INFORMAÇÃO DE QUEBRAMOLAS (Lombadas) - Incluir Informações.

Críticas e Sugestões para melhorar o MapaRadar
Avatar do usuário
jotaerre
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 981
Registrado em: 09 Fev 2011, 17:02
Residência: Brasil - Piauí - Teresina

INFORMAÇÃO DE QUEBRAMOLAS (Lombadas) - Incluir Informações.

Mensagem por jotaerre » 18 Fev 2011, 22:17

Srs. Administradores,

Venho sugerir a inclusão de opção de podermos informar, também, a existência de lombadas (quebramolas) no maparadar. Penso ser uma informação muito útil e que inclusive já é configurável em diversos navegadores, inclusive o iGO8, Primo e Amigo e, dependendo da skin utilizada, emite avisos narrados e/ou bipados.

Como ponto de partida, repasso para a comunidade um pacote com 13.830 pontos de lombada espalhadas pelo Brasil inteiro. Esse pacote foi baseado, segundo a fonte, em arquivo gerado a partir das informações do projeto Tracksource. Meu papel foi converter de KML para o txt e configurar os dados para ser reconhecido pelo iGO. Os créditos da publicação original são de Adailton Jr.

Fiz umas conferências aleatórias, comparando as coordenadas plotadas no Google Eath com o Trackmaker e eis minhas impressões:
a) as dezenas de pontos que conferi no Google Eath bateram com aquelas existentes no Trackmaker;
b) as coordenadas levam em consideração o traçado real das rodovias (na foto satélite). Isso significa dizer que quando ocorrer desalinhamento (e vai haver em muitos casos) nos mapas da NT e TA, o ícone da lombada vai ficar afastado do traçado (no meio do mato) e, nessas situações, o iGO não vai disparar o aviso de alerta. Você terá apenas o visual desenhado no mapa;
c) nos lugares que conheço (PI/CE) e que eventualmente informa existência de lombada, realmente há lombada na região.

Portanto, para mim, parece uma base confiável. Os ajustes e atualizações futuras ficariam por conta da comunidade.

Espero que considerem essa colaboração útil à comunidade! Gostaria de continuar atualizando esse alerta também, para tornarmos mais rico ainda esse fabuloso papel de utilidade pública que presta o maparadar.

Eis a sugestão!
Sucesso a todos!!
Jr

NOTA DA MODERAÇÃO: o Jr enviou uma atualização do arquivo numa mensagem mais adiante. Baixem preferencialmente o arquivo mais atualizado.
Anexos
QuebramolasBR.rar
(99.96 KiB) Baixado 1600 vezes

Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: INFORMAÇÃO DE QUEBRAMOLAS (Lombadas) - Incluir Informaçõ

Mensagem por escadajr » 19 Fev 2011, 11:31

O arquivo do jotaerre usa, acertadamente, o código 8 para lombadas. No iGO8, para aparecer o ícone de lombada tem que usar a skin Dimka ou Gurjon.

No Primo, com skin original ou Gurjon, não há um código nativo para lombadas. Se usar o arquivo como está, aparecerá no Primo como "local de alto risco de acidentes (LARA)", o que não é mal.

Usando a skin Dimka no Primo, o código 8 deve ser mudado para 18.

agm2112
Ativo
Ativo
Mensagens: 109
Registrado em: 23 Fev 2011, 13:44

Re: INFORMAÇÃO DE QUEBRAMOLAS (Lombadas) - Incluir Informaçõ

Mensagem por agm2112 » 23 Fev 2011, 13:46

Como foi feita a conversão do KML para TXT ? Estava usando o KML diretamente na pasta userdata/poi, o que não gerava alerta de aproximação. Desta forma ficou bem melhor ....

