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Noções de Direção do Sensor

Enviado: 02 Set 2010, 18:22
por Marcio
Direcionamento Radar

Alguns navegadores aceitam configurações de direcionamento do ponto radar em seus arquivos de alerta. Esse direcionamento, baseado na "direção de deslocamento do veículo na via" que o sensor atua, é configurado em graus, tendo como referência a "rosa dos ventos".
Essa facilidade permite que um sensor de velocidade não ative o alerta em pistas duplas, para a pista não monitorada por ele.
Por essa razão tem o maparadar criado o campo DIRECÃO quando do cadastramento de um ponto de sensoriamento.
Para o bom funcionamento dessa função é importante entendermos certas definições e padrões.

Ponto cardeal
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imagem
Rosa-dos-ventos indicando os pontos cardeais e colaterais.

Em termos acadêmicos, os pontos cardeais são quatro:
  • * norte, inicial N, também chamado "Setentrional ou Boreal". Grau 360
    * sul, inicial S, também chamado "Meridional ou Austral". Grau 180
    * Leste ou Este, inicial L ou E, também chamado "Oriente ou Nascente". Grau 090
    * oeste, inicial O ou W, também chamado "Ocidente ou Poente". Grau 270
As marinhas de Portugal e do Brasil usam a forma leste para evitar confusão com este, mas em geral é mais usual a inicial E, até por coerência com as iniciais dos pontos colaterais.

Há também quatro pontos colaterais:
  • * nordeste - NE, grau 045
    * sudeste - SE, grau 135
    * sudoeste - SO ou SW, grau 225
    * noroeste - NO ou NW, grau 315
Finalmente oito pontos subcolaterais:
  • * nor-nordeste - NNE, grau 022.5
    * és-nordeste - ENE, grau 067.5
    * és-sudeste - ESE, grau 112.5
    * su-sudeste - SSE, grau 157.5
    * su-sudoeste - SSO ou SSW, grau 202.5
    * oés-sudoeste - OSO ou WSW, grau 247.5
    * oés-noroeste - ONO ou WNW, grau 292.5
    * nor-noroeste - NNO ou NNW, grau 337.5.
No campo de direção inserido na base de dados MapaRadar utilizamos valores de direcionamento em graus, em número inteiro e com 3 algarismos. Quando direcionamento subcolateral (grau com décimos de grau) utilizamos o valor em grau inteiro superior.


Re: TUTORIAL - Noções de Direção do Sensor

Enviado: 28 Out 2010, 21:40
por hOttt
Estou querendo atualizar a posição de alguns radares aqui de Salvador-BA mas antes queria confirmar se com essas informações do software iGO Amigo da para vocês saberem a direção do radar.

Imagem

Re: TUTORIAL - Noções de Direção do Sensor

Enviado: 28 Out 2010, 22:41
por jatinhaoutro
Pode mandar!

Re: TUTORIAL - Noções de Direção do Sensor

Enviado: 29 Out 2010, 12:29
por hOttt
Valeu! eu estava querendo confirmar porque acabou o contrato da empresa que instala os radares agora em 2010 e fizeram uma nova licitação e entrou outra empresa então eles aproveitaram para mudar de lugar a maioria dos radares e instalaram muitos outros em pontos aonde não tinha. Domingo vou dar uma volta pelo meu bairro e vou pegar a posição deles só aqui por perto tem uns 15.

Re: Noções de Direção do Sensor

Enviado: 30 Nov 2010, 20:52
por nagelm73
olá Márcio
É exatamente essa a minha dúvida.
Como faço para saber esse valor do sentido do radar.
A onde busco esse valor.
Meu GPS Garmin Nuvi 200W me fornece essa informação?
Grato

Re: Noções de Direção do Sensor

Enviado: 30 Nov 2010, 22:47
por Marcio
nagelm73,
não. Os GPS Garmin não reconhecem direcionamento.
Pode saber o sentido de direção por ponto cardeal como explicado aqui neste topico, mas cadastramos a direção por graus que correspondem ao ponto cardeal.
Por exemplo:
Leste é 90º - oeste 270º - etc

A direção reconhecida pelo navegador iGO é em graus e apesar o Norte ser 360 ele reconhece o norte como zero (0).

