AVISO FALADO DE RADAR.

Avatar do usuário
Roberto Holanda
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1877
Registrado em: 25 Ago 2010, 08:56

AVISO FALADO DE RADAR.

Mensagem por Roberto Holanda »

Srs. Membros,

Quero deixar meu Garmin avisando os radares com um som especifico para cada Tipo, por exemplo: "Cuidado Radar 60km", "Cuidado Polícia Rodoviária" etc e saber quais as configurações que serão necessárias para que isso aconteça.
Sei que isso têm em alguns outros fóruns por aí, más quero aprender por aqui que é nossa casa!
Imagem
Roberto Holanda.
Garmin Nüvi 255w e 610.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24933
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: AVISO FALADO DE RADAR.

Mensagem por Marcio »

Roberto,

por acaso havia comentado com o Sérgio que iria eu preparar um Tutorial ensinando a Personalizar os Pontos de Alerta usando os pontos da base de dados MapaRadar e o Programa POI Loader da Garmin.
Nesse tutorial também informarei o metodo para se empregar imagens dos alertas e som para os mesmos.
Avatar do usuário
Sérgio
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 755
Registrado em: 25 Ago 2010, 13:04
Localização: Rio Claro-SP
Contato:

Re: AVISO FALADO DE RADAR.

Mensagem por Sérgio »

Marcio escreveu:Roberto,

por acaso havia comentado com o Sérgio que iria eu preparar um Tutorial ensinando a Personalizar os Pontos de Alerta usando os pontos da base de dados MapaRadar e o Programa POI Loader da Garmin.
Nesse tutorial também informarei o metodo para se empregar imagens dos alertas e som para os mesmos.
No aguardo para poder personalizar meu aparelho.
Imagem
Avatar do usuário
acleite
Novato
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 26 Ago 2010, 23:10
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: AVISO FALADO DE RADAR.

Mensagem por acleite »

Opa! Mais um tutorial a caminho!!!
Quanto mais melhor. E a gente vai aprendendo cada vez mais. :)
Alexandre C. Leite
Garmin - nüvi 205, 255W, 40, 1490 - eTrex Legend
Avatar do usuário
Roberto Holanda
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1877
Registrado em: 25 Ago 2010, 08:56

Re: AVISO FALADO DE RADAR.

Mensagem por Roberto Holanda »

Marcio,

Pode ser pra amanhã??? rsrs.
Imagem
Roberto Holanda.
Garmin Nüvi 255w e 610.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24933
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: AVISO FALADO DE RADAR.

Mensagem por Marcio »

Roberto até poderia se o Israel modificar a estrutura para download de arquivo GPX proprio para Garmin.

Comecei a estruturar o tutorial aqui e me deparei com limitações do POI Loader.

Quando fazemos download do arquivo GPX (com aviso de distancia) cada tipo de alerta foi vinculado a uma pasta dentro da pasta Data onde ficam as subpastas contendo o arquivo BMP com o icone do alerta e o arquivo WAV com o som do alerta.

Observei que baixando o arquivo existe a seguinte estruturação interna no GPX:
Cameras de 30 a 120 km/h (necessidade de 10 pastas com arquivos individuais de imagem e som)
Lombadas eletronicas de 30 a 90 km/h (necessidade de 7 pastas com arquivos individuais de imagem e som)
Radares Fixos de 30 a 120 km/h (necessidade de 10 pastas com arquivos individuais de imagem e som)
Radares Móveis de 30 a 120 km/h (necessidade de 10 pastas com arquivos individuais de imagem e som)
Semaforos com radar de 30 a 80 km/h ( necessidade de 6 pastas com arquivos individuais de imagem e som)
Semaforos ( necessidade de 1 pasta com arquivos de imagem e som)

Total de pastas a montar: 44 pastas
Limitação: 32 pastas

Resumindo....
Na estrutura atual pode-se reconfigurar o arquivo GPX baixado, mas se requer conhecimento de programação para juntar certos pontos de forma a se enquadrar na limitação de pastas.

Na minha opinião o Israel deveria ter tempo para reavaliar essa estrutura permitindo que o usuário se valesse do arquivo GPX baixado e montar sua propria matriz inserindo por meio do POI Loader as imagens e sons desejadas.

De qualquer forma lembro que em nosso site gpsinfo disponibilizamos arquivos de alerta já prontos para serem inseridos no GPS Garmin. Quem desejar urgência em ter alertas em imagem e som basta baixar gratuitamente os que la disponibilizamos.