Avatar do usuário
jotaerre
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 981
Registrado em: 09 Fev 2011, 17:02
Residência: Brasil - Piauí - Teresina

Re: INFORMAÇÃO DE QUEBRAMOLAS (Lombadas) - Incluir Informaçõ

Mensagem por jotaerre » 26 Fev 2011, 08:39

Prezado,
Na tentativa erro/acerto... com os aplicativos "Bloco de Notas", "GPSBABEL" e "Excel". Cada um com sua funcionalidade. O mais importante é que a base de dados é do Projeto Tracksource, o que confere credibilidade às informações.
Sucesso!
Jr

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24826
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: INFORMAÇÃO DE QUEBRAMOLAS (Lombadas) - Incluir Informaçõ

Mensagem por Marcio » 26 Fev 2011, 10:13

jotaerre,
agradecemos o elevado espirito comunitario demonstrado.

Experimentado em desenvolvimento de mapas para o TrackSource lembro que a padronização do Projeto é a implantação de POIs de lombada posicionados de acordo com as características do navegador Garmin, que não reconhece direcionamento. Infelizmente esse padrão não é aplicado por todos os desenvolvedores e por isso encontraremos muitos POIs de lombada na base TrackSource requerendo reposicionamento para Garmin.

Não baixei o arquivo gentilmente por voce disponibilizado e por isso desconheço se nele existe direcionamento ou está sem.

Existindo terá erros de direção, pois se o desenvolvedor fez corretamente seu trabalho de casa, em algumas situações o ponto estará posicionado afastado da via para emprego da tecnica de 30 mts do Garmin. Pelo menos assim estão os que cadastrei nos mais de 25 mapas que trabalhei.

Em não existindo direcionamento terá muitos alarmes falsos, principalmente em pistas paralelas onde a lombada se encontra em somente uma das pistas.

De qualquer forma sou muito favoravel ao Maparadar criar uma base de dados para POIs de lombada, mas essa decisão não depende somente da minha opinião.

Avatar do usuário
jotaerre
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 981
Registrado em: 09 Fev 2011, 17:02
Residência: Brasil - Piauí - Teresina

Re: INFORMAÇÃO DE QUEBRAMOLAS (Lombadas) - Incluir Informaçõ

Mensagem por jotaerre » 28 Fev 2011, 22:12

Prezado Márcio,
No BD gerado não coloquei direcionamento. Realmente pode ocorrer de a lombada estar numa avenida de sentido duplo em que a colocação numa via pode não coincidir com a colocação da outra. Assim o aviso surgirá duas vezes. Mas nas estradas acredito que a incidência de erros será bem menor, pois a lombada normalmente atravessa a extensão da pista (pelo menos essa é a realidade por aqui!)

Outro detalhe é que, pelo menos na região onde mais circulo (CE/PI), nos lugares onde foi indicada a existência de lombada, conferiu com a realidade. Isso me deu confiança nas informações.

Espero que os administradores do Maparadar se sensibilizem e concordem disponibilização de mais essa informação no site, para atualização dos GPS.

Sucesso!!
Jr

lfkpoa
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 02 Mar 2011, 12:49

Quebra molas

Mensagem por lfkpoa » 02 Mar 2011, 13:18

Pessoal, este é meu primeiro post no maparadar e desculpem-me caso o fórum mais adequado seja outro.
Utilizo o Igo Primo com as informações de radares disponíveis no maparadar, e esta é a melhor funcionalidade do um GPS atualmente, tendo em vista os valores das multas.
Bem, costumo viajar por alguns locais que possuem quebra-molas em alguns trechos de estrada e avenida (Chapecó/SC). Como geralmente são muito mal sinalizados, comecei a cadastrar os pontos com quebra-mola como radar de velocidade baixa (20 km/h), pois não achei uma forma melhor. Faço isso utilizando a interface do próprio IGO Primo.
Assim quando me aproximo de um desses quebra-molas, o GPS me avisa.
Bem, eu tenho 2 perguntas:
1. Vocês não se interessam em incluir os quebra-molas no maparadar?
2. Existe alguma forma de conciliar as minhas alterações com as informações do maparadar? Isto é, quero continuar atualizando os radares pelo maparadar mas quero manter o cadastro dos quebra-molas que faço manualmente.

