Radares não homologados retirados do maparadar.txt

Críticas e Sugestões para melhorar o MapaRadar
tadeu77
Super Avançado
Super Avançado
Mensagens: 367
Registrado em: 08 Out 2012, 13:16
Residência: Brasil - DF - Brasilia

Radares não homologados retirados do maparadar.txt

Mensagem por tadeu77 » 31 Mar 2021, 11:44

Bom dia ,
No ano passado, após notar que meu GPS não estava mais me alertando para vários radares. Conversei com um administrador do grupo e fui notificado que decidiram retirar da relação (maparadar.txt) todos os radares não homologados pelo INMETRO .
Entendo a lógica da questão, já que os radares não homologados não podem multar !
Mas isto me levanta algumas questões :
- Suponha que eu faça um download hoje do arquivo atualizado e um radar não homologado, que não estava no arquivo, seja homologado no dia seguinte ? ou alguns dias depois, e passe a multar ? Não serei notificado para este radar e posso ser multado !!!!
- Quando eu passo por um radar e meu GPS não me alerta, como posso saber se aquele é um novo radar, ainda não foi catalogado no site do maparadar, ou se é um radar não homologado pelo INMETRO, que foi retirado da relação ?
- E suponha que eu seja multado por um radar não homologado ! A multa obviamente não é válida, mas precisarei entrar no Detran ou DER, com uma defesa previa, um recurso, e ter um trabalho enorme, que poderia ter sido evitado.
MInha questão: não é preferível deixar ativo no maparedar.txt todos os radares ? mesmo os não homologados ? É preferivel ser alertado para um radar que eventualmente não seja valido, do que correr o risco de ser multado .
Por outro lado, saberíamos que, não sendo alertado para um determinado radar, ele deve ser novo. Ai Podemos proceder como sempre: anotar as coordenadas e pedir a inclusão no maparadar.
A decisão de remover estes radares não homologados tira a intergidade da relação de radares e causa insegurança no uso do maparadar . Por isto decidi utilizar uma versão antiga, mais completa, que me alerta para todos os radares da minha região .
Sei que algumas pessoas compartilham minha opinião, pois já recebi emails solicitando o arquivo onde ainda tenho todos os radares catalogados.
Uma alternativa seria disponibilizar o arquivo completo, com todos os radares, bem como o arquivo atualizado sem os não homologados . O usuário poderia decidir qual utilizar .
O que acham disto ?

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24835
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Radares não homologados retirados do maparadar.txt

Mensagem por Marcio » 31 Mar 2021, 13:05

No ano passado, após notar que meu GPS não estava mais me alertando para vários radares. Conversei com um administrador do grupo e fui notificado que decidiram retirar da relação (maparadar.txt) todos os radares não homologados pelo INMETRO .
Não é bem assim.
Em contato com o INMETRO esse nos informou que o prazo maximo de atualização da lista de validações de radares é de 1 semana.
O maparadar por precaução decidiu excluir os não validados após 2 meses da data do cadastro.
- Suponha que eu faça um download hoje do arquivo atualizado e um radar não homologado, que não estava no arquivo, seja homologado no dia seguinte ? ou alguns dias depois, e passe a multar ? Não serei notificado para este radar e posso ser multado !!!!
Se for levar esse argumento em consideração radares são instalados todos os dias e sendo assim, mesmo que o maparadar mantivesse os radares ainda não validados não teria cadastro de um que foi instalado e não cadastrado.
- E suponha que eu seja multado por um radar não homologado ! A multa obviamente não é válida, mas precisarei entrar no Detran ou DER, com uma defesa previa, um recurso, e ter um trabalho enorme, que poderia ter sido evitado.
Aí é uma questão pessoal. Se o condutor for notificado de infração por registro de um radar não validado pelo INMETRO e aceitar que a ilegalidade continue para com outros condutores é decisão pessoal.
Não pode e não deve o maparadar e todos os cidadãos serem coniventes com ilegalidades.
não é preferível deixar ativo no maparedar.txt todos os radares ? mesmo os não homologados ? É preferivel ser alertado para um radar que eventualmente não seja valido, do que correr o risco de ser multado .
Por outro lado, saberíamos que, não sendo alertado para um determinado radar, ele deve ser novo. Ai Podemos proceder como sempre: anotar as coordenadas e pedir a inclusão no maparadar.
A decisão de remover estes radares não homologados tira a intergidade da relação de radares e causa insegurança no uso do maparadar . Por isto decidi utilizar uma versão antiga, mais completa, que me alerta para todos os radares da minha região .
Sei que algumas pessoas compartilham minha opinião, pois já recebi emails solicitando o arquivo onde ainda tenho todos os radares catalogados.
Uma alternativa seria disponibilizar o arquivo completo, com todos os radares, bem como o arquivo atualizado sem os não homologados . O usuário poderia decidir qual utilizar .
O que acham disto ?
Opinião pessoal que não é a do maparadar. Decide o maparadar prestar um serviço dentro da legislação que rege o emprego de radares no Brasil.
Aqueles que desejarem ter os radares não validados ou os inumeros radares fakes identificados pelo maparadar, que apliquem a facilidade existente em seus navegadores para inclusão de alertas pessoais.