Aproveito a oportunidade para abrir um debate sobre necessidades de tipos de pontos.

Na minha opinião não se faz necessário a separação de lombada eletrônica de radar fixo. Ambos são sensores eletronicos fiscalizadores de velocidade, fotografam e servem de respaldo para aplicação de multa. A simples união dos 2 já em muito reduziriamos a necessidade de pastas.

Outra figura que na minha opinião deve ser reavaliada também é a da câmera. No Brasil estão brotando cameras controladores de transito e não fiscalizadoras com intuito de multar. Será muito dificil identificar qual camera multa e qual não multa. Só aí ganharíamos 10 pastas.
Avatar do usuário
Roberto Holanda
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1877
Registrado em: 25 Ago 2010, 08:56

Re: AVISO FALADO DE RADAR.

Mensagem por Roberto Holanda »

Marcio escreveu:Na minha opinião não se faz necessário a separação de lombada eletrônica de radar fixo. Ambos são sensores eletronicos fiscalizadores de velocidade, fotografam e servem de respaldo para aplicação de multa. A simples união dos 2 já em muito reduziriamos a necessidade de pastas.
Aqui no Ceará, cadastro como Fixo as Lombadas Eletrônicas que são solicitadas, na prática nunca vi diferença mesmo!
Marcio escreveu:Outra figura que na minha opinião deve ser reavaliada também é a da câmera. No Brasil estão brotando cameras controladores de transito e não fiscalizadoras com intuito de multar. Será muito dificil identificar qual camera multa e qual não multa. Só aí ganharíamos 10 pastas.
Um dias desses surgiu uma dúvida dessas e o Jatinha mim disse que a câmera não deve multar e chegamos a uma conclusão que não seria cadastrado mais câmeras, é verdade isso sobre a ilegalidade das multas por câmeras controladoras???
Imagem
Roberto Holanda.
Garmin Nüvi 255w e 610.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24933
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: AVISO FALADO DE RADAR.

Mensagem por Marcio »

é verdade isso sobre a ilegalidade das multas por câmeras controladoras???
Sim Roberto. É verdade.

Exemplo cito as câmeras controladoras em São Paulo (capital) que multam veículos cujo final de numeração da placa é imprópio para o dia de rodízio lá implantado.
Outro exemplo no Rio de Janeiro (capital) que tem câmeras que multas carros de passeio trafegando na faixa seletiva da Av Brasil.
Avatar do usuário
Roberto Holanda
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1877
Registrado em: 25 Ago 2010, 08:56

Re: AVISO FALADO DE RADAR.

Mensagem por Roberto Holanda »

Marcio,

Então você ver isso com o Israel e acerta os detalhes técnicos com o pai da criança.

Marcio escreveu:De qualquer forma lembro que em nosso site gpsinfo disponibilizamos arquivos de alerta já prontos para serem inseridos no GPS Garmin. Quem desejar urgência em ter alertas em imagem e som basta baixar gratuitamente os que la disponibilizamos.
Esses pacotes prontos que são disponibilizados não acompanham as nossas atualizações???

O bom é que funcione em nossos GPS os alertas da última versão que acabamos de baixar do maparadar e não de uma versão antiga que precisa sempre ser postada por alguém.
Imagem
Roberto Holanda.
Garmin Nüvi 255w e 610.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24933
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: AVISO FALADO DE RADAR.

Mensagem por Marcio »

Roberto,

os arquivos de alertas que disponibilizamos em nosso site, de certa forma, acompanham nossas atualizações, porém os pontos extraídos daqui são reposicionados por mim um a um, adequando-os as características Garmin que não tem a facilidade de direcionamento que tem outros navegadores como o iGO, por exemplo.

Se colocarmos no Garmin, sem nenhum ajuste, os pontos constantes da base maparadar teremos duplicidade de alertas em determinadas áreas e alertas fantasmas de radares posicionados somente em pista paralela à nossa, quando existe rodovia de via dupla.

Com a experiência adquirida por nós desenvolvendo mapas para o Tracksource reposicionamos o ponto aqui informado por algum colaborador, adequando-o as características Garmin e montamos nossa própria base de dados.

No início não foi um trabalho fácil porque comparamos os pontos das bases de dados tracksource e maparadar. Para essa tarefa nos valemos de um programa desenvolvido em C++ e de um Editor de mapa de nome GPS Trackmaker.

