Problema na atualização do gps garmin nuvi 3760

URIAS BORBA
Novato
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Nov 2011, 20:50

Problema na atualização do gps garmin nuvi 3760

Mensagem por URIAS BORBA »

Olá a todos. Tenho um gps garmin nuvi 3760. Sou novato no forum e preciso de ajuda. Após uma atualização de mapas, quando liguei o aparelho, na tecla "para onde" "endereço" aparece um quadro com os dizeres "sem dados do mapa disponiveis"; nas teclas de todos os "poi(s) também aparece o dizer "sem dados disponíveis".
O que pode estar acontecendo?
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Problema na atualização do gps garmin nuvi 3760

Mensagem por Marcio »

Essa informação se refere a que o sistema não identificou mapa da região onde se encontra voce.

Tem certeza que carregou corretamente o mapa do Brasil nele?
URIAS BORBA
Novato
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Nov 2011, 20:50

Re: Problema na atualização do gps garmin nuvi 3760

Mensagem por URIAS BORBA »

Olá Marcio.

No Gps garmin foi a primeira vez que atualizo. Tenho também um BAK, e neste não tem problema.
Não posso dizer qual o mapa. Poderia me dizer o que fazer para voltar ao que era antes? Já restaurei o back up e não funcionou. Já atualizei o soft do garmin e também não funcionou.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Problema na atualização do gps garmin nuvi 3760

Mensagem por Marcio »

Após uma atualização de mapas,
Como fez essa atualização citada em seu post inicial?

Não fique fuçando sem saber o que está fazendo. Pode travar o GPS.
URIAS BORBA
Novato
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Nov 2011, 20:50

Re: Problema na atualização do gps garmin nuvi 3760

Mensagem por URIAS BORBA »

Marcio, fiz essa atualização há uns 15 dias, e não me lembro qual a fonte. Só me lembro que estava seguindo um tutorial postado, que também não me lembro de quem. Estou querendo voltar ao início para recomeçar do zero.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Problema na atualização do gps garmin nuvi 3760

Mensagem por Marcio »

URIAS BORBA,
vou tentar lhe ajudar nessa tarefa, mas antes de qualquer coisa faça um backup de toda a estrutura de pastas e arquivos do seu PGS.
Conecte seu GPS na USB sem o Sd card nele (se tem) e copie todo o conteudo para o seu PC.

ATENÇÃO:
verifique se seu sistema operacional está configurado para mostrar pastas e arquivos ocultos porque no seu gps existe uma pasta oculta de nome .system
Ela e todo o seu conteudo deve tambem fazer parte do backup.
URIAS BORBA
Novato
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Nov 2011, 20:50

Re: Problema na atualização do gps garmin nuvi 3760

Mensagem por URIAS BORBA »

Marcio, a configuração de meu PC está para ocultar pastas e arquivos. Agora já configurei para mostrar pastas e arquivos.
Mesmo no primeiro backup que fiz para a atualização, não localizei a pasta .system. Parece que ela não foi salva no backup. Como proceder agora?
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Problema na atualização do gps garmin nuvi 3760

Mensagem por Marcio »

URIAS,
faça novo backup e certifique-se que foi copiada a pasta .system
Por vezes o usuario pensa que habilitou para mostrar pastas e arquivos ocultos e pasta de sistema e não o fez.

Faça o seguinte no seu windows:

Iniciar / Computador
Na janela computador selecione na aba Ferramentas / Opções de pasta
Em Opçoes de Pasta vá na aba Modo de Exibição e verifique se as marcações apontadas abaixo estão conforme (primeiro desmarcado e segundo marcado):
Sem Título-1.jpg
Sem Título-1.jpg (210.75 KiB) Exibido 19185 vezes
URIAS BORBA
Novato
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Nov 2011, 20:50

Re: Problema na atualização do gps garmin nuvi 3760

Mensagem por URIAS BORBA »

Marcio.
Na configuração de Pastas, eu marquei as duas opções. Com a sua ajuda, agora a Pasta System apareceu.
Fiz um novo backup do GPS garmin que está agora.
Grato.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Problema na atualização do gps garmin nuvi 3760

Mensagem por Marcio »

URIAS BORBA,
tendo feito o backup vamos agora trabalhar no GPS.

Com ele conectado na USB do PC identifique em sua pasta .system o arquivo de nome gmapprom.

Esse arquivo, de quase 2 GB de tamanho, hospeda o mapa americano. A sua peermanencia aí dentro fica a seu critério. Se não vai frequentemente aos Estados Unidos recomendo tirar esse arquivo daí excluindo-o.

Baixe o mapa gratuito Tracksource do Brasil de nome TRC BRASIL 11.11 em http://ftp.pucpr.br/pub/tracksource/gmapsupp_v1111.zip
Descompacte no PC o arquivo gmapsupp_v1111.zip e terá um arquivo de nome gmapsupp
Coloque esse arquivo dentro da pasta .system

Pronto! Feito isso, se ligar seu aparelho fora da USB e encontrar satelite com ele aquela mensagem nao mais aparecerá.

