Skin Gurjon modificado para melhorar alertas sonoros

awms
Novato
Novato

Re: Skin Gurjon modificado para melhorar alertas sonoros

Mensagem por awms »

CYK,

A maioria dos erros faz referência praticamente ao "poi_brand.spr" e olhando o poi_brand.bmp, percebi que é uma figura que tem 32 pixels de largura, mas tem 5438 pixels de altura e que representa na verdade o ícone de várias coisas, isso está certo???

Será que não é este o problema?

Abraços,

Alexandre
CYK
Moderador Global
Moderador Global
Residência: Brasil - SP - São Caetano do Sul
Contato:

Mensagem por CYK »

Caro Alexandre,

Sim... Está correto. Trata-se de uma única imagem com vários ícones um grudado no outro. A largura de cada ícone já está definida pelo "poi_brand.bmp" em 32 pixels. Pelo que pude notar dentro do arquivo "poi_brand.spr", a linha "Stripes = 32" define a altura de cada ícone. Logo, se pegarmos o comprimento total de "poi_brand.bmp" que é 5438 e dividí-lo por 32 ("Sprites = 32") teremos 169,9375 ícones. Na verdade são 170 ícones (contados) e o comprimento total de "poi_brand.bmp" deveria ser 5440 e não 5438.

Quanto a maioria dos eros serem com o "poi_brand.spr" isto vai depender de qual ".spr" aparecer primeiro em "poi.icons". Como no "branding.zip" que estamos usando o "poi_brand.spr" aparece primeiro, é este o primeiro erro que aparece. Já tentei deixar somente um úncio ícone em "poi.icons" e aí o erro refere-se ao ".spr" deste ícone.

Não estou conseguindo achar a causa deste erro, mas vou continuar tentando.

Saudações,
CYK
CYK
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

Mensagem por CYK »

Caro Alexandre,

Com relação ao MP que me enviou:

Como sabemos que o "poi_brad.bmp" trata-se de vários ícones agrupados em uma única imagem e que o "poi_brand.spr" em "Stripes = 32" define a altura do ícone, o iGo precisa saber qual ícone ele deve pegar. Por isso, aparecem estes números para indicar a posição do ícone dentro de "poi_brand.bmp". No exemplo descrito por você, o iGo deve colocar o ícone de posição 168 no subgrupo "Danubius_Hotels" dentro do subgrupo "Hotel_Motel" dentro do grupo "Accomodation"

[Accomodation.Hotel_or_Motel.Danubius_Hotels]
$poi_mapdistant.bmp
$poi_brand.spr 168
poi_brand.spr 168

Com relação ao "DefAlpha = xx" acredito que seja o nível de transparência do fundo da imagem.

BmpFlags = 0
DefFlags = ALPHA_PIXEL | ALPHA_LAYER
DefPhase = 1
Stripes = 32
DefAlpha = 22

Acredito que em nenhum destes casos estaria a causa do erro "poi_brand.spr"

Saudações,
CYK
CYK
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

Mensagem por CYK »

Pessoal,

Ontem, consegui andar na Rod. Carvalho Pinto (SP-070) e na Estrada dos Tamoios (SP-099) e pude verificar que minhas modificações funcionaram bem, a não ser por um pequeno "bug" de repetição dos alertas, pois dependendo da velocidade do carro e da distância de repetição definida (Menu -> Opções -> Alertas -> Alerta de radar -> Alerta por voz -> Distância de repetição), o alerta de repetição acaba sobrepondo o primeiro alerta de voz.

Assim que eu resolver este pequeno "bug", posto o updata.

Saudações,
CYK
CYK
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

Mensagem por CYK »

Caros colegas do MapaRadar,

Com relação ao "bug" da repetição que citei em meu último post, encontrei uma solução, que funcionará da seguinte forma:

1º - Primeiramente, desfiz o procedimento anterior no qual a repetição somente se daria se a distância do veículo com relação ao radar fosse o dobro da distância de repetição definida em Menu -> Opções -> Alertas -> Alerta de radar -> Alerta por voz -> Distância de repetição;

2º - O novo procedimento que criei considerará um tempo total de fala de 12 segundos (maiores tempos para tipo de radar + distância + limite de velocidade);

3º - Será calculada uma distância estimada percorrida pelo carro utilizando-se para isso o tempo de fala (12 segundos) e a velocidade do veículo;

4º - Esta distância estimada calculada será subtraída da atual distância do carro para o radar/aviso;

5º - A distância resultante da operação anterior será comparada com a distância de repetição definida em Menu -> Opções -> Alertas -> Alerta de radar -> Alerta por voz -> Distância de repetição;

6º - Se a distância resultante for maior que a distância de repetição, então será novamente emitido o alerta por vos do radar/aviso quando o carro alcançar a distância de repetição. Caso contrário, não será repetido o alerta do radar/aviso;

Vou realizar testes e se tudo correr bem, posto o link do update.

