Adequação à nova norma do Contran
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Re: Radar já pode ser instalado sem aviso aos motoristas
O duro é que falam que o radar não pode estar escondido.... na hora que chegar a multa, como vamos provar que o radar estava escondido? E o que é "estar escondido" para eles? Os agentes de trânsitos vão continuar deitados para multar?
Poderia mostras estatísticas de quantos acidentes são causados exclusivamente por excesso de velocidade. Pois acho que ultrapassagens proibidas, má condições dos veículos e estradas e alcool são os reais causadores de acidentes.
Poderia mostras estatísticas de quantos acidentes são causados exclusivamente por excesso de velocidade. Pois acho que ultrapassagens proibidas, má condições dos veículos e estradas e alcool são os reais causadores de acidentes.
Editado pela última vez por Ribeirinho em 30 Dez 2011, 17:02, em um total de 1 vez.
GPS Discovery Aquarius - IGO 8.3 e IGO Primo
Re: Radar já pode ser instalado sem aviso aos motoristas
Boa noite, pessoal!
Olha, vão colocar radares móveis em cada lugar. É só esperar que vão aparecer várias reclamações. O lance é andar com o gps atualizado. É bom fazer uma campanha nacional pela legalização do detector de radar. No CBT está proibido o antiradar. Só que aqui nesse país esquizofrenico as autoridades classificam o detector como antiradar. Igual como eles tentaram fazer com o nosso gps que avisa os radares cadastrados. Em abril desse ano houve uma série de notícias dizendo que não era permitido usar gps com aviso de radar. Vários repórteres idiotas falaram isso.
Olha, vão colocar radares móveis em cada lugar. É só esperar que vão aparecer várias reclamações. O lance é andar com o gps atualizado. É bom fazer uma campanha nacional pela legalização do detector de radar. No CBT está proibido o antiradar. Só que aqui nesse país esquizofrenico as autoridades classificam o detector como antiradar. Igual como eles tentaram fazer com o nosso gps que avisa os radares cadastrados. Em abril desse ano houve uma série de notícias dizendo que não era permitido usar gps com aviso de radar. Vários repórteres idiotas falaram isso.
Re: Radar já pode ser instalado sem aviso aos motoristas
o que eu tenho duvida...é que se só vao poder instalar o radar somente nos pontos divulgados, como naquela lista do DER sobre os radares fixos e moveis....alguem sabe disso?
grato !
grato !
Re: Radar já pode ser instalado sem aviso aos motoristas
Resolução nº 396 do CONTRAN, onde esta o § 3º do art. 1º ?
Art. 10. Os órgãos e entidades de trânsito com circunscrição sobre a via têm o
prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a partir da data de publicação desta Resolução, para
adequar seus procedimentos às disposições contidas no § 3º do art. 1º e no § 6º do art. 4º.
Art. 10. Os órgãos e entidades de trânsito com circunscrição sobre a via têm o
prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a partir da data de publicação desta Resolução, para
adequar seus procedimentos às disposições contidas no § 3º do art. 1º e no § 6º do art. 4º.
Re: Radar já pode ser instalado sem aviso aos motoristas
Segunda de manhã, trecho de rodovia que liga Ijuí a Cruz alta, ultrapassei um ônibus em local permitido, com visibilidade.
Finalizei a ultrapassagem a mais ou menos 100km/h, nada de mais. No fim do arco-íris um policial ajustando um radar... foi mais ou menos em -28.594093,-53.676131
Reduzi um pouco, mas talvez tenha sido multado...
Digo isso porque não tenho certeza se ali há placas sinalizando, ou se começam um pouco depois.
Não tenho certeza tb se o policial colocou o radar em um ponto de 80km/h ou se ali a velocidade ainda está reduzida, já que é logo depois de um trevo de acesso... aí seria o cume da má fé...
Acho que tinham que começar a se preocupar menos com velocidade e mais com ultrapassagens em lugares proibidos, como curvas em serras ou pontos sem visibilidade na estrada, aí sim deveria haver câmeras fotografando e multando...
Finalizei a ultrapassagem a mais ou menos 100km/h, nada de mais. No fim do arco-íris um policial ajustando um radar... foi mais ou menos em -28.594093,-53.676131
Reduzi um pouco, mas talvez tenha sido multado...
Digo isso porque não tenho certeza se ali há placas sinalizando, ou se começam um pouco depois.
Não tenho certeza tb se o policial colocou o radar em um ponto de 80km/h ou se ali a velocidade ainda está reduzida, já que é logo depois de um trevo de acesso... aí seria o cume da má fé...
