Via Dutra terá mais 11 radares fixos no Vale do Paraíba

Relacionadas com pontos de alerta
Avatar do usuário
Adailton Jr.
Ativo
Ativo
Mensagens: 158
Registrado em: 10 Nov 2010, 23:44
Localização: São José dos Campos/SP
Contato:

Via Dutra terá mais 11 radares fixos no Vale do Paraíba

Mensagem por Adailton Jr. » 11 Nov 2011, 09:28

A fiscalização é para controlar os acidentes, e irá forçar os motoristas a ficarem atentos aos limites de velocidade.

Até o fim do ano, a Rodovia Presidente Dutra irá receber mais 30 radares fixos, 11 deles devem ficar no Vale do Paraíba. A fiscalização é para controlar os acidentes, e irá forçar os motoristas a ficarem atentos aos limites de velocidade.

A via Dutra é uma das rodovias mais movimentadas do país. Só no trecho do Vale do Paraíba passam, em média, 150.000 veículos por dia. Grande também é o número de acidentes, só no primeiro semestre desse ano foram 1.786 ocorrências, quase 10 por dia.

A Polícia Rodoviária Federal afirma que a falta de atenção dos motoristas é a principal causa de acidentes, mas que os mais graves são causados pelo excesso de velocidade.

O limite é de 110km/h para veículos leves e de 90km/h para pesados. A partir de agora, a fiscalização de velocidade na dutra vai ser intensificada. 30 novos radares fixos já começaram a ser instalados, 11 deles no trecho do vale do paraíba.

Na pista sentido Rio de Janeiro, os pontos são em Jacareí, Caçapava, Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá e Lorena. E atenção, em Taubaté e Guará, o limite de velocidade é de 100 km/h.

No sentido São Paulo, os radares serão instalados em Jacareí, Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá e Silveiras, onde a velocidade máxima é de 80 km/h. Os locais foram selecionados depois de uma pesquisa na área. "Nesses estudos é verificada a incidência de volume de tráfego diário, e em locais determinados a incidência de acidentes é maior, e por isso a implantação de radares", explica o Policial Rodoviário Federal, Francisco Pimentel.

A notícia da instalação desses novos equipamentos foi bem recebida pelos motoristas. "Tem muito desrespeito com os demais motoristas e pedestres, e mexendo no bolso acho que pode melhorar", diz a educadora Milena Toledo. "Acho que a educação seria o melhor, e não precisaria disso, mas se não é possível isso então o radar controla", diz a aposentada Maria Moura.

A única preocupação é com a variação do limite de velocidade em alguns trechos. "Pode atrapalhar no caso da pessoa estar cortando um caminhão, não ver a mudança da placa, e ser surpreendido mais a frente", opina o professor Messias Borges. "A variação, se não tiver um motivo muito forte, não tem sentido. Se a velocidade é 110 km/h deve continuar assim no trecho todo, a não ser que seja uma área com escola, se não parece pegadinha para multar, indústria de multa mesmo", finaliza Otávio Fiães.

O sistema da Polícia Rodoviária Federal está fora do ar há uma semana e sem previsão para voltar a funcionar, por isso não foi possível levantar quantas multas foram aplicadas no trecho do Vale do Paraíba.

A concessionária NovaDutra também não soube informar quando os radares entram em operação. A previsão é que a instalação seja concluída em dezembro deste ano. A empresa ainda afirma que as placas indicativas de mudança de velocidade vão estar localizadas antes dos radares.

fonte: Vnews
GPS 4 life

Avatar do usuário
analista175
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3928
Registrado em: 24 Out 2010, 10:39
Residência: BRASIL - SP - São Paulo
Localização: São Paulo- SP

Re: Via Dutra terá mais 11 radares fixos no Vale do Paraíba

Mensagem por analista175 » 12 Nov 2011, 18:44

Prezado Adailton Jr., agradecemos pela informação!

oswaldo alex
Novato
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 25 Jul 2011, 17:49

