Garmin Nuvi 205 - Inserção de base de radares

carlos rodrigues
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Set 2010, 17:52

Garmin Nuvi 205 - Inserção de base de radares

Mensagem por carlos rodrigues »

Olá. possuo um Garmin Nuvi 205, mas não consigo inserir a base de radares nele, alguem poderia me ajudar?
Agradeço
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24942
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Garmin Nuvi 205 - Inserção de base de radares

Mensagem por Marcio »

carlos rodrigues,
movemos sua postagem para o forum referente a Garmin.

Para inserir base de radares no Garmin deve você se valer do programa POI Loader da própria Garmin.

Esse programa compila o arquivo no formato GPX ou CSV, contendo os pontos de radar e os transfere para o GPS no formato GPI que é o formato reconhecido pelo Garmin para alertas.
DiegoP
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Out 2010, 12:54

Re: Garmin Nuvi 205 - Inserção de base de radares

Mensagem por DiegoP »

Marcio!!! onde, como posso baixar o arquivo GPX ou CSV com os radares...estou com meu 205 a uma semana e só consegui instalar o mapa do Brasil e ele ainda fala só em inglês comigo.

PS: já instalei o poi loader no MAC.

Abraço
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24942
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Garmin Nuvi 205 - Inserção de base de radares

Mensagem por Marcio »

Diego,
para fazer download do arquivo matriz em GPX ou CSV dirija-se a nosso site em http://maparadar.com e lá vá a função EXPORTAR.

Para seu 205 falar no idioma portugues ele deve conter dentro da pasta VOICE o arquivo de som no formato VPM correspondente ao nosso idioma. Se o GPS foi mexido e esse arquivo não existe mais baixe o programa webupdater da garmin e com ele restabeleça no GPS, baixando da propria garmin, os arquivos faltosos.
mabroglia
Novato
Novato
Mensagens: 47
Registrado em: 08 Out 2010, 22:54

Re: Garmin Nuvi 205 - Inserção de base de radares

Mensagem por mabroglia »

Marcio

Em primeiro lugar se de alguma forma estou ferinho a politica de site pode me silenciar sem crise. ;)

DiegoP

Pessoalmente não uso a base de dados do MapaRadar no meu Garmin, uso uma coisa muito melhor que o MapaRadar, que a compilação "http://radaresgarmin.heliohost.org/" um "mix" entre a base de dados do MapaRadar :lol: e do Tracksource, já compilado pelo POI loader em um arquivo .gpi para baixar(agora no caso um .gpi para cada classe fixo/movel/somáforo etc) é muito eficiente e bem simples de usar é colocar o file na pasta do GPS e sair usando.

Obs.: Nosso nobre colega Marcio também possui uma compilação semelhante(inclusive recomendado pelo próprio site acima citado), como nunca testei não posso opinar, mas vindo de nosso colega Marcio só pode ser coisa boa.

Abraços à todos e espero ter ajudado.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24942
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Garmin Nuvi 205 - Inserção de base de radares

Mensagem por Marcio »

mabroglia,
seu fosse eu aqui explorar sua resposta daria um livro.

No site citado é disponibilizado por nosso amigo Schmidt arquivos de alerta para Garmin, já no formato GPI, com atualização de 15 em 15 dias.

O Schmidt se vale de um programa em C++ para comparar os dados das bases MapaRadar e Tracksource e sem dúvida o resultado é muito bom com o unico impecilho que os pontos não são tratados e, consequentemente, para Garmin, que não tem alerta por direcionamento como o iGO, existem muitos alertas indesejados.

Produzimos arquivos de alerta para Garmin há mais de 2 anos e nesse tempo fomos adquirindo experiência. No início utilizávamos somente a base TrackSource porque, em teoria, os pontos dela deveriam estar posicionados dentro das características Garmin o que, infelizmente, não ocorre em sua totalidade. Acredito que nem todos os desenvolvedores conhecem a tecnica de posicionamento do ponto de alerta.

Outra constatação é que conta o TrackSource com um numero bem reduzido de colaboradores já que o universo do Projeto atende somente a usuários Garmin e por essa razão faltam muitos pontos na base deles.

Essa situação de falta de inumeros pontos nos fez utilizar o programa do Schmidt, gentilmente nos oferecido por ele, e disponibilizar arquivos de alerta aos moldes do dele, porém continuávamos enfrentando o problema de posicionamento dos pontos adotados pelo MapaRadar que não são adequados a Garmin.
Infelizmente o programa dele só compara bases e não reposiciona pontos.

Em Junho deste ano decidimos nos valer da experiencia adquirida no desenvolvimento de mapas e criar uma base de dados propria contendo todos os pontos do MapaRadar, mas posicionados para Garmin. Foi 1 mês de trabalho para reposicionar mais de 10 mil pontos e hoje só atualizamos essa base.

O ideal seria que existisse a possibilidade do MapaRadar fornecer os pontos para Garmin, mas reconheço ser isso impraticavel uma vez que o ponto tem de ser reposicionado de acordo com as características Garmin e isso mexe com as coordenadas o que implicaria na desarrumação do direcionamento configurado para o alerta.

Como exemplo cito uma rodovia com 2 pistas existindo um radar em somente uma das pistas.
No MapaRadar posicionamos o radar exatamente na pista que ele monitora e o configuramos com a direção daquela pista.
Isso faz com que outros navegadores como o iGO reconheça aquele radar somente para aquela pista, porém o Garmin não reconhece direcionamento e por essa razão esse radar no Garmin irá ativar o alerta em ambas as pistas, inclusive na que o radar não monitora.
Esse ponto é reposicionado por nós afastando-o mais de 30 mts da pista que não monitora permitindo que o garmin reconheça que ele só atende a uma das pistas.

