Brasil Rodoviário

Ambiente de descontração. Assuntos não relacionados a GPS.
Avatar do usuário
jefersonba
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2917
Registrado em: 15 Dez 2010, 14:57
Localização: RS

Brasil Rodoviário

Mensagem por jefersonba » 16 Ago 2012, 19:45

Incrível saber que o Brasil tem uma das maiores malhas rodoviárias do mundo, mas a maioria esmagadora das estradas não são pavimentadas! Estima-se em apenas 13% pavimentadas.
E pior, o transporte rodoviário:
- Tem alto custo de manutenção.
- Tem estradas em má conservação.
- É muito poluente, com forte impacto ambiental.
- Tem a segurança no transporte comprometida devido à existência de roubos de cargas.
- Tem velocidade moderada.
- Tem custos que se tornam altos para grandes distâncias.
- Tem baixa capacidade de carga, com limitação de volume e peso.

A malha rodoviária brasileira possui em torno de 1,6 milhão de quilômetros de extensão (de estradas pavimentadas e não pavimentadas), com uma densidade de 0,2 km/km2 de área do País. Mais da metade das estradas se localiza nas regiões Sul e Sudeste, as quais concentram 73% do Produto Interno Bruto nacional. Cerca de 80% das rodovias estão sob jurisdição municipal (1,3 milhão de quilômetros), com o restante sendo responsabilidade do Governo Federal e dos Estados – 76 mil km e 220 mil km, respectivamente. Apesar de ter uma das malhas rodoviárias mais extensas do mundo, o Brasil ainda está muito aquém das principais economias do globo, com apenas 13% das rodovias pavimentadas. Em contrapartida, os Estados Unidos, país com características territoriais semelhantes, são cortados por 4,37 milhões de km de rodovias pavimentadas, malha 20 vezes maior do que a brasileira (214 mil km). Já a Índia, mesmo tendo um terço do território brasileiro, possui uma malha rodoviária pavimentada sete vezes maior do que a do Brasil. Asfalto de má qualidade, falhas de construção, falta de conservação e o excesso de peso dos caminhões são alguns dos fatores que afetam as condições das rodovias nacionais.

O Ministério dos Transportes disponibiliza um mapa que reflete(?) as condições das rodovias, classificando-as em Boas, Atenção e Cuidado. Esse mapa pode ser acessado através da URL: http://www2.transportes.gov.br/bit/02-r ... -rodo.html


Fontes:
Cenário da Infraestrutura Rodoviária no Brasil - ILOS
Ministério dos Transportes
...::: JefersonBA :::...

Avatar do usuário
bangoo
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2236
Registrado em: 16 Mai 2012, 21:51
Residência: Cuiabá - MT
Localização: Cuiabá - MT

Re: Brasil Rodoviário

Mensagem por bangoo » 18 Ago 2012, 19:16

Infelizmente.... desatualizado... tem trechos classificados como ruins que estão bons, e o contrário mais frequentemente....
Por exemplo... em dezembro fui a Rio Branco - AC... parte do trecho classificado como "mediano"...olha bem a foto e me diz se tá ruim o asfalto... :lol: e tavam acabando de recuperar ele...
Em Rondônia a mesma coisa... BR-364 trechos variando entre péssimo a ótimo... pelo governo... td tranquilo...
Outros no MT como de rondonópolis a cuiabá classificado como bom... tenho pena de quem dirige ali... são 210 km e é "normal" em época de safra levar cerca de 3h e 30 min... :( uma vez levei 4 h e 15 min... buracos e o tráfego intenso (caminhões)...
Mas pro governo tá td bem... :(
Anexos
porto velho - rio branco.JPG
porto velho - rio branco.JPG (116.27 KiB) Exibido 9694 vezes

Avatar do usuário
jefersonba
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2917
Registrado em: 15 Dez 2010, 14:57
Localização: RS

Re: Brasil Rodoviário

Mensagem por jefersonba » 19 Ago 2012, 10:12

Pois é..., todavia o que mais nos espanta, além da condição de nossas estradas e da falta, inclusive, de informação atualizada e precisa sobre as mesmas, é que muito, mas muito pouco de nossas estradas são pavimentadas...
Agora, para ser pensado: imaginem quantos radares haveria se tivéssemos, digamos, 50% de estradas pavimentadas...
...::: JefersonBA :::...