Re: Via Dutra terá mais 11 radares fixos no Vale do Paraíba

Mensagem por oswaldo alex » 22 Nov 2011, 22:14

no site da nova dutra
http://www.novadutra.com.br/destaques/D ... idItem=542
baixei um arquivo pdf com as localizações dos novos radares da dutra, ao todo são 30
No trecho Paulista
Km 229 – Pista Rio-SP (São Paulo) – velocidade máxima de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados;
Km 202,6 – Pista Rio-SP (Guarulhos) – velocidade máxima de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados;
Km 197,5 – Pista SP-Rio (Arujá) – velocidade máxima de 80 km/h para veículos leves e veículos pesados;
Km 176,4 – Pista Rio-SP (Guararema) – velocidade máxima de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados;
Km 161 – Pista Rio-SP (Jacareí) – velocidade máxima de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados;
Km 159,3 – Pista SP-Rio (Jacareí) – velocidade máxima de 110 km/h para autos, utilitários e motos e 90 km/h para caminhões e ônibus;
Km 130,5 – Pista SP-Rio (Caçapava) – velocidade máxima de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados;
Km 116,2 – Pista Rio-SP (Taubaté) – velocidade máxima de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados;
Km 110,7 – Pista SP-Rio (Taubaté) – velocidade máxima de 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para veículos pesados;
Km 94,3 – Pista Rio-SP (Pindamonhangaba) – velocidade máxima de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados;
Km 92,2 – Pista SP-Rio (Pindamonhangaba) – velocidade máxima de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados;
Km 65,4 – Pista SP-Rio (Guaratinguetá) – velocidade máxima de 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para veículos pesados;
Km 60,3 – Pista Rio-SP (Guaratinguetá) – velocidade máxima de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados;
Km 53,9 – Pista SP-Rio (Lorena) – velocidade máxima de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados;
Km 27,6 – Pista Rio-SP (Silveiras) – velocidade máxima de 80 km/h para veículos leves e para veículos pesados.
No trecho Fluminense
Km 330,1 – Pista SP-Rio (Resende) – velocidade máxima de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados;
Km 326,9- Pista Rio-SP (Itatiaia) – velocidade máxima de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados;
Km 300 - Pista Rio-SP (Resende) – velocidade máxima de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados;
Km 299,6 - Pista SP-Rio (Resende) – velocidade máxima de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados;
Km 270,3 - Pista Rio-SP (Barra Mansa) – velocidade máxima de 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para veículos pesados;
Km 255,6 - Pista SP-Rio (Piraí) – velocidade máxima de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados;
Km 244,7 – Pista Rio-SP (Piraí) – velocidade máxima de 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para veículos pesados;
Km 242,2 – Pista SP-Rio (Piraí) – velocidade máxima de 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para veículos pesados;
Km 231,3 – Pista SP-Rio (Piraí) – velocidade máxima de 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para veículos pesados;
Km 225,1 – Pista Rio-SP (Piraí) – velocidade máxima de 80 km/h para veículos leves para veículos pesados;
Km 209,1 – Pista SP-Rio (Seropédica) – velocidade máxima de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados;
Km 196,9 – Pista SP-Rio (Queimados) – velocidade máxima de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados;
Km 191,3 – Pista SP-Rio (Queimados) – velocidade máxima de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados;
Km 190,4 – Pista Rio-SP (Queimados) – velocidade máxima de 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para veículos pesados;
Km 167,7 – Pista Marginal Rio-SP (São João de Meriti) – velocidade máxima de 90 km/h para veículos leves e para veículos pesados.

o problema é identificar o lat long , pois no site encontamos o km do radar, mas estou pesquisando, espero calocar aqui os lat log corretos, se alguem puder ajudar...
abçs..

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24842
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Via Dutra terá mais 11 radares fixos no Vale do Paraíba

Mensagem por Marcio » 23 Nov 2011, 07:47

oswaldo alex,
acreditamos que todos, ou quase todos, já foram cadastrados em nossa base de dados.

oswaldo alex
Novato
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 25 Jul 2011, 17:49

Re: Via Dutra terá mais 11 radares fixos no Vale do Paraíba

Mensagem por oswaldo alex » 23 Nov 2011, 20:48

Muitos não estão batendo...
Eu passei pela dutra de sp para o rio nesse ultimo final de semana e parei em 5 radares e anotei a posição