tadeu77
Super Avançado
Super Avançado
Mensagens: 367
Registrado em: 08 Out 2012, 13:16
Residência: Brasil - DF - Brasilia

Re: Radares não homologados retirados do maparadar.txt

Mensagem por tadeu77 » 31 Mar 2021, 13:38

- Suponha que eu faça um download hoje do arquivo atualizado e um radar não homologado, que não estava no arquivo, seja homologado no dia seguinte ? ou alguns dias depois, e passe a multar ? Não serei notificado para este radar e posso ser multado !!!!
Se for levar esse argumento em consideração radares são instalados todos os dias e sendo assim, mesmo que o maparadar mantivesse os radares ainda não validados não teria cadastro de um que foi instalado e não cadastrado.

Acho que vc não entendeu meu argumento . Se eu sou alertado para um radar, mesmo não homologado, tomarei precauções . Mas imagine que o GPS não me alerte para um radar , porque foi retirado do arquivo, por não estar homologado, mas ele foi homologado um dia antes de eu passar pelo local ? antes de atualizarem o arquivo ! Ai Eu não serei alertado e serei multado ! .

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24835
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Radares não homologados retirados do maparadar.txt

Mensagem por Marcio » 31 Mar 2021, 13:47

Acho que vc não entendeu meu argumento . Se eu sou alertado para um radar, mesmo não homologado, tomarei precauções . Mas imagine que o GPS não me alerte para um radar , porque foi retirado do arquivo, por não estar homologado, mas ele foi homologado um dia antes de eu passar pelo local ? antes de atualizarem o arquivo ! Ai Eu não serei alertado e serei multado ! .
Acredito que voce é que não entendeu minha colocação.
Primeiro a precaução que o condutor deve ter é se manter na velocidade maxima permitida para a via seguindo a sinalização R19. Se ele conhece a legislação sabe que a Resolução 798 do CONTRAN, dentre outros estabelece:
CAPÍTULO VI
DOS LOCAIS DE FISCALIZAÇÃO E DA SINALIZAÇÃO


Art. 10. Os locais em que houver fiscalização de excesso de velocidade por meio de medidores do tipo fixo devem ser precedidos de sinalização com placa R-19, na forma estabelecida nesta Resolução e no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito - Volume I (MBST-I), de forma a garantir a segurança viária e informar aos condutores dos veículos a velocidade máxima permitida para o local.
§ 1º Onde houver redução de velocidade, deve ser observada a existência de placas R-19, informando a redução gradual do limite de velocidade conforme MBST-I.
§ 2º Deve ser instalada a placa R-19 junto a cada medidor de velocidade do tipo fixo.
Art. 11. As placas de identificação R-19 devem ser posicionadas com distância máxima relativamente aos medidores, na forma estabelecida no ANEXO IV, facultada a repetição da placa em distâncias menores.
§ 1º Em vias com duas ou mais faixas de trânsito por sentido, a sinalização, por meio da placa de regulamentação R-19, deve estar afixada nos dois lados da pista ou suspensa sobre a via, nos termos do MBST-I.
§ 2º Em vias em que haja acesso de veículos por outra via pública, no trecho compreendido entre o acesso e o medidor de velocidade, deve ser acrescida, nesse trecho, sinalização por meio de placa R-19.
§ 3º Para fins de fiscalização do excesso de velocidade, é vedada a utilização de placa R-19 que não seja fixa.
É tanta R19 exigida em distância estabelecida do radar, dependendo da velocidade na via, que só isso já previne ao condutor que quer ter precaução de não ser notificado de infração.

