Garmin - Dúvidas e Dicas para Iniciantes

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24769
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Garmin - Dúvidas e Dicas para Iniciantes

Mensagem por Marcio » 09 Jan 2011, 08:01

Garmin - Perguntas e Respostas

Com o objetivo de concentrar informações úteis a iniciantes, decidimos criar este Tópico que será reeditado na medida que novas dúvidas não contidas nele sejam inseridas ajudando assim aos novos adeptos de GPS.
Solicitamos a ajuda de todos no sentido de nos informar o que de útil deve ser inserido neste espaço.
Antecipadamente agradecemos a compreensão e colaboração.

1 - Quais acessórios acompanham o GPS quando da compra?
No site da Garmin, em Products chegaremos ao modelo do GPS. Nele identificaremos, na informação In the Box, os acessórios que acompanham o GPS.

2 - Meu GPS não veio com o cabo para a ligação dele na porta USB do PC. Como procedo?
Qualquer cabo que tenha o plug compativel do GPS serve. Muitos se valem do cabo da Motorola V3 (celular).

3 - Ao tentar usar o carregador do Motorola V3 (carregador da motorola) no isqueiro do carro o GPS entra em modo USB!
A bateria é recarregada, mas não dá pra Navegar... Qual o segredo ou melhor, qual a diferença entre o carregador da Garmin e o carregador da motorola para carro?


A Garmin é uma empresa vive da renda da venda de hardware e software. Assim a venda de carregadores próprios gera um boa receita. Vide a diferença de preços entre um carregador original do v3($) e o carregador original da Garmin($$$$$)...
Para tanto ela usou um artifício simples e eficaz. Ao aplicar o GDN ( neutro ou fio terra) no pino X através de um resistor de 17 KΩ o NUvi entra em modo de recarga e fica navegável.
Sem este artifício, como por exemplo ao ligá-lo no computador, ele entre em modo USB.
Veja:
Imagem

4 - Meu GPS não veio com SD Card. Qual SD Card devo comprar?
Algumas séries usam SD Card normal e outras mini Card. Observe qual é usado por seu GPS e adquira no mercado um de 2 GB que é mais do que suficiente para uso no Brasil.


5 - Tendo a memória interna do meu GPS bastante espaço disponível, para que adquirir um SD Card?
Um arquivo corrompido durante o download pode travar o GPS se carregado na memória interna desse. Se carregado no SD Card pode-se destravar o GPS simplesmente ligando-o sem o cartão.
Assim, para preservar a memória interna do aparelho, devemos nos valer do cartão para carregar arquivos que são atualizados frequentemente como mapas TrackSource, alertas, etc.

6 - Devo registrar meu GPS no site da Garmin?
Sim, já que por meio do registro pode você ser encontrado e avisado a respeito de alguma modificação util para o seu aparelho.
Em caso de roubo do aparelho pode você também, com informação disso a Garmin, solicitar o bloqueio de futuras requisições de atualizações para aquele aparelho. O ladrão leva, mas não atualiza.

7 - Qual o link para fazer o registro?
Faça o registro clicando AQUI

8 - Para manter meu GPS atualizado, quais programas devo ter instalado no meu PC e onde posso baixá-los?
- Para atualização do "firmware" baixe o webupdater da Garmin clicando AQUI
- Para conferência, atualização, verificação, etc, de mapas baixe o MapSource da Garmin e proceda sua instalação no PC conforme descrito AQUI
- Para carregamento de pontos de alerta (radar, lombada, etc) no GPS, baixe o programa POI Loader da Garmin AQUI

9 - Desses programas qual devo primeiro utilizar?
O primeiro a ser utilizado, assim que se recebe o GPS, é o Webupdater para se verificar quanto a necessidade de atualizações no aparelho (firmware e arquivos).
A utilização desse programa requer cuidados especiais uma vez que, além dele fazer automaticamente o download de atualizações, ele carrega o baixado diretamente e automaticamente no GPS. Uma interrupção do carregamento no aparelho do baixado, por falta de energia ou ação do usuário, poderá causar problemas e travamento do GPS.
Após o carregamento, retirada do GPS da USB e ligamento desse, o sistema identifica os arquivos carregados e os instala no aparelho. Assim é prudente que a bateria do GPS esteja carregada ou que esse, nessa situação, esteja sendo alimentado por energia proveniente do carregador de parede.