Saudações,
CYK
Editado pela última vez por CYK em 20 Jun 2011, 17:04, em um total de 1 vez.
CYK
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

Mensagem por CYK »

Informo que está disponível o "uptade" para "GJ6.18p_da_Beta_modified_by_CYK_v2.0.zip"

Novidades:
- "bug" de repetição de alerta resolvido;
- outros pequenos "bugs" resolvidos;
- acrescentado mais um tipo de radar - "Polícia rodoviária com radar fixo". Adicionei este tipo porque na Estrada dos Tamoios (SP-099), os postos da polícia rodoviária possuem radar fixo. A fala deste tipo ficou assim: "Atenção. Posto da polícia rodoviária com radar fixo a xxx metros. Limite de velocidade é de 60 Km/h.

O link para baixar o "update" está no meu primeiro "post deste tópico".

Saudações,
CYK
awms
Novato
Novato

Mensagem por awms »

CYK,

Baixei o update e instalei.

Ao fazer o teste de som no radar fixo em policia rodoviária não está saindo completo o texto, só é falado a partir de "a 25 metros limite de velocidade é de 60 km por hora".

É isso mesmo ou tem algo de errado?

Obs.: Observei que a minha configuração de "Distância de Repetição" está off, isso é o ideal ou deveria ter um valor para melhor utilização? Observei também que o "Controle de Distância" não tem nada marcado, pode ficar assim?

Abraços,

Alexandre
CYK
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

Mensagem por CYK »

Caro Alexandre,

Não está normal... O teste dos radares/avisos devem ser completos contendo: tipo de radar/aviso + distância + limite de velocidade (se for o caso). Isto só acontece com o radar tixo ou com outros tipos também ?

"Distância de Repetição" é opcional e pode ser usada para repetir novamente o alerta por voz dos radares/avisos quando o carro alcançar a distância (do carro ao radar/aviso) definida por esta opção.

"Controle de Distância" também é opcional, mas se você quiser que o iGo8 emita, por exemplo, o alerta de redutor de velocidade (lombada) ou até mesmo o alerta de polícia rodoviária, terá que habilitar estas opções. Para configurar estes aviso, basta clicar sobre o ícone para ir mudando o tipo de aviso (redutor de velocidade, polícia rodoviária, pedágio, etc), clicar sobre o "check box" para habilitar o alerta deste aviso e depois definir as distâncias do alerta visual e por voz.

Saudações,
CYK
awms
Novato
Novato

Mensagem por awms »

CYK,

Só está acontecendo sobre o novo aviso que vc colocou no update (policia rodoviária com radar fixo), o restante está normal. O que deve estar errado?

Valeu pelas orientações das observações.

Fico no aguardo.

Abraços,

Alexandre
CYK
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

Mensagem por CYK »

Caro Alexandre,

Depois de sua informação, descobri que o problema é a falta do arquivo de som do novo tipo de radar no "Update_para_v2.0.zip". Assim que eu consertar esta pequena falha, posto o novo link para baixar o novo "Update_para_v2.0.zip".

Me desculpe pela falha.

Saudações,
CYK
Editado pela última vez por CYK em 20 Jun 2011, 17:05, em um total de 1 vez.
CYK
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

Mensagem por CYK »

Informo que devido a uma falha reportada por nosso colega Alexandre (awms), o link para baixar o novo arquivo "Update_para_v2.0.zip" (com o arquivo de som faltante), está disponível em meu primeiro post dete tópico.

Saidações,
CYK
awms
Novato
Novato

Mensagem por awms »

CYK,

Fiz a atualização e agora está funcionando o audio.