Acho que tinham que começar a se preocupar menos com velocidade e mais com ultrapassagens em lugares proibidos, como curvas em serras ou pontos sem visibilidade na estrada, aí sim deveria haver câmeras fotografando e multando...
Re: Radar já pode ser instalado sem aviso aos motoristas
MESMO COM A NOVA RESOLUÇÃO PROIBINDO RADARES MOVEIS CONTINUAM ESCONDIDOS
...Em Salvador e em Porto Alegre, os novos radares não terão sinalização. No meio dessa polêmica, uma regra continua valendo: é proibido esconder os radares dos motoristas. Mas só olhando com muita atenção uma imagem feita da Rodovia Castelo Branco, em São Paulo, é possível descobrir onde tem um. E andando mais um pouco, encontram-se outros radares escondidos. Na hora das explicações, um policial atravessou a via....
ASSISTA NA REPORTAGEM DO FANTASTICO DE 01/01/2012:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/ ... TRADAS.htm
...Em Salvador e em Porto Alegre, os novos radares não terão sinalização. No meio dessa polêmica, uma regra continua valendo: é proibido esconder os radares dos motoristas. Mas só olhando com muita atenção uma imagem feita da Rodovia Castelo Branco, em São Paulo, é possível descobrir onde tem um. E andando mais um pouco, encontram-se outros radares escondidos. Na hora das explicações, um policial atravessou a via....
ASSISTA NA REPORTAGEM DO FANTASTICO DE 01/01/2012:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/ ... TRADAS.htm
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Re: Radar já pode ser instalado sem aviso aos motoristas
como falei antes, como provar que o radar estava escondido depois de receber a multa alguns dias depois?? e outra aqueles radares fixos que ficam na parte de cima de viadutos, vão ser retirados? pois para mim aquilo tá escondido...
GPS Discovery Aquarius - IGO 8.3 e IGO Primo
- jatinhaoutro
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Re: Radar já pode ser instalado sem aviso aos motoristas
Eu tenho uma aqui com fotos da placa de aviso encoberta pela vejetaçao.
Recorri. Passou um ano, sumiu do sistema e mandaram a multa de novo.
E agora????
Recorrer é babaquice!
Recorri. Passou um ano, sumiu do sistema e mandaram a multa de novo.
E agora????
Recorrer é babaquice!
Re: Radar já pode ser instalado sem aviso aos motoristas
RJ - PRF conta com 27 radares móveis operando
Com a entrada em vigor da resolução 396 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), há cerca de 11 dias no País, o uso de radares voltou com força total para as rodovias federais e a fiscalização está sendo feita em vários pontos das BR’s, não mais apenas naqueles trechos onde há sinalização de que ali existe fiscalização eletrônica.
Com 380 policiais, 50 viaturas, 40 bafômetros e 27 radares fiscalizando os 3.509 quilômetros de rodovias federais do Estado, a Operação Fim de Ano da PRF vai até a meia-noite de 2 de janeiro de 2012. Hoje, entre as 16h e as 22h, estará valendo a restrição de veículos com dimensões especiais e o motorista que for flagrado desrespeitando a restrição está sujeito a multa de R$ 85,14, perda de quatro pontos na carteira e retenção do veículo até o término do período de proibição.
No ano passado, a Operação Fim de Ano da PRF contabilizou 198 acidentes, com sete mortes e 154 feridos. Já em 2009, foram 191 acidentes, causando 14 óbitos e deixando 169 pessoas feridas.
Fonte:correio do estado
http://uprbci.blogspot.com/2012/01/prf- ... .html#more
Com a entrada em vigor da resolução 396 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), há cerca de 11 dias no País, o uso de radares voltou com força total para as rodovias federais e a fiscalização está sendo feita em vários pontos das BR’s, não mais apenas naqueles trechos onde há sinalização de que ali existe fiscalização eletrônica.
Com 380 policiais, 50 viaturas, 40 bafômetros e 27 radares fiscalizando os 3.509 quilômetros de rodovias federais do Estado, a Operação Fim de Ano da PRF vai até a meia-noite de 2 de janeiro de 2012. Hoje, entre as 16h e as 22h, estará valendo a restrição de veículos com dimensões especiais e o motorista que for flagrado desrespeitando a restrição está sujeito a multa de R$ 85,14, perda de quatro pontos na carteira e retenção do veículo até o término do período de proibição.
No ano passado, a Operação Fim de Ano da PRF contabilizou 198 acidentes, com sete mortes e 154 feridos. Já em 2009, foram 191 acidentes, causando 14 óbitos e deixando 169 pessoas feridas.
