FOSTON FS-3D717DC - Tudo sobre

rodrigoalberti
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 01 Abr 2013, 18:08
Residência: BRASIL - SP - São Paulo

FOSTON FS-3D717DC - Tudo sobre

Mensagem por rodrigoalberti » 04 Abr 2013, 17:21

Olá!

Criei este tópico para assuntos exclusivos ao modelo FS-3D717DC do GPS Foston, pois percebi que anda não havia um próprio para tal.
Adquiri o mesmo em fevereiro / 2013 e até poucos dias não sabia como atualizá-lo. Estava usando o navegador original NDrive 11 e nem sabia da existência do universo de assuntos do gênero, como atualizações, instalações de outros navegadores, possibilidades de interagir na atualização de pontos de alerta, especialidade, esta, deste site.

Vasculhei a Internet sobre o assunto e compartilharei o que achei de interessante e que, acredito eu, outras pessoas que adquirirem o modelo também usufruirão de tais informações.

I – ATUALIZAÇÃO DO NDRIVE 11 (Nplus)

A começar pela ATUALIZAÇÃO do software NDrive, modelo 11 (atual) – navegador (original) instalado de fábrica no meu FS-3D717DC. Na caixa e manual do aparelho diz que as atualizações são fáceis e gratuitas, mas eles se esqueceram de especificar alguns detalhes importantes:

1 – O site para baixar o atualizador: http://www.ndrive.com/update/n11
Site totalmente em inglês. Há opção de download para Windows e para Macintosh. O aplicativo chama-se “NPLUS”.

2- Explicação do funcionamento:
Depois de instalar o aplicativo, será necessário plugar o GPS na PC, contudo, na função “sincronia” (há dois modos de conectar o GPS no computador: modo armazenamento e modo sincronia). Essas configurações você altera na penúltima opção do menu de configurações desse modelo. Uma vez conectado, execute o NPlus em seu computador e aparecerá uma série de opções (no computador), como atualizar, visualizar produtos da NDrive instalados no seu GPS, links de manuais online e até opção de compras de mapas de países e sons para serem utilizados no aparelho. Detalhe: a moeda utilizada nas vendas é o Euro.

3- Por fim, não encontrei uma forma de “interagir” com o fabricante a fim de enviar colaborações para melhorias dos mapas (tal como fazemos aqui no MapaRadar.com). Ou seja, quando nos deparamos com alterações nas vias públicas (como o sentido de direção e/ou o limite de velocidade nas mesmas), não temos como enviar essas informações a eles, de modo que possam editar e publicarem atualizações frequentes. Isso não ocorre, infelizmente. Ou, pelo menos, não encontrei como ou onde fazer.

II – IGO8, IGO Amigo e IGO Primo

Agora, quem gosta de mexer e conhecer outras funcionalidades podem instalar outros navegadores (desde que seu GPS seja desbloqueado). As regras do Fórum MapaRadar coíbem a exibição de links contendo informações de como baixar gratuitamente (uma vez que constituiria em crime de pirataria de software). Contudo, basta acessar os sites de buscas na Internet com os termos certos e facilmente encontrarão diversos links para download.

Atualmente, a versão atualizada do IGO Amigo, é o 8.4.3.205081.
Já o IGO Primo possui diversas versões editadas (Extreme, Gurjon, diMka etc), sendo a numeração inicial “1.2”. Ou a versão padrão atual é a 8.5.
E o IGO está na versão 8.3.

Li diversos fóruns (neste e em outros sites) sobre qual dos IGO’s ter instalado no GPS e percebi que aconselham a utilização do Primo ou do Amigo, uma vez que o IGO8 supostamente é maior, pesado e sem funcionalidades presentes nas outras duas versões. Eu, particularmente, conheço apenas o Amigo (instalado e ativo no meu GPS) e não tenho do que reclamar.
Agora, comparando o ‘Amigo’ do ‘NDrive’, com toda a certeza o primeiro ganha de goleada em recursos, visuais e funcionalidades extras.

