Página 1 de 1

Códigos IGO para cruzamento de Ferrovia

Enviado: 20 Fev 2011, 12:13
por jotaerre
Prezado escadajr,
Venho recorrer à sua "expertise" no sentido de me ajudar, se possível, dentro de sua disponibilidade de tempo, a encontrar uma solução para um pequeno conflito de configuração de códigos de radar.

Consegui compilar a informação, a partir de dados do Projeto Tracksource, de 497 pontos de cruzamento de ferrovias espalhados pelo Brasil. Já está tudo em txt, mas tenho um problema para definir o código.

O mapa radar exporta como código "5" o "radar móvel", como padrão. Nas configurações de avisos do skin diMka Megaduck (que tem várias opções de alerta), o código "5" conflita com o "Railroad". Assim, quando ponho pra rodar o iGO com os arquivos "speedcam.txt" juntamente com o "ferroviasBR.txt" (nome que utilizei para identificar os pontos de cruzamentos de ferrovia) o ícone que surge, nos cruzamentos de ferrovia, é aquele do radar móvel.

Mudei o código do type para "6", para contornar paliativamente o problema, mas acontece é que o ícone que surge nos cruzamentos de ferrovia é o de "dê a preferência". Até aí tudo bem, dá pra conviver (quem não vai dar a preferência para um trem!! :lol: ). Mas o que eu gostaria era de identificar aonde devo mexer para que o código 6 surja a placa de "Railroad" e não "Give_way", já que considero mais coerente preservar o código "5" para o "radar móvel" (padrão).

Por outro lado, quando faço a plotagem do cruzamento de ferrovia diretamente no GPS, ao clicar na figurinha da placa de trem, no mapa surge corretamente. Na importação dos dados é que dá problema com o cógigo "5".

Não sei se me fiz explicar direito, mas como vc é tarimbado nesse assunto, lembrei de recorrer à sua sabedoria.

Abaixo a compilação de dados do Tracksource para cruzamento de ferrovias, com o código "6" (Give_Way).

Ficarei curioso aguardando alguma notícia, de puder ajudar.

Antecipo agradecimentos.

Cordialmente,
Jr
Ferrovias-BR.rar
Ferrovias-BR.rar (3.83 KiB) Exibido 1820 vezes
MODERAÇÃO: mensagem movida para um novo tópico na seção de Notícias - Debates - Dúvidas - Informação.

Re: Códigos IGO para cruzamento férreo

Enviado: 20 Fev 2011, 16:31
por escadajr
Caro jotaerre, antes de tudo, é importante saber o que acontece quando o iGO lê um arquivo txt na pasta speedcam. Os códigos lidos são convertidos pelo iGO e guardados internamente com outro número:

- lê 0, guarda como código interno 0 (radar fixo)
- lê 1, guarda como código interno 0 (radar fixo)
- lê 2, guarda como código interno 2 (radar de semáforo)
- lê 3, guarda como código interno 4 (câmera de semáforo)
- le 4, guarda como código interno 3 (radar de seção)
- lê 5, guarda como código interno 1 (radar móvel)
- de 6 em diante, não altera.

Este códigos internos é que são usados para indexar os ícones de radares. A ordem dos ícones é:
- 0: radar fixo
- 1: radar móvel
- 2: radar de semáforo
- 3: radar de seção
- 4: câmera de semáforo
- 5: (não usado)
- daqui para frente, depende da skin.

Note que, por causa desta transformação, não é possível armazenar um código interno 5 via speedcam, pois qualquer código 5 no speedcam é sempre convertido para código interno 1, que é o radar móvel!

O Primo faz exatamente a mesma coisa.

Não sei porque cargas d'água as skins Gurjon e Dimka colocaram o ícone de passagem de trem no local do código interno 5. Duvido que tenham testado. Só se consegue usar este código interno 5 editando diretamente o arquivo speedcam.spdb, nunca através dos arquivos txt de importação.

A única alternativa é mudar a skin, o que eu sinceramente não aconselho, porque a cada vez que sair uma nova versão terá que mudar a skin de novo e haverão muitos usuários com a skin original, causando confusão.

