MAPA GARMIN COCAR AMÉRICA DO SUL v14.12

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24935
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

MAPA GARMIN COCAR AMÉRICA DO SUL v14.12

Mensagem por Marcio »

Imagem

GARMIN
MAPA DA AMÉRICA DO SUL

DEZEMBRO 2014


Descrição:
Cartografia de rotas, vias e pontos de interesse de toda a América do Sul para Navegadores GARMIN.
Também é compatível com dispositivos onde se possa instalar o Software Garmin Mobile XT (*) (PNA, PDA, Smartphones, etc).

INSTALADOR PARA MAPSOURCE / BASECAMP
Executavel instalador do mapa no computador para visualização desse pelo Mapsource ou Basecamp da Garmin.

DOWNLOAD

iNSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO:

1 - Faça download do arquivo CocarSA_v1412.exe

2 - Execute o arquivo, siga as instruções de instalação e ao final abra o MapSource ou Basecamp para visualizar o mapa.

ARQUIVO IMAGEM
Arquivo em formato IMG para ser carregado diretamente no GPS ou SD CARD sem necessidade de se ter os softwares MapSource ou Basecamp instalados.

DOWNLOAD

iNSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO:

1 - Faça download do arquivo COCAR-SA_v1412_GPS.zip

2 - Descompacte em seu PC o arquivo baixado e terá o arquivo gmapsupp.img

3 - Para modelos garmin 1XXX ou superior e modelos 3X, 4X e 5X, renomeie esse arquivo gmapsupp.img para COCAR-SA_14.11.img e o carregue para dentro da pasta MAP na raiz do SD card ou da memoria interna do aparelho. Em não existindo a pasta MAP crie.
Para modelos inferiores a 1XXX e diferentes de 3X, 4X e 5X, carregue o arquivo gmapsupp.img para dentro da pasta Garmin do SD card ou da memoria interna.

4 - Pelo GPS navegue até a função mapa e selecione somente o mapa COCAR-DL - Rodoviário América do Sul v14.12.


INFORMAR ERRO NO MAPA


CRÉDITOS:
Imagem
Eduardo A.
Novato
Novato
Mensagens: 8
Registrado em: 27 Mar 2011, 20:52
Residência: Brasil - Timbó - Santa Catarina

Re: MAPA GARMIN COCAR AMÉRICA DO SUL v14.12

Mensagem por Eduardo A. »

Baixei, o arquivo .img, meu gps é o NUVI 42, renomeei dentro da pasta MAP conforme instruções, a princípio ele reconheceu cidades da Argentina, mas mostrou uma mensagem de que não foi possível calcular a rota da minha cidade aqui no Brasil até uma cidade na Argentina. Talvez eu esteja fazendo algo errado.

Muito obrigado!
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24935
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: MAPA GARMIN COCAR AMÉRICA DO SUL v14.12

Mensagem por Marcio »

Eduardo A.,
rotas muito longas (+800 km) geralmente não são calculadas pelos mapas não oficiais garmin.

Leve em consideração que dificilmente um utilizador fará um percurso de mais de 800 km sem abastecimento.

Recomendamos que em rotas muito longas empregue destinos intermediários.

Para saber a rota do ponto de partida ao ponto de destino final, empregando o mapa COCAR que foi carregado no GPS, faça a simulação em http://map.project-osrm.org/

Por curiosidade qual a rota desejada? De que cidade para que cidade?
Eduardo A.
Novato
Novato
Mensagens: 8
Registrado em: 27 Mar 2011, 20:52
Residência: Brasil - Timbó - Santa Catarina

Re: MAPA GARMIN COCAR AMÉRICA DO SUL v14.12

Mensagem por Eduardo A. »

Muito obrigado pelas dicas conterrâneo Marcio.
Moro em Timbó - SC, muito próximo de Blumenau - SC.
Coloquei a rota partindo de Timbó e destino San Martin de Los Andes - Argentina.
Instalei tb o COCAR Brasil, talvez eu faça uma rota até a divisa com a Argentina p/ ver se o GPS consegue calcular a rota, caso não consiga, são + ou - 1000 Km, vou diminuir a distância como o amigo sugeriu, rotas intermediárias.
Amanhã vou colocar o GPS no carro e usar o COCAR BR.