III – Atualização de MAPAS via site NAVIEXTRAS

O site http://www.naviextras.com oferece opções de atualizações e vendas de mapas e conteúdos extras. Quem o conhece, vai comentar que o serviço não está disponível para algumas marcas de GPS (como o FOSTON, inclusive!). E, segundo informações que peguei em fóruns sobre o assunto, isso se dá pelo fato desses fabricantes não possuírem acordo legal de parceria. A marca FOSTON, por exemplo, mal possui site próprio (apenas site de revendedores supostamente “autorizados”), seus GPS’s, em algumas lojas, são encontrados com mais de um navegador instalado, quando, o correto é vir com apenas um (uma vez que optar por mais de um, aumentaria os custos pelas licenças adicionais). Seria o mesmo que comprar um computador com dois sistemas operacionais pelo mesmo preço de um, por exemplo. Claro que isso só se tornaria possível com a pirataria. Quando comprei o meu GPS, exigi do revendedor uma garantia da originalidade do Ndrive 11 nele instalado. E, realmente, ao utilizar o NPlus, o aplicativo aceitou a licença de uso...

Mesmo que o Foston (ou outras marcas) não possua modelos registrados no naviextras, ainda assim é possível baixar o TOOLBOX e “tentar a sorte” para descobrir se o aplicativo vai ou não reconhecer seu GPS. No pior das hipóteses, o seu GPS não será reconhecido e nenhuma alteração será realizada. Descobri – em outros fóruns – que alguns usuários conseguiram que seus GPS’s fossem reconhecidos e obtiveram atualizações de mapas e conteúdos extras.

Veja, abaixo, como proceder – passo à passo – para obter altas chances de êxito nas atualizações.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
:!: 1) TANTO O SITE (NAVIEXTRAS), QUANTO O APLICATIVO (TOOLBOX) CITADOS NAS EXPLICAÇÕES DESTE POST E UTILIZADOS NA ATUALIZAÇÃO DOS GPS’S SÃO ORIGINAIS E DE UTILIZAÇÃO GRATUITA (alguns dos recursos disponíveis são pagos, mas não são obrigatórios), PORTANTO NÃO VIOLAM AS REGRAS DO MAPARADAR;

:!: 2) Assim como eu, muitos usuários adquirem GPS’s de forma legal (inclusive com Nota Fiscal), com softwares originais instalados e não têm culpa se o fabricante não dispõe de atualizações próprias;

:!: 3) A utilização dos recursos de atualização em modelos de GPS’s não listados no site da NAVIEXTRAS não são garantidos, valendo-se do interesse individual de cada um. Contudo, se o aparelho não for reconhecido, nenhuma modificação será feita no mesmo;

:!: 4) Por fim, este POST é dedicado ao modelo FS-3D717DC do GPS Foston, portanto, tudo isso aqui postado foi testado nesse modelo. Não por isso outras marcas e/ou outros modelos não possam ser testados, contudo, terão que obter ajuda de especialistas – ou curiosos – dos respectivos modelos.


Vamos lá...

Antes de começar, seguem algumas dicas de usuários que já testaram a atualização pelo TOOLBOX:

:arrow: A- Deixe apenas 1 (um) navegador instalado no GPS (para evitar conflito de atualização);
:arrow: B- Antes de atualizar, faça back up (guarde uma cópia) dos seus dados do GPS (utilize o próprio programa ou faça CTRL+C / CTRL+V);
:arrow: C- Retire o cartão de memória do GPS durante a atualização (caso possua outros navegadores nele);

A atualização de aparelho registrado é muito simples. É só seguir os seguintes passos:

:arrow: 1. Crie uma conta de usuário no site do Naviextras. O site tem suporte ao idioma Português e o registro é gratuito. E, se não souber o modelo de seu GPS, ou o mesmo não estiver na lista, escolha por exemplo um modelo que você gostaria de ter que funcionará igual.
:arrow: 2. Depois que criar um usuário/senha , faça o login no Naviextras e baixe o ToolBox (o aplicativo para o computador) e instale-o. Depois de instalado, carregue o programa e conecte seu GPS ao PC através de um cabo USB. Neste momento certifique-se de que seu computador esteja conectado à Internet! Deixe o aparelho conectado (pode demorar bastante tempo!), não tenha pressa, pois a detecção do mesmo depende dessa paciência. Se tudo ocorrer bem, o ToolBox estará exibindo uma mensagem de que localizou seu GPS, informando marca e modelo e aguardando você fazer login (no ToolBox) para ele poder procurar por atualizações.

Ao conectar o GPS ao ToolBox ele não só muda o aparelho associado ao usuário (quando você fez o cadastro, escolheu um modelo qualquer, agora deverá aparecer o modelo real) como também a oferta de atualizações disponíveis para ele. Ou seja, pode ser que antes de reconhecer o aparelho, algumas atualizações previamente descritas supostamente pelo modelo escolhido; após o reconhecimento, as opções mudem.

