Bug no TomTom XL Classic Brasil com PI do Maparadar

Valmir Silva
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 01 Set 2010, 22:51

Bug no TomTom XL Classic Brasil com PI do Maparadar

Mensagem por Valmir Silva » 11 Jan 2011, 12:58

Comprei um TomTom Ease e depois de não conseguir atualizar o mapa para a versão mais recente, conforme prometido pelo fabricante, e ainda descobrir que ele não oferece a opção de configurar os alertas para os PI do maparadar, resolvi comprar um TomTom XL Classic Brasil. O equipamento oferece várias opções de configuração de alertas de radar, através de arquivos de som ou escrevendo uma frase. Oferece ainda a opção de alterar o som dos alertas dos radares da própria TomTom, ou seja, trocar o bip por uma fala ou outro som qualquer através de arquivos de voz. Tudo estaria perfeito se não fosse um problema que constatei e descobri a causa após muitos testes e uma noite de sono perdida: Quando instalo os arquivos do maparadar e configuro os alertas eles aparecem e são emitidos os avisos conforme configurado, mas as instruções do gps é que param de funcionar corretamente, ou seja, a Fernanda raramente fala, deixando de dar várias instruções e de dizer os nomes das ruas. Retirando os arquivos do maparadar tudo volta ao normal. Alguém já teve este mesmo problema e conhece uma solução?

Valmir Silva
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 01 Set 2010, 22:51

Re: Bug no TomTom XL Classic Brasil com PI do Maparadar

Mensagem por Valmir Silva » 22 Jan 2011, 10:52

Valmir Silva escreveu:Comprei um TomTom Ease e depois de não conseguir atualizar o mapa para a versão mais recente, conforme prometido pelo fabricante, e ainda descobrir que ele não oferece a opção de configurar os alertas para os PI do maparadar, resolvi comprar um TomTom XL Classic Brasil. O equipamento oferece várias opções de configuração de alertas de radar, através de arquivos de som ou escrevendo uma frase. Oferece ainda a opção de alterar o som dos alertas dos radares da própria TomTom, ou seja, trocar o bip por uma fala ou outro som qualquer através de arquivos de voz. Tudo estaria perfeito se não fosse um problema que constatei e descobri a causa após muitos testes e uma noite de sono perdida: Quando instalo os arquivos do maparadar e configuro os alertas eles aparecem e são emitidos os avisos conforme configurado, mas as instruções do gps é que param de funcionar corretamente, ou seja, a Fernanda raramente fala, deixando de dar várias instruções e de dizer os nomes das ruas. Retirando os arquivos do maparadar tudo volta ao normal. Alguém já teve este mesmo problema e conhece uma solução?
Resultado, estou utilizando e atualizando apenas os radares da própria tomtom.

O jeito foi esquecer que existe o maparadar, pois não tenho mais paciência pra tentar fazer gps funcionar direito, já é o terceiro que compro e todos cheios de falhas.

sobralbruno
Novato
Novato
Mensagens: 32
Registrado em: 30 Ago 2010, 04:01

Re: Bug no TomTom XL Classic Brasil com PI do Maparadar

Mensagem por sobralbruno » 18 Mar 2011, 18:28

Só digo uma coisa... O problema é vc. Lamento mais é a verdade.

os arquivos sonoros que vc esta colocando que deve estar dando conflito com o equipamento.

quando o som do gps tomtom some, é que existe algum arquivo (provavelmente o Arq. de Som) que esta gerando o problema. Bug classico do GPS Tomtom.

Procure outros foruns de GPS, leia, leia bastante, pesquise e nao saia abrindo topicos atoa pois esse problema é conhecido e resolvido.

Boa sorte

Valmir Silva
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 01 Set 2010, 22:51

Re: Bug no TomTom XL Classic Brasil com PI do Maparadar

Mensagem por Valmir Silva » 18 Mar 2011, 19:20

"Só digo uma coisa... O problema é vc."

"Bug classico do GPS Tomtom."

Então você concorda que o problema é mesmo com o equipamento, não comigo, certo?

Obrigado pela ajuda, mas estou atualizando somente os radares da tomtom e tem funcionado bem.

Não quero dizer com isto que o maparadar não seja útil, mas optei pelo menor esforço em vez de "garimpar" uma solução pela net para o bug do tomtom.

Abraços.

Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Bug no TomTom XL Classic Brasil com PI do Maparadar

Mensagem por escadajr » 18 Mar 2011, 21:19

A exportação do Maparadar para o Tomtom inclui apenas os arquivos de POI (extensão ov2) e os ícones dos radares (arquivos png ou bmp). Não inclui nenhum arquivo "sonoro", portanto não deveria causar nenhum problema nesta área.

Pode ser que, devido a alguma modificação feita, um arquivo esteja corrompido e causando o problema observado. Experimente voltar à configuração padrão original do navegador e observar se o problema se repete. Acredito que dificilmente haverá qualquer problema numa instalação original do Tomtom.

Valmir Silva
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 01 Set 2010, 22:51

Re: Bug no TomTom XL Classic Brasil com PI do Maparadar

Mensagem por Valmir Silva » 19 Mar 2011, 12:57

Obrigado pelas dicas. Quando tiver algum tempo livre vou checar essas hipóteses.
Abraços.

sobralbruno
Novato
Novato
Mensagens: 32
Registrado em: 30 Ago 2010, 04:01

Re: Bug no TomTom XL Classic Brasil com PI do Maparadar

Mensagem por sobralbruno » 21 Mar 2011, 14:08

Valmir Silva escreveu:"Só digo uma coisa... O problema é vc."

"Bug classico do GPS Tomtom."

Então você concorda que o problema é mesmo com o equipamento, não comigo, certo?

Obrigado pela ajuda, mas estou atualizando somente os radares da tomtom e tem funcionado bem.

Não quero dizer com isto que o maparadar não seja útil, mas optei pelo menor esforço em vez de "garimpar" uma solução pela net para o bug do tomtom.

Abraços.

"Então você concorda que o problema é mesmo com o equipamento, não comigo, certo?"

Nao, eu nao concordo...

Se o arquivo de som nao respeitar as características de codec, frequencia e birate, ira ocorrer esse problema.
No site da Tomtom esta descrito quais as características do arquivo de som, MP3, OGG ou WAV.

Valmir Silva
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 01 Set 2010, 22:51

Re: Bug no TomTom XL Classic Brasil com PI do Maparadar

Mensagem por Valmir Silva » 21 Mar 2011, 15:07

Mesmo assim o problema não é comigo, pois os arquivos de som foram baixados pelo tomtom home.

Quem criou os arquivos é que deveria saber as especificações para evitar o "Bug classico do GPS Tomtom.".

Abraços.

fabsag
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Jun 2012, 08:30

Re: Bug no TomTom XL Classic Brasil com PI do Maparadar

Mensagem por fabsag » 17 Jun 2012, 08:38

comprei este aparelho TOMTOM XL na esperança de ter um bom gps, mas estou um pouco decepcionado, até hj nao tenho mapas da regiao em que moro, sendo que outras marcas e modelos bem mais baratos, ja o incluem, o touch screnn tbm um pouco dificil quando se trata de localizar pontos no mapa. quanto a outros itens, swem reclamaçoes.

Responder

Voltar para “TOMTOM”