Exportação para o Primo

Relacionadas com pontos de alerta
Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3471
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Exportação para o Primo

Mensagem por escadajr »

Vi que há novidades no Maparadar, que agora exporta (em versão beta) dados específicos para o iGO Primo. Só não achei nenhuma notícia à respeito aqui no forum e não percebi qual a diferença para a exportação iGO/Miomap.

Não nos deixem curiosos, estamos todos impacientes querendo saber mais! Então, quais são as novidades e os planos sobre isto? Podem nos adiantar para já irmos mudando o Primo - e ficar tudo pronto para a grande estréia?

Obrigado!
Benemar
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 29 Ago 2010, 17:41

Re: Exportação para o Primo

Mensagem por Benemar »

Eu também gostaria de saber qual a tabela de códigos que está sendo utilizado nesta exportação para o iGo Primo, para adequação, ou não, necessárias no sys.txt para as falas da Gabriela.
Avatar do usuário
jatinhaoutro
Administrador
Administrador
Mensagens: 6725
Registrado em: 25 Ago 2010, 20:36

Re: Exportação para o Primo

Mensagem por jatinhaoutro »

O Escada.
Foi você quem nos deu o lay-out do Primo.
O Israel baseou-se na sua definição.
Esqueceu-se?
Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3471
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Exportação para o Primo

Mensagem por escadajr »

Não esqueci não, hehe... mas é que não vi isso no speedcam.txt. Olhando mais de perto, parece que neste beta 1 os códigos foram trocados pelos números de categorias internas do Primo. Estes são usados para definir as falas e alarmes em todas as configurações (sys.txt) do Primo, mas não são os mesmos códigos que devem aparecer no speedcam.txt.

Será que foi esta mensagem minha viewtopic.php?f=58&t=543&start=20 que causou este desacerto?

Se foi, peço desculpas mais uma vez. Torcendo para que minha pena não aumente para 80 chibatadas :( , tentarei clarificar: os códigos que devem aparecer num speedcam.txt para o Primo são:

0 - NÃO deve ser usado
1 - radar fixo (convertido pelo Primo para categoria 0)
2 - semáforo e radar
3 - semáforo com câmera (convertido pelo Primo para categoria 4)
4 - radar de seção (convertido pelo Primo para categoria 3)
5 - radar móvel (convertido pelo Primo para categoria 1)
X - Polícia Rodoviária

O X pode ser 7 para manter a compatibilidade com o iGO8; pode ser 10 para ocupar um código não usado e que já permite indicação de velocidade máxima; ou pode ser qualquer valor entre 16 e 30.

Espero que o Israel não se importe de fazer mais uma rodada com um beta 2.
Benemar
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 29 Ago 2010, 17:41

Re: Exportação para o Primo

Mensagem por Benemar »

Layout do arquivo speedacam.txt do iGo Primo:
Speedcam layout.JPG
Speedcam layout.JPG (92.27 KiB) Exibido 21205 vezes
Exemplo:
Speedcam exemplo.JPG
Speedcam exemplo.JPG (80.88 KiB) Exibido 21205 vezes
Fonte: http://curieux82.free.fr/

Assim acho que não pairam mais dúvidas sobre o layout do arquivo speedcam para o iGo Primo.

E sugiro que Polícia Rodoviária seja o Type e ID 15 ou 31, para que não apareça um ícone de faixa de ônibus quando tivermos Polícia Rodoviária (type e id 7). ;)
Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3471
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Exportação para o Primo

Mensagem por escadajr »

Benemar, não pode ser 15 nem 31, que já são usados. As únicas opções razoáveis e que exigem poucas mudanças no Primo e no speedcam.txt são aquelas que indiquei. Já implementei as mudanças para as categorias 7 e 10, que estão prontas para serem distribuídas como um branding.zip quando o maparadar bater o martelo. As categorias de 16 a 30 exigirão mudanças um pouco mais detalhadas.

Quanto a este formato completo do speedcam.txt, feito pelo membro curieux do forum mioskin, pode ser usado para conversões de cqtegorias mais elaboradas, mas acho excessivo para os objetivos do Maparadar.
Benemar
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 29 Ago 2010, 17:41

Re: Exportação para o Primo

Mensagem por Benemar »

Mas o 7 e o 10 também são usados e apresentam ícones nada a ver com polícia rodoviária.