Continuando...
Conforme citei o INMETRO atualiza suas homologações com prazo maximo de 1 semana e nós do maparadar, por precaução, só excluimos os não validados apos 2 meses.

Façamos o seguinte:

Você citou no seu primeiro post: "No ano passado, após notar que meu GPS não estava mais me alertando para vários radares ...".
Aponte-nos um desses vários radares.

Creio que assim poderemos continuar o debate se identificarmos que sua crítica procede.

Infelizmente a maioria dos condutores avistam cameras nas laterais ou sobre a via e logo concluem ser radar de velocidade para fins de multa. Desconhecem eles a legislação e que também hoje os órgãos de transito e de governo estão empregando sistemas para inúmeros outros controles nas vias e de transporte. É o que intitulamos "sindrome radar".

tadeu77
Super Avançado
Super Avançado
Mensagens: 367
Registrado em: 08 Out 2012, 13:16
Residência: Brasil - DF - Brasilia

Re: Radares não homologados retirados do maparadar.txt

Mensagem por tadeu77 » 31 Mar 2021, 16:59

Bom , vou tentar identificar alguns radares que não existem mais no mapa do maparadar, como vc pediu .

Como foi no ano passado não me lembro de todos. Mas tome como referencia o radar ID 49302, de 80km na via EPTG , em Brasilia . Se seguir a frente nesta mesma direção, existem pelo menos mais 2 radares que já não constam mais do mapardar antes de chegar ao viaduto mais a frente. Este viaduto passa sobre uma via transversal chamada EPVP . Neste trecho, na entrada do viaduto e sobre a EPVP existem 2 radares de 80 km . Então são 4 radares que na época não detectei .
Em outro local , na via EPCL (tome como referencia o radar ID 13671) , existe um radar de 60km em frente ao posto da policia DER e mais a frente , seguindo à esquerda no mapa, existem mais 2 radares de 80 km antes de chegar ao entroncamento da BR070 com a BR251 . Seguindo pela BR 070 (à esquerda) existe um radar (tipo totem) de 60km na altura da QNG38 . Mais a frente, na altura de onde está escrito POSTO V-TEX , existe um totem de 60km . Bom, estes são alguns que me lembro, mas existem muitos outros .
Se precisar posso copiar a tela com o mapa , fazer uma marcação e enviar .
Obrigado

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24835
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Radares não homologados retirados do maparadar.txt

Mensagem por Marcio » 31 Mar 2021, 17:24

Prezado,
continuarei aguardando a informação de algum radar dentre os varios verificados por voce, mas aos moldes da maneira que o maparadar coleta informações de pontos de alerta, ou seja, Estado, coordenadas e direção.

Em não sendo dessa forma ate tentei buscar alguma exclusão tendo a referencia o radar ID: 13671.

A frente temos excluído o radar ID: 32847 que foi cadastrado em 21 Ago 2012 e excluído em 23 Jul 2020 por não constar naquela ocasião validação pelo INMETRO o que perdura ate hoje. Veja viewtopic.php?f=105&t=27211

Pelo Google Street View, imagens de mar/2020, se avista cameras em ambos os lados da via.
https://www.google.com.br/maps/@-15.827 ... 384!8i8192
Sendo cameras antigas e nunca terem sido validadas pelo INMETRO para registrarem infração por velocidade, fica a seu criterio cadastra-las como radar fixo em seu navegador. O maparadar não vai apontar um sistema como radar fixo que sabe não registra infração.