Obrigado,
Luis Fernando

Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Quebra molas

Mensagem por escadajr » 02 Mar 2011, 17:55

lfkpoa escreveu: Bem, eu tenho 2 perguntas:
1. Vocês não se interessam em incluir os quebra-molas no maparadar?
2. Existe alguma forma de conciliar as minhas alterações com as informações do maparadar? Isto é, quero continuar atualizando os radares pelo maparadar mas quero manter o cadastro dos quebra-molas que faço manualmente.
Caro Luis Fernando, movi sua mensagem para um tópico onde já se está discutindo a inclusão de quebra-molas. Acho que, lendo o tópico, sua primeira pergunta será respondida.

Quanto à segunda pergunta, acho que não há incompatibilidade nenhuma entre o seu cadastro manual e o cadastro do Maparadar. Você pode ter o melhor dos mundos sem problemas de compatibilidade: o arquivo speedcam.txt do Maparadar, junto com o arquivo quebramolasBR.txt do jotaerre e tudo isso junto com os seus próprios pontos de alerta.

Apenas tome o cuidado de, na hora de atualizar os radares com o arquivo speedcam.txt fornecido pelo Maparadar, NÃO APAGAR o arquivo SpeedcamUpdates.spud que se encontra na pasta content/speedcam. É neste arquivo onde estão registrados todos os pontos de alerta que você cadastrou.

Então, ao atualizar, apague apenas o arquivo speedcam.spdb para forçar o Primo a ler os .txt que existem na pasta e criar um novo speedcam.spdb.

lfkpoa
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 02 Mar 2011, 12:49

Re: INFORMAÇÃO DE QUEBRAMOLAS (Lombadas) - Incluir Informaçõ

Mensagem por lfkpoa » 04 Mar 2011, 12:44

Muito obrigado!

Fiz conforme a orientação, inclusive baixando o arquivo com a informação dos quebra-molas disponibilizado nesse tópico e funcionou corretamente.
Conforme foi dito, no Igo Primo com skin Gurjon o aviso para a lombada é "local de alto risco de acidentes", o que não é ruim.

Fica a sugestão do maparadar manter a informação das lombadas também.

Obrigado,
Luis Fernando

Avatar do usuário
jotaerre
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 981
Registrado em: 09 Fev 2011, 17:02
Residência: Brasil - Piauí - Teresina

Re: INFORMAÇÃO DE QUEBRAMOLAS (Lombadas) - Incluir Informaçõ

Mensagem por jotaerre » 14 Mar 2011, 18:22

Pessoal,
Disponibilizo pra todos, versão mais recente do arquivo de lombadas. São 14.737 pontos identificados a partir de informações do projeto Tracksource.

Para quem se interessar, espero que seja útil.

Continua nossa proposta de que o Maparadar passe a receber, também, da comunidade, informações sobre lombadas.

Sucesso a todos!
Jr
QuebramolasBR_11mar11.rar
(101.69 KiB) Baixado 1304 vezes

Avatar do usuário
Adailton Jr.
Ativo
Ativo
Mensagens: 158
Registrado em: 10 Nov 2010, 23:44
Localização: São José dos Campos/SP
Contato:

Re: INFORMAÇÃO DE QUEBRAMOLAS (Lombadas) - Incluir Informaçõ

Mensagem por Adailton Jr. » 17 Mar 2011, 17:21

Infelizmente agora o Projeto Tracksource limitou a área de download de POIs para apenas 5 categorias de alerta e somente no formato GPI, impossibilitando o uso em outros navegadores... Antigamente tinhamos várias opções de POIs e de formatos a serem salvos, o que possibilitava a criação de novos alertas para outros navegadores e agora parece que propositalmente isso foi vetado... Fico triste em ver isso pois o Projeto Tracksource SEMPRE foi mencionado como a base de dados (fantástica por sinal) nos pacotes de POIs que criei e disponibilizei para os navegadores da familia iGO e agora não tenho mais o porque contribuir com o Projeto, pois não utilizo o Garmin... Espero que um dia possam voltar atrás e fazer como faz o site MapaRadar e muitos outros onde nenhum navegador é discriminado e todos trabalham em busca de um senso comum, um aparelho prático e funcional de acordo com as necessidades de cada usuário... Desculpem o desabafo, mas tinha que ser dito...