10 - Instalei o programa MapSource da Garmin no meu PC mas ele não funciona.
O programa MapSource só funciona no PC se exisitir algum mapa para MapSource instalado na máquina (PC).
Faça download do mapa do Brasil TrackSource (TRC-BRASIL) para PC AQUI, execute o arquivo baixado e depois abra o MapSource normalmente.

11 - Ao ligar meu GPS ele fica procurando sinal satélite. Por que?
Entenda que um GPS funciona com recepção de satélite e por isso seu funcionamento normal ocorre a céu aberto e não dentro de estrutura predial.
É normal quando da primeira ligada do GPS ele demorar um pouco mais para encontrar o sinal dos satélites e fornecer a posição em que se está.
Isso ocorre porque ele recebe informações variadas dos satélites e cria dentro de si um almanaque com as informações recebidas, dentre elas da posição atual e da posição dos satélites. Essas informações em muito auxiliam a conexão quando do religamento do aparelho.
Ora, se o GPS é deslocado desligado (OFF), o que normalmente ocorre no trajeto da fábrica até ao usuário, é natural que ao ser ligado não exista auxílio do almanaque interno já que esse foi criado em outro lugar onde o GPS foi ligado.
Para acompanhar o processo de busca por sinal satelite, com o GPS ligado, mantenha pressionado o canto superior esquerdo na tela, onde existe o simbolo de nivel de sinal, até que apareça a tela A Adquirir Satélites.

12 - Como saber quais mapas estão carregados em meu aparelho?
Para saber quais mapas estão carregados no seu aparelho, primeiramente retire o SD Card dele (se ele veio com) para que esse, se contendo mapas, não interfira na informação.
Ligue o aparelho e com ele ligado (não precisa pegar sinal satélite) navegue pelas seguintes funções:
Ferram. / Definições / Mapa / Inf. Mapa
Em Inf. Mapa se tem os mapas carregados na memória interna do aparelho.
Tendo vindo o GPS com SD Card, repita o procedimento, mas dessa vez com o SD Card no aparelho, e por dedução, na informação de mapas, se tem o(s) mapa(s) carregado(s) no cartão.

13 - Identifiquei que meu GPS tem nele carregado o mapa dos Estados Unidos (ou Europa). Como tirar esse mapa, liberando espaço na memória interna?
Antes de se mexer na estrutura de arquivos do GPS, por segurança, deve-se fazer um back up de todo o seu conteúdo, copiando a estrutura de pastas e arquivos para o PC.
O GPS sai de fábrica com o mapa da região onde será comercializado. Esse mapa se encontra em um arquivo compactado de nome gmapprom.img. Esse arquivo, enquanto a Garmin não modificar a estrutura de arquivos, é encontrado no aparelho, dentro da pasta / Garmin /.
Nos modelos de série 1XXX esse arquivo se encontra dentro da pasta oculta .system. Para ve-la seu sistema operacional deve estar habilitado para mostrar pastas e arquivos ocultos.
Tanto o mapa dos Estados Unidos, como o da Europa, são protegidos por direitos autorais e por essa razão na pasta citada será também encontrado arquivo de mesmo nome gmapprom, mas na extensão sum (gmapprom.sum).
Tendo feito o back up pode deletar esses dois arquivos citados (gmapprom.img e gmapprom.sum) da memória interna.

14 - E se eu precisar desse mapa novamente?
Basta simplesmente copiar e transferir os dois arquivos para onde estavam. Na pasta Garmin da memória interna ou na pasta .system dos modelos 1XXX.

15 - Estava analisando a estrutura de arquivos no meu GPS e identifiquei que os arquivos de extensão SUM aparecem com 1KB apenas... é assim mesmo?
A quase totalidade dos arquivos na estrutura do Garmin tem seus correspondentes na extensão SUM. Esses arquivos de 1 KB são os validadores dos arquivos de mesmo nome e por isso são tão pequenos.

16 - Quais pastas e/ou arquivos posso deletar do GPS sem comprometer seu funcionamento, liberando espaço na memória interna?
A Garmin tenta deixar o GPS pronto para ser usado em dezenas de países. Mas isso tem seu preço; muitos arquivos que não são necessários.
Por exemplo arquivos de voz, texto e/ou ajuda em Chinês, Tailandês, etc...

Por alguma razão desconhecida por nós a Garmin, em novos modelos, tem ocultado certos arquivos, como os de texto.

Verifique se em seu modelo existe a pasta HELP. Nessa pasta se encontram os arquivos de ajuda em diversos idiomas. Uma subpasta para cada idioma. Tendo feito o backup de segurança, apague as pastas cujos idiomas nunca irá utilizar.

