TOMTOM VIA 1500

eulerbernardes
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Mai 2012, 18:55

TOMTOM VIA 1500

Mensagem por eulerbernardes » 05 Mai 2012, 19:07

comprei o VIA 1500 nos USA.
atualizei o mapa USA.
comprei o mapa Brasil na propria TOMTOM mas ele não veio com os radares.
Liguei pra TOMTOM e eles disseram que so poderia baixar os radares pelo MYTOMTOM.
aCONTECE que o MYTOMTOM não oferece radares para o VIA 1500.
o computador nao abre (nem reconhece) o gps. (exceto para compra de produtos tomtom).
Não descobri uma forma de transferir o maparadar para o gps.
tentei colocar no cartão de memória de 2GB, mas o gps diz que ele está cheio ou, se eu eu formata-lo em fat32 o gps diz que o gps precisa formatar o cartão.
alguem tem uma sugestão de como copiar o maparadar para o gps ou de acessar o gps?
grato
euler

Avatar do usuário
FlavioAlCosta
Administrador
Administrador
Mensagens: 25019
Registrado em: 15 Mar 2012, 11:14
Residência: Balneário Camboriú - SC

Re: TOMTOM VIA 1500

Mensagem por FlavioAlCosta » 10 Jun 2012, 20:02

Olá,
Tenho um aparelho igual ao seu e estou usando os radares do MapaRadar.
Se ainda estiver com dificuldades fale comigo que estarei a sua disposição.
Té mais,
FlavioAlcosta
FlavioAlCosta
Garmin Nüvi 3560 LT
Android iGO

eulerbernardes
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Mai 2012, 18:55

Re: TOMTOM VIA 1500

Mensagem por eulerbernardes » 10 Jun 2012, 23:27

opa...
aprendi que deveria colocar os radares na pasta de POIs.
acho que esta funcionando, mas apenas emite sinal de radar.
não é como o meu garmin que a voz diz: lombada, radar fixo velocidade maxima X km...
nao sei se tem jeito de colocar uma coisa mais decente como o garmin.
na verdade nao tenho certeza se esta mesmo legal pq uso o gps mais pra viagens.
tenho tido varios problemas pra atualizar, pois aparecem atualizações e na maioria das vezes diz que ocorreu um erro etc...
enfim... 200 dolares por um produto muito inferior ao garmin.
a unica coisa que gosto muito é do prendedor ja vir colado no gps e ficar discreto no parabrisas.
continuo aguardando que a tomtom dê uma assistencia decente ao produto.
quem sabe vc tem a solução?
obrigado por se interessar pelo meu problema.
abs
euler

Avatar do usuário
FlavioAlCosta
Administrador
Administrador
Mensagens: 25019
Registrado em: 15 Mar 2012, 11:14
Residência: Balneário Camboriú - SC

Re: TOMTOM VIA 1500

Mensagem por FlavioAlCosta » 11 Jun 2012, 16:27

De volta,
Fique tranquilo, este aparelho é tão bom quanto um Garmin compatível em recursos.
É possível adicionar avisos sonóros através do aplicativo MyTOMTOM na opção "Adcionar conteúdo da comunidade" e depois "adicionar aviso sonoro" tais como os que vc citou (Lombada, Radar Fixo x km/h, etc).
Depois é só configurar no GPS cada PI de radar associando o respectvo aviso sonóro, tal procedimento será feito somente uma vez e nas atualizações futuras bastará carregar apenas os arquivos de coordenadas ".ov2".
Té mais,
ps.: Tentei anexar os avisos_sonóros.zip mas deu falha
FlavioAlCosta
Garmin Nüvi 3560 LT
Android iGO

eulerbernardes
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Mai 2012, 18:55

Re: TOMTOM VIA 1500

Mensagem por eulerbernardes » 10 Out 2012, 21:52

ola :)
agradeço por ter me ajudado bastante da ultima vez, se não me engano em fevereiro ou março, para colocar os radares pelo mapa radar e instalar os avisos sonoros.
estou planejando novas viagens e gostaria de atualizar os radares novamente.
pode me ensinar? tenho medo de perder os ja instalados com voz e tudo mais.
aliás, parece haver algum conflito pois quando me aproximo de um radar na estrada ele diz : radar fixo velocidade maxima 80km. alguns metros depois ele diz novamente radar fixo 60km (que é a velocidade correta)
parece estar duplicado mas tenho medo de mexer e piorar tudo ou ter que fazer tudo de novo.
aguardo sua boa vontade pelo e-mail eulerbernardes@msn.com :oops: 8-)
muito grato
euler

Avatar do usuário
FlavioAlCosta
Administrador
Administrador
Mensagens: 25019
Registrado em: 15 Mar 2012, 11:14
Residência: Balneário Camboriú - SC

Re: TOMTOM VIA 1500

Mensagem por FlavioAlCosta » 12 Out 2012, 22:30

Olá Euler,

Desculpe a demora em responder, estou em viagem de passeio pelo Paraná.