Abraço,

Adailton Jr.
GPS 4 life

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24826
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: INFORMAÇÃO DE QUEBRAMOLAS (Lombadas) - Incluir Informaçõ

Mensagem por Marcio » 17 Mar 2011, 17:48

Adm Tracksource escreveu:Infelizmente não dá para manter o sistema antigo, por vários motivos, dentre os quais:

- Usuários inexperientes usam de forma inadequada, os alertas não funcionam direito e a conclusão que chegam é que nossos alertas são ruins;

- A Garmin frequentemente altera o POI Loader e precisamos ficar acertando os programas de geração;

- Outras vezes as alterações exigem alterações de procedimentos pelos usuários, que não sabendo, geram alertas com problemas;

- Da mesma forma como você personaliza para uso pessoal, outras pessoas e empresas o fazem com finalidades comerciais, copiam nossa base, trocam as mensagens e passam a distribuir alertas;


Por isso, visando preservar a qualidade e proteger a base de dados do projeto, a Coordenação optou por esta nova forma de distribuir e não julgamos prudente continuar mantendo a base de dados aberta.

Chicão

Equipe de Coordenação e Compilação do Tracksource
Vejo de grande utilidade os alertas de Lombadas e por essa razão disponho comigo uma base de dados delas em constante atualização.

Acredito que em futuro próximo o MapaRadar facilitará isso. Não o fez ainda porque estamos arrumando a casa primeiro e ajustando os bugs que encontramos com o uso na nova versão do Google API.

Se desejar posso disponibilizar em GPX essa base.

Avatar do usuário
Adailton Jr.
Ativo
Ativo
Mensagens: 158
Registrado em: 10 Nov 2010, 23:44
Localização: São José dos Campos/SP
Contato:

Re: INFORMAÇÃO DE QUEBRAMOLAS (Lombadas) - Incluir Informaçõ

Mensagem por Adailton Jr. » 17 Mar 2011, 17:57

Muito obrigado pela informação Marcio, mas na verdade o que acontece é que eu e o Capulleto estamos desenvolvendo alterações na skin DJ.Amigo3.4 do iGO Amigo para que ela avise da Polícia Rodoviária, Pedágios, Quebra-molas e Áreas de Risco, e para isso criamos arquivos tipo speedcam para os alertas com base nos dados do Projeto Tracksource. Ja tenho esses arquivos prontos, porém não tenho mais como atualizá-los devido a ausencia no Tracksource, mas, como você disse, talvez esses alertas sejam incluídos aqui no MapaRadar, então isso seria fundamental para esse nosso projeto em cima do iGO Amigo e não haveria mais a preocupação em adquirir tais informações do Tracksource... Fico no aguardo de novidades.

Abraço,

Adailton Jr.
GPS 4 life

Avatar do usuário
jotaerre
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 981
Registrado em: 09 Fev 2011, 17:02
Residência: Brasil - Piauí - Teresina

Re: INFORMAÇÃO DE QUEBRAMOLAS (Lombadas) - Incluir Informaçõ

Mensagem por jotaerre » 18 Mar 2011, 21:18

Prezados Márcio e Adailton,

A base de lombadas que vocês dispõem é maior que esta que a gente conseguiu compilar a partir do Projeto Tracksource (14,7 mil pontos)?

Existe algum site (além do Projeto Tracksource) onde a gente pode ficar atualizando essas informações, até que os administradores do Maparadar decidam pela inclusão (torço que sim!) ou não desse tipo de alerta na sua base de dados?

Imagino que a maioria dos navegadores (Tom Tom, Garmin, família iGO etc.) já estão com esse recurso de avisar lombadas, curvas, pontos de perigo, cruzamentos de ferrovia, pedágios etc. e se não estão, logo vão incluir esse serviço. Se fizermos uma enquete, com certeza a comunidade peferiria estar informando também esse dado.

Bem que o Maparadar poderia sair na vanguarda desse tipo de informação em site!

Sucesso a todos!

sobralbruno
Novato
Novato
Mensagens: 32
Registrado em: 30 Ago 2010, 04:01

Re: INFORMAÇÃO DE QUEBRAMOLAS (Lombadas) - Incluir Informaçõ

Mensagem por sobralbruno » 18 Mar 2011, 21:36

Ola...