Os demais aguardarei informar de forma que facilite nossa analise e também solicito que antes de informar identifique no site do INMETRO a validação do radar informado. Isso porque pelo anterior nada identifiquei de errado no cadastro excluido no maparadar já que o equipamento foi instalado em 2013 e até hoje NUNCA foi homologado pelo INMETRO.
https://servicos.rbmlq.gov.br/Instrumento

Avatar do usuário
Route 66
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1138
Registrado em: 14 Nov 2010, 21:53
Residência: BRASIL - DF - Brasília

Re: Radares não homologados retirados do maparadar.txt

Mensagem por Route 66 » 31 Mar 2021, 18:32

Prezado Tadeu,

Em meados do ano passado, comecei a fazer um batimento dos radares do DF contra o site do INMETRO e descobri que 2/3 dos radares das vias administradas pelo DER-DF nunca sequer foram validados pelo INMETRO. Não era caso de validação vencida, mas caso de radares instalados em 2011 que nunca apareceram no INMETRO. Isto demonstra a intenção do DER-DF de fazer aparentar uma fiscalização mais ostensiva do que realmente é.

Antes de tomar qualquer atitude, passei em alguns destes radares (marquei eles mentalmente) a 15 km/h acima da velocidade limite, o suficiente para ser multado caso o radar estivesse ativo (a que eu recorreria, uma vez que não tem a obrigatória validação), mas que a multa fosse a "mais baratinha", até 20%. Pois nenhuma multa chegou, comprovando que estes radares efetivamente não multam. E desde então tenho agido assim sem nenhuma multa.

Entendo sua preocupação com novas validações no INMETRO, tanto que quando algum colaborador reporta um radar novo, cadastramos preventivamente, pois este radar ainda pode vir a ser validado. Porém, um radar que está lá desde 2011 e não foi trocado recentemente, é muito improvável que venha a ser validado, ainda mais sabendo a prática do DER-DF. Não se preocupe, eu fiz uma varredura em todos os radares constante da base do INMETRO em vias administradas pelo DER-DF. Todos os que constam lá estão devidamente apontados no maparadar.

Já o DETRAN-DF está passando por uma mudança de contrato e os novos radares estão sendo validados ainda. 122 radares já foram validados, muitos deles em locais de onde foram tirados no ano passado. Quando terminar a colocação dos novos radares, farei a mesma limpa, mantendo apenas os que podem multar.

Lembro que, apesar de não poderem multar excesso de velocidade, estes radares não homologados podem multar avanço de semáforo e invasão de faixa de ônibus. Quando ocorrem em semáforos (tem vários no Pistão Sul), cadastramos como semáforo com câmera, para que o alerta seja dado.

Uma sugestão que posso dar para aliviar sua preocupação é te passar o site do INMETRO: https://servicos.rbmlq.gov.br/Instrumento

Eu tenho o costume de monitorar de tempos em tempos o site para ver se aparecem novas validações e assim atualizar o mapa, mas você pode fazer o mesmo se quiser, a consulta é pública. E se encontrar qualquer radar lá que não conste da nossa base, eu peço o favor de incluí-lo imediatamente, uma vez que não é todo dia que olhamos a base.

Não temos olhos no país inteiro, nossos colaboradores são os nossos olhos. Queremos ter a base mais fidedigna possível, apenas dos pontos em que efetivamente há a fiscalização de velocidade pelo poder público.

Avatar do usuário
FlavioAlCosta
Administrador
Administrador
Mensagens: 25019
Registrado em: 15 Mar 2012, 11:14
Residência: Balneário Camboriú - SC

Re: Radares não homologados retirados do maparadar.txt

Mensagem por FlavioAlCosta » 31 Mar 2021, 22:35

É bom lembrar que muitas das câmeras não tem função medir velocidade.
Em vias de trânsito rápido e principalmente com várias faixas de rolamento faz-se necessário um bom controle do tráfego e nada mais fácil do que câmeras instaladas ao longo das vias.
FlavioAlCosta
Garmin Nüvi 3560 LT
Android iGO

tadeu77
Super Avançado
Super Avançado
Mensagens: 367
Registrado em: 08 Out 2012, 13:16
Residência: Brasil - DF - Brasilia

