Lembro que entrei no debate para, data venia, informar o que regula o CTB.Fred escreveu:COMO MÁRCIO SUGERE
zona urbana = 100 km/h = 27,77 m/s, logo, se eu estiver a 100 km/h e o soft achar que é zona URBANA (o limite volta a ser 300 metros de antecedência), logo eu terei 10,8 segundos até alcançar o radar e estar na velocidade correta.
No contraditório provei que voce se equivocou no tocante a interpretação da Lei.
Agora voltemos a distancia de alerta, deixando o enfoque juridico e passando ao enfoque matematico agora empregado.
Na minha opinião, que deve ser analisada e decidida pelo autor do APP, o Israel, a distância de ativação do alerta não deve estar vinculada a tipo de via e sim a velocidade maxima permitida. Não importa seja a via rodovia, estrada rural, via de transito rapido, via urbana, via arterial, secundaria, etc. O que importa é a velocidade e a distancia de alerta para aquela velocidade.
Para isso vamos nos basear em um exemplo pratico, adotado por nosso amigo Schmidt em seus alertas:
Schmidt escreveu:Para calcular a distância do alerta eu usei um critério de frenagem de 10s e estimei a velocidade real do carro com sendo 10% acima da velocidade do radar + 25 km/h.
Calculei a distância e ainda somei + 10 m como se fosse um fator de erro no posicionamento do POI.
Fiz uma planilha Excel [download] para estes cálculos e o resultado para as proximidades ficou a seguinte:
30 km/h: Alerta em 171,1 m
40 km/h: Alerta em 201,7 m
50 km/h: Alerta em 232,2 m
60 km/h: Alerta em 262,8 m
70 km/h: Alerta em 293,3 m
80 km/h: Alerta em 323,9 m
90 km/h: Alerta em 354,4 m
100 km/h: Alerta em 385,0 m
110 km/h: Alerta em 415,6 m
120 km/h: Alerta em 446,1 m