Inclusão: Pois de alerta...

Críticas e Sugestões para melhorar o MapaRadar
Avatar do usuário
arcelino campos
Novato
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 01 Out 2010, 11:31
Localização: FLORIANOPOLIS
Contato:

PONTOS NEGROS DE ACIDENTES EM RODOVIAS FEDERAIS

Mensagem por arcelino campos »

Amigos, vamos ver se podem me ajudar:
Sou Policial Rodoviario Federal, e gostaria de saber se é possível cadastrarmos junto ao MAPA RADAR, para disponibilizar aos usuários via DOWNLOAD os locais de pontos negros de acidentes.
Se for possível seria uma ferramenta de grande valia para orientação dos nossos usuários a cerca de locais críticos, que seriam atualizados por nós da PRF mensalmente, ja que trabalho na CIOP, central de informações operacionais, ou quando uma situação requerer esta informação.
Se for possível com certeza poderemos evitar muitos acidentes e preservar muitas vidas.
Deixo meus dados abaixo, para contato e sugestões de como poderíamos disponibilizar estes dados para download e utilização em seus GPS, tanto no Mapa radar, ou se for permitido pela administração do Forum em nosso site oficial!


Arcelino de Campos
(48) 99864920
arcelino.campos@dprf.gov.br
arcelino.campos@gmail.com
Avatar do usuário
Sérgio
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 755
Registrado em: 25 Ago 2010, 13:04
Localização: Rio Claro-SP
Contato:

Re: PONTOS NEGROS DE ACIDENTES EM RODOVIAS FEDERAIS

Mensagem por Sérgio »

Estarei passando sua sugestão para a area responsavel,e ela será analisada.Agradeçemos sua colaboração.
Imagem
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: PONTOS NEGROS DE ACIDENTES EM RODOVIAS FEDERAIS

Mensagem por Marcio »

arcelino campos,
muito útil sua sugestão e ela já é empregada pelo Projeto TrackSource, a titulo de "Área de Perigo". Crei que ali só faltam colaborações informando os pontos.
Aproveitamos esses pontos constantes na base de dados TrackSource para compilar arquivos de alerta de área de perigo para GPS Garmin.
Não tenho muita experiência com outros navegadores e não sei até que ponto eles aceitam outro tipo de alerta além dos listados aqui no MapaRadar.
Avatar do usuário
arcelino campos
Novato
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 01 Out 2010, 11:31
Localização: FLORIANOPOLIS
Contato:

Re: PONTOS NEGROS DE ACIDENTES EM RODOVIAS FEDERAIS

Mensagem por arcelino campos »

De nossa parte forneceríamos as coordenadas dos pontos considerados pela PRF como negros de acidentes, ai o Mapa Radar viabilizaria uma forma de a exemplo da atualização de radares, também de atualização dos locais críticos de acidentes. Acredito que seria de muita valia, pois não basta a inadequada e obsoleta sinalização, mas com um alerta sonoro e visual, não tenho dúvidas que estaríamos evitando muitos acidentes e ajudando muita gente. Se for viável vamos fazer de tudo para fazermos a atualização das infoamções sempre que for necessário, ou que surgir algum ponto negro em função de obras, tempo,etc....
Avatar do usuário
israel.rodriguez
Fundador
Fundador
Mensagens: 529
Registrado em: 25 Ago 2010, 01:50
Contato:

Re: PONTOS NEGROS DE ACIDENTES EM RODOVIAS FEDERAIS

Mensagem por israel.rodriguez »

Arcelino,

Concordo 100% com a importância da informação, acho q esquisito o site perder um pouco o foco, gostaria de saber mais opiniões sobre as pessoas aqui do fórum e administradores.
Att,
Israel Rodriguez
israel.rodriguez@maparadar.com
Avatar do usuário
jatinhaoutro
Administrador
Administrador
Mensagens: 6725
Registrado em: 25 Ago 2010, 20:36

Re: PONTOS NEGROS DE ACIDENTES EM RODOVIAS FEDERAIS

Mensagem por jatinhaoutro »

Israel
O caso é se os navegadores tem ou não alerta definido para este tipo de registro.
Ele poderia ser uma exportaçao isolada, um txt opcional só com estes pontos.