Em nosso site não disponibilizamos um unico arquivo no formato GPI, formato reconhecido como alerta no Garmin. Nele disponibilizamos 6 arquivos podendo o usuário optar quais alertas deseja carregar seu GPS garmin.
Os alertas independentes são:
- Radar Fixo + Semáforo com câmera
- Radar Movel
- Lombada (quebra mola)
- área de perigo (cruzamento ferrovia, mata burro, buracos na pista, etc.)
- Polícia Rodoviária
- Pedágio


Como o Garmin aceita mais de um arquivo de alerta dentro da pasta POI, montamos e disponibilizamos esses 6 arquivos. Ficando os tipos a carregar para escolha do usuário.

Em função disso já deve ter notado você que desmembramos os dados fornecidos pela base de dados maparadar já que nela você só baixa um unico arquivo GPX. Quem faz isso para nós é o programa em C++ desenvolvido só para essa missão. Esse programa também une em um unico arquivo gpx as lombadas eletronicas e os radares fixos já que ambos são a mesma coisa olhando-se pelo prisma já comentado anteriormente.
Outra tarefa importante que esse programa executa em atendimento as caracteristicas garmin é separar da base de dados maparadar os semaforos com camera e radar.
Na base de dados maparadar, os semaforos com camera e radar foram inseridos com velocidade.
Com essa velocidade inserida no ponto o garmin passa a ativar o alarme por velocidade, ou seja, se estiver você em velocidade inferior a 90% da monitortada pelo radar não tera aviso em voz. Somente aparecera o icone do ponto na tela.
Ora mas ali tem um semaforo com camera que deve sempre ser avisado independente do radar de velocidade acoplado a ele.
Por essa razão desemembramos o ponto criando ali 2 pontos. Um para o radar configurado em velocidade e outro para o semaforo configurado em distância.

Os pontos de lombada (quebra molas), área de perigo e pedágio extraímos da base de dados tracksource.

Desculpe o tamanho do texto, mas tem certos assuntos que alguns usuários querem se aprofundar e entender melhor o processo.

[]s
Avatar do usuário
veiomussa
Novato
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Set 2010, 22:18

Re: AVISO FALADO DE RADAR.

Mensagem por veiomussa »

Pessoal...
Provavelmente já conheçam, mas se quiserem um pacote completo, tudo prontinho, associando informações do Mapa Radar com o Track Source, compilado e atualizado mensalmente, bastando baixar e copiar para o GPS para que ele vire um verdadeiro tagarela de alertas de voz, além de mensagens de texto, para todos os tipos de radares, polícia, quebra-molas, etc...etc...etc..., é só acessar este site, tá tudo lá a disposição, incluindo os tutoriais de instalação, que basicamente se resume a baixar o arquivo, descompactar e copíar para o GPS ou cartão de memória, tudo feito em 10 minutos....

http://radaresgarmin.heliohost.org/

Abraço
Avatar do usuário
Roberto Holanda
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1877
Registrado em: 25 Ago 2010, 08:56

Re: AVISO FALADO DE RADAR.

Mensagem por Roberto Holanda »

Olá veiomussa,

Vou fazer um teste na próxima semana, ainda bem que aqui em minha cidade só tem 3 radares e nem passo por lá, quando o feriadão der saudades vou voltar ao batente e vejo se é bom mesmo e posto aqui a minha opinião.

Obrigado!!!
Imagem
Roberto Holanda.
Garmin Nüvi 255w e 610.
calch
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Set 2010, 08:51

Re: AVISO FALADO DE RADAR.

Mensagem por calch »

Roberto Holanda escreveu:Srs. Membros,

Quero deixar meu Garmin avisando os radares com um som especifico para cada Tipo, por exemplo: "Cuidado Radar 60km", "Cuidado Polícia Rodoviária" etc e saber quais as configurações que serão necessárias para que isso aconteça.
Sei que isso têm em alguns outros fóruns por aí, más quero aprender por aqui que é nossa casa!
chalella
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 01 Set 2010, 13:51

Re: AVISO FALADO DE RADAR.

