Atualizando os radares do Sygic

Dicas para atualização de arquivos de alerta de radares por modelo de navegador.
mborota
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Fev 2012, 04:16

Re: Atualizando os radares do Sygic

Mensagem por mborota » 22 Fev 2012, 04:27

Olá amigos, sempre atualizei meus radares do sygic no samsung amnia aqui pelo maparadar, sempre funcionou tudo belezinha..

Só que desde a virada do ano ocorreu alguma atualização na forma de baixar o arquivo e o txt gerado agora possui ao invés do TAB, um símbolo "|" que é utilizado hoje pelo sigyc...

Sempre usei o Mcguider POI Converter 2009 pra converter o arquivo mas ele não funciona com este outro símbolo... como meu sigyc é um pouco velhinho, versão 7.72, que não funciona or arquivos .rupi, haveria como o forum disponibilizar também a versão anterior deste arquivo?

Senão, alguém tem uma idéia de como posso fazer?
Obrigado à todos...

riguri
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Mar 2012, 15:04

Re: Atualizando os radares do Sygic

Mensagem por riguri » 01 Mar 2012, 15:13

ola. preciso de uma ajuda. meu gps é um multilaser tracker tv 4.3 com sygic 10 verção 8.24
quero ajuda para atualizar radares. passo a passo se possivel , obrigadão
ele não veio com cartão de memoria.

Avatar do usuário
mreis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3776
Registrado em: 13 Jan 2011, 01:52

Re: Atualizando os radares do Sygic

Mensagem por mreis » 01 Mar 2012, 21:50

riguri

Como esta descrito no inicio deste tópico não funciona?

brunosilvapo
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Fev 2012, 20:42

Re: Atualizando os radares do Sygic

Mensagem por brunosilvapo » 07 Mar 2012, 13:07

Para quem esta fazendo os passos do tutorial e não esta aparecendo os radares no GPS, o erro ocorre devido ao arquivo radares_maparadar.txt estar separando as colunas com um | ao invés de um 'TAB'.

Resolvi aqui abrindo o arquivo e substituindo os | pelo 'TAB'.

Quando digo TAB, é um clique na tecla TAB mesmo.

Sapuca13
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Mar 2012, 08:18

Re: Atualizando os radares do Sygic

Mensagem por Sapuca13 » 19 Mar 2012, 08:22

Bom dia companheiros, qual o procedimento para atualização do Sygic no iphone 4? Obrigado

Avatar do usuário
SpeedY
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registrado em: 10 Dez 2010, 23:48
Residência: BRASIL - SP - São Paulo
Localização: BRASIL - SP - São Paulo

Re: Atualizando os radares do Sygic

Mensagem por SpeedY » 04 Abr 2012, 03:46

Srs,

Tambem não estou mais conseguindo atualizar 'normalmente' o meu gps(multilaser tracker 4.3" / sygic10 / verção 8.15) pois não está aparecendo os radares depois que foi disponibilizado no site o arquivo do radares_maparadar.txt dentro desse novo formato para exportação. :(

Conforme já citado, tb pelo brunosilvapo, o erro ocorre devido ao arquivo radares_maparadar.txt estar separando as colunas com um '|' ao invés de um 'TAB', assim estou tendo tb que resolver isso aqui abrindo o arquivo e substituindo todos os | por TAB. Não seria possivel ser disponibilizado no site, lá no menu 'exportar para gps :arrow: sygic', as duas versões para este radares_maparadar.txt :?:

Verifiquei na parte do blog no site um POST ref a 'nova' atualização da exportação Sygic para o novo POI Convertor e com as respectivas urls para o site do app mas neste mesmo lugar lá no site da sygic antes dessa versão atual que esta lá hj e gera somente arquivos .rupi, estava justamente a outra versao do POI Convertor que gerava os arquivos .upi(o que seria o meu caso), e tb notei em outros posts aqui pelo forum que essa nova formatação/modelo partiu de solicitações do Arkanoidblue devido ao equipamento dele usar somente arquivos .rupi, pelo que pude entender dos posts dele lá nesse outro topico. :geek:

Grato.

sercarreira
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 69
Registrado em: 23 Fev 2012, 10:19

