Garmin nüvi 1490: não capta sinais satelitais

Cygnus
Novato
Novato
Mensagens: 7
Registrado em: 17 Out 2011, 00:49

Garmin nüvi 1490: não capta sinais satelitais

Mensagem por Cygnus »

Interessante eu receber um aparelho zeroKm dos EUA que nunca enxerga satelites, justo a marca mais
prestigiada que parece estar declinando o seu "Quality Control". Se alguem puder ajudar... :

1- Versão do Software 5.40
2- GPS 4.30
3- Áudio: 2.20
4- Bluetooth: 1.73
5- A2 KP1 V7 LC 2GB PB
6- Mapa base: NR 5.01

Veio com carregador veicular (e cabo USB que horrorosamente não permite navegar durante carga).
Se ele nao enxerga os sinais dos satelites porque consegue identificar a coordenadas geográficas ?
Ao ligar, aceitar os termos, etc e escolher Brasil como idioma, ele carrega um "resumo", mostrando
apenas algumas vias principais e coloridas da capital de SP mas sem nome algum em todas (o que
também intriga já que todas as barras de sinal ficam vazias). Recebi o aparelho na caixa dia 2/01 e
até agora a única vontade que tenho em mexer nele é a de colocar uma bomba relógio semi atômica
dentro e mandar pra Garmin pra ver se eles acordam e param com essa palhaçada. De qualquer
forma, se alguém puder dar uma mãozinha antes que eu acione (ou tente) a garantia, agradeço,
especialmente se for o Márcio que parece manter-se o carro-chefe nas respostas. Abraço à todos e
um bom ano novo com fortes sinais de que os aparelhos comprados não trarão más surpresas !!
Avatar do usuário
analista175
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3928
Registrado em: 24 Out 2010, 10:39
Residência: BRASIL - SP - São Paulo
Localização: São Paulo- SP

Re: Garmin nüvi 1490: não capta sinais satelitais

Mensagem por analista175 »

Prezado Cygnus, você mesmo citou o Marcio! Aguarde que ele poderá lhe ajudar com certeza! O cara é fera em Garmin!
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Garmin nüvi 1490: não capta sinais satelitais

Mensagem por Marcio »

Cygnus,
desconheço a sua idade, mas nos meus 61 anos estou sendo atropelado pelo avanço tecnologico. Recentemente adquiri um smarthphone com o sistema ANDROID e acredito que não estou usando 90% da capacidade dele. Dele só sei usar o telefone.

Tenha paciência e procure pesquisar para poder dominar seu aparelho GPS.

A primeira coisa que deve fazer, por segurança, é um backup de toda a estrutura de pastas e arquivos existente na memoria interna dele lembrando que ali existe uma pasta oculta de nome .system. Para poder ve-la o sistema operacional do seu PC deve estar configurado para mostrar pasta e arquivos ocultos, inclusive de sistema.

Feito o backup baixe e instale em seu PC o programa Webupdater da garmin em http://www8.garmin.com/support/collecti ... 9-99999-27
Esse programa faz a garmin conversar eletronicamente com seu GPS conectado na usb do PC e fornece as atualziações de arquivos de sistema para ele.
NOTA: procure se inteirar como utilizar melhor esse programa pois um erro de utilização pdoera travar seu GPS.

Atualizado seu GPS estara pronto para receber pela primeira vez sinal satelite. Tenha paciencia porque pela primeira vez demora mesmo porque o sistema vai criar um almanaque com informações de forma que essa demora não ocorra nas proximas vezes que o aparelho for ligado.
Deixe o GPS a céu aberto para se localizar que em no máximo 10 minutos isso deve ocorrer.
Cygnus
Novato
Novato
Mensagens: 7
Registrado em: 17 Out 2011, 00:49

Garmin nüvi 1490: já capta sinais satelitais

Mensagem por Cygnus »

Bom, ainda bem que fiquei só na vontade de enviar uma bomba: a Garmin teria me devolvido a tempo.
Depois de entrar em contato com uma assistência, fui informado de proceder como informou o Márcio,
aliás, super obrigado caro Márcio. Realmente foi necessária uma "primeira aquisição" de uns 5~10
minutos a céu aberto dos sinais satelitais. Agora ele já não passa pela tela de escolha de idioma, vai
direto pra tela em Portugês sobre o aviso de não se manusear o GPS enquanto se dirige. Só o que me
falta agora é o passo-a-passo de como fazer o GPS funcionar como o mapa Brasil + vozes + radares,
avisos sonoros, etc na memória externa micro SD de 4GB que sei ser suficiente pois quero deixar o
aparelho 100% original pra um dia vendê-lo do jeito que comprei. Claro que antes vou fazer uma cópia
de todos os arquivos originais embora eu não vá usar a memória do aparelho. No meu micro PC ajustei
pra nada ficar oculto, por isso a pasta .system também aparece. Na memória dele só existem 2 arquivos img dentro da pasta .system: gmapbmap e gmaptz. Agora gostaria de saber qual é o link que
nos direciona pra algum assunto prévio que aborda com detalhes o procedimento de fazer o GPS
funcionar aqui no Brasil tão bem quanto nos EUA. Eu gostaria de sentir segurança nos outros sites e
nas pessoas que falam a respeito com grau equivalente a "acho", "tente", "pra mim deu certo", etc, portanto, Márcio, você se habilitaria novamente? Grande abraço e obrigado novamente!!
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Garmin nüvi 1490: não capta sinais satelitais

Mensagem por Marcio »

Cygnus,
seja bem vindo a esse louco mundo do GNSS e prepare-se para ler e praticar muito.