Mas, se quiser, tem que alterar vários arquivos bmp e trocar os ícones. Cada bmp é uma "tripa" de ícones, na ordem indicada acima. Na skin Dimka, procure por:
- camerakSM.bmp
- speed_cams.bmp
- speed_camsSS.bmp
- speedwarn.bmp

Na skin Gurjon, os arquivos são:
- kamerak.bmp
- speed_cams_big.bmp
- speed_cams_def.bmp
- speedwarn.bmp
- speedwarn_mini.bmp

Podem existir vários arquivos com o mesmo nome, em pastas diferentes, um para cada resolução. Tem que editar um por um, pois são de tamanhos diferentes apesar de terem o mesmo nome.

São arquivos no formato aBMP RLE, que devem ser descomprimidos pelo programa iPAQ Image Explorer. Tem uma camada alpha, que define a transparência do ícone, que só o Photoshop consegue ler e editar. Depois de editados, não é necessário comprimir novamente, basta substituir no .zip da skin.

PS: no Primo, o código de cruzamento com via férrea é 6. Mude para o Primo que funciona! ;)

Re: Códigos IGO para cruzamento de Ferrovia

Enviado: 20 Fev 2011, 16:40
por escadajr
Por curiosidade: no iGO 8 os códigos de 6 em diante só são definidos nas skins Dimka e Gurjon. O iGO 8 original não usa estes códigos.

Os códigos são (só para o iGO 8!):
6- Via preferencial à frente
7- Fixmobil, sendo usado aqui no Brasil para "Polícia rodoviária"
8- Redutor de velocidade (lombada)
9- Zona escolar
10- Curva perigosa
11- Túnel
12- Área ou trecho perigoso
13- aparece o ícone de POI
14- RPS Post, sendo usado como Pedágio aqui no Brasil

Os códigos 15 em diante estão indefinidos e aparecem com a figura de um guarda.

Re: Códigos IGO para cruzamento de Ferrovia

Enviado: 21 Fev 2011, 18:42
por jotaerre
Valeu pela aula professor!! Aliás, uma senhora aula!!
Então, por enquanto, o jeito é deixar o código de importação para o "6" (Dê a preferência). Afinal, só doido não dá preferência pra um trem!! :)
Mto obrigado!!
Sucesso!
Jr

Re: Códigos IGO para cruzamento de Ferrovia

Enviado: 25 Mai 2011, 21:31
por spj3000
jotaerre

Se interessar to usando aqui igo 8.3 com skin dimka Megaduck 1.43 os avisos estão funcionando bem(Areas de perigo,pedagios,ferrovia(adaptei a voz),escolas, quebra molas, entre outros e radar.Voz RU(russo).So dizer que eu coloco a disposição.

Re: Códigos IGO para cruzamento de Ferrovia

Enviado: 28 Mai 2011, 21:55
por jotaerre
Obrigado "spj3000"! Agradeço a gentileza! Tb tenho um arquivo com os comandos funcionando no skin Dimka Megaduck!
Valeu mesmo a disponibilidade!
Jr

Re: Códigos IGO para cruzamento de Ferrovia

Enviado: 06 Set 2011, 17:39
por Jocajunior
Boa tarde escadajr
Você sabe como eu abro estes arquivos .bmp, que se encontram na skin Gurjon?
Já tentei com paint, visualisador do windows entre outros.
Abraços

Re: Códigos IGO para cruzamento de Ferrovia

Enviado: 06 Set 2011, 17:53
por mreis
Jocajunior

Se ler o primeiro Post do escadajr nesta pagina, vai descobrir como faze-lo. :D

Re: Códigos IGO para cruzamento de Ferrovia

Enviado: 06 Set 2011, 21:24
por Jocajunior
Olá, mreis
Obrigado pela resposta. Passou despercebido, a pressa é inimiga da perfeição.
Já estou com o programa em mãos, e vou testa-lo.
Aproveitando a oportunidade, por acaso você conseguiu mudar o icone de padágio, que está escrito em Russo nos iGO's?
Abraços

Re: Códigos IGO para cruzamento de Ferrovia

Enviado: 09 Set 2011, 12:43
por mreis
Jocajunior

Veja na skin deste tópico:

viewtopic.php?f=92&t=10791&p=29202#p29202