Já o 15 ou melhor ainda o 31 apresentam ícones compatíveis com alerta de Polícia Rodoviária e não necessita nenhuma mudança no branding.zip, só a adequação dos comandos já utilizados atualmente no sys.txt do iGo Primo.
Avatar do usuário
Vilmar
Super Avançado
Super Avançado
Mensagens: 300
Registrado em: 27 Ago 2010, 23:39
Localização: Curitiba-PR

Re: Exportação para o Primo

Mensagem por Vilmar »

Amigos,

Organizando os tipos do primo para ficar mais claro:

Imagem

Temos, então, pré-definidos os seguintes tipos:

1 - para Radar fixo e lombada eletrônica;

3 - para semáforo com câmera de avanço;

5 - para radar móvel; e

11 - para semáforo com fiscalização de velocidade e avanço de sinal.


A questão é que falta definir o tipo para polícia rodoviária, que não é previsto no Primo original, mas que pode ser incluído alterando-se as configurações do navegador.

Existe algum inconveniente em usar o tipo 16 que não tem ícone nenhum associado?

Fiz o teste com um radar fictício, usando o tipo 16, e percebi que usa como defult o ícone de radar fixo.

Outra coisa a considerar, antes de sacrificar os tipos já existentes, é que precisamos reservar os tipos 6 a 15 e 31 para o futuro, pois tratam-se de tipos especiais de alerta que podem até mesmo ser cadastrados pelos usuários.

Quero aproveitar para perguntar para os usuários mais experientes no Primo, porque existe o ID e como funciona? Fiz alguns testes, mas não deu para perceber diferença alguma.

Entendem importante, agora ou no futuro, a inclusão dessa coluna (id) no arquivo de radares?
Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3471
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Exportação para o Primo

Mensagem por escadajr »

Caro Vilmar, o "type" é o que normalmente vocês usam no speedcam.txt e serve tanto para o igo8 como para o Amigo e o Primo. No Primo, é convertido para o "id", que seria o mesmo que "category", e é usado nas configurações no sys.txt e nos arquivos *.ui.

Se não há coluna id no speedcam.txt, ele converte o type 0,1,2,3,4,5 para o id/category 0,0,2,4,3,1 respectivamente. Só é necessário no speedcam.txt caso se deseje fazer uma conversão diferente da padrão. Enfim, acho totalmente desnecessário usar mais esta coluna de id.

Os types 1 a 15 e 31 já são pré-definidos pelo Primo. Os types 16 a 30 estão livres para serem usados. Pode usar qualquer um destes para Polícia Rodoviária.

Mas pode-se aproveitar o type 7 para manter a compatibilidade com o iGO8 ou o type 10 que é inútil no Brasil.

Qualquer que seja o type a ser usado, será necessário criar um branding.zip com os ícones específicos para a P.Rod e configurar o sys.txt de acordo. Eu já os testei e funcionam direito (meu Primo usa o 7 para P.Rod. há mais de um mês). Basta que este type passe a ser usado no speedcam.txt.

Além disso, para permitir a inserção/modificação dos pontos de P.Rod. diretamente pela interface do Primo, além do branding.zip será necessário trocar um arquivo .ui presente tanto no Primo padrão como no Primo com skin.

É uma modificação simples, mas que pode ser meio trabalhosa para "leigos". Esta modificação é opcional, não é necessária para quem só pretende usar o speedcam.txt e não pretende inserir/modificar seus próprios radares.

Também tenho esta modificação opcional implementada no meu Primo e funciona perfeitamente. Para não causar confusão, não a publico enquanto não definirem o type para P.Rod., mas posso enviar por MP para quem quiser testar.

Vejam as telas do meu Primo com estas modificações:
Imagem

Imagem

Usei esta figura do guardinha como ícone, mas pode ser qualquer outra imagem que vocês queiram.

Assim que vocês definirem o type para a P.Rod., eu lhes envio os arquivos modificados e as instruções de instalação (que é basicamente uma cópia de arquivos para a pasta do Primo) para que vocês informem os seus usuários.
Avatar do usuário
Vilmar
Super Avançado
Super Avançado
Mensagens: 300
Registrado em: 27 Ago 2010, 23:39
Localização: Curitiba-PR

Re: Exportação para o Primo

Mensagem por Vilmar »

Escada,

É admirável o trabalho que fez com o Primo, parabéns. Mas, como você mesmo disse, isso não é para leigos, e, sem querer menosprezar ninguém, conheço dezenas de usuários que tem dificuldade até para atualizar a base de radares.