Se ainda não fez, recomendo adquirir no mercado um micro SD Card de uns 4 GB de capacidade de memoria para nele ficar carregando e descarregando mapas e não mais isso na memoria interna.
URIAS BORBA
Novato
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Nov 2011, 20:50

Re: Problema na atualização do gps garmin nuvi 3760

Mensagem por URIAS BORBA »

Boa noite Marcio.

O arquivo está dentro da pasta System na memória do GPS.
Estou no apartamento e não consegui pegar satélite. Amanhã saio com ele para fazer o teste e posto o resultado.
Grato.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Problema na atualização do gps garmin nuvi 3760

Mensagem por Marcio »

URIAS BORBA,
mesmo sem sinal satelite certifique-se que fez tudo certo e que o sistema esta reconhecendo o mapa.

Para isso, com o GPS ligado, por ele navegue por:

Ferram. / Definições / Mapa / Infor (no rodapé)

Em Infor tera a lista de mapas carregados em seu aparelho. Certifique-se que o mapa TRC-BRASIL 11.11 está e selecionado.
URIAS BORBA
Novato
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Nov 2011, 20:50

Re: Problema na atualização do gps garmin nuvi 3760

Mensagem por URIAS BORBA »

Bom dia Marcio.

Desculpe a demora em responder. Hoje, com um tempo maior, revisei todos os procedimentos. Constatei que aquele problema do aviso estava resolvido e a navegação normal. Voltou tudo ao normal.
Lendo teu último post, fiz os procedimentos indicados e a tela está assim: CN Brazil NT 2011.30 ALL. Não tinha os Mapas que você falou. Devo ter cometido algum erro durante a atualização.
De qualquer forma, sua ajuda para resolver o problema relatado por mim foi de grande valia, o que agradeço. Creio que agora é só a atualização do mapa, que é mais fácil.
Mais uma vez, agradecido.
Urias Borba.
URIAS BORBA
Novato
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Nov 2011, 20:50

Re: Problema na atualização do gps garmin nuvi 3760

Mensagem por URIAS BORBA »

Bom dia Marcio.

De acordo com o relatado anteriormente, o GARMIN voltou ao normal, só não sei se ele está atualizado corretamente. Ontem, ao ligá-lo, as telas apareceram normais, com as configurações anteriores, mas no idioma inglês. Não consegui voltar ao português.
Vai, em anexo, a imagem da estrutura do Garmin ( memória interna e micro SD).
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Problema na atualização do gps garmin nuvi 3760

Mensagem por Marcio »

URIAS,
com o GPS conectado na USB do PC certifique-se que na pasta Text dele tem o arquivo pt_PT.glx.
Esse arquivo existindo aparecerá na opção idioma para ser o GPS modificado para o idioma Portugues.
URIAS BORBA
Novato
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Nov 2011, 20:50

Re: Problema na atualização do gps garmin nuvi 3760

Mensagem por URIAS BORBA »

Boa tarde Marcio.
Consegui voltar ao idioma português, a atualização foi feita através do cartão Micro SD e o problema inicial, que motivou o tópico, também está resolvido. Voltou ao que era antes, já atualizado.
Agradeço seu empenho e paciência durante as orientações, que foram de grande valia.
Para atualizações futuras de Radares, POIs, etc, direto no cartão Micro SD, é só largar os arquivos no dispositivo, sobrescrevendo os ali existentes?
Mais uma vez, grato.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Problema na atualização do gps garmin nuvi 3760

Mensagem por Marcio »

Para atualizações futuras de Radares, POIs, etc, direto no cartão Micro SD, é só largar os arquivos no dispositivo, sobrescrevendo os ali existentes?
Sim
URIAS BORBA
Novato
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Nov 2011, 20:50

Re: Problema na atualização do gps garmin nuvi 3760

Mensagem por URIAS BORBA »

Bom dia Marcio.

Só mais uma pergunta, que não é mais relativa ao problema relatado, e também não sei se posso fazê-la neste tópico.
Se não me engano, num outro tópico sobre atualização de Garmin, você relatou que existem 3 mapas para o Garmin: o Tracksource, o Navetec e o Guia Mais, se não me engano. Qual a fonte para obtenção dos 2 últimos?
Grato mais uma vez.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Problema na atualização do gps garmin nuvi 3760

Mensagem por Marcio »

Os dois ultimos, CNSA e AutoGuia, são vendidos na praça.
FernandoSP
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Jun 2012, 12:06

Re: Problema na atualização do gps garmin nuvi 3760

Mensagem por FernandoSP »

Bom dia prezados, estou com o mesmo problema em meu nuvi 3460, na qual depois da atualização (gratuita de 90 dias), qdo vou procurar um destino, é informado "Dados do mapa não estão disponíveis". No backup não localizo tal pasta .system, mesmo depois das 02 alterações informadas pelos senhores nas opções de pastas. O que poderia ser feito? Muito obrigado, no aguardo.
Responder

Voltar para “GARMIN”