Re: Atualizando os radares do Sygic

Mensagem por sercarreira » 17 Mai 2012, 11:13

Também não consigo atualizar os radares do GPS (genérico) com Sygic (versão 8.15), devido ao mesmo problema relatado anteriormente no fórum, ou seja, o arquivo do maparadar utilizar a "|" para separar os campos. Este problema já foi identificado em várias versões, e fica complicado editar o arquivo toda fez que formos atualizar os radares, devido ao fato do arquivo ser muito grande. Deste modo gostaria de saber a posição dos administradores responsáveis pela geração dos arquivos contendo os radares, a respeito de possível solução para o problema. Obrigado.

Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Atualizando os radares do Sygic

Mensagem por escadajr » 17 Mai 2012, 11:32

Caro sercarreira, o problema é que existe uma divergência de opiniões com relação ao formato mais adequado para o Sygic. Veja aqui neste tópico viewtopic.php?f=62&t=14069 que o formato anterior era separado por tab e pediram para separar por barra vertical.

Seria interessante se alguém com bastante experiência no Sygic e com formação técnica analizasse a situação e concluísse, definitivamente, qual deve ser o formato para o Sygic. Talvez o Israel (o dono do Maparadar) possa também deixar disponíveis os dois formatos de exportação, um com tab e outro com barra, para satisfazer todas as reinvidicações.

Mesmo assim, se alguém poder destrinchar esta dúvida sobre o formato, seria benéfico para todos os possuidores de um Sygic.

sercarreira
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 69
Registrado em: 23 Fev 2012, 10:19

Re: Atualizando os radares do Sygic

Mensagem por sercarreira » 17 Mai 2012, 13:15

Prezado escadjr. Em atenção a sua colocação, realizei os testes abaixo, uma vez que no gps já existe um arquivo de radar no formato .upi (radares.upi - 582kb - 28/10/2010 - sygic v.8.15) que está funcionando, apenas está desatualizado. Estou encaminhando os arquivos em anexo para que possam dar uma olhada:

Obs: utilizei a ferramenta de conversão MCGuider POI COnvertor (v. 1.0), uma vez que não consegui baixar do site da sygic.

- transformei o arquivo .upi (original gps) em arquivo texto, usando a opção: create unicode textfile from UPI (arquivo em anexo). Como resultado, ao abrir o arquivo .txt gerado, não encontramos o pipe "|", e sim o espaço entre os campos;

- transformei o arquivo .upi (original gps) em arquivo texto, usando a opção: create ascii textfile from UPI (arquivo em anexo). Novamente ao abrir o arquivo .txt gerado, não encontramos o pipe "|", e sim o espaço entre os campos.

Assim sendo, irei também retirar manualmente o pipe "|" do arquivo do maparadar (substituindo pelo espaço) antes da converte-lo para .upi e instalar no gps para ver se funciona. Caso funcione, acredito que o problema esteja relacionado a diferentes versões do sygic, ou até mesmo a diferenças no software de conversão.

Caso funcione a retirada do pipe "|", acredito que a melhor solução realmente seja disponibilizar o arquivo nos dois formatos, ou seja, com pipe "|" ou com "espaço". Abraços.
Anexos
Teste Conversão.rar
(252.7 KiB) Baixado 499 vezes

Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Atualizando os radares do Sygic

Mensagem por escadajr » 17 Mai 2012, 13:26

Obrigado, sercarreira, mas eu não tenho a menor idéia de como se faz a instalação de novos radares no Sygic. :mrgreen:

Pelo pouco que li aqui mesmo no fórum, parece ser imprescindível usar uma ferramenta de conversão. O problema parece estar no uso dela. Entendi que existe mais de uma (sendo que uma delas é fornecida pelo fabricante Sygic) e cada uma exige formatos diferentes.