Re: Radares não homologados retirados do maparadar.txt

Mensagem por tadeu77 » 31 Mar 2021, 23:59

Bom , uma coisa eu tenho certeza, o assunto serviu para criar bastante polêmica rs rs
Concordo com o Route 66 , a maioria dos radares de Brasilia realmente estão inativos . No eixo W Sul , todos os radares foram simplesmente retirados ! pensei até em solicitar a retirada do maparadar MAS , resolvi aguardar um pouco pois podem ter sido retirados por uma questão de contrato e é bem possível que retornem ...

E há uns 2 meses, para evitar um acidente (tinha um caminhão em velocidade atrás de mim e percebi que não conseguiria parar) cruzei um sinal vermelho com radar , ali no começo da EPNB .
Semáforo com Câmera
ID: 33257
País: Brasil
Coordenadas: (-15.867864, -47.968444)
Direção: 243 - Sentido: Único

Não tinha como não ser multado pois não foi no amarelo ! passei no vermelho mesmo ! Mas a multa nunca chegou .
Mas obrigado a todos pelos comentários e respostas .

tadeu77
Super Avançado
Super Avançado
Mensagens: 367
Registrado em: 08 Out 2012, 13:16
Residência: Brasil - DF - Brasilia

Re: Radares não homologados retirados do maparadar.txt

Mensagem por tadeu77 » 01 Abr 2021, 00:15

Uma última pergunta , como eu identifico o radar no site do INMETRO ? Pelo endereço ? Ele pede o numero do inmetro e o numero de serie ! como identifico ?

Avatar do usuário
Route 66
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1138
Registrado em: 14 Nov 2010, 21:53
Residência: BRASIL - DF - Brasília

Re: Radares não homologados retirados do maparadar.txt

Mensagem por Route 66 » 01 Abr 2021, 01:06

Tadeu, não precisa preencher tudo. Eu só coloco medidor de velocidade, DF, Brasília e o nome da via.

Por exemplo, pra listar todos os radares da EPIA, basta colocar 003 na via (a EPIA é a DF-003), vão sair todos.

Pode limitar por range de data também, mas se não colocar nada, saem todos, inclusive os vencidos.

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24835
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Radares não homologados retirados do maparadar.txt

Mensagem por Marcio » 01 Abr 2021, 08:52

tadeu77 escreveu:Bom , uma coisa eu tenho certeza, o assunto serviu para criar bastante polêmica rs rs
Polêmica? É ensinamento para todos que tem acesso a este topico público.

Quem desconhece o assunto e não pesquisa é quem geralmente polemiza, mas isso não impede que os integrantes do "staff" maparadar, debatedores constantes em ambiente reservado a adm, oriente a esses e a todos que merecem orientação legal.

Por fim lembro que a missão do maparadar é fornecer aos seus usuários catalogo de todos os efetivos pontos de alerta em território nacional e no tocante a radar fixo somente daqueles que são intitulados dessa forma e não de todos os pontos em vias onde existem câmeras.
Route 66" escreveu:Não temos olhos no país inteiro, nossos colaboradores são os nossos olhos. Queremos ter a base mais fidedigna possível e apenas dos pontos em que efetivamente há a fiscalização de velocidade pelo poder público.
Voltar ao topo

tadeu77
Super Avançado
Super Avançado
Mensagens: 367
Registrado em: 08 Out 2012, 13:16
Residência: Brasil - DF - Brasilia

Re: Radares não homologados retirados do maparadar.txt

Mensagem por tadeu77 » 01 Abr 2021, 09:51

Marcio, bom dia
Talvez o termo "polêmica" tenha sido entendido pelo lado negativo, não foi a intenção . Vejo também como você . O tema serve para explorarmos o assunto e detalharmos conhecimento .