1 -23.12293, -45.72754 - fica em caçapava - esse é informado pelo site da dutra no km 130,5 sp - o mais próximo pelo site maparadar é o (-23.123081, -45.728171) 1 km depois.
2 em taubaté tem dois radares (-23.038162, -45.559352) um de 110km sentido sp e de 100 km sentido RJ, distantes 5 km um do outro - no maparadar só tem o de 100 km
3 -22.95250, -45.40501 - fica em pindamonhangaba - informado pelo site da dutra como no km 94,3 sp - no maparada fica a 120m antes (-22.952585, -45.405204)
4 -22.82191, -45.19659 - guaratinguetá - informado pelo site da dutra como no km 65,4 sp - o do maparadar fica cerca de 500 metros depois - tem outro 5 km depois no sentido sp
5 -22.50215, -44.66927 - fica em resende - informado pelo site da dutra como no km 330 rj - pelo maparadar existe radar proximo,
dá para perceber que precisamos arrumara um pouco a casa, os lat log que anotei vou postar no lugar certo e a proxima ida a sp vou anotar um por um...abç..

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24842
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Via Dutra terá mais 11 radares fixos no Vale do Paraíba

Mensagem por Marcio » 23 Nov 2011, 21:43

Prezado oswaldo alex,
por acaso eu também passei na Dutra semana passada, levantei alguns dos novos radares e eu mesmo os cadastrei.
1 -23.12293, -45.72754 - fica em caçapava - esse é informado pelo site da dutra no km 130,5 sp - o mais próximo pelo site maparadar é o (-23.123081, -45.728171) 1 km depois.
Esse de caçapava é antigo e só requer ajuste de 2m trazendo o ponto para o eixo da via. Ele é visto pelo Street View. Estranho ter dito voce que parou para levantar as coordenadas. Seria outro radar?
Sem Título-1.jpg
Sem Título-1.jpg (123.8 KiB) Exibido 12454 vezes
Tá vendo esse caminho de terra perpendicular a via e onde estão os gatilhos?
Sem Título-2.jpg
Sem Título-2.jpg (149.12 KiB) Exibido 12443 vezes
Pois olha ele aqui:
Sem Título-3.jpg
Sem Título-3.jpg (120.04 KiB) Exibido 12443 vezes
Decididamente algum erro cometeu voce ao levantar as coordenadas desse radar ou implantaram outro na semana passada próximo a esse.
2 em taubaté tem dois radares (-23.038162, -45.559352) um de 110km sentido sp e de 100 km sentido RJ, distantes 5 km um do outro - no maparadar só tem o de 100 km
O de Taubaté só consegui pegar o de 100 km/h sentido RJ. Se voce sabe onde se encontra o de sentido SP, por gentileza nos informe para que possamos cadastra-lo.
3 -22.95250, -45.40501 - fica em pindamonhangaba - informado pelo site da dutra como no km 94,3 sp - no maparada fica a 120m antes (-22.952585, -45.405204)
Esse eu mesmo levantei ao passar por ele e se encontra corretamente cadastrado.
4 -22.82191, -45.19659 - guaratinguetá - informado pelo site da dutra como no km 65,4 sp - o do maparadar fica cerca de 500 metros depois - tem outro 5 km depois no sentido sp
O de sentido RJ cadastrado eu mesmo levantei ao passar por ele e se encontra corretamente cadastrado. Se voce sabe onde se encontra o de sentido SP, por gentileza nos informe para que possamos cadastra-lo.
5 -22.50215, -44.66927 - fica em resende - informado pelo site da dutra como no km 330 rj - pelo maparadar existe radar proximo,
Esse eu mesmo levantei ao passar por ele e se encontra corretamente cadastrado.
dá para perceber que precisamos arrumara um pouco a casa, os lat log que anotei vou postar no lugar certo e a proxima ida a sp vou anotar um por um...abç..
A casa está arrumada o que falta é ensinar como se extrai corretamente uma coordenada quando em campo.
Observei que se refere voce a km na via, mas por favor não utilize isso como referência. Faça passagem levantando as coordenadas pelo GPS ou navegue pelo Google Street View para identificar se o radar já consta nas fotos dele.

oswaldo alex
Novato
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 25 Jul 2011, 17:49

Re: Via Dutra terá mais 11 radares fixos no Vale do Paraíba

Mensagem por oswaldo alex » 24 Nov 2011, 23:20

Um detalhe me chamou atenção, esse radar de Caçapava (-23.123081, -45.728171) - que está no mapa radar- fica no sentido 241 (RIO x SP) e o que eu registrei pelo meu gps (-23.12293, -45.72754) é no sentido 61 (SP x RIO). me desculpe a minha impertinência, mas só quero ajudar. eu vi muito radar novo na dutra.