Resumindo:

O caminho para a obtenção de conteúdo para seu GPS é o ToolBox - não tenha receio de tentar! Não vai destruir seu equipamento. O pior que pode acontecer é não acontecer nada: o software não identificar seu aparelho.

Nem todo aparelho registrado tem a mesma política/privilégios de atualização. Vários usuários dos fóruns que visitei notaram que alguns usuários logados no Naviextras que informaram um aparelho de uma determinada marca obtiveram "catálogos" de conteúdo diferentes de outros usuários. Minha opinião é que isso se deve ao tipo de "suporte" contratado por cada fabricante, e não à sorte.

Navegador original roda a maioria dos conteúdos que rodam em navegadores não originais - em geral, o que não roda, é o que requer licença, como mapas !

Com base no último parágrafo acima :

- Skin, Mapchanger, POI KML, Speedcam, Scheme, Telepules - tudo isso é grátis e tudo isso RODA em navegadores originais !

- Usando o ToolBox, como você tem a opção de fazer backup do navegador, caso você faça algo de errado, tipo apagar algo que não deveria, o próprio programa restaura o Backup para você!

E não é esse o problema de muita gente, restaurar o navegador quando faz algo sem querer?

Post de usuários de fóruns: “...sim , o Mapchanger funciona com o navegador original porque é uma ferramenta ligada a uma Skin e skins funcionam em qualquer navegador. Antigamente usávamos também o External MapChanger - este sim não precisava de Skin para funcionar - e portanto funcionava em qualquer coisa. Mas não é preciso sermos tão radicais assim...”

:idea: A última versão de mapa disponível atualmente, pela NavTeq é a “2012.Q2_120911” (conhecida também por “2012.Q2 FIX”.

Uma última informação: Não se surpreendam se, no processo de instalação, o TOOLBOX fornecer uma versão anterior à última disponível. Para quem tiver versões antigas, poderá estar com um mapa 2011, por exemplo e o aplicativo te oferecer o “2012.120808” (exemplos). Faça a atualização assim mesmo (não terá a mais atual, mas garantirá uma versão melhor do que já tens instalado e, futuramente, poderá tentar atualizar novamente). Como foi dito neste post, o ToolBox reage diferentemente de aparelho para aparelho.

Fóruns e sites consultados para edição deste post:
8-) GPSPOINT, PORTALGPS, CLUBEDOGPS, GPSIGO, GUIADOGPS, MAPARADAR.

Atte.:

Rodrigo Alberti

rodrigoalberti
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 01 Abr 2013, 18:08
Residência: BRASIL - SP - São Paulo

Re: FOSTON FS-3D717DC - Tudo sobre

Mensagem por rodrigoalberti » 05 Abr 2013, 15:48

Mais uma dica (que vale pra quaisquer modelos de GPS com o NDrive instalado):

Alterando a tela do "loading" do NDrive

É a imagem padrão que aparece na tela do GPS quando você acessa o NDrive.

Para alterar (personalizar a inicialização com uma imagem de sua preferência):
Se já tiver o arquivo "SPLASHBK.PNG" no seu navegador, edite o mesmo com o paint e substitua a imagem. Salve por cima (mantenha o nome do arquivo).
Se não tiver o arquivo ainda, crie uma tela na resolução do seu aparelho (exemplo: 480X272 pixels) e salve no formato PNG com o nome acima mencionado, depois é só colocar esse arquivo na pasta raiz do navegador (não é necessário alterar nada no SYS).

Atte.:

Rodrigo Alberti

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24769
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: FOSTON FS-3D717DC - Tudo sobre

Mensagem por Marcio » 06 Abr 2013, 11:49

A comunidade agradece pelas informações que serão de grande utilidade para usuarios desse gps.

valdenircavalheiro
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Jun 2013, 10:09
Residência: BRASIL - PR - CURITIBA

Re: FOSTON FS-3D717DC - Tudo sobre

Mensagem por valdenircavalheiro » 18 Jun 2013, 10:16

Olá Rodrigo,
Achei as configurações muito interessantes. Por acaso tem como disponibilizar um atalho para o manual completo do aparelho ? ou responder às seguintes dúvidas:
1. Qual o sistema operacional?
2. Detalhes da bateria ? (Removível, capacidade, etc)
Na verdade minha intenção é instalar os mapas do tracksource (usando app 7ways lançado a pouco).
Obrigado pela ótima publicação !