Me parece mais com POI que com qualquer outra coisa.
Avatar do usuário
Sérgio
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 755
Registrado em: 25 Ago 2010, 13:04
Localização: Rio Claro-SP
Contato:

Re: PONTOS NEGROS DE ACIDENTES EM RODOVIAS FEDERAIS

Mensagem por Sérgio »

Estou com o Jatinha
Imagem
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: PONTOS NEGROS DE ACIDENTES EM RODOVIAS FEDERAIS

Mensagem por Marcio »

Conforme já citei anteriormente vejo de grande utilidade o alerta de áreas ou pontos de perigo, porém nem todos os navegadores seriam atendidos com esses alertas já que não reconhecem outros além dos habituais.

Como os GPS da marca Garmin aceitam produzimos esses alertas e extraimos as informações dos pontos da base de dados TrackSource.

A base de dados MapaRadar contém os pontos de alertas mais procurados como Radar Fixo, Móvel, Semáforo com Câmera e Polícia Rodoviária. De um modo geral esses são os aceitáveis pelos navegadores que rodam em plataforma windows. Já os de plataforma linux como o Tom Tom e o Garmin reconhecem outros tipos de alertas além desses.

Sabemos que as autoridades de trânsito no Brasil são falhas quanto a manutenção das sinalizações nas rodovias e por essa razão identificamos como muito util não só um alerta sonoro para pontos negros de acidente, mas também os pontos onde existem "lombadas físicas" que trazem também muitos acidentes, principalmente de motociclistas, pela falta de sinalização adequada.

Espero que os desenvolvedores dos navegadores que não reconhecem outros tipos de alerta que os habituais melhorem seus sistema permitindo a esses reconhecer o alerta que o usuário desejar inserir como tal.
Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3471
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Pontos de acidentes para o iGO 8 e Primo

Mensagem por escadajr »

No iGO Primo podem ser cadastrados pontos de altos índices de acidentes. São os pontos com código 8, conforme consta no arquivo variable_def.ui (dentro do data.zip).

Código: Selecionar todos

<row  text="High Accident Zone" id=8 visual=0 audio=0 >
Fiz então um arquivo de teste, que chamei de acidentes.txt, com um "ponto de acidente", como abaixo:

Código: Selecionar todos

X,Y,TYPE,SPEED,DirType,Direction
-44.9993033,-22.6799058,8,60,0,0
O Primo o aceitou como deveria, cadastrou o ponto e deu alerta ao aproximar-me do local. No primeiro teste coloquei velocidade zero e na tela foi mostrada uma velocidade limite exagerada (6172 km). Parecia precisar que se indicasse uma velocidade limite diferente de zero e, quando o fiz, funcionou corretamente. Direções também podem ser especificadas.

Tentei o mesmo arquivo no iGO 8 e, surpreendentemente, ele o aceitou, indicando-o com um símbolo que me pareceu ser o de uma lombada, e deu o alerta. Mas não consegui entender o que a Gabriela falou.

Enfim, tecnicamente parece viável implementar "pontos de acidentes" para estes navegadores. Vou fazer mais alguns testes com o iGO 8 para tentar descobrir se algum outro código é mais adequado para ele.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: PONTOS NEGROS DE ACIDENTES EM RODOVIAS FEDERAIS

Mensagem por Marcio »

escadajr,
agradecemos suas informações e aguardaremos os testes.

Infelizmente só possuimos GPS garmin e não tem os como acompanha-lo nos testes.
Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3471
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: PONTOS NEGROS DE ACIDENTES EM RODOVIAS FEDERAIS

Mensagem por escadajr »

Fiz mais alguns testes e observei que tanto o iGO 8 como o Primo podem alertar pontos cadastrados como "locais de alto risco de acidentes" (LARA, para abreviar). Os LARA podem ser cadastrados manualmente (no caso do Primo) ou por meio do arquivo speedcam.txt. Pode ser qualquer outro nome de arquivo, desde que tenha a extensão .txt.

Para o Primo, o código dos LARA deve ser 8, aparecendo na tela como um ícone amarelo com o desenho de uma colisão. Veja o ícone destacado na imagem abaixo:

Imagem

No iGO 8, o mesmo código 8 pode ser usado, mas aparecerá na tela como um sinal diferente (que me pareceu ser o de uma lombada). Usar o mesmo código para os dois navegadores é mais interessante, pois evita que tenham que ser criados dois arquivos de exportação, um para cada navegador.

