Atualizando os radares do iGO

Dicas para atualização de arquivos de alerta de radares por modelo de navegador.
Leonardo
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

22 Fev 2011, 19:25

Veleu Israel, tinha que ser você! "Uma mente brilhante".
Concordo em gênero, número e grau. Se resolver o problema, para mim está ótimo.
Acredito que o que todos querem é que o problema seja resolvido.
Como disse em meu comentário anterior, tendo em vista a fábrica de multas com os radares e o uso intenso de aparelhos GPS para esse fim, considero a base maparadar hoje "de utilidade pública".
O único problema é aparecer "alguém" que lhe dê as informações de que você necessita. Vamos aguardar.
Parabéns meu amigo, pela iniciativa. Você é 10.
Forte abraço.
Leonardo
mreis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

22 Fev 2011, 19:43

Meu iGO. 8.3.4 com Skin gurjon G16.18p passou a diferenciar os radares moveis e fixos depois da modificação dos codigos do Maparadar
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra

22 Fev 2011, 22:36

Caro Israel, eu afirmo COM CERTEZA que:

- os códigos que você listou acima são os códigos padrão de fábrica do iGO 8.3 e Primo, exceto os códigos de Polícia Rodoviária.

- os códigos de Polícia Rodoviária não existem no padrão de fábrica de qualquer iGO.

- o iGO 8.3 padrão de fábrica, se encontrar um código que não conhece (zero e de 6 em diante), assume o ponto de alerta como "radar fixo".

- as skins disponíveis para o iGO 8.3 são na sua grande maioria baseadas seja na skin Dimka, seja na skin Gurjon. Todas estas skins incluem os ícones e o alerta para Polícia Rodoviária usando o código 7.

- há skins menos conhecidas e mais simples que não incluem nenhum código extra para os alertas.

Para o Primo, afirmo COM CERTEZA que:

- o Primo padrão de fábrica usa os códigos de 0 a 15 e mais o 31, para definir tipos diferentes de pontos de alerta.

- o Primo padrão de fábrica, se encontrar um código que não conhece e não definidos em nenhuma skin, assume o ponto de alerta como "radar fixo".

- as skins disponíveis para o Primo (exceto as européias, que usam os códigos da norma EUR+) não definem nenhum outro código para o Primo além do padrão de fábrica.

- a única forma de mostrar um ícone de Polícia Rodoviária no Primo é usando o branding.zip (ou as pastas equivalentes) disponível aqui no fórum.

Portanto, não é necessário criar nenhuma exportação específica para esta ou aquela skin, pois ou elas são todas compatíveis (caso do iGO 8.3) ou simplesmente não tem Polícia Rodoviária (caso do Primo).

Todos estes pontos já foram discutidos anteriormente aqui no fórum e foram testados e analisados pelo administrador Vilmar e por mim.
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra

22 Fev 2011, 22:47

Caro mreis, a modificação do Maparadar para o iGO 8.3 só alterou o código da Polícia Rodoviária. Todos os outros códigos permaneceram os mesmos.

Se houve alguma diferença nos radares, talvez seja por alguma alteração na sua configuração, e não por causa da modificação do Maparadar.
Leonardo
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

22 Fev 2011, 23:57

Ok. Tudo certo então.
Só não consigo entender, e até agora ninguém explicou, é porque meu Igo amigo 8.4 com skin DJ Amigo passou a falar "Radar Móvel" e os símbolos do mapa desapareceram e o Igo 8.3, com skin gurjon 6.18 passou a informar somente a velocidade sem saber a qual radar se refere, quando passam pelos postos da PR. Onde está o problema então??? Nas skins que tenho nos meus navegadores? Nas configurações das minhas skins? Então, por favor, imaginando que devam saber, queiram informar, se possível, quais alterações tenho que fazer nas minhas configurações para que os meus navegadores passem a informar corretamente quando da passagem pelos postos da PR. A comunidade usuária do site Maparadar pede apenas isso. Como alterar suas skins para que passem a reconhecer corretamente???
O que percebo aqui é que a grande maioria dos administradores do forum concordam que algo tem que ser dito, ou pelo menos ORIENTADO, aos usuários da base maparadar que passaram a ter problemas depois da alteração, enquanto uns poucos insistem em serem donos da "verdade absoluta".
Como disse antes, considero a base maparadar como "de utilidade pública". E como tal, as alterações interessam diretamente aos envolvidos e que, antes de mais nada, são a razão da existência do site e o banco de dados direto de suas informações. Custa-me a acreditar em tanto individualismo. Fica aqui meu recado a todos os administradores e moderadores do site maparadar. Me parece que há uma sensata recomendação da maioria contra uma imposição de uma minoria. Ou será que o site maparadar possue "chefe supremo"? Se sim, retiro aqui tudo que disse e peço desculpas.
Forte abraço e me desculpe a sinceridade, mas não poderia deixar de me pronunciar pelo que estou assistindo aqui.
Leonardo
mreis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

23 Fev 2011, 11:11

escadajr

Voce pode ter razão, ele avisava todos (radares moveis e fixo) como fixo.
Pode ser o arquivo de audio TTS?