alexsmith
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Dez 2012, 17:26
Residência: BRASIL - RS - Lajeado

Re: FOSTON FS-3D717DC - Tudo sobre

Mensagem por alexsmith » 18 Jul 2013, 18:19

Compartilho a pinagem do cabo de vídeo original, que vem com a câmera de ré:

Da ponta para a base:

1. n/c
2. n/c
3. Video signal
4. GND

Como o conector é de 4 pinos, é provável que os pinos 1 e 2 possam receber áudio (left em um e right no outro pino).

O cabo original tem um baloon onde todas as conexões se encontram. Este baloon contém um circuito para o regulador de tensão FS1117, que regula os 12V de entrada para 3.3V.

Espero que esta informação seja útil.

jorenatos
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Out 2012, 07:40

Re: FOSTON FS-3D717DC - Tudo sobre

Mensagem por jorenatos » 07 Dez 2013, 11:25

alexsmith escreveu:Compartilho a pinagem do cabo de vídeo original, que vem com a câmera de ré:

Da ponta para a base:

1. n/c
2. n/c
3. Video signal
4. GND

Como o conector é de 4 pinos, é provável que os pinos 1 e 2 possam receber áudio (left em um e right no outro pino).

O cabo original tem um baloon onde todas as conexões se encontram. Este baloon contém um circuito para o regulador de tensão FS1117, que regula os 12V de entrada para 3.3V.

Espero que esta informação seja útil.
Tem como disponibilizar o manual do 3d 717 para baixar?

alexsmith
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Dez 2012, 17:26
Residência: BRASIL - RS - Lajeado

Re: FOSTON FS-3D717DC - Tudo sobre

Mensagem por alexsmith » 09 Dez 2013, 21:26

Infelizmente não tenho o manual, nem impresso, nem em meio digital. :(

tiagoroque
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Dez 2013, 21:01
Residência: BRASIL - SP - TAUBATE

Re: FOSTON FS-3D717DC - Tudo sobre

Mensagem por tiagoroque » 20 Dez 2013, 21:23

não gostei muito do produto, muito lento para rodar videos, trava muito, e não consegui parear o gps com o som do meu carro, utilizando o bluetooth para que saísse o som quando rodasse musicas e videos no auto falante do carro, só consegui o inverso, ou seja que ele recebesse a conexão de algum dispositivo, e nao enviasse a outro. ex: o celular
gostaria de saber a opinião de quem tem esse produto, e saber se esse problema é só comigo, ja tentei baixar videos em todos os formatos que ele diz que roda, e sempre fica lento e travando, o modelo que comprei vem com bluetooth, mas nao consigo parea lo com o som do meu carro, consigo apenas parea lo com o celular, ou seja, ele recebe dados, mas não envia. obs: ele esta com um cartao de 16gb

andres_barbero
Novato
Novato
Mensagens: 7
Registrado em: 20 Mar 2011, 09:36
Residência: Brasil - Rio de Janeiro - Niteroi
Localização: Niteroi/RJ - Brasil

Re: FOSTON FS-3D717DC - Tudo sobre

Mensagem por andres_barbero » 22 Dez 2013, 19:26

Prezado Rodrigo,

tenho um aparelho igual ao seu: um Foston FS-3D717DC.
Estou com um problema básico: não consigo conectar meu GPS em modo "sincronia" . EM meu aparelho não aparece essa opção de conectar o GPS ou em modo "sincronia" ou em modo "armazenamento".

Você poderia mostrar o "caminho" para chegar a esse modo de "sincronia"?

Assim que eu ligo o GPS aparecem vários ícones (Navegação, Musicas, vídeos..etc...) Clicando em "Navegação" eu entro no único navegador que veio de fabrica: NDrive (versão 11.4.05(34671)DI.

Quando o navegador abre, à direita e na parte de baixo da tela aparece um ícone de "MENU". Já testei por todas as possíveis opções do MENU e não encontrei como fazer a alteração mencionada.

Também instalei o Toolbox da Naviextras mas não tive sucesso na localização de meu modelo.