Inicialmente recomendo uma leitura de Garmin - Dúvidas e Dicas para Iniciantes. Esse questionario de perguntas e respostas foi feito por mim mesmo há uns 2 anos e confesso que algumas coisas nele carecem de atualização. Não estou sendo capaz de acompanhar a evolução tecnologica que me atropela. A cada dia surge uma novidade.

Depois de uma lida em Nuvi 1XXX / 2XXX e 3XXX - Carregamento Mapas já que seu modelo é o 1490T (acima de 1XXX)

Para ter noção de como esse avanço tecnologico nos atropela no viedo abaixo verá onde chegaram.
Cygnus
Novato
Novato
Mensagens: 7
Registrado em: 17 Out 2011, 00:49

Arquivo TRC não prossegue

Mensagem por Cygnus »

Caro Márcio, eu já tinha lido de maneira superficial o link que você informou do gpsinfo. Resolvi ler profundamente
e parei no item 10 pois certas ações foram informadas por você de forma sequencial e meu caso não difere do de muitos:
fazer funcionar tudo relacionado ao Brasil. Muito bem: seguindo a sequencia, 1º baixei o webupdater e tudo correu OK
com algumas atualizações que somaram pouco mais de 50 mega. 2º, baixei o arquivo TRC-Brasil_v1112.exe com 203.340KB de
tamanho através do link final http://www.cursosdegps.com.br/index.php ... cle&id=139 para
posteriormente baixar e executar o arquivo MapSource_6163.exe com tamanho de 55.715KB vindo da Garmin.

Após baixado o TRC, ele procede a instalação de forma completa mas ao executar a finalização da instalação clicando em
concluir com a caixa "Executar Mapsource" marcada, imediatamente ele interrompe a instalação com a mensagem : "Não foi
possível executar o arquivo: CreateProcess falhou; código 2. O sistema não pode encontrar o arquivo especificado."
1- Aonde errei ?? 2- não seria melhor facilitar pra todos oferecendo um link direcionado ao seu site evitando que todos
tenham que fazer novo cadastro e com novo nome no gpsinfo pra conseguirem o que não consegui ?? Muito grato por sua ajuda e dos demais habilitados !
Cygnus
Novato
Novato
Mensagens: 7
Registrado em: 17 Out 2011, 00:49

Re: Arquivo TRC não prossegue

Mensagem por Cygnus »

Poxa vida, que desprezo... 4 dias sem resposta. Será que eu disse algo tão desagradável ? Nem ao menos um sinal de vida... Mesmo com dificuldade de informações e falta de resposta aqui, ainda consegui colocar o mapa do Brasil e fazer funcionar. Funcionou tão decepcionantemente comparado a um Midi 5595 de amigo que pergunto: interessaria a alguem comprar um Nuvi 1490 tirado da loja em 02/01/12 ? Vai cartao de memoria de brinde. Se eu receber alguma proposta justa tudo bem. Que desgosto, nossa ! Supostamente a melhor marca, com certeza um fracasso. Supostamente o melhor site de discussão sobre Garmin, um desprezo só.

Todas as minhas perguntas após o meu cadastro levaram no máximo 1 dia até a resposta. DE REPENTE... eu fico isolado. Se é que essa mensagem vai chegar aos olhos dos demais, porque minha penúltima mensagem certamente não chegou... Mesmo assim, saio daqui agradecido a todos.
Avatar do usuário
mreis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3736
Registrado em: 13 Jan 2011, 01:52

Re: Garmin nüvi 1490: não capta sinais satelitais

Mensagem por mreis »

Caro Cygnus
O moderador que tem amplos conhecimentos de GPS e Navegador Garmin esta resolvendo problemas pessoais e sem disponibilidade de tempo para acessar o fórum e outros usufluindo de suas merecidas "férias". Como tem urgência em resolver aconselho a entrar em contato com o S.A.C ou Suporte onde adquiriu o aparelho e/ou também pode usar a ferramenta de pesquisa Google, que com certeza ira achar um vasto "leque" de informações a respeito. A especialidade do MapaRadar.com é o cadadatramento e fornecimento de arquivos de alerta para RADARES.

Grato pela sua colaboração e compreensão.
Avatar do usuário
FHBGPS
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3172
Registrado em: 30 Mai 2011, 09:01
Localização: BH-MG

Re: Garmin nüvi 1490: não capta sinais satelitais

Mensagem por FHBGPS »

Cygnus,

Em vez de utilizar o programa Mapsource para gravar o TRC-Brasil em seu GPS, utilize a opção pronta para cópia direta na memória do GPS Garmin ou no cartão SD. http://www.tracksource.org.br/index.php ... mapas.html

Tenha em mente que se baixar e instalar na memória do GPS qualquer arquivo que esteja corrompido, haverá grande possibilidade dele travar e na pior da hipóteses virar peso de papel. Portanto, (pelo menos para mim) grave os mapas e pontos de interesses apenas no cartão de memória.

Evite fazer qualquer alteração na memória do GPS, exceto quando for estritamente necessária e tenha sempre em mais de um lugar o backup dela.

Abraço,
Imagem
FHBGPS
Garmin Nüvi 3760
Responder

Voltar para “GARMIN”