SUGESTAO - Corrigir problemas de nomes dos POI no TOMTOM

Críticas e Sugestões para melhorar o MapaRadar
phill.saint
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Mai 2011, 03:43

SUGESTAO - Corrigir problemas de nomes dos POI no TOMTOM

Mensagem por phill.saint » 13 Mai 2011, 03:48

Moderador,

Vi que o unico jeito de fazer aparecer os radares na lista de POIs pelo menos do TOMTOM ONE e XL é tirando o acento e os espacos do nome dos arquivos.
Tudo bem que é uma modificacao simples, mas porque ja nao deixar com essas opcoes padrao para quando for exportar para o Tomtom? Existe muitos topicos no nosso forum sobre isso e em outros especializados em Tomtom tbm

abracos

Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: SUGESTAO - Corrigir problemas de nomes dos POI no TOMTOM

Mensagem por escadajr » 13 Mai 2011, 12:49

Boa idéia e obrigado pela dica! Imagem

Tenho certeza que o Israel vai implementar isso que você pede, pois deve ser uma modificação relativamente simples e aumenta significativamente a utilidade dos arquivos.

Avatar do usuário
israel.rodriguez
Fundador
Fundador
Mensagens: 530
Registrado em: 25 Ago 2010, 01:50
Contato:

Re: SUGESTAO - Corrigir problemas de nomes dos POI no TOMTOM

Mensagem por israel.rodriguez » 13 Mai 2011, 16:27

Vou implementar mesmo!!

Obrigado pela sugestão!! ;)
Att,
Israel Rodriguez
israel.rodriguez@maparadar.com

Avatar do usuário
israel.rodriguez
Fundador
Fundador
Mensagens: 530
Registrado em: 25 Ago 2010, 01:50
Contato:

Re: SUGESTAO - Corrigir problemas de nomes dos POI no TOMTOM

Mensagem por israel.rodriguez » 14 Mai 2011, 01:33

Implementado!! Podem testar!
Att,
Israel Rodriguez
israel.rodriguez@maparadar.com

Fred
Avançado
Avançado
Mensagens: 219
Registrado em: 15 Out 2010, 18:55

Re: SUGESTAO - Corrigir problemas de nomes dos POI no TOMTOM

Mensagem por Fred » 26 Mai 2011, 22:14

Baixei agora de noite e ainda não testei no meu XL300S, mas vou dar um comentário.

tive que apagar os arquivos antigos, depois que copiei os novos para a pasta.
Também tive que renomear arquivos de bitmap maiores que uso e baixei de um usuário por aqui (não lembro de quem), que aumenta o ícone que aparece na tela em 44x44 pixels.. os arquivos xxx_X2.bmp pra ficar com o mesmo nome dos novos arquivos padrão (sem acento ou espaço).

Mas vi que o arquivo CÂMERA.BMP e CÂMERA.OV2 continuam com acento. percebi , então, abrindo o arquivo baixado do site que ele não existe mais e que ele deve ser o resto do que eu tinha antes...

poderia explicar o motivo de não existir mais Câmera? devo apagar os 2 da pasta do mapa?

grato.

Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: SUGESTAO - Corrigir problemas de nomes dos POI no TOMTOM

Mensagem por escadajr » 27 Mai 2011, 13:58

Caro Fred, pelo jeito você não apagou tudo que devia. Estes arquivos com nome "câmera" (com ou sem acento) não fazem parte da exportação do Maparadar. Estes arquivos tinham os locais de algumas câmeras de vigilância (geralmente presentes em balanças para caminhões) que não são mais cadastradas pelo Maparadar.

Pode apagá-los sem remorso.

Os arquivos atualmente exportados pelo Maparadar para o Tomtom são "PoliciaRodoviaria", Semaforo" e "Radar*".

Fred
Avançado
Avançado
Mensagens: 219
Registrado em: 15 Out 2010, 18:55

Re: SUGESTAO - Corrigir problemas de nomes dos POI no TOMTOM

Mensagem por Fred » 27 Mai 2011, 14:43

ok... obrigado pela informação. Já apaguei Câmera e Lombada Eletrônica.

entretanto, tenho um parecer pra dar sobre essa mudança nos nomes: (sem acento e tudo junto).

Primeiramente, no modelo antigo, todos os radares (que na verdade são PDIs) sempre se mostraram corretos e pronunciados corretamente.

