Sugestão para exclusão de radares fixos

Críticas e Sugestões para melhorar o MapaRadar
pedrovidatorta

Sugestão para exclusão de radares fixos

Mensagem por pedrovidatorta » 21 Set 2011, 19:54

Gostaria de colocar em debate uma sugestão para exclusão de radar fixo, conforme a regra em vigor um radar fixo so pode ser excluído se a sinalização também for excluída, na cidade de São Paulo dezenas de radares estão sendo retirados a algum tempo mas a maioria esmagadora da sinalização continua, gerando assim vários alertas falsos no gps , gerando com isso o perigo do banco de dados do MR ficar defasado , já que fica quase impossível retirar um radar do banco de dados devido as exigências, pois os colaboradores olham se o radar ainda continua no local e qdo e questionado sobre a sinalização, não sabe ou fornece dados equivocados.
Sei que um ou outro radar pode voltar um dia, mas os colaboradores irão incluí-los qdo isso acontecer, quanto ao fato de algumas prefeituras poder usar o ponto com radares moveis isso não e problema em São Paulo pois eles não estão sendo mais usados na cidade, que descobriu o mapa da mina com câmeras LAP que trabalham em silencio e não causam revoltas nos motoristas e trazem uma maior arrecadação a cidade.
O ponto que por ventura for usado para radar móvel, também pode ser cadastrado no normalmente qdo isso ocorrer.
Hoje 21/09 passei por quinze radares excluídos que ainda constam no banco de dados, em toda grande av. de São Paulo tem pontos excluídos que ainda continua dando alerta falso.
Na av. radial leste conforme noticia postada no MR viewtopic.php?f=92&t=9443 dos 16 radares fixos apenas 6 permaneceram , mas a sinalização continua no local inviabilizando a exclusão de acordo com as regras em vigor.
Espero ter colaborado, colocando esse ponto em discussão.

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Marcio
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Re: Sugestão para exclusão de radares fixos

Mensagem por Marcio » 21 Set 2011, 20:32

pedrovidatorta,
essa situação já foi motivo de um longo debate interno no MapaRadar e cada um tem a sua opinião, porém sempre nos alinhamos com a democracia e buscamos adotar a decisão tomada em maioria, por consenso.
Sou de opinião que não podemos e não devemos adotar uma decisão tendo como referência o que ocorre em uma determinada cidade ou região, no caso citado por você SP. Nossas decisões devem abranger todo o território nacional.
Em função do serviço prestado pelo MapaRadar procuramos sempre nos manter atualizados com a legislação referente a sensores de velocidade.
A RESOLUÇÃO Nº 146, DE 27 DE AGOSTO DE 2003 estabelece que para determinar a necessidade da instalação de instrumentos ou equipamentos medidores de velocidade, deve ser realizado estudo técnico que venha a comprovar a necessidade de fiscalização. Toda vez que ocorrerem alterações nas suas variáveis, o estudo técnico deverá ser refeito.
Com essa referência já podemos deduzir que o órgão de trânsito tem motivos justificáveis para instalar um sensor de velocidade no local do "desativado" e que não pode instalar a seu prazer sensor em qualquer lugar.
Tenho conversado muito com um diretor de uma empresa que explora a instalação, operação e manutenção de sensores de velocidade.
O que vem ocorrendo é que empresas contratadas tem perdido o contrato e nova empresa surge para explorar esses serviços. Essa nova empresa não utiliza certos componentes como câmeras, postes e gatilhos deixados pela empresa anterior. Geralmente ela só utiliza a sinalização vertical, quando possível e ainda em perfeito estado de conservação. Por essa razão que as autoridades de transito não retiram, por vezes, a sinalização vertical da via. Ficam aguardando o processo licitatório e a contratação da empresa que irá explorar os serviços. Não entrarei em detalhes sobre demora em um processo licitatório, principalmente quando existe contestação por uma das partes concorrente.
Do exposto e considerando que em determinadas regiões não dispomos de colaboradores que mantenham as informações atualizadas, sou de opinião que a norma do MapaRadar em só excluir um sensor de velocidade após a sinalização vertical for excluída, adequada e pertinente.
Em termos práticos acredito que mais vale um alerta falso do que a falta dele e uma notificação de multa real recebida.
Por fim lembro que na existência da sinalização o órgão de trânsito pode a qualquer momento ali instalar um radar móvel. Afinal a existência do sensor de velocidade ali instalado anteriormente foi pautada em argumentos de sua necessidade, em especial de segurança naquele trecho da via.

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