Antes de fazer esta atualização, percebi ao dar uma volta, que não estava tendo mais avisos de radares (nem sonoros e nem visuais), passei por alguns e mesmo aparecendo no mapa a indicação de que havia radar a frente, não estava aparecendo os avisos visuais e sonoros do mesmo. Com isso fiquei pensando o que havia feito de alteração e reparei que além da atualização (update) anterior, fiz também as configurações dos "controles de distâncias" e o de "Distância de Repetição". Então resolvi voltar o "Distância de repetição" para a posição OFF e coincidência ou não voltei a ter indicações visuais e sonoras para outros radares fixos e de semáforo que passei. Será que era este o problema ou está relacionado com a atualização, pois não era para dar esse problema só em mexer no "distância de repetição"?

Uma outra dúvida, passei também por um pedágio na "Llinha Amarela - RJ" e não tive a indicação de pedágio a frente, será que somente os pedágios de rodovias estão cadastrados??

Agradeço pela atenção.

Abraços,

Alexandre
CYK
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

Mensagem por CYK »

Caro Alexandre,

Com relação à falta de alertas visuais e sonoros dos radares/avisos, precisamos verificar duas possíveis causas que se relacionam. Primeiro, verifique qual a configuração em seu "sys.txt" na seguinte linha:

[warning]
...
speedcam_maxdistance_from_road=10
...

Quando coloquei os arquivos para download, em "Instalação - LEIA-ME - IMPORTANTE.txt" pedia para fazer umas configurações em "sys.txt". E o exemplo acima era um deles. Veja que o parâmetro acima, corresponde à máxima distância da via/estrada que o iGo8 considera radares, neste caso 10 metros. Então, se o radar/aviso estiver cadastrado a mais de 10 metros da via, o iGo8 irá ignorá-lo. Logo, uma sugestão é aumentar este valor para que o iGo8 pegue os radares/avisos já cadastrados, ou então, reposicionar os radares/avisos para mais próximos da via/estrada (eu sempre reposiciono para ficar encima da via/estrada). Portanto, foi apenas uma coincidência com a "Distância de Repetição".

Quanto aos pedágios, precisamos verificar com que código o pedágio da Linha Amarela foi cadastrado. Se for diferente dos códigos adotados pelo Gurjon ou os meus, o iGo não irá pegá-los. Abaixo, estão os códigos dos radares/avisos que o iGo8 padrão usa, bem como os do Gurjon e os meus:

O iGo8 padrão possui os seguintes código:

0 - Radar fixo;
1 - Radar móvel (estático);
2 - Semáforo com radar;
3 - Radar de seção; e
4 - Radar de semáforo.

O skin Gurjon 6.18p_da acrescenta os seguintes códigos:

5 - Passagem de nível;
6 - Preferencial;
7 - Polícia rodoviária;
8 - Redutor de velocidade (lombada);
9 - Zona escolar;
10 - Curva perigosa;
11 - Túnel;
12 - Zona de acidentes;
13 - Ponto de interesse; e
14 - Pedágio;

Adicionados por mim:

15 - "Sem-Parar" pelo lado esquerdo e direito;
16 - "Sem-Parar" pelo lado esquerdo;
17 - "Sem-Parar" pelo lado direito;
18 - Local do radar removido; e
19 - Polícia rodoviária com radar fixo.

Portanto, para testar se o código do pedágio cadastrado é o correto, faça o seguinte teste: Apesar de já existir o pedágio cadastrado, insira encima da via/estrada, no mesmo local, do mapa outro pedágio utilizando o pedágio do Gurjon ou os meus ("Sem-Parar") e veja se o iGo8 pega o pedágio. Se funcionar, pode ser devido a configuração de "speedcam_maxdistance_from_road" descrita acima ou o código do pedágio cadastrado anteriormente ser diferente dos códigos acima.

Saudações,
CYK
awms
Novato
Novato

Mensagem por awms »

CYK,

O sys.txt na parte do warning está assim:

[warning]
speedcam_enable=1
speedcam_warning=1
is_spoken=1;
speedcam_max_lookahead=1200
speedcam_maxdistance_from_road=5
speedcam_max_angle=22
approach_beep_distances="50,150,300"
;warn_distances="160:1000,120:800,100:600,80:400,60:200,40:100"
warn_distances="10:1200"

No momento que verifiquei a falta da indicação dos avisos estava bem próximo aos mesmos...

Sinceramente não entendi exatamente esta questão do pedágio, não consegui ver no mapa nenhuma indicação de pedágio ( como consigo ver os radares). É preciso ver no momento que estiver passando por ele e fazer a indicação que ali há um pedágio? Como verifico sem pedágio cadastrado ou não???