Avatar do usuário
bangoo
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2236
Registrado em: 16 Mai 2012, 21:51
Residência: Cuiabá - MT
Localização: Cuiabá - MT

Re: Brasil Rodoviário

Mensagem por bangoo » 19 Ago 2012, 10:30

Eu que o diga... :lol: :lol: a sucuri aquela da outra foto foi num trecho da BR-364... e assim segue.. tem muitas mas muitas estradas federais e estaduais não pavimentadas... e quanto mais se "sobe" no mapa pior fica... por exemplo se olhares no mapa do MT a preocupação do governo foi apenas fazer a ligação no sentido norte sul... leste oeste pra que?? se tu sair de Sorriso para Querência ou Água Boa (região leste do MT) tem duas opções... 400 km de chão e vai ficar atolado mesmo sendo 4x4 ou faz uns 1.500 de asfalto... situações como essas se repetem no Tocantins, Maranhã, Pará etc... pontes que não existem - só na balsa... outras que é melhor rezar um pouco - range bastante mas não cai :? :lol: e assim vai...
Quem faz as ditas "estatísticas" infelizmente pouco anda de carro... só de avião... aí fica mais fácil... :lol:

Avatar do usuário
jatinhaoutro
Administrador
Administrador
Mensagens: 6727
Registrado em: 25 Ago 2010, 20:36

Re: Brasil Rodoviário

Mensagem por jatinhaoutro » 19 Ago 2012, 11:02

Isso é moleza... pergunta pro Marcio como é voar no Brasil? Como funciona o radioauxilio, Vor Ndb etc.

Quero ver parar la em cima e perguntar pro indio onde fica a proxima radial....

Avatar do usuário
bangoo
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2236
Registrado em: 16 Mai 2012, 21:51
Residência: Cuiabá - MT
Localização: Cuiabá - MT

Re: Brasil Rodoviário

Mensagem por bangoo » 19 Ago 2012, 11:04

:lol:
Acho que eles vão responder com sinais de fumaça.... :lol: :lol:


Avatar do usuário
bangoo
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2236
Registrado em: 16 Mai 2012, 21:51
Residência: Cuiabá - MT
Localização: Cuiabá - MT

Re: Brasil Rodoviário

Mensagem por bangoo » 19 Ago 2012, 14:15

Jeferson...

digamos que o povo no brasil tem aquela falsa ilusão de que aquilo que já foi não deve voltar... em partes concordo com quem escreveu, acho as nossas vias com paralelepípedos muito ruins, uma vez que deveria ser utilizadas pedras sem tantas pontas - mas isto é culpa de uma matéria prima de má qualidade ou mesmo de um "assentamento" mal feito..
Aonde os meus pais moram no RS é assim e pergunta pra eles se eles querem asfalto... :lol: nem pensar...
Vejo mesmo que em vias não pavimentadas que muitas vezes são mantidas por produtores eu consigo andar tranquilamente a 80-130 km/h e em outras ditas BRs não consigo passar de 50-60... as vezes é até preferível que não asafaltem com aquele asfalto casquinha de ovo... :?
Mesmo em GO e no MS e até no MT tem vezes que eu prefiro encarar uma estradinha de chão do que os nossos "ótimos" asfaltos...
Nas fotos... um belo exemplo do dito "custo Brasil" entre Brasnorte e Juína uma cegonha carregada de L200 triton se perdeu no meio da buraqueira e foi dar uma passeada no mato... detalhe... rodovia pavimentada a dois anos... e hoje quero ver quem consegue andar a mais de 50 km/h nesse trecho ali da foto - cerca de 10-15 km
Anexos
DSC09250.JPG
DSC09250.JPG (114.81 KiB) Exibido 9680 vezes
DSC09080.JPG
DSC09080.JPG (116.54 KiB) Exibido 9680 vezes
DSC08494.JPG
DSC08494.JPG (1.15 MiB) Exibido 9680 vezes

Responder

Voltar para “Bar dos Amigos”