Mensagem por chalella »

Olha, eu estava usando um pacote de radares do pessoal do nimrag forum cujo a base é feita juntando os pontos do maparadar e do tracksource e acho q tem mto radar a mais por conta da base desatualizada do tracksource (me corrijam se estiver errado, sao soh suposicoes...)
Acontece q viajei de Sao Paulo a Ubatuba no feriado e fui registrando os radares faltantes e os a mais no GPS para posterior exclusao (registrando velocidade e sentido) e no fim qnd extraí os dados no mapsource e fui comparar no maparadar percebi que esses radares a mais me atrapalharam. No fim quase todos os radares geraram duvidas se são novos ou se são radares mal posicionados no maparadar pq estão mto proximos uns dos outros.
Outra coisa eh q eu nao sei o qnto do erro de georeferenciamento do google maps atrapalha pq tinha um radar maldito escondido na saida de um tunel na Carvalho Pinto sentido Caraguatatuba, q eu soh vi e registrei na volta, que nao estava registrado e que no googlemaps ele nao fica posicionado na saida do tunel.... Sei lá, me perdi nos registros. Talvez a saida seja registrar todos os radares, inclusive os ja existentes e depois tentar trabalhar em cima dos dados confrontando no maparadar.
Enfim, to aprendendo, vou continuar tentando pegar os radares e posicionar melhor os ja existentes mas agora vou testar os dados do gpsinfo na esperança de melhorar os meus registros.
Gostaría de receber feedback do pessoal com mais experiencia.
Obrigado e desculpe se fui confuso...
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24933
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: AVISO FALADO DE RADAR.

Mensagem por Marcio »

Amigo chadella,
não foi confuso, pelo menos para mim.

Produzimos arquivos de alerta para Garmin há mais de ano e os disponibilizamos gratuitamente em nosso site.
No inicio produziamos alertas utilizando somente os dados contidos na base de dados TrackSource, porém, por terem eles menos colaboradores que o MapaRadar, a base deles carecia de muitos pontos.

Indentificado isso passamos a utilizar a base de dados MapaRadar, porém identificamos que ela para Garmin causava duplicidade de alertas e, por vezes, alertas indesejados de radares posicionados em pista paralela nossa. Isso ocorre porque se usa direcionamento para pontos posicionados no MapaRadar e no Garmin não existe o reconhecimento de direcionamento. Somente outros navegadores, como o iGO, reconhecem direcionamento.

Em função disso decidimos criar nossa propria base de dados para Garmin e tivemos o trabalho de reposicionar os mais de 9.000 pontos existentes na base MapaRadar. Continuamos atualizando a base seguindo as atualizações do MapaRadar, porém reposicionamos cada ponto inserido adequando-o as caracteristicas Garmin.

Assim fazemos.
chalella
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 01 Set 2010, 13:51

Re: AVISO FALADO DE RADAR.

Mensagem por chalella »

Caro amigo Marcio,

eh um trabalho realmente árduo e incrível do qual eu tenho profunda admiração. Já posso dizer q utilizando a base de vcs ontem na região centro-oeste de São Paulo percebi algumas diferenças e acredito q me favorecerá na captura de novos radares.
Algumas perguntas: qnd um radar eh reposicionado na base do mapa radar vcs conseguem detectar a mudança e reposicioná-lo para garmin? Então o sistema do iGO eh mais inteligente q o da garmin?
Continuo aprimorando minha caçada e amanhã estarei saindo de São Paulo para Marília e quero voltar com todos os radares salvos e bem posicionados no meu nuvi... Espero que dessa vez eu consiga dados proveitosos ao maparadar e consequentemente a sua base de dados..
Grande abraço!
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24933
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: AVISO FALADO DE RADAR.

Mensagem por Marcio »

qnd um radar eh reposicionado na base do mapa radar vcs conseguem detectar a mudança e reposicioná-lo para garmin?
Quando um radar é reposicionado na base MapaRadar sabemos qual foi já que dispomos de um pequeno programa em C++ que identifica mudanças de posicionamento ou novos pontos. Com isso reposicionamos o ponto em nossa base mas posicionando-o dentro das características de reconhecimendo Garmin.
Então o sistema do iGO eh mais inteligente q o da garmin?
Nesse aspecto de sensibilidade a direcionamento de ponto de alerta diria SIM.
O Garmin não reconhece direcionamento e nele é criado uma área circular de alerta em torno do ponto, de um raio igual à distância configurada para ativação do alerta.
Continuo aprimorando minha caçada e amanhã estarei saindo de São Paulo para Marília e quero voltar com todos os radares salvos e bem posicionados no meu nuvi... Espero que dessa vez eu consiga dados proveitosos ao maparadar e consequentemente a sua base de dados..
Empregue o descrito no Tutorial que elaboramos.
Avatar do usuário
Roberto Holanda
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1877
Registrado em: 25 Ago 2010, 08:56

Re: AVISO FALADO DE RADAR.

Mensagem por Roberto Holanda »

Pra encerrar as minhas buscas...