Route 66 ,
no site do inmetro faço como vc falou, coloco o nome da via e ele me mostra todos os radares . Minha pergunta é: como associo um determinado radar do site maparadar com a informação trazida pelo inmetro ? ele fornece numero do inmetro e numero de serie , mas no radar do maparadar não temos esta informação ! O único modo que vejo é tomar como referencia a distancia , por exemplo : DF-075 (EPNB) km 7,6 . Mas ai preciso saber onde a via se inicia, calcular a distancia no mapa e verificar .
Este é um método sujeito a erros ...
Existe alguma informação que consta na identificação do radar no maparadar e no inmetro ? para que eu possa identificar com mais facilidade ?

Avatar do usuário
jatinhaoutro
Administrador
Administrador
Mensagens: 6727
Registrado em: 25 Ago 2010, 20:36

Re: Radares não homologados retirados do maparadar.txt

Mensagem por jatinhaoutro » 01 Abr 2021, 10:34

- Suponha que eu faça um download hoje do arquivo atualizado e um radar não homologado, que não estava no arquivo, seja homologado no dia seguinte ? ou alguns dias depois, e passe a multar ? Não serei notificado para este radar e posso ser multado !!!!
Esse é o mesmo risco de vc ser multado por um radar recém implantado em uma nova posição e que não foi ainda reportado por ninguém. Aqui em ficamos três anos com os Totem desativados e todo mundo sabia disso. Se figurassem os alertas porque eu iria então confiar nos demais?
- Quando eu passo por um radar e meu GPS não me alerta, como posso saber se aquele é um novo radar, ainda não foi catalogado no site do maparadar, ou se é um radar não homologado pelo INMETRO, que foi retirado da relação ?
A primeira coisa é tirar o pé, segundo é marcar a posição e notificar o fórum, um moderador vai acatar ou recusar o pedido depois de validar contra o INMETRO, esse é o serviço que prestamos.
- E suponha que eu seja multado por um radar não homologado ! A multa obviamente não é válida, mas precisarei entrar no Detran ou DER, com uma defesa previa, um recurso, e ter um trabalho enorme, que poderia ter sido evitado.
Se você não viu o equipamento não homologado que não consta na base provavelmente não viu um radar novo homologado que também não está na base. Não faz diferença.
Se esse radar estivesse na base vc não saberia que não está homologado e não faria o recurso.
MInha questão: não é preferível deixar ativo no maparedar.txt todos os radares ? mesmo os não homologados ? É preferivel ser alertado para um radar que eventualmente não seja valido, do que correr o risco de ser multado .
Não, não é não. Assim vc teria certeza que a base tem verdades e mentiras e que não da pra confiar em nada . Para essa finalidade temos o APP Waze que estampa radares informados por seus usuários que em grande maioria não sabem distinguir um radar fixo que multa de outro sistema de monitoramento que não multa. Não imagine a quantidade dessas situações encontradas por nós em pesquisa no Waze. Se deseja voce ter alertas fakes sugiro que use o waze.
Por outro lado, saberíamos que, não sendo alertado para um determinado radar, ele deve ser novo. Ai Podemos proceder como sempre: anotar as coordenadas e pedir a inclusão no maparadar.
Não sendo alertado ele deve ser novo ou dever se equipamento não homologado, para os dois casos aplica-se o mesmo procedimento, qual é a diferença? Ter ou não sujeira na base?
A decisão de remover estes radares não homologados tira a intergidade da relação de radares e causa insegurança no uso do maparadar . Por isto decidi utilizar uma versão antiga, mais completa, que me alerta para todos os radares da minha região .
Discordo, do uso da palavra integridade, vc acha que uma base desatualizada é integra?
Tem uma alterativa, ao atualizar o Gps vc pode manter as duas bases a nova e antiga, assim vc terá aviso dos radares vivos e dos radares mortos. Vc pode atender seu ponto sem impor a poluição aos demais usuários.
Sei que algumas pessoas compartilham minha opinião, pois já recebi emails solicitando o arquivo onde ainda tenho todos os radares catalogados.
Uma alternativa seria disponibilizar o arquivo completo, com todos os radares, bem como o arquivo atualizado sem os não homologados . O usuário poderia decidir qual utilizar .
O que acham disto ?
Basta que o usuário compare os arquivos anteriores com os novos e a partir do resultado gerar um arquivo que mantenha um registro arqueológico pessoal com os pontos antigos não figurantes no arquivo atualizado.
Ele mesmo pode fazer isso.