Segundo,
Tenho um TOMTOM XL330S (S de speech, ou seja, pronuncia via TTS)... No modelo antigo, diferença do que falou o colega que começou o tópico, meu tomtom sempre EXIBIU PDI e AVISOU DE PROXIMIDADE normalmente.
Neste meu modelo, como ele tem TTS, o aviso de proximidade pode ser: (mais ou menos isso que eu escrever abaixo, pois estou fazendo de memória)
1) aviso completo: "polícia rodoviária a xxx metros (vc escolhe a distância). ´Próximo evento em tantos xxx metros/kilômetros)"
2) Aviso normal: "polícia rodoviária a xxx metros" Não diz a próxima ocorrência.
3) aviso sonoro: dá um bip quando a polícia rodoviária estiver na distância que vc cadastrou em AVISAR PROXIMIDADE DE PDI.
4) escolher seu próprio aviso
Além disso, existe a opção AVISAR SOMENTE SE ESTIVER NO PERCURSO. Vc clica no botão se quiser ela habilitada (o PDI tem que ter DIREÇÃO cadastrada) Eu uso essa opção marcada.

Posto isso, esclareço que 2 semáforos que eu passei hoje NÃO ALERTARAM DA PROXIMIDADE, embora eles apareçam no mapa (pois além de avisar da proximidade, também habilito a função MOSTRAR PDI no mapa).

Ainda não sei qual o problema de não avisar da proximidade, mas aqui fica a pergunta (já que não consegui ouvir o aviso de proximidade): se juntou o nome policiarodoviaria, sem acento, como é que o TOMTOM vai PRONUNCIAR esse PDI? com certeza, não será da forma correta, pois polícia (substantivo) é diferente de policia (verbo policiar) e, pior ainda, com rodoviaRIA (sílaba forte no RIA, tornando a palavra OXÍTONA?) ..

Como diz o ditado: quando o cobertor é curto, se cobre um lado, descobre o outro...

Já com relação ao problema que gerou a sugestão do colega, acredito que há sim, problema isolado no aparelho dele...será que ele sabe onde colocar os arquivos, dentro da pasta do mapa? ou estará colocando na raiz do GPS? Será que, além de MOSTRAR PDI NO MAPA, ele configurou pra AVISAR DE PROXIMIDADE? (a configuração é dupla, tem 2 passos! )

A dúvida é plausível porque eu uso também o TT 7.915 num celular, simulando um TT One 3 edição e também no celular os PDI aparecem corretamente na tela do mapa. Só não falam porque o crack do Navigator 7 simulando o TT One não tem a função TTS, mas a opção AVISAR DA PROXIMIDADE sempre funcionou com o AVISO SONORO a ser escolhido (vários tipos de BIPS).

Portanto, como usuário do TOMTOM, não gostei da mudança e gostaria que os nomes voltassem ao modelo antigo (com acento e separados).

Aguardo comentários.

Fred.

UPDATE:
Descobri porque o SEMAFORO não avisou: eu esqueci, para este PDI, de fazer todo o procedimento dos outros. Ir em ALTERAR PREFERÊNCIAS, GERENCIAR PDI, AVISAR DE PROXIMIDADE... foi só eu marcar SEMAFORO e escolher a distância 250 metros e opção AVISAR SOMENTE SE O PDI ESTIVER NO PERCURSO.

Pronto, fiz uma simulação pelo local que tem semáforo com radar e minha suspeita se confirmou: ele pronunciou semaFOro (paroxítona)...

Por favor, voltem ao que era antes, ok?

Grato.

Fred.

Avatar do usuário
israel.rodriguez
Fundador
Fundador
Mensagens: 530
Registrado em: 25 Ago 2010, 01:50
Contato:

Re: SUGESTAO - Corrigir problemas de nomes dos POI no TOMTOM

Mensagem por israel.rodriguez » 27 Mai 2011, 15:35

Fred, aqui não tem história de cobertor curto! Kkkkk!! Tento resolver pra todos!!

Se serviu pra ele e não serviu pra vc, eu crio as 2 exportações e sinalizo uma como TTS e a outra não. Pode ser assim?
Att,
Israel Rodriguez
israel.rodriguez@maparadar.com

Fred
Avançado
Avançado
Mensagens: 219
Registrado em: 15 Out 2010, 18:55

Re: SUGESTAO - Corrigir problemas de nomes dos POI no TOMTOM

Mensagem por Fred » 27 Mai 2011, 17:19

Israel, por mim, tudo bem! Não quero abusar de vc! Agradeceria muitíssimo se tiver as 2 opções...

Mas, será mesmo preciso? Gostaria que o philp.saint que fez o pedido original, postasse aqui o resultado da alteração no TT dele, usando os PDIs sem acento e junto... se, de fato, sem mexer em nada, ele conseguiu ver e ser avisado dos radares...

eu digo isso pois o manual do TT não ensina como configurar o aviso de proximidade... são 2 passos pra fazer e só aprendi quando li na comunidade TOMTOM no orkut... além de MOSTRAR PDI no mapa, tem que configurar AVISAR PROXIMIDADE DE PDI... nem todos sabem disso.. eu queria mesmo ouvir do phil.saint se o tt dele estava corretamente configurado, pois, como disse antes, achei estranho isso.. nem meu CELULAR tinha esse problema narrado por ele...