Fonte:correio do estado
http://uprbci.blogspot.com/2012/01/prf- ... .html#more
Re: Radar já pode ser instalado sem aviso aos motoristas
Como o cidadão vai recorrer - Ele deve parar no meio da pista e tirar foto do radar ou, pior, como se tira foto de alguma coisa que esta ESCONDIDA???? COMO PROVAR??????eduardomagusm escreveu:Vejam o que foi ao ar no fantástico hoje em http://fantastico.globo.com/Jornalismo/ ... RADAS.html
O Estado é que deve provar que puniu corretamente e de forma legal - Sinalizando a via: velocidade permitida e que o radar está posicionado de forma legal.
Para o cidadão muitas obrigações e para o Estado nenhuma.
Enfim, aberrações como estas devem ser combatidas.
Fabio Esl - Garmin
Re: Radar já pode ser instalado sem aviso aos motoristas
RECORRAM, RECORRAM SEMPRE!!!!jatinhaoutro escreveu:Eu tenho uma aqui com fotos da placa de aviso encoberta pela vejetaçao.
Recorri. Passou um ano, sumiu do sistema e mandaram a multa de novo.
E agora????
Recorrer é babaquice!
SOMOS A PARTE HIPOSSUFICIENTE, TEMOS QUE BRIGAR PELO QUE ACREDITAMOS, MESMO QUE ALGUNS ENTENDAM DE OUTRA FORMA.
http://www.youtube.com/watch?v=ORLvKQTlJ60
Vai ser assim!!! Tira o som para ver o vídeo, pois o cara colocou um funk escroto.
Fabio Esl - Garmin
- daniel.arm
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nova lei sem necessidade de placas de radares
Moçada, será que vao mesmo retirar as placas de aviso de radar das estradas e dentro das cidades?
Isso ja era uma ajuda a todos os desavisados. Agora sim dependeremos ainda mais dos gps e seus radares atualizados.
Abraços a todos do forum.
Daniel
Isso ja era uma ajuda a todos os desavisados. Agora sim dependeremos ainda mais dos gps e seus radares atualizados.
Abraços a todos do forum.
Daniel
Daniel
IGO 8.3.4 GJ6.18p_da_MR
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- analista175
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Re: nova lei sem necessidade de placas de radares
Prezado daniel.arm, unimos os tópicos por se tratarem do mesmo assunto! Ainda estamos debatendo sobre este assunto referente a exigência das placas indicativas de fiscalização eletrônica! Em breve teremos informações sobre novas regras! Agradecemos, Luciano.
Re: Adequação à nova norma do Contran
quanto à nova resolução do contran... não ficou meio inviável o cadastramento de pontos de radar móvel não? pois pelo que deu a entender, eles não têm mais um ponto "fixo" q precisa estar, como naquela lista divulgada pelo DER, podem monitorar qualquer trecho da pista, certo?
desculpem se eu estiver equivocado ^^ grato
desculpem se eu estiver equivocado ^^ grato
Re: Adequação à nova norma do Contran
yonzitus
Desde que a a velocidade máxima seja constante na via num trecho não inferior a 5 Km. E não pode ficar a distancia inferior de um Radar fixo de 500 metros em vias urbanas e trechos de vias rurais com características de via urbana, e 2 quilômetros em vias rurais e vias de trânsito rápido.
Desde que a a velocidade máxima seja constante na via num trecho não inferior a 5 Km. E não pode ficar a distancia inferior de um Radar fixo de 500 metros em vias urbanas e trechos de vias rurais com características de via urbana, e 2 quilômetros em vias rurais e vias de trânsito rápido.
Re: Adequação à nova norma do Contran
MUITO obrigado pela resposta! realmente esclarecedora =]
eu andei lendo sobre isso e achei essa matéria no O GLOBO, publicada em 1/01/2012
A partir de 2012, os motoristas de rodovias e estradas acostumados a só tirar o pé do acelerador diante de lombadas eletrônicas terão que mudar de costume ou preparar o bolso para multas. Atendendo a uma reivindicação da Polícia Rodoviária Federal, a nova resolução do Contran (396/2011), publicada às vésperas do Natal, acabou com a proibição do uso de radares móveis ou estáticos em rodovias e estradas sem sinalização de velocidade máxima. Nestes casos, valerá o previsto no artigo 61 do Código Brasileiro de Trânsito, que prevê valores máximos de 60km/h a 110km/h.