Trate-me como um leigo no assunto e explique com detalhes, por favor. Vou confiar nos seus resultados.

warrockmaniac
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 21 Mai 2012, 00:22

Re: Atualizando os radares do Sygic

Mensagem por warrockmaniac » 21 Mai 2012, 00:41

[quote retirado pela Moderação]

Caro escadajr,

Antigamente, ate meados de 2011 a Sygic usava um formato unico .UPI
mas eles atualizaram os sistemas dos GPSs e criaram um novo formato .RUPI

O gps de quem não atualizou o sistema (central multimidia, gps vagabundo/pirata e por ai vai) NÃO aceita o novo formato .RUPI
mas os novos GPSs aceitam o formato antigo .UPI e o formato novo .RUPI

o programa que a Sygic disponibiliza so converte para .RUPI mas existem outros que convertem para .UPI (ate o antigo "deles" que eu uso)

a diferença é que na formação do arquivo .TXT o formato .Rupi utiliza os pipes (|)
ex: -46.78357|-23.58404|Radar Movel - 90 km\h

já para a formação dos .UPI tem que trocar os pipes por TAB (A TECLA TAB MESMO)
Ex: -46.78357 -23.58404 Radar Movel - 90 km\h

No Caso seria: -46.78357(TAB)-23.58404(TAB)Radar Movel - 90 km\h

MAS se disponibilizassem os 2 formatos acabaria com os problemas de todos, pois quem tem gps novo utilizaria os que tem Pipe e quem tem gps antigo os (TAB)

os programas NÃO aceitam essas trocas, no caso, vc não pode fazer o .RUPI usando arquivo com o (TAB), NEM fazer o .UPI usando arquivos com PIPE (|)
e não existe conversor do arquivo .Rupi para .UPI (vice versa)

(e é um saco ter que trocar todos os pipes por (tab), ja que são milhares)

OUTRA opção também seria disponibilizar o arquivo em .UPI já que qualquer GPS com mapas Sygic lê.

espero que eu tenho explicado bem.. qualquer duvida, me fala que te esclareço

Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Atualizando os radares do Sygic

Mensagem por escadajr » 29 Mai 2012, 11:07

Caro warrockmaniac, agora entendi! ;)

Estou solicitando ao chefe que inclua então duas opções de exportação para o Sygic: formato TAB(UPI) e formato PIPE(RUPI). Vamos aguardar...

Aproveitando seu conhecimento, esclareça-nos uma coisa: todas as versões do Sygic (para PDA, Android e iOS) usam estes mesmos formatos, ou há mais algum?

Você sabe onde encontrar uma descrição detalhada do formato UPI que, imagino, deve ser um arquivo binário?

warrockmaniac
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 21 Mai 2012, 00:22

Re: Atualizando os radares do Sygic

Mensagem por warrockmaniac » 29 Mai 2012, 13:50

MODERAÇÃO: QUOTE DELETADA!
NÃO FAÇA QUOTE DE TODA A MENSAGEM SUPERIOR A SUA E A QUE VAI SE REFERIR!


Escadajr,

Todas as versões lêem o .UPI, não existe outro tipo de arquivo sem ser o novo .RUPI que se vc não atualizar o seu dispositivo ele não ira reconhecer o formato.

Infelizmente nao sei aonde encontrar a descrição do .UPI e eu nunca tinha pensado nisso.. Vou dar uma procurada e qualquer coisa te aviso :)

agmfilho
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Mai 2012, 09:33

Re: Atualizando os radares do Sygic

Mensagem por agmfilho » 30 Mai 2012, 09:41

Amigos , já tentei de tudo , baixo o txt no site maparadar mas o conversor não abre em nenhum dos meus computadores . Será que alguém pode disponibilizar o arquivo já em .RUPI com os radares atualizados ? O mais estranho que o conversor da sygic não abre em nhum micro meu , nem no windos 7 nem no xp , só dá erro em todos . Alguém sabe a solução ? Gostaria eu mesmo poder criar os .RUPI atualizados sempre que necessário . Meus ultimos radares são de nov/2011 e já defasou muito . Aguardo ajuda , muito obrigado .

warrockmaniac
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 21 Mai 2012, 00:22

Re: Atualizando os radares do Sygic

Mensagem por warrockmaniac » 31 Mai 2012, 14:11

agmfilho,

vc tem que atualizar o windows com essas atualizações.