Mas... por enquanto, me contentarei se vc disponibilizar os nomes dos PDIs de volta ao "bom e velho português", com acento e separação de palavras.

Obrigado.

Fred.

Fred
Avançado
Avançado
Mensagens: 219
Registrado em: 15 Out 2010, 18:55

Re: SUGESTAO - Corrigir problemas de nomes dos POI no TOMTOM

Mensagem por Fred » 01 Jun 2011, 22:25

E aí, Israel?

Quanto terei de volta os radares com acento e nomes separados, pra versão com TTS?

Obrigado pela atenção.

Fred.

Avatar do usuário
israel.rodriguez
Fundador
Fundador
Mensagens: 530
Registrado em: 25 Ago 2010, 01:50
Contato:

Re: SUGESTAO - Corrigir problemas de nomes dos POI no TOMTOM

Mensagem por israel.rodriguez » 06 Ago 2011, 02:59

Fred, pode testar o TTS e me avisar se está ok?

Desculpe a demora.. :oops:
Att,
Israel Rodriguez
israel.rodriguez@maparadar.com

Fred
Avançado
Avançado
Mensagens: 219
Registrado em: 15 Out 2010, 18:55

Re: SUGESTAO - Corrigir problemas de nomes dos POI no TOMTOM

Mensagem por Fred » 07 Ago 2011, 00:07

Oi Israel,

testado e aprovado! pode tirar o nome "beta" do site, se quiser... rssrsr.. afinal, ele só voltou ao que era antes, não é?

Obrigado,

Fred.

Avatar do usuário
israel.rodriguez
Fundador
Fundador
Mensagens: 530
Registrado em: 25 Ago 2010, 01:50
Contato:

Re: SUGESTAO - Corrigir problemas de nomes dos POI no TOMTOM

Mensagem por israel.rodriguez » 07 Ago 2011, 15:42

Beleza Fred, esse BETA é por precaução..rs..já vou tirar..
Att,
Israel Rodriguez
israel.rodriguez@maparadar.com

nelsonriggs
Super Avançado
Super Avançado
Mensagens: 307
Registrado em: 15 Out 2010, 22:14

Re: SUGESTAO - Corrigir problemas de nomes dos POI no TOMTOM

Mensagem por nelsonriggs » 25 Set 2011, 17:55

Olá Israel como procedo a instalação deste modelo no TomTom, apenas jogo na pasta mapa ou configuro normalmente os bips ? vejo uma função em meu aparelho que indica-me para escrever o meu próprio aviso, então neste caso escrevo a palavra do Radar específico ? abração...

nelsonriggs
Super Avançado
Super Avançado
Mensagens: 307
Registrado em: 15 Out 2010, 22:14

Re: SUGESTAO - Corrigir problemas de nomes dos POI no TOMTOM

Mensagem por nelsonriggs » 25 Set 2011, 18:50

Pesquisando por aqui agora entendi serve apenas para diferenciar os navcores que não aceitam as palavras com acento.
A propósito, você poderia colocar uma diferenciação de radares fixos e móveis no TomTom, assim como acontece nos arquivos destinator ? grande abraço

FourAces
Novato
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: 01 Mar 2012, 15:30

Re: SUGESTAO - Corrigir problemas de nomes dos POI no TOMTOM

Mensagem por FourAces » 15 Ago 2012, 15:46

Amigos, boa tarde.
Gostaria de fazer uma sugestão.
Uso o Tomtom versão 1.10 (oficial) no iPhone 4S.
A exportação atual para iPhone possui o arquivo SemaforoRadar.ov2 que engloba os radares de velocidade (30, 40, 50, 60, 70 e 80 km/h) tudo junto, e com um único ícone (do farol).
Acontece que, no iPhone, não tem como avisar os radares (voz ou beep), o que nos força a olhar constantemente à tela, e não temos como saber qual a velocidade do radar dos semáforos....
Hoje, via POIEdit, eu "quebro" o SemaforoRadar.ov2 em 06 arquivos (SemaforoRadar30.ov2 até SemaforoRadar80.ov2) e criei ícones para cada velocidade.
Não sei qual seria a dificuldade técnica para o Israel segmentar o atual SemaforoRadar.ov2 em 06 arquivos, mas se fosse possível, ajudaria os usuários do Tomtom no iPhone.
Sem mais, parabéns pelo ótimo serviço de utilidade pública prestado.

Avatar do usuário
israel.rodriguez
Fundador
Fundador
Mensagens: 530
Registrado em: 25 Ago 2010, 01:50
Contato:

Re: SUGESTAO - Corrigir problemas de nomes dos POI no TOMTOM

Mensagem por israel.rodriguez » 15 Ago 2012, 18:33

@FourAces

Já está nos planos separar esses arquivos do TomTom e por velocidade. Assim como os Fixos dos Móveis..
Att,
Israel Rodriguez
israel.rodriguez@maparadar.com

Responder

Voltar para “Críticas e Sugestões”