Abraços,

Alexandre

Agradeço pela atenção
CYK
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

Mensagem por CYK »

Caro Alexandre,

Conforme posso verificar em seu "sys.txt" a configuração de "speedcam_maxdistance_from_road" está com 5 metros. Logo, o iGo8 irá ignorar qualquer radar/aviso que esteja a mais de 5 metros da via/estrada (distância com relação as margens laterais da via/estrada). Recomento você aumentar este valor de 5 para 20 metros.

Já o pedágio é tratado como se fosse um radar, ou seja, ele precisa ser cadastrado. Então, se no momento em que você passa por um pedágio não aparecer um ícone de pedágio no mapa, o pedágio não está cadastrado. Aí, você deve cadstrá-lo como se fosse um radar, mas selecione o ícone de pedágio no momento do cadastro e configure a distância em "Controle de distância".

Agora, se o ícone do pedágio aparece no mapa e não há alerta visual ou sonoro pode ser uma (ou ambas) das seguintes causas:

1ª - o código do pedágio não corresponde ao código que eu te passei (pedágio = 14) e, portanto, o iGo8 não emite os alertas; ou

2º - o pedágio foi cadastrado acima dos 5 metros da via/estrada (conforme sua configuração em "sys.txt"). Neste caso, aumente o valor de "speedcam_maxdistance_from_road".

Se existir o ícone de pedágio no mapa e para testar os dois casos anteriores, faça o seguinte:
- aumente o valor de "speedcam_maxdistance_from_road" para 20 metros ou mais e teste. Se o iGo8 emitir o alerta visual e sonoro, está resolvido
- caso contrário, exclua este pedágio e adicione um novo encima da via/estrada. Se não puder excluir, apenas adicione um novo encima da via/estrada;
- se ainda assim falhar, pode ser uma falha no mapa, pois comigo acontece com um radar móvel aqui perto de casa, onde apesar de cadastrado, o iGo8 não emite o alerta visual e sonoro deste radar móvel.

Saudações,
CYK
awms
Novato
Novato

Mensagem por awms »

CYK,

Fiz a alteração do sys para 20 metros, vou testar então depois... agradeço!!!

Quanto ao pedágio, percebi no mapa que tem uma indicação de radar, mas ao clicar em cima e editá-lo não há indicação de velocidade. Seria ele então o referido pedágio? Devo editá-lo para ser uma indicação de pedágio?

Fiz o seguinte, cliquei no ícone do radar e editei, alterei o ícone para um de pedágio (que vc colocou o "via fácil"), o velocidade do radar ficou desabilitado e dei OK, seria só isso???

Sinceramente só não sei se este é realmente o pedágio, teria que passar pelo mesmo local e testar, né?

Abraços,

Alexandre
CYK
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

Mensagem por CYK »

Caro Alexandre,

O que você fez está correto, mas precisa configurar a distância com que o iGo8 irá emitir o alerta visual e por voz do pedágio em "controle de distância". O aviso de pedágio não possui configuração de limite de velocidade.

Precisa passar pelo local e ver se é um pedágio.

Saudações,
CYK
awms
Novato
Novato

Mensagem por awms »

CYK,

Ok. Assim que puder farei o teste.

Valeu.

Abraços,

Alexandre
CYK
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

Mensagem por CYK »

Informo que como consegui emular a resolução 800x480 em outro emulador utilizando o iGo8 e o "data.zip" que utilizo no meu GPS 4,3", descobri que para a resolução 800x480 aperece no mapa somente o ícone padrão de radar fixo independentemente do tipo de radar/aviso cadastrado.

Não sei se para os usuários de GPS 7" isto ocorre realmente, mas caso esteja acontecendo, criei um tutorial de como alterar "data.zip" para mostrar os ícones personalizados de cada radar/aviso (criados pelo Gurjon e por mim) no mapa (link em meu primeiro post deste tópico).

Saudações,
CYK
awms
Novato
Novato

Mensagem por awms »

CYK,

No meu caso, utilizo o GPS 7" e todos os ícones no mapa são de radares fixos.

Vou verificar a questão do Data.zip.

Obs.: Não seria por aí também a questão dos outros ícones de POI, que estávamos falando antes???

Abraços,

Alexandre
Responder

Voltar para “iGO”