Verifique no modelo se existe a pasta TXT. Nessa pasta se encontram os arquivos de idioma que tem por tarefa mostrar na tela do GPS as informações no idioma selecionado no aparelho. Tendo feito o backup de segurança, apague todos os arquivos de idioma que nunca irá utilizar.

Verifique no modelo se existe a pasta VOICE. Nessa pasta se encontram os arquivos de voz que tem por tarefa informar por voz as instruções de manobra quando da navegação. Tendo feito o backup de segurança, apague todos os arquivos de idioma que nunca irá utilizar.

17 - Que arquivos dentro do GPS/SD Card contém mapas?
Os Garmin hospedam mapas dentro da pasta / Garmin /. Nos modelos de série 1xxx a Garmin passou a hospedar os mapas dentro da pasta oculta /.system, mas reconhece mapa em pasta / Map/.

Tdos os arquivos de mapa tem formato IMG. Assim teremos gmapprom.img, gmapsupp.img, gmapbmap.img, gmaptz.img, etc.

Exceto nos modelos de série 1XXX, quando no cartão o Garmin só reconhece arquivo de mapa se este estiver nomeado gmapsupp.img.
Já na memória interna são reconhecidos arquivos de mapa com os seguintes nomes:
gmapprom.img
gmapsupp.img
gmapsup1.img
gmapprom1.img
gmappoem.img


Nos modelos 1XXX a pasta Map que hospeda os mapas funciona de forma um pouco diferente. Na verdade você pode colocar quantos mapas quiser e com o nome de arquivo que desejar, desde que no formato .img e o GPS reconhecerá. Tanto na memória interna quanto no cartão SD. Isso é ótimo pois você não precisa ficar juntando mapas em pacotes ou se limitando a 2 ou mais arquivos .img

Assim, nesses modelos, podem ser colocados arquivos de mapa na pasta Map com os nomes dos mapas, como por exemplo:
- Autoguia.img
- CNBr.img
- tracksource.img
etc
Todos são reconhecidos pelo aparelho.

18 - Como instalar o mapa do Brasil no meu GPS?.
Existem duas maneiras de se instalar o mapa do Brasil no GPS.
Uma é carregando diretamente dentro da pasta /Garmin/ (/Map/ para GPS de serie 1xxx) da memoria interna do GPS ou do SD card, o arquivo gmapsupp.img baixado da NET.
Outra é se valendo do programa MapSource para carregamento, tendo o mapa instalado no PC e lógicamente desbloqueado para o seu aparelho se for mapa não gratis.

19 - Que mapa do Brasil carrego no meu aparelho?
Para Garmin existe no Brasil 3 produtores de mapa.
TrackSource - que disponibiliza gratuitamente o mapa do Brasil de nome TRC-Brasil, atualizado mensalmente.
NAVTEQ - que comercializa no mercado o mapa do Brasil de nome City Navigator Brasil, mais conhecido pela abreviatura CNBr, atualizado normalmente 3 vezes por ano.
Multispectral - que comercializa no mercado o mapa do Brasil de nome AutoGuia, atualizado de 20 em 20 dias.

Pode você carregar no aparelho/SD card os 3, 2 ou somente um deles, se valendo dos nomes de arquivos de mapa reconhecidos pelo sistema conforme descrito em 16.

Recomendamos o carregamento de mapas somente no SD Card preservando-se a memoria interna de arquivos corrompidos e carregamentos constantes.

20 - Ao enviar, pelo MapSource, os mapas do projeto tracksource ou o CNBr para dentro da memória interna do GPS, ou cartão, será apagado algum mapa?
Sim, se existir no local para onde foi direcionado o carregamento (memória interna ou cartão) mapa nomeado como gmapsupp.img.

O arquivo gerado pelo MapSource recebe o nome de gmapsupp.img e se já existir no GPS, ou cartão, arquivo de mapa com esse nome ele será automáticamente sobrescrito pelo novo arquivo gerado.

21 - Mas eu quero enviar, novamente, outros mapas, será apagado alguma coisa na memória interna?
Sim, será apagado o arquivo gampsupp.img previamente enviado. O mapa Americano (ou Europeu se for o caso) ( gmapprom.img) e o mapa base (gmapbap.img) ficarão preservados.