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24842
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Via Dutra terá mais 11 radares fixos no Vale do Paraíba

Mensagem por Marcio » 24 Nov 2011, 23:28

Prezado oswaldo alex,
Lembro que para esse radar cadastrado postei as fotos dele na pista da Dutra sentido SP. Se instalaram ou vão instalar um perto desse e no sentido RJ é outra estória.
Também vi muito radar novo na Dutra, levantei e cadastrei aqueles cuja sinalização vertical foi instalada.
Como bem deve saber voce, por resolução do CONTRAN, um sensor de velocidade não pode operar se não existir antes dele, na distancia regulamentada, sinalização vertical informando fiscalização eletronica seguido da velocidade.

oswaldo alex
Novato
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 25 Jul 2011, 17:49

Re: Via Dutra terá mais 11 radares fixos no Vale do Paraíba

Mensagem por oswaldo alex » 24 Nov 2011, 23:48

É verdade amigo, acho que foi isso que aconteceu, novos radares, até dezembro eu irei a SP novamente e vou marcar a posição, o problema e parar no local para registrar , mas mandei um email para a Dutra SA, para tentar com eles a lat long dos novos radares. eu moro em Seropédica e de SP até aqui e verifiquei 5 radares sem o bip da gabriela, e olha que eu tomai o cuidado de atualizar antes de viajar. Abçs..

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24842
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Via Dutra terá mais 11 radares fixos no Vale do Paraíba

Mensagem por Marcio » 24 Nov 2011, 23:53

oswaldo,
por acaso na semana passada também me desloquei de Sorocaba para o Rio e observei os radares que não estavam ainda cadastrados e os cadastrei. Não me lembro quantos, mas era por aí, uns 4 ou 5.

Em que pese possivel erro metrico, não precisa parar ao lado do radar para levantar suas coordenadas pelo GPS. Lembro que a ativação de alerta ocorre geralmente a uns 500m e não será um erro de posicionamento longitudinal de 10 a 20 m que penalisará o objetivo que é o alerta do radar a uma distância confortavel.

Lembro também que para um radar entrar em operação a sinalização vertical dele tem de ser instalada na via como preve a resolução do contran. Por isso é importante quando formos levantar pontos novos que fiquemos atentos a sinalização existente na via.

O Maparadar só cadastra radar após a sinalização ter sido instalada.

Avatar do usuário
mreis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3776
Registrado em: 13 Jan 2011, 01:52

Re: Via Dutra terá mais 11 radares fixos no Vale do Paraíba

Mensagem por mreis » 25 Nov 2011, 10:37

oswaldo alex escreveu:... verifiquei 5 radares sem o bip da gabriela, e olha que eu tomai o cuidado de atualizar antes de viajar...
osvaldo

Verifique suas configurações de skin e sys.txt, a "Gabriela", é um arquivo tts com audio(voz).

Titorj
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 03 Out 2011, 13:07

Re: Via Dutra terá mais 11 radares fixos no Vale do Paraíba

Mensagem por Titorj » 05 Dez 2011, 14:08

Amigos passo pela Dutra 4 vezes por semana(ida e volta) e posso dizer que por em quanto os novos radares não estão em operação ainda, pois estão em fase de implantação.
Estou adaptando as velocidades dos radares para caminhão no meu GPS pois é o tipo de veículo que utilizo. ´
Assim que achar um tempo eu vou extrair as coordenadas de cada um desses radares novos pois como passo ali toda hora sei exatamente onde está cada um.
Espero poder colaborar com o fórum!
Um abraço a todos e um ótimo fim de ano, sem acidente e sem multas! :)

Responder

Voltar para “Notícias - Debates - Dúvidas - Informações”