Grato
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra

23 Fev 2011, 11:33

Caro Leonardo, ninguém aqui está sendo dono da verdade. O que é mostrado é fruto de muitas pesquisas, testes e estudo dos navegadores e skins, feitos não apenas por mim mas também pelo Vilmar e pessoal de outros fóruns.

É um trabalho que se estendeu ao longo de vários meses, baixando softwares e skins, testando alternativas, simulando radares ao longo de estradas e, principalmente, olhando o código de programação do iGO. Meus mais de 30 anos de experiência com satélites, geocodificação de imagens de satélites, sistemas geográficos de informação e linguagens de computador devem servir para alguma coisa, espero.

Você pode fazer vários testes, se quiser também contribuir para resolver o seu problema. Depois informe-nos os seus resultados, se forem diferentes. A comunidade avança com a ajuda de todos que contribuem com novas informações.

Algumas versões disponíveis na internet foram bastante modificadas e não são padronizadas. Duas das mais baixadas estão neste caso. Talvez sua versão esteja nesta situação. Sugiro que tente usar uma versão original com skin não modificada. Deve funcionar.
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra

23 Fev 2011, 11:48

Caro mreis, também não deveria confundir fixo com móvel. Deve ter algo irregular na sua configuração ou no seus arquivos de áudio usados pela skin.

O que acontece exatamente? Os ícones ficam trocados ou é só a voz que está errada? Você está usando o arquivo speedcam.txt original do Maparadar ou está fazendo a conversão do niloluiz?
jatinhaoutro
Moderador Global
Moderador Global

23 Fev 2011, 12:07

Leonardo
Nao ha supremo comandante não. Há uma hierarquia imposta pela competencia, nenhuma organização sobrevive sem isso.
Exite um moderador que orienta,treina,e, coordena os demais. Uma especie de "fiel da balança".

Mas eu tenho notado que esse seu Igo 8.4 que eu desconheço, (a ultima versão minha conhecida é 8.3.4.142975) anda meio rebelde ne? Parece que ele tem suprema incomatibildade com a PRF! Outro dia ele implicou com um radar de Saquarema que todos os demais Igo reconhecem vc lembra?

Não é de bom alvitre alterar os procedimentos sem uma investigação preliminar criteriosa.

Teremos a humildade de nos retratar e corrigir caso a indicação estatistica contrarie a evidencia.
'
Seu apoio e colaboração são indispensáveis e inestimáveis.
mreis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

23 Fev 2011, 12:31

escadajr

Recapitulando:

Como postei anteriormente, coincidência ou acaso, após alteração nos códigos speedcam do maparadar baixei e testei com e sem direção) no meu GPs que uso iGO My way 8.3.4. com Skin gurjon 6.18p e passou a diferenciar, mostrar e falar os radares fixos e moveis, antes classificava todos como fixo.

Você disse:
Caro mreis, a modificação do Maparadar para o iGO 8.3 só alterou o código da Polícia Rodoviária. Todos os outros códigos permaneceram os mesmos.

Se houve alguma diferença nos radares, talvez seja por alguma alteração na sua configuração, e não por causa da modificação do Maparadar.

Então me leva a concluir que possa ser algo no arquivo de áudio tts, pois os arquivos e configuração do gurjon não foram modificados.
Editado pela última vez por mreis em 23 Fev 2011, 15:50, em um total de 2 vezes.
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra

23 Fev 2011, 13:43

Caro Jatinha, o iGO 8.4 é o Amigo. Neste navegador, a skins DJ tem um erro justamente na fala do alerta de Polícia Rodoviária. Fala "radar móvel".

A dúvida que ele tinha com o iGO Amigo já foi respondida para ele mesmo no fórum GPSPoint, inclusive com uma descrição detalhada de como corrigir a skin DJ para que fale corretamente o alerta de PR. Não tem outro jeito. De nada adianta o Maparadar trocar o código para o Amigo, que ele sempre vai falar errado se não for alterado.

A única coisa que o Maparadar poderia fazer é preparar uma skin DJ corrigida para o Amigo. Só assim o Amigo passaria a entender algum código para Polícia Rodoviária. Não dá para fazer um branding.zip e configurar o sys.txt, como fiz para o Primo, e nem adianta mudar o código no speedcam.

Ainda não analisei qual o ícone que o Amigo mostra para PR, com ou sem skin. Devo fazer isso em breve.
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra

23 Fev 2011, 13:46

mreis escreveu:Então me leva a concluir que possa ser algo no arquivo de áudio tts, pois os arquivos e configuração do gurjon não foram modificados.
Também cheguei a esta conclusão, mas não no áudio TTS e sim na pasta "audio", que é de onde a skin Gurjon tira suas falas.