Sou favorável e gosto do navegador customizado, mas quem não sabe customizar, como ficarão no caso da adoção do tipo 7 ou 10? Penso que ao se aproximarem de um posto de polícia rodoviária, no caso de adoção do tipo 7, irão receber alerta de “câmera de faixa exclusiva para ônibus” (que existe no Brasil), ou alerta de “ponto de entrada de cidade”(10). Isso pode deixá-los confusos.

Sei que no caso de adoção de um tipo vago (entre 16 e 30), o alerta, sem customizações, será o mesmo de um radar fixo sem voz, e não é muito difícil ensinar a Gabizinha falar o que quiser com base no tipo do objeto (editando o sys.txt - embora para alguns isso seja quase impossível).

Destaco que não há necessidade de manter compatibilidade com o iGO8, pois ele já tem suas opções de exportação.

Assim, acredito que o tipo para polícia rodoviária deve ser estabelecido entre os tipos “vagos” (16 a 30), considerando o comportamento no navegador standard, pois isso não impedirá a customização por usuários mais avançados. O que acham?
Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3471
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Exportação para o Primo

Mensagem por escadajr »

Vilmar, suas considerações, como sempre, são bastante sensatas. Até mesmo conclusivas.

Não entenda, por favor, que eu esteja "advogando" a favor do 7. As mudanças que fiz foram só um teste de demonstração. Podem ser adaptadas para qualquer número de categoria.

Qualquer um será bom. Como já disse antes, a escolha do Maparadar será o novo padrão. Os "fuçadores" como eu só estamos aguardando vocês baterem o martelo.
bolabyte
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 97
Registrado em: 01 Out 2010, 00:09

Re: Exportação para o Primo

Mensagem por bolabyte »

Fiz algumas alterações no iGO PRIMO aqui, que parecem ter funcionado muito bem.
O arquivo do Maparadar para iGO/Miomap tem os types:
0 (Polícia Rodoviária)
1 (Radar Fixo)
2 (Semáforo com Radar)
3 (Semáforo com Câmera)
5 (Radar Móvel)

Corretíssimo o que disse o scadajr, o PRIMO faz as conversões automaticamente, só ficando a questão da Polícia Rodoviária - que não existe no PRIMO - pendente.
Utilizei para ela o type 16 que é vago no PRIMO. Ficou assim:

0 (Polícia Rodoviária) --> 16 (Polícia Rodoviária)
1 (Radar Fixo) --> 0 (Radar Fixo)
2 (Semáforo com Radar) --> 2 (Radar Integrado)
3 (Semáforo com Câmera) --> 4 (Semáforo com Câmera)
5 (Radar Móvel) --> 1 (Radar Móvel)

Então, quando baixo o arquivo do Maparadar para iGO/Miomap, eu só altero os types 0 para 16 (Uso o Calc do BrOffice mesmo).

Pro PRIMO mostrar e falar tudo certinho fiz o seguinte:
1) No "sys.txt", em [Speedcam_category:2], alterei só a linha activated_speech="Atenção, Radar Integrado." para activated_speech="Atenção, Semáforo com Radar.", só para
o PRIMO falar Semáforo com Radar, e não Semáfor Integrado, pois muita gente confunde o que seria semáforo integrado.
A categoria 11 do sys.txt, que no PRIMO já é Semáforo com radar, deixei lá, quieta, inútil no caso.

2) Coloquei no sys.txt a categoria 16:

; S P E E D C A M - C A T : 16 (CRIADO PARA ANUNCIAR POLÍCIA RODOVIÁRIA)
[speedcam_category:16]
activated_spoken_type=speech
activated_speech="Atenção, Polícia Rodoviária."
activated_min_speech_repeat_delay=-1
min_frc=-1
approach_beep_sound="!alert5"
approach_beep_spoken_type=2
overspeed_sound="!alert6"
overspeed_spoken_type=1

3) Coloquei na raiz do Primo (pasta onde está o Primo.exe) uma pasta "ui_igo9", com suas subpastas "480_272" e "common", contendo as duas, os arquivos "speedwarn.bmp" e "speedwarn.spr", arquivos esses que proporcionam um ícone para a categoria 16. Baixei isso de algum lugar da internet, um arquivo "mod_policia_rodoviaria.zip" (créditos para o
seu autor).
Eu preferi colocar na raiz em vez de mudar esses arquivos, que existem, comprimidos no data do PRIMO, para manter o PRIMO mais original. O único efeito colateral disso é que
dessa forma, não é possível o usuário acrescentar um posto de polícia rodoviára (categoria 16) direto no GPS. Pra mim não faz diferença, pois, quando eu encontrou um radar, etc,
eu nunca adiciono direto no meu GPS, eu colho as coordenadas e tal, e passo para o Maparadar. Não tem sentido não compartilhar.