Abraço.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24935
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: MAPA GARMIN COCAR AMÉRICA DO SUL v14.12

Mensagem por Marcio »

Eduardo,
não sei se é o melhor caminho, mas a rota partindo de Timbó para San Martin de Los Andes - Argentina, pelo mapa City Navigator South America são 3363 km. Pelo mapa Cocar Sul America são 3245 km. A diferença de mais de 100 km se dá porque o primeiro entra em Buenos Aires e o segundo contorna a capital Argentina.

Não sei se é o melhor caminho, mas ambos os mapas sugerem sair do Brasil por Santana do Livramento - RS. De Timbó a Santana do Livramento são 1093 km
Eduardo A.
Novato
Novato
Mensagens: 8
Registrado em: 27 Mar 2011, 20:52
Residência: Brasil - Timbó - Santa Catarina

Re: MAPA GARMIN COCAR AMÉRICA DO SUL v14.12

Mensagem por Eduardo A. »

Boa noite Marcio!
Minhas experiências com gps não são muito boas, meu 1º gps foi um Midi Japan, que comprei no ML, veio com 5 navegaroes, só me lembro do IGO e do IGOPrimo, os outros 3 não me lembro. Um conhecido disse que ia atualizar o IGO p/ mim, qd ele me devolveu o gps funcionou por poucos minutos depois apagou, não tinha mais "acesso" a página principal, acho que ele estragou o SO do GPS.
Decidi comprar meu 2º gps o Garmin Nuvi 42, achei que era o melhor e que indicaria rotas corretas, não aconteceu, mesmo mudando todas as opções de rotas, evitar, etc., ele sempre indicava caminhos mais longos até errados.
Tentei entrar em contato com a Garmin várias vezes, por e-mail até por telefone, após várias tentativas consegui falar com a Garmin que me mandou fazer exatamente o que já tinha feito, achei o atendimento da Garmin péssimo.
Por exemplo de Timbó até Florianópolis a rota mais rápida seria pela BR470 depois BR101, porém o Nuvi 42 indica rotas saindo das BRs e entrando em cidades ou seja rotas mais longas e demoradas.
Passei a usar o gps só pelos avisos de radares, com a modificação das posições dos radares não uso mais.
Surgiu a oportunidade de ir até a Argentina, entrei no site da Garmin p/ ver o preço do mapa da AS, achei um absurdo o preço U$99.
Um amigo comentou comigo do Tracksource, até coloquei no meu gps mas ainda não testei, mesmo assim é só do Brasil.
Pesquisando aqui encontrei seu post do COCAR achei interessante e agradeço novamente, já instalei e parece que vai funcionar bem.
Eu vi a rota até San Martin pelo Google maps são 3183 km, não sei como ver pelo mapa City Navigator South América, é pelo gps?
Enfim comprei o Guia 4 Rodas Rodoviário 2014/2015, sempre usei esses guias antes de surgirem os gps, vou levar por garantia.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24935
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: MAPA GARMIN COCAR AMÉRICA DO SUL v14.12

Mensagem por Marcio »

