ANDROID Vespucci OSM Editor

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24769
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

ANDROID Vespucci OSM Editor

Mensagem por Marcio » 25 Abr 2014, 07:51

Descrição

Utilize esta aplicação apenas se sabe como editar em OSM! Esta não é uma aplicação de consulta de mapas!
Necessita de uma conta no OpenStreetMap.org para a usar.
Vespucci é o primeiro editor para OpenStreetMap em Android. Pode descarregar os dados do mapa para uma área específica e editar o mapa. Depois da edição, pode enviar as alterações directamente para o servidor OSM.

Pode escolher entre o modo EasyEdit com todas as operações ou operações individuais a desempenhar.
Qualquer alteração acidental pode ser desfeita e todas as alterações são listadas para revisão antes do upload.
Preenchimento assistido, prédefinições compatíveis com JOSM, ligação às pagínas traduzidas das entidades de mapa e até preenchimento assistido de ruas próximas baseado na distância ajudam a encontrar os tags correctos a usar.

Para pedidos de novas funções e reportar problemas por favor visite:
http://code.google.com/p/osmeditor4android/issues/list

Tutorial: Edição com o Vespucci

1. Na tela inicial do Vespucci, clique em Ir para mapa

Imagem

2. Nesta tela, clique no botão do canto superior direito (três pontinhos) e em Ir para posição GPS

Imagem

3. O aplicativo carregará o mapa na posição atual (ou a última posição registrada pelo GPS, caso você esteja num local sem sinal), com um círculo mostrando a precisão da localização.

Imagem

4. Clique no botão do canto superior direito (três pontinhos) e em Preferências

Imagem

5. Clique em Definições Avançadas

Imagem

6. E em Ativar modos obsoletos. Nota: só é necessário fazer essa configuração da primeira vez que você usar o Vespucci

Imagem

7. Clicando no ícone do canto superior esquerdo (com a setinha para a esquerda: <) você volta para o mapa, a mesma tela que você verá que abrir o programa das próximas vezes. Aqui, você pode arrastar para o lado, aumentar e diminuir o zoom etc. para localizar a rua que você deseja alterar.
Dica: chegue o mais perto possível da rua que você quer editar neste passo, porque quanto maior a área que você tentar editar mais 3G irá gastar, mais tempo irá demorar para carregar e mais pesado o programa ficará. Neste exemplo, estou interessado em alterar o nome e sentido desse trecho da Travessa Carlos de Sá.

Imagem

8. Quando você tiver selecionado a área a ser editada, clique no botão com uma setinha para cima e para baixo no canto superior direito...

Imagem

9. E clique no botão Download da vista corrente

Imagem

10. Feito isso, você verá na tela uma representação dos dados que compõem o mapa, e poderá fazer alterações neles. Clique no menu de opções (onde está escrito Mover)...

Imagem

11. E clique na opção Editar tags

Imagem

12. Agora, clique na rua que você quer alterar.

Imagem

13. Será exibida uma lista de tags (etiquetas) com propriedades sobre aquela linha. Por exemplo, se é uma rua residencial ou de grande fluxo, se é asfaltada, quantas faixas tem etc.
Neste exemplo, iremos alterar o valor da tag name, que define o nome da rua, e o valor da tag oneway, que define se a rua é mão dupla (no) ou mão única (yes).
Caso você tenha curiosidade de ver todas as tags que são utilizadas no OpenStreetMap (para mapear de tudo: ruas, calçadas, rios, prédios etc.) veja a lista aqui.

Imagem

14. Para alterar o valor das etiquetas, basta clicar no campo correspondente na coluna da direita. Neste exemplo, mudei o nome da rua para outro nome e inverti a mão da via colocando o valor -1.
Nota: outros editores mais completos permitem inverter a mão da via de outra forma, mantendo a tag oneway com o valor yes. O Vespucci não suporta esta opção, de forma que devemos inverter o sentido da via colocando -1 no valor da tag oneway.

Imagem

15. Clicando na setinha do canto superior esquerdo (<) você fecha a lista de etiquetas e volta para o mapa. Repare que a setinha azul que denota o sentido da rua agora está apontando para o sentido oposto.

Imagem

16. Para salvar essa alteração e enviar para o servidor central do OpenStreetMap, clique na setinha para cima e para baixo no canto superior direito, escolha a opção Transferir...

Imagem

17. E clique na opção Upload dos dados para o servidor...

Imagem

18. Como é a primeira vez que vamos fazer o upload, é necessário entrar com os dados de acesso ao OpenStreetMap. Entre com o usuário e a senha (Caso não possua, clique no link Registre agora) e clique no botão Entrar.

Imagem

19. Na tela seguinte, é necessário autorizar o acesso do Vespucci à sua conta. As caixinhas já vem marcadas, basta clicar em Save changes.

Imagem

20. Após salvar o usuário, acesse a opção (setinha pra cima e pra baixo) > Transferir > Upload dos dados para o servidor novamente.
Na tela de upload, você verá a lista de ruas que mudou o nome e/ou o sentido nesta alteração (em geral, uma só). No campo Comentário, descreva o que você alterou (por exemplo: Corrigindo sentido da rua tal que estava invertido) e no campo Fonte digite survey, para dizer que significa dizer que você está alterando essas informações porque passou no local e viu que o mapa estava errado. Feito isso, só clicar no botão Upload e o mapa será alterado.
Caso você utilize mapa em aparelho GPS sem acesso a internet, na próxima atualização já será possível encontrar a rua corrigida; do contrário, bastam alguns minutos para encontrar a atualização visível no mapa.

Imagem

Fonte:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-b ... o_Vespucci

Responder

Voltar para “Smartphone Geral”