Só espero que não seja o mesmo bug da skin do Amigo, o que irá exigir uma alteração num dos arquivos da skin. Vou analisar este problema assim que tiver um tempinho sobrando. O ruim dos iGOs é que não dá para testar os alertas de radar em simulação, só em viagem de verdade na pista. Obrigado pelas informações!
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra

23 Fev 2011, 16:02

Caro mreis, dê uma olhada aqui: viewtopic.php?f=143&t=4078

Isto resolve o bug "Polícia Rodoviária" da skin Gurjon para o iGO 8.3. A skin Dimka não tem este bug.

Quanto às correções para o Amigo, acho desnecessário fornece-las. Outros fóruns já ensinaram o que deve ser feito, então cabe aos interessados e mais experientes, embuídos de espírito comunitário, contribuir com sua solução.
israel.rodriguez
Fundador
Fundador
Contato:

26 Fev 2011, 01:34

Existe a necessidade de criar uma exportação separada para Amigo?

escadajr, vou fechar a exportação IGO original como sendo 0 para Polícia Rodoviária, tal como estava. Correto?

Com qual nome devo criar a exportação para a tal Skin com o código 7?
Att,
Israel Rodriguez
israel.rodriguez@maparadar.com
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra

26 Fev 2011, 02:37

israel.rodriguez escreveu:escadajr, vou fechar a exportação IGO original como sendo 0 para Polícia Rodoviária, tal como estava. Correto?
Acho que não, considero que seria um retrocesso. O código zero não existe e nunca existiu, era uma aberração que o iGO "contornava" e transformava em radar fixo. O código 7 faz o mesmo efeito além de ser compatível com as skins existentes, tanto no iGO 8 como no Amigo.

O problema parece ser que muita gente instalou a skin Gurjon pela metade (não incluiu a pasta extension, só instalou o zip/gro). Justamente numa das extensões é que está a definição do código 7 para Polícia Rodoviária.

A mudança sugerida volta ao que era antes e nada altera para os que não usam skins alternativas. Só satisfaz quem instalou mal a skin Gurjon, mas não deixa os que tem uma instalação correta se beneficiarem dos novos códigos.
israel.rodriguez
Fundador
Fundador
Contato:

26 Fev 2011, 03:45

escadajr,

Qual o padrão de fábrica?
Att,
Israel Rodriguez
israel.rodriguez@maparadar.com
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra

26 Fev 2011, 17:44

O padrão de fábrica dos códigos do speedcam.txt para o iGO 8.3 e Amigo sem nenhuma skin alternativa é:

1- Radar Fixo
2- Semáforo com radar de velocidade
3- Semáforo só com câmera
4- Radar de seção
5- Radar Móvel

Com skin Dimka ou Gurjon para iGO 8.3 e Amigo, acrescente:
6- preferencial
7- Policia Rodoviária
8- redutor de velocidade (lombada)
9- zona escolar/crianças
10- curva perigosa
11- túnel
12- área perigosa
13- POI (?)

O padrão de fábrica dos códigos do speedcam.txt para o Primo é:

1- radar fixo
2- semáforo com radar
3- semáforo com câmera
4- radar de seção
5- radar móvel
6- cruzamento com via férrea
7- câmera de vigilância de faixa de ônibus
8- local de alto risco de acidentes
9- zona escolar/crianças
10- entrada de cidade (?)
11- semáforo com radar (de novo)
12- pedágio
13- hospital/ambulância
14- bombeiros
15- zona de congestionamento
31- área perigosa

Nota: os códigos que os iGOs lêem no speedcam.txt não devem ser confundidos com os códigos "speedcam_category" usados no sys.txt. Muita confusão de alertas advém destas diferenças, inclusive os famosos "programas de conversão" que tem por aí.

Nota 2: com ou sem skins, não existe nenhum código definido para Polícia Rodoviária no Primo. Por isso o Maparadar pode escolher o código que quiser, dentre os códigos disponíveis (de 23 a 30).

Nota 3: qualquer dos iGOs, se encontrar no speedcam.txt um código não definido no padrão ou na skin, converte o ponto de alerta para "radar fixo".

Espero que isso o ajude.
Dawidson
Novato
Novato

03 Mar 2011, 11:55

Ao TENTAR atualizar hoje os radares do IGO, (o que faço ao menos uma vez por semana), meu GPS não mais funciona.
Reinstalei o IGO 8.3, e dá sempre o mesmo erro "Fatal error occurred in main thread. Address:0x0038b758 Exception: 0xc0000005".

GPS MIO P550.

alguem sabe o que é isso e como reparo ?

Grato
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra

03 Mar 2011, 13:05

Dawdison, em que momento dá o erro? Ao ligar, ao fazer uma rota? Dificilmente a culpa será da atualização em si, mas de algum acesso errado aos arquivos.

Está me parecendo erro de leitura no cartão SD. Tente fazer uma verificação de erros ou, em último caso, reformatá-lo.
Dawidson
Novato
Novato

03 Mar 2011, 16:11

escadajr
O erro era ao ligar...o IGO não funcionava....reformatei o SD e, PARECE que deu certo...
Obrigado pela atenção e pronta resposta

Abraços
Responder

Voltar para “Atualizar radares no seu navegador (GPS)”