Agora, o motorista não poderá mais alegar desconhecimento do limite de velocidade do local onde foi multado. No caso das vias urbanas e rurais, a sinalização de velocidade máxima (R-19) é obrigatória e as multas originadas por radares móveis, manuais ou estáticos terão de informar, além do local onde a infração ocorreu, a localização da placa de sinalização com a velocidade máxima no trecho.
A nova resolução estabelece ainda as distâncias entre os medidores de velocidade e as placas R-19. Nas vias urbanas, a distância será de 400 a 500 metros, para locais de velocidade regulamentada maior ou igual a 80 km/h e de cem a 300 metros, nos casos de velocidade inferior a 80 metros. Nas vias rurais, a distância poderá ser de até dois mil metros, para os casos de velocidade regulamentar maior ou igual a 80km/h, ou de até mil metros, nos casos de velocidade máxima inferior a 80km/h.
===================
pergunta: isso não vai de encontro ao que diz a nova resolução do contran? o_O
eu andei lendo sobre isso e achei essa matéria no O GLOBO, publicada em 1/01/2012
A partir de 2012, os motoristas de rodovias e estradas acostumados a só tirar o pé do acelerador diante de lombadas eletrônicas terão que mudar de costume ou preparar o bolso para multas. Atendendo a uma reivindicação da Polícia Rodoviária Federal, a nova resolução do Contran (396/2011), publicada às vésperas do Natal, acabou com a proibição do uso de radares móveis ou estáticos em rodovias e estradas sem sinalização de velocidade máxima. Nestes casos, valerá o previsto no artigo 61 do Código Brasileiro de Trânsito, que prevê valores máximos de 60km/h a 110km/h.
Agora, o motorista não poderá mais alegar desconhecimento do limite de velocidade do local onde foi multado. No caso das vias urbanas e rurais, a sinalização de velocidade máxima (R-19) é obrigatória e as multas originadas por radares móveis, manuais ou estáticos terão de informar, além do local onde a infração ocorreu, a localização da placa de sinalização com a velocidade máxima no trecho.
A nova resolução estabelece ainda as distâncias entre os medidores de velocidade e as placas R-19. Nas vias urbanas, a distância será de 400 a 500 metros, para locais de velocidade regulamentada maior ou igual a 80 km/h e de cem a 300 metros, nos casos de velocidade inferior a 80 metros. Nas vias rurais, a distância poderá ser de até dois mil metros, para os casos de velocidade regulamentar maior ou igual a 80km/h, ou de até mil metros, nos casos de velocidade máxima inferior a 80km/h.
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pergunta: isso não vai de encontro ao que diz a nova resolução do contran? o_O
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- Novato
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- Registrado em: 12 Jan 2012, 10:48
Re: nova lei sem necessidade de placas de radares
Para tudo a uma saída!
Re: Adequação à nova norma do Contran
Juntei dois tópicos que tratavam do mesmo assunto (e que estavam em seções diferentes do fórum) neste único tópico.
Vamos concentrar aqui as discussões sobre a nova regulamentação, ok?
Vamos concentrar aqui as discussões sobre a nova regulamentação, ok?
Re: Adequação à nova norma do Contran
São Paulo
Sinalização de radares ainda é dúvida nas estradas
14 de janeiro de 2012 | 0h40 | Tweet este Post
Categoria: Estradas
FELIPE TAU
Vinte e dois dias após o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicar resolução que desobriga sinalizar com placas de trânsito os radares que fiscalizam velocidade, o governo do Estado ainda não sabe que regra irá adotar nas rodovias de São Paulo. A resolução 396 foi publicada em 22 de dezembro, mas até agora a única providência tomada pelos órgãos controladores das rodovias paulistas foi criar uma comissão para discutir o assunto. E não há prazo para que se chegue a uma resolução.
A obrigatoriedade das placas existia desde 2006 e foi revogada pela nova medida. De acordo com ela, os radares podem ser colocados em qualquer lugar de ruas, avenidas e estradas, mesmo onde não houver avisos. A única restrição é que não sejam escondidos e, nas cidades, estejam sempre próximos da sinalização de velocidade. A adoção da prática, no entanto, fica a cargo de cada Estado, município e órgão responsável pela via.
Na capital, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirmou, quatro dias depois da publicação da resolução, que manteria as placas. Mas, nas rodovias que cortam o Estado, a situação ainda é de total indefinição. Todas as concessionárias ouvidas pelo JT afirmaram esperar a decisão dos órgãos de controle: Departamento de Estradas de Rodagem (DER), responsável por todas as rodovias de São Paulo, e Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado de São Paulo (Artesp), que cuida das concessionárias.