Agora então, quando quero atualizar meus radares pelo Maparadar, só baixo o arquivo para iGO/Miomap, abro com o BROffice Calc, ordeno tudo pela coluna type, troco todos os types 0 por 16, salvo e atualizo no PRIMO como se faz no iGO8.

Observação: Uso a skin GJA 2.19 for primo 1.1. Em algumas outras, não todas, skins Gurjon, não funciona (por exemplo, o Radar com Câmera, que não deve mostrar placa de
velocidade de radar, já que não é radar, mostra uma placa com uma velocidade doida, tipo 82272 quando a Gurjom é a 1.12).
Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3471
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Exportação para o Primo

Mensagem por escadajr »

Este mod_policia_rodoviaria.zip fui eu mesmo que fiz, para testes. Ele só muda um dos tipos de ícones para o código 16, não os 3 tipos de ícones que são necessários.

Para evitar ter que repetir a mesma tarefa mais de uma vez, só vou disponibilizar a versão completa com os 3 tipos de ícones depois que o Maparadar bater o martelo sobre o código para Polícia Rodoviária.

Até lá, quem quiser testar, como eu fiz e depois o bolabyte também, pode baixar o arquivo da minha pasta pública: http://primo.4shared.com Também tem um teste para o código 7 (mod7.zip) e outro que alterou um dos ícones a pedido de alguém de um outro fórum (ico_speedcams.zip).

O problema da velocidade maluca nos semáforos com câmeras é conhecido e passível de ser corrigido, qualquer que seja o skin utilizado. Mas isso é conversa para outro tópico... ;)
bolabyte
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 97
Registrado em: 01 Out 2010, 00:09

Re: Exportação para o Primo

Mensagem por bolabyte »

escadajr,

Fica aqui o meu agradecimento e os créditos a você pelo arquivo mod...zip, bem como pelas informações que postou aqui. Graças ao seu empenho, ainda que o Maparadar ainda não tenha "batido o martelo", meu iGO PRIMO está funcionando bem pra caramba.
Apesar da tradição e confiabilidade do iGO8, e pelo fato do AMIGO não ter emplacado, acho devemos nos esforçar e colaborar para aprimorar o PRIMO. Tá parecendo que o PRIMO veio pra ficar um bom tempo.
bolabyte
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 97
Registrado em: 01 Out 2010, 00:09

Re: Exportação para o Primo

Mensagem por bolabyte »

Tenho usado o PRIMO com as configurações que citei aqui em rodovias como a Anhanguera e estava tudo aparentemente muito bom, avisando os radares, polícia rodoviária, etc... muito bom mesmo.
Agora percebi um detalhe que não estou entendendo o motivo. Alguns radares, por enquanto aconteceu com dois apenas, apesar de não estarem muito longe do traçado
da estrada e mesmo eu tendo aumentado o speedcam_maxdistance_from_road, em [warning], para 35, o PRIMO não avisa, só aparece o ícone no mapa, lá no mato.
O curioso é que já passei por radares que estão muito mais deslocados do traçado do mapa, e ele avisou.
Problema de direção e sentido acho que não é, pois tó usando o arquivo do maparadar sem direção.
Será que tem algum parâmetro que está apenas no [warning] e deveria estar dentro do [speedcam_category:X] ?

Meu [warning] está assim:

[warning]
speedcam_enabled=1
speedcam_warning=1
is_spoken=1
speak_tts_only=0
warn_distances=130:500,120:500,110:500,100:500,90:500,80:450,70:400,60:400,50:400,40:350,30:350,20:350
speedcam_max_angle=360
speedcam_max_lookahead=500
speedcam_maxdistance_from_road=35
max_section_time=40
speedcam_soundtype=2
speedcam_visualtype=1
mute_voice_announce_during_alert=1
approach_beep_sound="!alert5"
approach_beep_spoken_type=2
overspeed_sound="!alert6"
overspeed_spoken_type=1

Exemplo de radar que não tá avisando:
RADAR FIXO
ID: 10200
Rodovia SP-350
Município: Itobi (SP)

No iGO8 e no TomTom avisa normalmente.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24941
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Exportação para o Primo

Mensagem por Marcio »

Prezado bolabyte,
vamos analisar esse radar que diz você não está bipando:

Radar Fixo
ID: 10200
Pais: Brasil
Cidade: -
Estado: SP
Endereço: -
CEP: -
Inteligente: Não
Velocidade na Via: 60 km\h
Coordenadas: (-21.740909965106470, -46.978172063827515)
Direção: N/D - Sentido Duplo: Sim
Data Criação: 13/01/2009 06:23
Tentativas GeoCode: 1
Observações:
Bidirecional da Rodovia SP-350. Alterado por Roberto Holanda a pedido de Sinistrossauro.