Microsoft Visual C++ 2005 Redistributable Package

Microsoft Visual C++ 2005 SP1 Redistributable Package

Microsoft Visual C++ 2005 Service Pack 1 Redistributable Package ATL Security Update

Microsoft Visual C++ 2005 Service Pack 1 Redistributable Package MFC Security Update

agmfilho
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Mai 2012, 09:33

Re: Atualizando os radares do Sygic

Mensagem por agmfilho » 31 Mai 2012, 14:31

Olá agradeço a informação warrockmaniac , realmente já tinha lido isso a respeito na NET porém o que ocorreu , instalei o C++ versão 64 já que o meu windows 7 é 64 porém não funciona de nenhum jeito , fiz isso várias vezes . Agora que consegui achar a questão , mesmo com o meu windows 64 tive que instalar a versão 86 ( 32 ) do C++ , aí o programa entrou sem problemas . Consegui fazer a conversão , a noite vou instalar o arquivo .RUPI e ver se atualizará os meus radares ok ?
Estou usando no meu celular e no meu tablet ambos android o Aura 11 e tá funcionando muito bem , estou gostando bastante principalmente em relação ao meu Nuvi 200 que utilizava antes , que é bom mas bem mais limitado do que este agora .
Abs e mais uma vez obrigado.

warrockmaniac
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 21 Mai 2012, 00:22

Re: Atualizando os radares do Sygic

Mensagem por warrockmaniac » 31 Mai 2012, 15:57

agmfilho,

Os radares vão estar como pontos de interesse, Ai vc ativa o aviso e a localização no mapa.
Espero que de certo sim. Nos avise mais tarde :)

Abc

Ornito
Novato
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Mar 2011, 14:53

Re: Atualizando os radares do Sygic

Mensagem por Ornito » 02 Jun 2012, 12:17

Tentei fazer da seguinte maneira para criar o arquivo upi:
Abri o arquivo "radares_maparadar.txt" no Word;
Apertei a tecla "TAB", selecionei o espaço correspondente à tabulação e copiei (ctrl+c);
Usei a ferramenta "Substituir", em "Localizar" digitei a barra vertical ("|") e em "Substituir por" dei um ctrl+v, colando assim a tabulação ("tab").
Cliquei em "Substituir tudo". Todas as barras verticais ("|") foram substituídas pela tabulação.
Salvei o arquivo como txt.
Em seguida, fiz todos os procedimentos de atualização usando esse arquivo txt modificado ao invés do arquivo txt originalmente gerado pelo maparadar. O arquivo upi gerado ficou com apenas 228 KB, enquanto o anterior tinha 637 KB (de maio de 2011!).
Fiz também os procedimentos no GPS conforme as instruções contidas aqui no forum.
Quando entrei na navegação do GPS, nenhum radar estava sendo exibido.
Por sorte eu fiz um backup do arquivo upi antigo que estava no meu GPS e coloquei-o de volta na pasta MAPS\BRA do GPS. Assim, pelo menos os radares antigos de maio de 2011 voltaram a aparecer no GPS.
Acho que a melhor solução mesmo será o site disponibilizar os dois formatos para geração de arquivos upi e rupi, de acordo com o navegador do usuário.
Se puderem me esclarecer alguma correção no meu procedimento, ficarei muito grato.
Rodrigo
Garmin GPSmap 60CSx

warrockmaniac
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 21 Mai 2012, 00:22

Re: Atualizando os radares do Sygic

Mensagem por warrockmaniac » 02 Jun 2012, 12:33

Rodrigo, vou tentar fazer desse jeito (nunca tinha pensado nisso colar o tab)
Vou ver no que da. Qualquer coisa se der certo de dou o meu arquivo.
Abc

warrockmaniac
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 21 Mai 2012, 00:22

Re: Atualizando os radares do Sygic

Mensagem por warrockmaniac » 02 Jun 2012, 12:59

Ornito,
acabei de fazer o esquema do ctrl + v no TAB e DEU CERTO SIM !!!! (obrigado)

aqui esta o link de onde upei o arquivo .upi e a imagem do radar, sem esquecer que vc deve adicionar essa imagem no gps para que apareça o radar no mapa.

aproveitei e adicionei o POIConvertor que eu uso na pasta para baixar. :D

agora temos radares ate junho de 2012 atualizados no Sygic. :)

Responder

Voltar para “Atualizar radares no seu navegador (GPS)”