tadeu77
Super Avançado
Super Avançado
Mensagens: 367
Registrado em: 08 Out 2012, 13:16
Residência: Brasil - DF - Brasilia

Re: Radares não homologados retirados do maparadar.txt

Mensagem por tadeu77 » 01 Abr 2021, 13:20

Bom , já que percebi que as pessoas aqui se apegam muito aos termos utilizados, vamos tirar a palavra "integridade" e substituir por "confiabilidade" ou outro termo qualquer que signifique que os dados do arquivo podem não refletir a realidade das ruas .
Sei que é só você andar dentro dos limites de velocidae e nem vai precisar utilizar um detector de radares ! ...mas nem sempre estamos alertas, ligados nesta questão de punição por, as vezes, um pequeno desvio na velocidade. Nós usamos o GPS para sermos alertados pois não é sempre que estamos alertas! Outras vezes nos enganamos ou caímos em armadilhas ! Muitas vezes não vemos uma R19 e quando percebemos o radar não lembramos exatamente a velocidade do local ! quem nunca passou por isto !
Há algum tempo dirigia pela BR-030 , cujo limite de velocidade é 80 km . Todos os radares são neste limite MAS um belo dia, em um local que havia um pequeno comercio, alterarm somente 1 radar próximo para 70 km ! Os que tem na mente que o limite da estrada é 80 km fatalmente será multado.
Outra coisa, como sugeriram, para ter todos os radares, basta comparar os arquivos mais novos com os mais antigos e escolher ... não é tão simples assim .. os arquivos são grandes, precisamos de ferramentas de comparação e poucos tem o conhecimento para isto ! é por isto que alguns me enviam emails pedindo para enviar o arquivo que uso .
Mas tudo bem , meu intuíto aqui foi somente relatar uma necessidade , que descobri, é a de muitos usuários . Prefiro ser alertado para um radar não homologado do que correr o risco de ser multado por um radar que eu não tinha como saber se era novo , ainda não integrado à base do maparadar, ou foi retirado por não ser homologado pelo inmetro .

Avatar do usuário
Route 66
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1138
Registrado em: 14 Nov 2010, 21:53
Residência: BRASIL - DF - Brasília

Re: Radares não homologados retirados do maparadar.txt

Mensagem por Route 66 » 01 Abr 2021, 13:51

tadeu77 escreveu:
01 Abr 2021, 09:51
Existe alguma informação que consta na identificação do radar no maparadar e no inmetro ? para que eu possa identificar com mais facilidade ?
Tadeu, pode entrar no link do radar para o Fórum disponível no mapa. A cada radar que alteramos, passamos a colocar no fórum a localização dele na via justamente para facilitar a conferência contra a base do Inmetro. Usamos justamente este critério de nome da via e km, exatamente a mesma informação do site do Inmetro.

tadeu77
Super Avançado
Super Avançado
Mensagens: 367
Registrado em: 08 Out 2012, 13:16
Residência: Brasil - DF - Brasilia

Re: Radares não homologados retirados do maparadar.txt

Mensagem por tadeu77 » 01 Abr 2021, 13:55

Legal , vou fazer isto ... Obrigado

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24835
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Radares não homologados retirados do maparadar.txt

Mensagem por Marcio » 01 Abr 2021, 16:44

tadeu77 escreveu:Mas tudo bem , meu intuíto aqui foi somente relatar uma necessidade , que descobri, é a de muitos usuários . Prefiro ser alertado para um radar não homologado do que correr o risco de ser multado por um radar que eu não tinha como saber se era novo , ainda não integrado à base do maparadar, ou foi retirado por não ser homologado pelo inmetro .
Se voce e "muitos" usuários preferem serem alertados por radares "fakes" recomendo o emprego do APP WAZE e não dos arquivos exportados no maparadar.
Em que pese depender o maparadar de colaborações com informações de locais, todos os pontos de alerta recebidos são analisados e tratados por pessoal treinado e com conhecimento da legislação que rege o emprego de sensores de velocidade em vias brasileiras. para seu desagrado continuaremos a tarefa de analise de todos os radares que foram indevidamente cadastrados no Maparadar e excluindo aqueles que NUNCA foram validados ou que perderam a validade.