Observe a configuração de direção dele:
Direção: N/D - Sentido Duplo: Sim

Enquadre essa situação no já explicado em viewtopic.php?f=42&t=7 e que aqui reproduzimos:
Situações de configuração de direção e sentido:

a) Se existir direção (valor numerico) e sentido duplo SIM, o ponto alerta para ambos os lados da via.
b) Se colocar SEM direção (N/D) e sem sentido (NÃO) o ponto alerta para ambos os lados também.
c) Se colocar SEM direção (N/D) e sentido duplo (SIM) o ponto NÃO alerta.
Ora, sem direção e SIM para sentido duplo NUNCA irá ativar o alerta mesmo.
Corrigindo o ponto cadastrado...
bolabyte
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 97
Registrado em: 01 Out 2010, 00:09

Re: Exportação para o Primo

Mensagem por bolabyte »

Márcio,

Claras as explicações do tópico, que eu realmente não havia lido na íntegra. Eu já havia visto a reprodução desse seu tópico no comentário de algum fórum, mas não me lembrava dessa parta final. Ou não reproduziram na íntegra ou eu não prestei a devida atenção.
Me esclareça uma dúvida, por gentileza:
Quando uso o TomTom, que trata os dados que baixamos do MapaRadar como PIs, mesmo do jeito que estava o radar, sem direção e com sentido duplo, o GPS avisava.
Então, essas 3 regras do final do tópico, são baseadas no comportamento do navegador, ou seja, na maneira como o programa do GPS se comporta quanto a avisar ou não?
Valem para todos os navegadores que tratem os radares como radares mesmo e não como PIs?
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24941
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Exportação para o Primo

Mensagem por Marcio »

Prezado bolabyte,
não me pergunte muito que peço ajuda aos universitários. :roll:

Acredito que tenho muita, mas muita mesmo, experiência em Garmin. Dos demais navegadores o que sei é o que leio pela NET a fim de auxiliar o pessoal em meu site GPSInfo.

Essas situações de configuração de direcionamento, pelo que sei, são aplicáveis ao navegador iGO.

Para Garmin, que não reconhece direcionamento, elas não são aplicaveis.

Para os demais navegadores, como Tom Tom, não sei.
bolabyte
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 97
Registrado em: 01 Out 2010, 00:09

Re: Exportação para o Primo

Mensagem por bolabyte »

Márcio,

Vamos registrar então para que os "universitários" nos ajudem.

Complementando sobre a minha dúvida que postei anteriormente, eu observei aqui, que no arquivo speedcam.txt que eu tinha aqui (SEM direção), o radar em questão figurava assim:
X,Y,TYPE,SPEED,DirType,Direction
-46.978172063827515,-21.740909965106470,1,60,0,0

Agora, depois que você corrigiu, baixei um novo speedcam.txt (COM direção), e o radar aparece assim:
X,Y,TYPE,SPEED,DirType,Direction
-46.978244483470920,-21.740782902680790,1,60,2,53

Ou seja, você o reposicionou para o centro da via na imagem de satélite do Google, e mudou DirType e Direção. Então entendo que esse DirType = 2 determina que o
radar é "COM direção informada" e "Sentido Duplo SIM", logo, esse avisa.

Todavia, como eu costumo usar sem direção, baixei o speedcam.txt (SEM direção) após sua correção, e nele o radar está assim:
X,Y,TYPE,SPEED,DirType,Direction
-46.978244483470920,-21.740782902680790,1,60,0,0

Ou seja, as coordenadas mudaram por causa do reposicionamento, mas os demais parâmetros, para quem baixa o speedcam.txt SEM direção, continuam como antes (TYPE=1, SPEED=60, DirType=0 e Direction=0).
Então não consigo entender onde o meu navegador vai encontrar no novo speedcam.txt SEM direção baixado, a diferença entre o que era antes e o que é agora, para
dar o aviso que não dava?