Em nota, o DER afirmou que “estuda as novas determinações” e que “nenhuma ação quanto à nova resolução está em andamento”. A Artesp, por sua vez, afirmou que foi criada uma comissão da Secretaria Estadual de Logística e Transportes para avaliar a resolução. O grupo, no entanto, ainda não foi formado, e não foi informado o prazo para uma decisão.
Para o presidente da Comissão de Trânsito da OAB-SP, Maurício Januzzi, a indefinição é gerada por falta de clareza da resolução. “A resolução é mal feita. Tem que dizer para colocar ou tirar (as placas indicando os radares), padronizando a forma de comunicação em todas as estradas”, defende.
Para o mestre em engenharia de transportes Sérgio Ejzenberg, a causa do atraso pode ser política. “Nós estamos num momento delicado para decisões que desagradem os eleitores”, disse. Na opinião do engenheiro, porém, a indefinição não causa prejuízos ao bom motorista. “Se eu entro numa rodovia e ela tem sinalização de velocidade, o motorista sabe que tem que respeitá-la”, afirmou.
O músico Guilherme Ficarelli, de 33 anos, acredita que as placas de radar são importantes por terem um papel educativo. “Lembram os motoristas que o limite de velocidade, e outras regras, têm que ser respeitadas.”Já o professor de educação física Marcelo de Oliveira, de 43 anos, é mais cauteloso. “Eu não veria problema se não tivesse mais placas dos radares.”
fonte:
http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/ ... stradas-2/
Sinalização de radares ainda é dúvida nas estradas
14 de janeiro de 2012 | 0h40 | Tweet este Post
Categoria: Estradas
FELIPE TAU
Vinte e dois dias após o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicar resolução que desobriga sinalizar com placas de trânsito os radares que fiscalizam velocidade, o governo do Estado ainda não sabe que regra irá adotar nas rodovias de São Paulo. A resolução 396 foi publicada em 22 de dezembro, mas até agora a única providência tomada pelos órgãos controladores das rodovias paulistas foi criar uma comissão para discutir o assunto. E não há prazo para que se chegue a uma resolução.
A obrigatoriedade das placas existia desde 2006 e foi revogada pela nova medida. De acordo com ela, os radares podem ser colocados em qualquer lugar de ruas, avenidas e estradas, mesmo onde não houver avisos. A única restrição é que não sejam escondidos e, nas cidades, estejam sempre próximos da sinalização de velocidade. A adoção da prática, no entanto, fica a cargo de cada Estado, município e órgão responsável pela via.
Na capital, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirmou, quatro dias depois da publicação da resolução, que manteria as placas. Mas, nas rodovias que cortam o Estado, a situação ainda é de total indefinição. Todas as concessionárias ouvidas pelo JT afirmaram esperar a decisão dos órgãos de controle: Departamento de Estradas de Rodagem (DER), responsável por todas as rodovias de São Paulo, e Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado de São Paulo (Artesp), que cuida das concessionárias.
Em nota, o DER afirmou que “estuda as novas determinações” e que “nenhuma ação quanto à nova resolução está em andamento”. A Artesp, por sua vez, afirmou que foi criada uma comissão da Secretaria Estadual de Logística e Transportes para avaliar a resolução. O grupo, no entanto, ainda não foi formado, e não foi informado o prazo para uma decisão.
Para o presidente da Comissão de Trânsito da OAB-SP, Maurício Januzzi, a indefinição é gerada por falta de clareza da resolução. “A resolução é mal feita. Tem que dizer para colocar ou tirar (as placas indicando os radares), padronizando a forma de comunicação em todas as estradas”, defende.
Para o mestre em engenharia de transportes Sérgio Ejzenberg, a causa do atraso pode ser política. “Nós estamos num momento delicado para decisões que desagradem os eleitores”, disse. Na opinião do engenheiro, porém, a indefinição não causa prejuízos ao bom motorista. “Se eu entro numa rodovia e ela tem sinalização de velocidade, o motorista sabe que tem que respeitá-la”, afirmou.
O músico Guilherme Ficarelli, de 33 anos, acredita que as placas de radar são importantes por terem um papel educativo. “Lembram os motoristas que o limite de velocidade, e outras regras, têm que ser respeitadas.”Já o professor de educação física Marcelo de Oliveira, de 43 anos, é mais cauteloso. “Eu não veria problema se não tivesse mais placas dos radares.”
fonte:
http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/ ... stradas-2/
Re: Adequação à nova norma do Contran
humm, pelo jeito é questão de tempo até essa resolução cair né xD...o problema é: quem pode recorrer à ela e quando?