Minha opinião, pouca gente sabe que existe uma resolução da CONTRAN sobre os quebra molas no Brasil. Mais não é e nunca foi respeitada, pois isso vocês veem quebra-molas de diversos tamanhos, formatos e de diversas cores pelas cidades do brasil.
Outro problema que não ha muita manutenção nestes quebra-molas. E a cada dia cria-se novos quebra-molas indiscriminadamente.

Então juntando tudo isso acho que o maparadar iria perder o foco, o nome do site é mapaRADAR nao mapaQUEBRA-MOLAS
ou mapaPEDAGIO.

Seria desperdiçado uma energia enorme dos ADMs para a Add e fazer as verificações e a validação dos quebras molas que devem ser aos milhões, e depois de 1, 2 ou 3 meses refazer tudo, pois a prefeitura construiu um novo, removeu ou não existe mais manutenção e que no final, o quebra-mola na pratica não existe mais.

Se já existe um outro projeto de um outro site que faz esse trabalho não a necessidade de mudar a logística do sita para concorrer quem tem a melhor base de dados de quebra-molas.

Quem quer base de dados de quebra-molas que vá buscar no site do tracksource ou similar.

Concentrem se em que vocês são os melhores atualmente, em Radar. Mantenha o FOCO.

att.

Avatar do usuário
jotaerre
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 981
Registrado em: 09 Fev 2011, 17:02
Residência: Brasil - Piauí - Teresina

Re: INFORMAÇÃO DE QUEBRAMOLAS (Lombadas) - Incluir Informaçõ

Mensagem por jotaerre » 19 Mar 2011, 08:16

Prezado,

Estamos num debate e respeito e compreendo seu ponto de vista. Faz sentido sim toda a sua argumentação.

Mas vejo a coisa não como concorrência, mas como uma prestação de serviço à comunidade. O projeto Tracksource tem uma comunidade que é restrita a usuários de determinadas marcas de navegadores. Eu mesmo já pedi algumas atualizações para minha cidade, com mapa desenhado e tudo (no Trackmaker!), e nunca vi resposta. Particularmente, nem sei como mandar informações de quebramolas, radares ou pedágios... Respeito o espírito de voluntariedade do pessoal do projeto e acho muito bacana... mas os procedimentos de atualização ainda, na minha opinião, são lentos ou não acontecem com a eficácia que deveria... Talvez por desconfiança (afinal em Internet tem gente pra tudo), talvez por acúmulo de informações... não sei... (fique bem claro: sou fã do projeto Tracksource e busco também informações de lá! E tenho a maior admiração pela comunidade! Quisera eles poderem fazer pra uma quantidade maior de navegadores!)

O Maparadar é menos burocrático e mais objetivo nesse sentido... quanto a baixar informações, baixa a informação quem quer... Quanto às atualizações, digo a vc... faz dez anos que circulo na região do PI/CE e só vejo surgir lombadas... nunca vi tirarem... o que acontece é que quando recapam o asfalto ela pode até diminuir de altura... mas não raro a prefeitura vai lá e constói outra no lugar... Sei que lombadas são muitas, mas são bem estáveis!

Não se trata de dizer que o Maparadar se torne "MapaQUEBRA-MOLAS", ou "MapaPEDÁGIO"... afinal posto de gasolina não vende "só" gasolina... farmácia não vende "só" remédio... padaria não vende "só" pão... pizzaria não vende "só" pizza, supermercado já vende eletrodoméstico, móveis... e GPS, hj, não informa só posição no mapa e nem por isso deixaram de ser posto de gasolina, farmácia, padaria, pizzaria, supermercado ou GPS...

Manter o foco eu concordo... mas no cliente. Na necessidade dele... Qualquer tipo de organização tem sim sua competência principal, tem sua missão e é para manter o foco que ela desenvolve as competências complementares, não se limitando a uma terminologia, a um rótulo. Os navegadores estão evoluindo... e por que não o Maparadar não evoluir com eles?