Abracos

Pablo

andres_barbero
Novato
Novato
Mensagens: 7
Registrado em: 20 Mar 2011, 09:36
Residência: Brasil - Rio de Janeiro - Niteroi
Localização: Niteroi/RJ - Brasil

Re: FOSTON FS-3D717DC - Tudo sobre

Mensagem por andres_barbero » 22 Dez 2013, 19:35

Caro Rodrigo,
com respeito ao Toolbox da Naviextras, aparece uma tela com duas figuas (uma de um gps e outra de um dispositivo mobile) e a seguintes frases:

Para começar a usar a Toolbox Naviextras, precisa conectar seu dispositivo ou cartão de armazenamento ao computador. Use um cabo fornecido pelo fabricante do dispositivo ou um leitor de cartões de armazenamento.

Se conectou seu dispositivo e nada acontece, se certifique de que seu dispositivo está ligado. Alguns dispositivos requerem que escolha uma definição como "Armazenamento em massa" na tela do dispositivo para que a conexão seja estabelecida.

Se não tiver certeza de como conectar seu dispositivo ao computador, consulte o manual do usuário do fabricante desse hardware.


Na barra de menu do Toolbox (que tem 4 ícones) no primeiro diz "Nenhum aparelho conectado".

Mesmo assim, dotado de toda paciencia, deixei um par de horas ligado e nada aconteceu. Isso também aconteceu com os colegas do fôrum?

Abs

Pablo

UPSBIRA
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 14 Jan 2014, 12:38
Residência: PERNAMBUCO

Re: FOSTON FS-3D717DC - Tudo sobre

Mensagem por UPSBIRA » 14 Jan 2014, 12:42

Olá,

Também possuo um gps idêntico ao mencionado acima e gostaria de saber de vcs se poderiam me ajudar no seguinte problema:

Meu gps estava funcionando normalmente. De repente, hás uns 15 dias atrás ao ligar o carro e ligá-lo ele não pegou mais. Achei que a bateria havia descarregado, pois só aparecia a lâmpada vermelha. Ao chegar em casa coloquei ele para carregar no PC e a lâmpada vermelha acendeu e depois de algumas horas ficou azul. Tentei ligá-lo e nada. NÃO PEGA DE JEITO NENHUM.
Já tentei de tudo: dei um reset e segurei o botão on off por uns 20 segundos e nada. simplesmente não pega. Segui a dica de um amigo de outro forum de receptores e o dele deu o mesmo problema e ele deixou o bichinho descarregar por completo e depois de um mês, botou para carregar e ligou numa boa. Não sei mais o que fazer? Vc teria como me ajudar?

Aqui eu uso ele com um cartão de memória de 16gb. por via das dúvidas retirei o cartão antes de mexer em qualquer coisa.

No aguardo de uma ajuda que possa colocá-lo para funcionar novamente.

Atenciosamente,

UPSBIRA

PITER MATTOS
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Mar 2014, 23:29
Residência: Brasil - RJ - Niterói

Re: FOSTON FS-3D717DC - Tudo sobre

Mensagem por PITER MATTOS » 06 Mar 2014, 23:42

Olá pessoal.
Tenho um Foston fs-3d717dc, perdi o cartão micro-sd e não sei baixar os itens que continham nele.
Estou com meu GPS parado por causa disso!
Alguém pode me ajudar!

CristianoCopa
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Nov 2014, 10:28
Residência: BRASIL - RJ - RIO DE JANEIRO

Re: FOSTON FS-3D717DC - Tudo sobre

Mensagem por CristianoCopa » 17 Nov 2014, 10:37

Bom dia! Acabei de comprar um Foston fs-3d717dc, e gostaria de saber qual é o sistema operacional deste gps? E também qual o melhor IGO usar? Desde já agradeço.

garcia de moura
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Jul 2016, 22:26
Residência: Brasil - SP - São paulo

Re: FOSTON FS-3D717DC - Tudo sobre

Mensagem por garcia de moura » 22 Jul 2016, 19:49

Muito bom. Até que enfim alguém explicando alguma coisa clara sobre o naviextras!
Naveguei pelo site e vi que aparece - como dito acima - uma lista de aparelhos com suporte, o Foston não faz parte dessa lista.
A pergunta é: alguém experimentou com êxito algum modelo do site com o Foston? Qual tem probabilidade de funcionar? Estou pensando em testar pelo perfil do Guia 4 Rodas, por exemplo. A lógica é testar algum que rode iGO?
Obrigado!

Responder

Voltar para “FOSTON”