Fiquei com os seis arquivos distintos que o Marcio faz tendo como base os radares do Maparadar, ficou show!!!

Podem continuar com o assunto caso queiram, pra mim já finalizou.

Valew pessoal pelas colaborações!
Imagem
Roberto Holanda.
Garmin Nüvi 255w e 610.
Avatar do usuário
veiomussa
Novato
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Set 2010, 22:18

Re: AVISO FALADO DE RADAR.

Mensagem por veiomussa »

Marcio escreveu:Amigo chadella,
não foi confuso, pelo menos para mim.

Produzimos arquivos de alerta para Garmin há mais de ano e os disponibilizamos gratuitamente em nosso site.
No inicio produziamos alertas utilizando somente os dados contidos na base de dados TrackSource, porém, por terem eles menos colaboradores que o MapaRadar, a base deles carecia de muitos pontos.

Indentificado isso passamos a utilizar a base de dados MapaRadar, porém identificamos que ela para Garmin causava duplicidade de alertas e, por vezes, alertas indesejados de radares posicionados em pista paralela nossa. Isso ocorre porque se usa direcionamento para pontos posicionados no MapaRadar e no Garmin não existe o reconhecimento de direcionamento. Somente outros navegadores, como o iGO, reconhecem direcionamento.

Em função disso decidimos criar nossa propria base de dados para Garmin e tivemos o trabalho de reposicionar os mais de 9.000 pontos existentes na base MapaRadar. Continuamos atualizando a base seguindo as atualizações do MapaRadar, porém reposicionamos cada ponto inserido adequando-o as caracteristicas Garmin.

Assim fazemos.
Olá Marcio...
Sou novato em GPS e estou, conforme o tempo me permite, tentando aprender nos mais diversos fóruns de debate sobre o assunto. Portanto tenho navegado pela internet a procura de informações e tenho visto a mais variadas opiniões.

Conforme postei acima, eu tinha baixado no site do Schmidt do fórum NINRAG (aparentemente conhecido seu), um pacote de POIs com pontos de interesse, alertas de voz e alertas de texto, já pronto para instalação, que por ser novato era o que me interessava...estar pronto...

Feito isso instalei no meu Nuvi 205W e percebi que tudo funcionava bem, exceto os alertas de voz, que eram dados em alguns pontos e em outros não, em especial após a última atualização datada de 01 Set 2010. E repito, os POIs em sím e os alertas de texto apareciam normalmente.
Tentei seguir diversos conselhos e testes sem conseguir resultado satisfatório, o problema dos alertas de voz, persistiu.

Pos sbem...ontem, lí a sua mensagem acima citada e baixei o seu pacote, no site por você indicado.

Instalei no cartão do meu GPS e testei. Tudo funcionam perfeitamente agora....pontos, alertas de texto e alertas de voz....

O único senão que verifiquei, é que, pelo menos para a minha cidade (Caxias do Sul-RS), aparentemente ele está bastante desatualizado no que se refere especificamente aos quebra-molas (lombadas) situados na área urbana.
Nesse ítem o pacote do Shmidt estava atualizado, no entanto não eram dados alertas pela Raquel.

Não sei se no seu pacote, para quebra-molas, você utiliza a base de dados do TrachSource(eu mesmo seguidamente colaboro com informações), e se é possível de ser solucionado na sua próxima atualização no site GPSInfo, visto serem importantes no trânsito urbano, mas como já disse foi o único probleminha que encontrei.....de resto parabéns pelo pacote...

Aproveitando o ensejo, como não ví essa informação no site ou quem sabe eu não a tenha encontrado pergunto:

Em que datas ou de quanto em quanto tempo o seu pacote de POIs é atualizado no site GPS Info???


Abraço
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24933
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: AVISO FALADO DE RADAR.

Mensagem por Marcio »

veiomussa,
confessamos que não estamos mais atualizando as lombadas (quebra molas) pela base de dados tracksource. Agora as atualizamos pelas recebidas daqueles que se valem de nossos arquivos de alerta. De qualquer forma encontraremos folego para atualizar uma vez esse arquivo comparando a nossa base com a do tracksource.
Em que datas ou de quanto em quanto tempo o seu pacote de POIs é atualizado no site GPS Info???
visando prestigiar aqueles que colaboram, informando pontos de alertas, procuramos atualizar nossos arquivos na medida que os pontos nos são informados.
Resumiria que alguns tipos como radar são atualizados quase que diáriamente.
Responder

Voltar para “GARMIN”