Mas é tudo uma questão de opinião. A sugestão foi dada. Se não for acatada... tudo bem. Os administradores sabem quais as limitações que enfrentam pra manter o site no ar e quais prioridades atender...

É que sou do partido que "pedir... posso pedir até o mundo pra mim! Se vão me dar... é outro problema!"

É só uma opinião!

Sucesso a todos!!
Jr

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24826
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: INFORMAÇÃO DE QUEBRAMOLAS (Lombadas) - Incluir Informaçõ

Mensagem por Marcio » 19 Mar 2011, 10:33

Amigos,
opiniões divergentes e argumentadas são importantes para elevação de nivel de todos nós experientes e inexperientes.

Na minha opinião, o "foco" do MapaRadar deve ser respeitado, porém, além dele, existe um objetivo maior que deve ser atingido que é o de atendimento aos anseios da comunidade. Quem não analisa mercado não progride, não evolui.

Qualquer mercado, por diversos fatores, é evolutivo e sendo assim não progride a prestadora de serviços pautada em conceitos de mercado passado.

O carro chefe do MapaRadar e o maior anseio de mercado é ter pontos de alerta RADAR. Isso continua assim em que pese que os radares estão acompanhando o avanço tecnológico e hoje temos radares LAP que o MapaRadar ainda não identificou a forma correta de cadastra-los até porque são tão novos que nem lei regulamentando-os existe. Quando esses radares sairem do solo e subirem para os satelites nem quero imaginar como faremos.

Mantendo o foco de atendimento aos anseios da comunidade criou o MapaRadar o cadastro de postos policiais e que nem foi aqui comentado.

Agora surge o anseio de criação de lombadas, pedágios e areas perigosas que devem ser analisados um por um para que se mantenha em foco a eficiencia com eficácia. De nada vale um piloto fazer excelentes pousos (eficiente) no aeroporto errado (ineficaz).

Não está aqui em debate o desprezo das autoridades com a sinalização das lombadas e do cumprimento da lei para implanta-las, mas tenho experiência própria ao ter meu veículo quebrado após voar ao passar por uma lombada sem sinalizaçao na Rodovia ES-080, próximo à Colatina - ES.

Tenho uma base de dados de muitas lombadas (14.000) espalhadas por todo o Brasil, mas vou revisá-la porque cheguei a conclusão que as lombadas cadastradas em vias vicinais ou secundarias pode mostrar eficiencia, mas não eficácia. Nela deixarei cadastradas somente as lombadas existentes em rodovias e vias coletoras principais. Excluirei as existentes em vias secundárias e não coletoras, mas isso é outra estória a ser debatida caso venha o Maparadar adotar o cadastro dessas.

claudiomarcb
Ativo
Ativo
Mensagens: 112
Registrado em: 08 Fev 2011, 08:34
Localização: Toledo PR

Re: INFORMAÇÃO DE QUEBRAMOLAS (Lombadas) - Incluir Informaçõ

Mensagem por claudiomarcb » 09 Dez 2011, 08:15

"Quando esses radares sairem do solo e subirem para os satelites nem quero imaginar como faremos."
Marcio, acredito que não teremos grandes problemas, uma vez que a identificação vai ter que existir avisando dos radares, porém poderá ter apenas placas de avisos sem radares nas cidades.

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24826
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: INFORMAÇÃO DE QUEBRAMOLAS (Lombadas) - Incluir Informaçõ

Mensagem por Marcio » 09 Dez 2011, 10:20

claudiomarcb,
nao terá aviso e sim monitoramento real de todos os veiculos circulando e alerta daquele que circula em velocidade superior a permitida em qualquer parte de via e em qualquer via.

Isso de certa forma já existe, mas para monitorar e rastrear navios.

Avatar do usuário
mreis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3776
Registrado em: 13 Jan 2011, 01:52

Re: INFORMAÇÃO DE QUEBRAMOLAS (Lombadas) - Incluir Informaçõ

Mensagem por mreis » 25 Dez 2011, 20:16

Projeto SINIAV - Sistema de Identificação Automática de Veículos

http://www.slideshare.net/robertodiasdu ... v-denatran

Responder

Voltar para “Críticas e Sugestões”