Além disso, no speedcam.txt SEM direção que eu usava antes, todos os radares fixos tinham TYPE=1, SPEED=XX, DirType=0 e Direction=0 e quase todos faziam o GPS emitir o aviso (como eu disse, detectei só dois que não emitiam o aviso).

Resumindo: se não é questão de posicionamento (coordenadas erradas ou mapa descalibrado), não entendi o que muda no speedcam.txt SEM direção agora, e que fará o GPS (PRIMO) avisar quando eu passar por esse radar, como ele já fazia para outros que tinham mesmo TYPE=1, DirType=0 e Direction=0.

Márcio, sobre as coordenadas, agora ficou mais legal no GPS, o ícone do radar aparece mais perto da pista na tela do PRIMO. Mas eu conferi lá no local, com dois aparelhos,
o Apontador e o TomTom, e as coordenadas anteriores estavam mais compatíveis com o que os aparelhos informam, embora no navegador e no Google o radar aparecesse lá no meio do mato. Ou seja, mapas do GPS (TeleAtlas), do Google e Satélite do Google descalibrados da realidade.
Quando eu pegar as coordenadas "in loco" de um radar e for passar para o MapaRadar, vocês vão conferir e escorregar para o Mapa/Satélite do Google ?

Bem, me desculpe se estou detalhando ou perguntando demais, mas é que quero sempre contribuir com o belo trabalho que fazem aqui e, para ajudar e não atrapalhar,
tenho que entender corretamente como funciona.
E você já me ajudou bastante com a explicação anterior.

Grato.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24941
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Exportação para o Primo

Mensagem por Marcio »

bolabyte,
os algoritmos dos navegadores se constituem "caixas preta" fechadas com 7 chaves. Seus produtores não fornecem informações sobre eles por nada desse mundo. Levamos muito tempo em testes em campo para identificar certas características do algoritmo Garmin. Acreditamos que desse já conhecemos bastante coisa.

Somente a titulo de cultura geral, o Garmin não reconhece direcionamento e só reconhece o ponto de alerta se esse estiver posicionado em até 30 mts para cada lado da via desenhada no mapa. Mais que essa distancia ele não ativa o alerta do ponto. Confesso que gostaria de saber ate que distancia lateral da via desenhada no mapa o iGO ainda reconhece o ponto de alerta quando configurado sem direção.

Você está no caminho certo. Por meio de analises desse tipo e testes em campo acabamos conhecendo um pouco mais do algoritmo desses navegadores.

A primeira coisa que se deve fazer é bem georeferenciar a via de teste e, consequentemente o ponto. Para se georeferenciar a via sem dispor de GPS de precisão devemos contar com mais de 3 passagens por ela, gravando as passagens. Com a gravação podemos com um editor de mapa, do estilo GPS TrackMaker, colocar a imagem satelite de fundo e alinha-la usando a via gravada, mas alinha-la pela media das passagens já que nenhuma passagem tem o mesmo resultado da outra.

Alinhada a via devemos resgatar as coordenadas do ponto e para isso, com nosso GPS que não é de precisão, devemos deixa-lo ligado estatico, na lateral da via, onde se encontra o ponto, por uns 15 minutos gravando. Ao final desse processo veremos uma gravação de um pequeno borrão de uns 15 mts de raio. O centro desse borrão será o nosso ponto.

Tendo a via alinhada e o ponto na lateral dela, basta escorregar esse ponto para o eixo da via que ali será nosso ponto de alerta.

Com essa ação poderemos identificar qual dos mapas está desalinhado na área.
Quando eu pegar as coordenadas "in loco" de um radar e for passar para o MapaRadar, vocês vão conferir e escorregar para o Mapa/Satélite do Google ?
Em principio sim já que, como citamos, para se acreditar nas coordenadas extraidas pelo GPS deve-se manter o mesmo parado onde esta o ponto por uns 15 minutos no minimo. Como não se pode parar no eixo da via onde se encontra o ponto (gatilhos do sensor) se para na lateral dela e isso por si so já justifica o escorregamento do ponto a ser cadastrado para o eixo da via.

Nós no MapaRadar temos que designar uma unica referencia para posicionar todos os pontos do Brasil e a experiência já nos demonstrou que a referência com menos erros é a imagem satélite do Google Earth. Por isso a utlizamos.
Responder

Voltar para “Notícias - Debates - Dúvidas - Informações”