24769
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: BAK 7007DTB - Carregador de Parede

Mensagem por Marcio » 14 Dez 2011, 11:32

denielpa,
faça um contato com http://www.gpsmarinho.com.br/

Marccobh
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 30 Dez 2011, 12:20

Re: BAK 7007DTB - Carregador de Parede

Mensagem por Marccobh » 30 Dez 2011, 12:28

Marcio bom dia e feliz 2012, eu adquiri um gps BAK7007TDB, estou com dificuldade na programação do mesmo ou seja quando vou procurar um endereço a lista do mesmo é bem limitada, e é dificil entender como buscar esse endereço, e quando se chega ao destino ele não para a navegação, pode me ajudar ou me fornecer um manual?

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24769
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: BAK 7007DTB - Carregador de Parede

Mensagem por Marcio » 30 Dez 2011, 15:11

Marccobh,
o BAK é o navegador (aparelho - hardware). O software de navegação carregado nele é outra estória. Ele que reconhece o mapa carregado e atende as ações de navegação comandadas pelo usuário.

Qual software de navegação tem carregado em seu BAK?

Responder

Voltar para “BAK”