22 - Para que serve o arquivo gmaptz.img existente no GPS, dentro da pasta Garmin?
Esse arquivo é do "time zone", ou seja, o que contém informações de fuso horário e fornece informações de hora no GPS recebida dos satélites e transformada para o fuso horário pré-ajustado no aparelho.

23 - Para que serve o arquivo gmapbmap.img existente no GPS, dentro da pasta Garmin?
Esse arquivo é o de mapa base e é ele o responsável, dentre outros, de fornecer informações de posição quando da criação do almanaque dos satélites quando o GPS Ligado.
Ele também contém as principais rodovias atuando como mapa quando da
falta da rodovia no mapa habilitado.
Ele, além disso, para algumas séries de garmin, contém informações de relevo e atua quando o nivel de zoom é afastado.

24 - O mapa base é necessário?
Sim o mapa base é importante.
Ao se retirar o mapa base o sistema escala o primeiro mapa que encontrar como mapa base.
Assim, se voce apaga o mapa base (gmapbmap.img) e instala por exemplo o TRC brasil e ou CNBr, provavelmente o CNBr não poderá ser deselecionado na escolha de mapas.

25 - Como identifico a versão do mapa base instalado em meu aparelho?
Para saber a versão do mapa de base siga esses passos:
Ferramentas / Definições / Sistema / Acerca / Mapa de Base
depois de clicar no mapa de base ele mostra a versão.

26 - Se o arquivo do mapa base é o gmapbmap.img e ele tem 90MB preciso de um arquivo tão grande como mapa base?
Ou ainda: Eu não tenho esse tal de gmapbmap.img como faço para obtê-lo.

Não há necessidade de ter um mapa base muito elaborado... um mapa base simples já serve.
A Garmin fornece um mapa base gratuitamente clicando AQUI

Depois de baixá-lo, não clique nele com o botão esquerdo.
Clique nele com o botão direito e vá em "Abrir com Winrar".
Para achá-lo dentro do arquivo (GarminMobileXTFreeBasemap_4xxxx.exe) vá na pasta GMobileCard, a qual tem outra pasta chamada Garmin; dentro dela estará o gmapbmap.img (10 MB de tamanho)
Extraia o arquivo gmapbmap.img.

Coloque-o na pasta Garmin da memória interna do seu NUVI.
Após reiniciar o GPS ele já estará usando o novo mapa base.

27 - Mas e o arquivo gmapbmap.sum? Com esse novo mapa base ele é necessário?
Não

28 - Posso buscar POI´s / ou endereços em um mapa e rotear com outro?
Sim, por exemplo: Você ativa o CNBr e usa a busca de endereço. depois desativa-o e usa o TRC Brasil, por exemplo, para chegar até aquele endereço escolhido.

29 - Dentre os 3 mapas para Garmin, qual o melhor para uso no Brasil?
Não existe melhor, nem pior, existem mapas ainda com erros.
Recomendamos o teste dos 3 na região onde mais se navega e a escolha de um deles, o com menos erro, para ficar como padrão.

30 -Por que foi recomendado ter os 3 mapas carregados no GPS/Cartão?
Porque existem cidades que estão, por enquanto, mapeadas em um deles somente e por isso, para casos de emergência, sempre é bom ter os 3.

31 - Quantos mapas carregados no GPS podem ficar habilitados?
Tendo-se em mente que mais mapas habilitados sobrecarrega o limitado processador do GPS, pode-se ter tantos mapas habilitados quanto se desejar desde que nenhum deles seja de mesma região.
Exemplo:
TRC BRASIL + CNBr
Isso confunde o sistema que não saberá por qual deles navegar.

32 - Por que estando com o mapa do Brasil no GPS não encontro na busca por determinado endereço?
Só encontrará busca por endereço se a cidade estiver naquele mapa mapeada. Se ele não estiver mapeada só a encontrará na busca por cidade.

33 - Por que com o GPS ligado, estando eu em uma rua ele acusa estar eu em rua paralela?
Se isso for frequente, anulando-se possiveis erros de informações dos satélites ou reflexão do sinal, o fato indica para possivel erro de alinhamento da via no mapa.

34 - Por que no meu modelo de GPS os Pontos de Iteresse (POI) não aparecem no mapa quando da navegação?
Por que quanto menos informação na tela menos carga imposta ao processador.
A Garmin para aliviar o peso no processador projetou para que isso ocorresse.
Se desejar navegar vendo os POI passarem, basta selecionar a navegação para "Ao Trajeto" ou "Ao Norte" que os POI aparecerão quando da navegação.

Trancado

Voltar para “GARMIN”