Dúvida sobre sensor semáforo/multa avançar sinal vermelho

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JonatasFull
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Dúvida sobre sensor semáforo/multa avançar sinal vermelho

Mensagem por JonatasFull » 16 Dez 2019, 17:08

Pessoal, recebi uma notificação de infração que me chamou atenção por um motivo:
Nesse dia estava engarrafado por conta de um evento a uns 500m adiante de onde eu estava, e eu fiquei de olho no semáforo, para que eu não avance.
Pois recebi a notificação da infração por ter avançado o dito cujo, mas eu sinceramente não lembro de ter feito. Na foto abaixo, mostra a infração. Queria saber se alguém sabe o tempo de delay desses sensores do momento em que é acionado o gatilho para a captura da imagem. Pois como dá pra ver na foto, eu estava parado à frente da faixa de pedestres, com um carro a minha frente. Estava imóvel. Existe a possibilidade do sensor ter errado ou realmente houve delay o suficiente para eu ter avançado em baixíssima velocidade e ter a captura da fotografia logo após ? (meu carro é o Sandero Stepway)
Imagem
https://i.imgur.com/wR8ieeF.png

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Marcio
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Re: Dúvida sobre sensor semáforo/multa avançar sinal vermelho

Mensagem por Marcio » 20 Dez 2019, 16:32

Queria saber se alguém sabe o tempo de delay desses sensores do momento em que é acionado o gatilho para a captura da imagem.
Até onde sei o delay é de 3 seg.

Pelas imagens caracteriza que voce avançou mesmo o semaforo.

Além da Portaria 201 do Inmetro, que estabelece os requisitos técnicos, é a Portaria 16/2004 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que detalha como deve ser feito esse tipo de fiscalização.

E entre as exigências, determina que a foto disparada pelo equipamento, além obviamente do carro, tem que mostrar o foco vermelho do sinal e, ainda, a faixa de pedestre ou linha de retenção, provando que, de fato, houve o avanço naquele momento.

O sistema se baseia por meio de laços eletromagnéticos, ou fios instalados sob o asfalto, que são perturbados quando o veículo passa. São dois laços. O primeiro fica próximo à linha de retenção e o segundo depois da faixa de pedestres. O avanço acontece quando há o registro de imagem do veículo transpondo a faixa de retenção, mas para caracterizar infração é preciso que perturbe os dois laços e foi o que voce fez pelas imagens, ou seja, voce avançou a faixa de retenção mas, mesmo com o congestionamento, rompeu o segundo laço (faixa de pedestre) em menos de 3 segundos.

Seu erro foi ter rompido os dois laços e parado após o segundo como na imagem.

Por fim lembro que pelo CTB, mesmo com congestionamento, não se pode parar em faixa de pedestre.

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