Para os dois navegadores, é essencial que seja definida uma velocidade para que as informações na tela sejam mostradas corretamente. O que a Gabriela falou e eu não entendi era "velocidade indefinida", pois no meu primeiro teste eu tinha definido velocidade 0. Nos demais testes, defini a mesma velocidade da via, o que foi suficiente para os testes funcionarem corretamente.

Em resumo e NMHO, incluir os LARA são uma alternativa viável e podem ser implementados no Maparadar para o iGO e o Primo da mesma forma que os diversos tipos de radar, bastando utilizar o código 8 para definir estes locais.
Roiram

Re: PONTOS NEGROS DE ACIDENTES EM RODOVIAS FEDERAIS

Mensagem por Roiram »

Escada, o arquivo txt precisa ter a primeira linha com
"X,Y,TYPE,SPEED,DirType,Direction" ?
O numero de casas decimais da coordenada é fixo?
Quero testar com umas lombadas no meu iGO, grato!
Mario
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: PONTOS NEGROS DE ACIDENTES EM RODOVIAS FEDERAIS

Mensagem por Marcio »

escadajr,
pessoas como você, com elevado espirito colaborativista, que fazem com que nossa comunidade tenha o livre acesso ao "conhecimento".
Seus testes e analises em muito contribuirão para que a administração do MapRadar adote a medida decisória para o seu ´desejado "dever ser" que é o atendimento dos anseios da comunidade.

Nós, a comunidade como um todo, agradecemos as informações.
Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3471
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: PONTOS NEGROS DE ACIDENTES EM RODOVIAS FEDERAIS

Mensagem por escadajr »

@Roiram: respectivamente sim e não: precisa ter a primeira linha e as coordenadas podem ter quantas casas decimais queira (mas mais de 6 é desnecessário, dado a precisão envolvida). PS: toda vez tento matar esta formiga do seu avatar achando que é na minha tela!

@Marcio: eu é quem devo agradecer a disposição de vocês em manter este site e melhorar sempre. Contem comigo.

@arcelino campos: já me adiantando um pouco, poderia fornecer uma amostra de um arquivo com as informações de locais de acidentes? Seria interessante analisar seu formato para uma possível conversão para o formato kml ou txt/csv.
Roiram

Re: PONTOS NEGROS DE ACIDENTES EM RODOVIAS FEDERAIS

Mensagem por Roiram »

:lol:
Escada, criei um arquivo Lombada.txt na pasta Contend/Speedcam com:
X,Y,TYPE,SPEED,DirType,Direction
-49.278543,-25.496511,8,60,0,0

Apaguei o arquivo speedcam.spdb para que o iGO criasse outro na inicialização.
Mas algo saiu errado. O iGO criou o ponto no local especificado, mas como Radar Fixo sem direção com velocidade de 60 km/h. O símbolo ficou o mesmo do Radar Fixo e não o outro que voce citou.
Talvez seja a minha versão 8.3XX do iGO (vou ver depois certo qual é). Ou então talvez esteja me faltando algum arquivo ou Pasta...
Mario
Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3471
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: PONTOS NEGROS DE ACIDENTES EM RODOVIAS FEDERAIS

Mensagem por escadajr »

@Roiram, veja as telas do iGO8, com o ícone em questão:

Imagem Imagem

Meu iGO é o 8.3.4 sem modificações, com a skin gurjon. Talvez isto faça alguma diferença.
Roiram

Re: PONTOS NEGROS DE ACIDENTES EM RODOVIAS FEDERAIS

Mensagem por Roiram »

É mesmo, pode ser a skin! Estou usando a padrão.
Amanhã eu vejo.
Mario
Roiram

Re: PONTOS NEGROS DE ACIDENTES EM RODOVIAS FEDERAIS

Mensagem por Roiram »

Negativo, mudei o Skin mas este símbolo da Lomdada não aparece. Fica aparecendo só o símbolo do Radar Fixo. Deve ser outra coisa.
Aproveitando, muda alguma outra coisa além do símbolo? Ou seja, as distâncias do aviso, os sons etc ficam os mesmos do radar?
Mario
Avatar do usuário
jatinhaoutro
Administrador
Administrador
Mensagens: 6725
Registrado em: 25 Ago 2010, 20:36

Re: PONTOS NEGROS DE ACIDENTES EM RODOVIAS FEDERAIS

Mensagem por jatinhaoutro »

O Igo mais atual é 8.3.4.142975
O seu é esse?
Responder

Voltar para “Críticas e Sugestões”