Por falar com colaborações ainda estou aguardando voce apontar qual verdadeiro radar não consta dos arquivos aqui exportados. Afinal em seu post inicial disse:
"No ano passado, após notar que meu GPS não estava mais me alertando para vários radares."
Se eram "vários" qual a dificuldade em apontar um deles?

Solicito que ninguem mais poste aqui até o Tadeu77 nos apontar um radar como requerido.

tadeu77
Super Avançado
Super Avançado
Mensagens: 367
Registrado em: 08 Out 2012, 13:16
Residência: Brasil - DF - Brasilia

Re: Radares não homologados retirados do maparadar.txt

Mensagem por tadeu77 » 01 Abr 2021, 21:08

Marcio,
Se os radares não estão mais na base do maparadar , eu não tenho como te dizer quais eram eles . Eu postei ai em cima pra ti , uma radar que existe, como referencia, na EPTG e te falei que naquele sentido, a partir daquele radar até o viaduto EP_VL ainda existem pelo menos 3 radares (que não constam mais na base do maparadar ) . Citei também outros radares na via estrutural que também não constam mais da base do maparadar . Se você tiver um mapa mais antigo , onde os radares retirados aparecem , eu te passo o ID de cada um deles .

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24835
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Radares não homologados retirados do maparadar.txt

Mensagem por Marcio » 01 Abr 2021, 21:33

Não entendi.

Se eles não estão mais na base maparadar é porque foram excluídos da base, mas qualquer usuário que saiba a localização de algum que não esteja na base pode colaborar e informar empregando o formulário de inclusão. É assim que procedemos há vários anos.

Você em seu post inicial disse:
Tadeu77 escreveu:No ano passado, após notar que meu GPS não estava mais me alertando para vários radares.
A decisão de remover estes radares não homologados tira a intergidade da relação de radares e causa insegurança no uso do maparadar . Por isto decidi utilizar uma versão antiga, mais completa, que me alerta para todos os radares da minha região .
Continuo não entendendo. Se identificou radares que não alertavam e quisesse ajudar a comunidade, anotaria a posição deles e depois preencheria aqui o formulario de inclusão para cada um.
Se está usando a versão antiga e completa (como citou no primeiro post) tem a posição deles.

Volto a solicitar, pela ultima vez, que aponte um desses e por coordenadas como solicitei antes.

Não insista em ponderações e não poste nada que não seja esse apontamento.

Na minha opinião está demorando muito para isso alegando que precisa saber quais excluídos, mas tendo em seu navegador os antigos arquivos carregados com eles nele. Muito estranho isso.

Criticar com argumento para que o maparadar preste um serviço de acordo com o seu interesse não é legal. Não proceda dessa forma! Nos auxilie a aperfeiçoar nossa base de dados apontando, como todos fazem, localização de radares que, em princípio, não são fakes. Em duvida aponte a localização e deixe o serviço de analise para os moderadores do maparadar.

Reproduzo minha solicitação anterior onde até, por meio de um exercicio de entendimento de localização apontada por voce, informei de um dos radares instalado em 2013 e excluído em 2020 por NUNCA ter sido homologado pelo INMETRO:
Marcio escreveu:Os demais aguardarei informar de forma que facilite nossa analise e também solicito que antes de informar identifique no site do INMETRO a validação do radar informado. Isso porque pelo anterior nada identifiquei de errado no cadastro excluido no maparadar já que o equipamento foi instalado em 2013 e até hoje NUNCA foi homologado pelo INMETRO.
https://servicos.rbmlq.gov.br/Instrumento
Solicito que ninguem mais poste aqui até o Tadeu77 nos apontar um radar como requerido.

Responder

Voltar para “Críticas e Sugestões”