Pode atualizar os arquivos de radares sem medo, as configurações que você fez não serão perdidas.
Quanto a 60 e 80 não é conflito, tanto TomTom quanto Garmin não reconhecem direção, assim temos avisos duplicados, um referente a nossa pista e o outro referente a pista contrária, um exemplo é a BR 381, na subida temos radar de 80km, na pista contrária (descida) a velocidade é limitade em 60 km por hora.

Uma pergunta, vc está usando a base de dados enviada por mim?

Um abraço

Flavio
FlavioAlCosta
Garmin Nüvi 3560 LT
Android iGO

Avatar do usuário
FlavioAlCosta
Administrador
Administrador
Mensagens: 25019
Registrado em: 15 Mar 2012, 11:14
Residência: Balneário Camboriú - SC

Re: TOMTOM VIA 1500

Mensagem por FlavioAlCosta » 13 Out 2012, 17:59

Eu sempre baixo do MapaRadar por categoria de alertas.

1. Somente Radar Fixo, salvo em uma pasta chamada Radar Fixo, deleto os arquivos .BMP do MapaRadar pois uso .bmp personalizado, renomeio os arquivos .OV2 de "radar 30.ov2" para "Radar Fixo 30.ov2" e assim sucessivamente até o "radar 120.ov2".

2. Agora somente Radar Móvel, salvo na pasta Radar Móvel, deleto os arquivos .bmp do MapaRadar que neste caso são exatamente iguais aos radares fixos, no meu caso uso .bmp personalizado na cor azul iguais aos que vemos na tela do site do maparadar, renomeio o arquivo "radar 30.ov2" para "Radar Móvel 30.ov2" até o "radar 120.ov2".

Desta forma conseguimos visualizar no GPS os radares fixos em vermelho e os móveis em azul.

3. Para os semáforos o processo é um pouco mais trabalhoso.
O site maparadar separa apenas em duas subcategorias: Semáforo com Câmera e Semáforo com Radar mantendo o mesmo ícone para todos os semáforos.
No meu caso faço seguinte:
- Para semáforo com câmera uso a versão original do maparadar.
- Para semáforo com radar separo em "Semáforo Radar 30" até "Semáforo Radar 80" usando .bmp personalizado para cada velocidade.
Para tanto, baixo do maparadar a versão ".csv" para Garmin e gero um arquivo .csv para cada velocidade, em seguida converto um a um para o padrão TomTom (Semáforo Radar 30.ov2 até Semáforo Radar 80.ov2).
No começo parece complicado mas depois fica muito fácil a personalização cuja apresentação no GPS fica muito bonita.

4. Para as demais categorias (Polícia Rodoviária, Lombadas e Pedágios) uso o padrão maparadar.

Euler,

Estou enviando por email a minha base personalizada extraída do maparadar.

Flávio
FlavioAlCosta
Garmin Nüvi 3560 LT
Android iGO

Avatar do usuário
JFilemom
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 14 Nov 2012, 20:11
Residência: BRASIL - SP - São Paulo

Re: TOMTOM VIA 1500

Mensagem por JFilemom » 17 Nov 2012, 20:43

Olá!
Estou enfrentando um problema idêntico ao descrito pelo Euler (copiado abaixo).
Acho a maior dificuldade é que meu computador não consegue enxergar os diretórios internos do GPS, nem mesmo quando ele está com o cartão de memória (que aliás, já formatei com o próprio GPS).
Se alguém souber como posso fazer, fico muito agradecido!
Josué.
eulerbernardes escreveu:comprei o VIA 1500 nos USA.
atualizei o mapa USA.
comprei o mapa Brasil na propria TOMTOM mas ele não veio com os radares.
Liguei pra TOMTOM e eles disseram que so poderia baixar os radares pelo MYTOMTOM.
aCONTECE que o MYTOMTOM não oferece radares para o VIA 1500.
o computador nao abre (nem reconhece) o gps. (exceto para compra de produtos tomtom).
Não descobri uma forma de transferir o maparadar para o gps.
tentei colocar no cartão de memória de 2GB, mas o gps diz que ele está cheio ou, se eu eu formata-lo em fat32 o gps diz que o gps precisa formatar o cartão.
alguem tem uma sugestão de como copiar o maparadar para o gps ou de acessar o gps?
grato
euler