Re: Noções de Direção do Sensor

Enviado: 14 Jan 2011, 20:44
por dr.eduardo1
Gostaria de contribuir com mais precisão ao maparadar, pois percebo que vários radares não bipam, porque nós que passamos as informações possivelmente não passamos a direção ou angulação (não sei) correta. Tenho dúvida de como saber a direção do radar. Quando ver o radar tenho que parar na direção que ele está e olhar o que marca na bússola do GPS? Ou tem como apenas colocar um pino e ver isso depois? Utilizo o iGO 8.3
Obrigado,
Eduardo

Re: Noções de Direção do Sensor

Enviado: 14 Jan 2011, 20:49
por Marcio
dr.eduardo1,
se desejar, informando somente a direção em relação aos quatro pontos cardeais ( N, S, E e W ) o administrador que for cadastrar o ponto sabera como com maior precisão configurar a direção em unidades de grau.

Se mesmo assim desejar praticar a extração da direção por unidades de grau de uma lida e entenda o explicado no TUTORIAL - CONFERINDO DIREÇÃO em viewtopic.php?f=41&t=245

Re: Noções de Direção do Sensor

Enviado: 28 Mar 2011, 11:28
por jeansl500
Temos alguns radares aqui na RS 240 que são de mão unica, mas o gps avisa em ambos os lados.

A minha duvida para este fato é: quando vou informar o sentido usando os pontos cardeais, deve informar o sentido da via ou para onde o radar aponta ( que no caso seria a direção oposta)?

Jean
Grato

Re: Noções de Direção do Sensor

Enviado: 28 Mar 2011, 12:32
por Marcio
Deve sempre informar a direção monitorada pelo radar.
Se ele monitora somente um sentido de mão da via esse sentido é a direção a ser cadastrada.
Se ele monitora ambos os sentidos de mão da via, deve-se cadastrar a direção de um dos sentidos e no campo "sentido duplo" colocar SIM.

Re: Noções de Direção do Sensor

Enviado: 28 Mar 2011, 13:02
por jefersonba
Jean, acho que entendi sua dúvida e ela é respondida, logo no início:
Marcio escreveu:... Esse direcionamento, baseado na "direção de deslocamento do veículo na via" que o sensor atua, é configurado em graus, tendo como referência a "rosa dos ventos"...
Não importa se a câmera do radar daquela via monitorada estiver apontando contrariamente à direção de deslocamento do veículo. Se ela monitora aquela via, há gatilhos no asfalto, e o que é relevante é, novamente, a direção de deslocamento do veículo na via. É essa direção que é cadastrada, não a direção pra onde a câmera aponta.

Re: Noções de Direção do Sensor

Enviado: 02 Out 2011, 20:54
por Tin Master
Olá

Vendo o tópico por completo fiquei na dúvida quanto aos dados apresentando pelo iGo em um screenshot anterior aonde aparecem E 158 e D 157.

Como posso saber a direção para poder informar?

Aqui em Curitiba tem muitas vias "grudadas" separadas somente por um fino canteiro ou leve muro; quando toca o alarme de lombada, por exemplo, soa nos 2 sentidos, sendo que na realidade a lombada existe em um sentido só. Então seria interessante colocar a direção do percurso para que não houvesse falsos alarmes.

Vi o link na mensagem acima e só apresenta um tutorial para outro programa.

Poderiam me ajudar?

Obrigado pela atenção e paciência

Martin Afonso Farias (Tin Master)

CAVOK sempre!

Re: Noções de Direção do Sensor

Enviado: 02 Out 2011, 22:50
por Marcio
Prezado amigo,
veja se o video tutorial em viewtopic.php?f=145&t=6379 lhe ajuda.

Re: Noções de Direção do Sensor

Enviado: 07 Out 2011, 09:01
por jacastilho
Olá Márcio!

Tenho uma dúviada.
Na BR 452, entre Uberlândia/MG e Tapuirama/MG, foi colocado um radar de duplo sentido, nas coordenadas (-19.121183° e -47.952911°), com velocidade de 60 Km/h.
Veja: http://megaminas.globo.com/2011/09/29/r ... os-radares
Para obter a direção, de um lado da via é fácil utilizando a régua.
Porém do outro lado, temos uma curva (bem acentuada, pois conheço bem essa estrada).
Nesse caso, qual é a orientação para obter a direção?

Grande abraço,
José Antonio

Re: Noções de Direção do Sensor

Enviado: 07 Out 2011, 09:39
por jefersonba
jacastilho escreveu:Porém do outro lado, temos uma curva (bem acentuada, pois conheço bem essa estrada).
Nesse caso, qual é a orientação para obter a direção?
Leia esse tópico por completo (são 35 mensagens) e terá boas explicações sobre o assunto:
viewtopic.php?f=92&t=369