Outro exemplo são sensores, seja de radar ou de semaforo com câmera posicionados em um cruzamento.
Se existirem 4 nessa situação, um para cada esquina, no Garmin terá você alertas continuos e sobrecarga do processamento, pois ele atuará como se existissem 4 sensores juntos.
mabroglia
Novato
Novato
Mensagens: 47
Registrado em: 08 Out 2010, 22:54

Re: Garmin Nuvi 205 - Inserção de base de radares

Mensagem por mabroglia »

Nobre Colega Marcio.

Realmente não conheço todo o perimetro do seu trabalho no site mas tenho profundo respeito pelo resultado e de sua postura sempre prestativa com os foristas novatos, quero que saiba seja qual for rumo que você adotar você terá uma legião te seguindo.
Como temos Garmin, temos nos conformar com algumas deficiências, umas delas é o POI não ter sentido de aviso, realmente acho improdutivo reposionar todos os POI's com distancia de 30m para suprir uma deficiência de equipamento, acho melhor aguardar a Garmin se sensibilizar e liberar um firmware contemplando essa funcionalidade, no mais parabéns pela iniciativa.

Abraços
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24942
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Garmin Nuvi 205 - Inserção de base de radares

Mensagem por Marcio »

Pois é mabroglia,

como já sou de idade avançada não tenho condições de esperar a Garmin se sensibilizar e inserir em seu sistema de alerta o reconhecimento de direção como tem no navegador iGO. Além disso possuo 4 Garmin nuvi e rodo com os 4 no parabrisa testando mapas e alertas. Nunca me senti confortavel em receber avisos de alerta de algum sensor que não estava no meu percurso ou repetições de alertas desnecessárias em outros lugares.
Por essa e inumeras outras razões, tendo como aposentado tempo livre, decidi reposicionar todos os pontos que requeriam ajuste para Garmin e compartilhar esse resultado do trabalho gratuitamente com todos aqueles que desejam.
Hoje poderia dizer que o grosso foi feito e que agora só nos resta perseguir a excelência nos valendo das colaborações recebidas daqueles que se valem dos arquivos de alerta que disponibilizamos.
amviudes
Novato
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 09 Set 2010, 06:45

Re: Garmin Nuvi 205 - Inserção de base de radares

Mensagem por amviudes »

Marcio, adquiri um Garmin 260 W e ainda estou me acostumando com ele.

Estou ouvindo os avisos de radar no entanto, muitas vezes os mesmos se encontram na outra pista.

Como posso evitar esses avisos indesejáveis?

Muito obrigado

Att
mabroglia
Novato
Novato
Mensagens: 47
Registrado em: 08 Out 2010, 22:54

Re: Garmin Nuvi 205 - Inserção de base de radares

Mensagem por mabroglia »

Não sei se nosso amigo Marcio tem uma solução melhor que a minha, mas isso é uma limitação do equipamento Garmin em geral, quando você tém um POI em uma determinada poisção ele avisa toda vez que você entra ou sai do raio de ação do GPS.
A única condição de contorno é quando o POI está afastado perpendicularmente 30m á direita em relação ao sentido da pista que você está trafegando, o cara da pista contrária por exemplo não pegaria o aviso, apenas você.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24942
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Garmin Nuvi 205 - Inserção de base de radares

Mensagem por Marcio »

amviudes escreveu:Marcio, adquiri um Garmin 260 W e ainda estou me acostumando com ele.

Estou ouvindo os avisos de radar no entanto, muitas vezes os mesmos se encontram na outra pista.

Como posso evitar esses avisos indesejáveis?
Pois é amigo, essa é a situação que aqui expliquei quando se usa os pontos da base de dados MapaRadar no Garmin.
Por essa razão criamos uma base de dados própria para Garmin, com os pontos da base MapaRadar, que assim requeriam, reposicionados.
mabroglia escreveu:Não sei se nosso amigo Marcio tem uma solução melhor que a minha, mas isso é uma limitação do equipamento Garmin em geral, quando você tém um POI em uma determinada poisção ele avisa toda vez que você entra ou sai do raio de ação do GPS.
A única condição de contorno é quando o POI está afastado perpendicularmente 30m á direita em relação ao sentido da pista que você está trafegando, o cara da pista contrária por exemplo não pegaria o aviso, apenas você.
Mais ou menos isso, mas não bem isso.
O garmin reconhece um alerta sempre que esse estiver posicionado em até 30 mts para cada um dos lados da via roteada.
A distancia longitudinal de reconhecimento dependerá da distância configurada pelo usuário para o alerta.
O que fazemos em pistas duplas, quando o radar monitora somente uma delas, é afastar o ponto lateralmente mais de 30 mts da pista que não monitora.
Outra configuração que fazemos é quando existe em pista dupla, dois pontos radar, lado a lado, um para cada pista, é posicionar esse ponto entre as duas pistas, no centro delas, de tal forma que não fique a mais de 30 mts de nenhuma delas.
Esse foi o trabalho que fizemos nos mais de 10 mil pontos existentes na base MapaRadar, reposicionando aqueles que permitiam o emprego dessa tecnica.
Responder

Voltar para “GARMIN”