Decidi comprar meu 2º gps o Garmin Nuvi 42, achei que era o melhor e que indicaria rotas corretas, não aconteceu, mesmo mudando todas as opções de rotas, evitar, etc., ele sempre indicava caminhos mais longos até errados.
Na minha opinião o garmin nuvi é um bom aparelho e não devemos atribuir erros de rota ao aparelho. Erros de rota devem ser atribuidos ao mapa empregado e ao seu provedor.
Devemos ter em mente que não existe mapa sem erro, existe mapa com menos erros em determinada área ou região.
Com experiência em desenvolvimento de mapa para GPS posso comentar da dificuldade dos provedores de mapa em desenvolver um mapa para o Brasil. Infelizmente "deitados eternamente em berço explêndido" (COMO CITA NOSSO HINO) acordamos tarde para enfrentar a era digital. A não existência de fontes de referência confiáveis no Brasil muito penaliza os desenvolvedores de mapa.
Nesse sentido só nos resta informar erros encontrados e torcer para que o desenvolvedor corrija o erro no mapa por nós reportado em tempo satisfatório.
Daí que digo que nesse aspecto o garmin leva grande vantagem sobre o iGO. para o Brasil o iGO conta com dois provedores de mapa (Here e TomTom), já o garmin conta com quatro provedores (Nokia/Navteq, Mulstispectral, Tracksource e Cocar).
Outro aspecto que se deve levar em consideração é a velocidade de correção de erros reportados. Os provedores de mapa para iGO tem quatro atualizações anuais, já três provedores de mapa para garmin tem atualizações mensais, sendo que o mapa COCAR pode ser atualizado diariamente pelo proprio utilizador desde que ele aprenda a compilar o mapa, o que é facilitado no proprio site do Cocar.
Por exemplo de Timbó até Florianópolis a rota mais rápida seria pela BR470 depois BR101, porém o Nuvi 42 indica rotas saindo das BRs e entrando em cidades ou seja rotas mais longas e demoradas.
Como citei o roteamento depende do mapa empregado. Por curiosidade fui verificar essa rota no mapa COCAR BR o qual sou responsavel e nele a rota citada é feito como recomendado.
Passei a usar o gps só pelos avisos de radares, com a modificação das posições dos radares não uso mais.
Não entendi perfeitamente a colocação até porque eu mesmo utilizo com sucesso os avisos de radares e até disponibilizo, só para garmin, arquivos de alerta no site Gpsinfo que também administro. para os eu modelo de garmin veja em http://www.gpsinfo.com.br/downloads.php?cat=2
Surgiu a oportunidade de ir até a Argentina, entrei no site da Garmin p/ ver o preço do mapa da AS, achei um absurdo o preço U$99.
Nesse aspecto concordo com voce em se considerando a quantidade significativa de erros nesse mapa. POor essa e inumeras outras razões que a pirataria corre solta nesse produto.
Um amigo comentou comigo do Tracksource, até coloquei no meu gps mas ainda não testei, mesmo assim é só do Brasil.
Como disse não existem mapas sem erros, mas sem duvida o utilizador deve testar a todos onde mais trafega e empregar aquele que apresenta menos erros.
Quanto ao Tracksource ser só do Brasil lembro que para a Argentina existe o Projeto Mapear que é similar ao Tracksource. De uma olhada em http://www.gpsinfo.com.br/viewtopic.php?f=213&t=8090
Eu vi a rota até San Martin pelo Google maps são 3183 km, não sei como ver pelo mapa City Navigator South América, é pelo gps?
Eu vejo pelos programas MapSource ou basecamp da propria garmin. Tenho o mapa carregado em meu PC.
Eduardo A.
Novato
Novato
Mensagens: 8
Registrado em: 27 Mar 2011, 20:52
Residência: Brasil - Timbó - Santa Catarina

Re: MAPA GARMIN COCAR AMÉRICA DO SUL v14.12

Mensagem por Eduardo A. »

Muito obrigado pela aula!
Não manjo quase nada de gps, até pensei que meu Nuvi 42 estava com defeito, mas segundo suas explicações são erros dos mapas.
Vou fazer o registro no fórum gpsinfo e ver os links que o amigo passou.
Baixei o Mapsource/Basecamp da Garmin mas ele só fica instalado no computador e ainda estou começando a aprender a utiliza-lo, não sei como passar mapas e rotas do Mapsourcce/Basecamp p/ o gps.
Por coincidência acabei da baixar do Proyecto Mapear, segue o link:

http://www.proyectomapear.com.ar/conten ... vo-directo

Mas é p/ instalação no computador, não um arquivo .img p/ colocar no cartão micro SD.
Nesse ponto achei o COCAR muito melhor pois é só baixar o arquivo .img e colocar no gps.
Peço desculpas por ter tantas dúvidas, estou tentando aprender a dominar melhor o gps antes de abandonar o uso do mesmo.
Suas informações me ajudam bastante!

Abraço.
Char48
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Out 2012, 23:27
Residência: Brasil-SP-Campinas

Re: MAPA GARMIN COCAR AMÉRICA DO SUL v14.12

Mensagem por Char48 »

Decidi comprar meu 2º gps o Garmin Nuvi 42, achei que era o melhor e que indicaria rotas corretas, não aconteceu, mesmo mudando todas as opções de rotas, evitar, etc., ele sempre indicava caminhos mais longos até errados.



Aparentemente vc está configurando para sua rota evitar pedágios.... Já aconteceu isso uma vez comigo. Configure sua rotas para evitar apenas estradas não pavimentadas, se preferir.
illexbreja
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Dez 2014, 22:54
Residência: Cascavel - PR

Re: MAPA GARMIN COCAR AMÉRICA DO SUL v14.12

Mensagem por illexbreja »

Consigo colocar isso em um gps powerpack com igo amigo?
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24935
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: MAPA GARMIN COCAR AMÉRICA DO SUL v14.12

Mensagem por Marcio »

Esse mapa não serve para iGO, ele é para garmin.
Responder

Voltar para “GARMIN”