Avatar do usuário
FlavioAlCosta
Administrador
Administrador
Mensagens: 25019
Registrado em: 15 Mar 2012, 11:14
Residência: Balneário Camboriú - SC

Re: TOMTOM VIA 1500

Mensagem por FlavioAlCosta » 18 Nov 2012, 18:34

Olá Josué,
A TomTom modificou a forma de interação com os novos GPS (GO 1000 series, GO LIVE 800 series, Via series, Start 20 series, Start 60) e para tanto é necessário a instalação do aplicativo MyTomTom, já para os equipamentos anteriores o aplicativo é o TomTom Home que não é o seu caso.
Quando inserimos memória adicional o próprio gps trata da formatação e o mesmo assume o controle dela não permitindo acesso direto pelo usuário, somente o sistema operacional tem acesso.
Atualizações, novos mapas, inclusão de radares e outros conteúdos da comunidade é tudo feito via aplicativo MyTomTom.
Sugiro um passeio pelo sítio da TomTom para esclarecimentos detalhados.
(www.tomtom.com/getstarted)
Caso persistirem dúvidas estaremos por aqui.

Flávio
FlavioAlCosta
Garmin Nüvi 3560 LT
Android iGO

Avatar do usuário
JFilemom
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 14 Nov 2012, 20:11
Residência: BRASIL - SP - São Paulo

Re: TOMTOM VIA 1500

Mensagem por JFilemom » 18 Nov 2012, 23:05

Prezado Flávio,

Agradeço por sua ajuda nos esclarecimentos e dicas.
De fato, a partir da sua informação percebi que para instalar os radares que exportei aqui do Mapa Radar, primeiro eu deveria fazer a inclusão dos arquivos em conteúdos da comunidade, usando o MyTomTom.
Deu super certo, pois a atualização foi simultânea no equipamento.

Valeu mesmo!!

Super abraço!

Josué.

celso256
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Dez 2012, 01:31
Residência: brasil - sp -são paulo

Re: TOMTOM VIA 1500

Mensagem por celso256 » 16 Dez 2012, 01:48

FlavioAlCosta escreveu:Olá Josué,
A TomTom modificou a forma de interação com os novos GPS (GO 1000 series, GO LIVE 800 series, Via series, Start 20 series, Start 60) e para tanto é necessário a instalação do aplicativo MyTomTom, já para os equipamentos anteriores o aplicativo é o TomTom Home que não é o seu caso.
Quando inserimos memória adicional o próprio gps trata da formatação e o mesmo assume o controle dela não permitindo acesso direto pelo usuário, somente o sistema operacional tem acesso.
Atualizações, novos mapas, inclusão de radares e outros conteúdos da comunidade é tudo feito via aplicativo MyTomTom.
Sugiro um passeio pelo sítio da TomTom para esclarecimentos detalhados.
(http://www.tomtom.com/getstarted)
Caso persistirem dúvidas estaremos por aqui.

Flávio

Olá, Flávio

Adquiri recentemente um GPS Tomtom Via 1400, e estou perdido em relação ao uso. Será que vc poderia me dar uma passa-a-passo de como configura-lo usando os arquivos do MapaRadar, pois eu só consigo acessá-lo através do MyTomTom, e quando insiro um cartão de memória, ele simplesmente formata o cartão.

Atenciosamente,
Celso

Avatar do usuário
FlavioAlCosta
Administrador
Administrador
Mensagens: 25019
Registrado em: 15 Mar 2012, 11:14
Residência: Balneário Camboriú - SC

Re: TOMTOM VIA 1500

Mensagem por FlavioAlCosta » 17 Dez 2012, 11:43

Olá Celso,

O 1400 funciona exatamente como o 1500, a diferença é somente no tamanho.
No momento estou em viagem e estarei em condições de atendê-lo a partir de quarta-feira (19/12).
FlavioAlCosta
Garmin Nüvi 3560 LT
Android iGO

Luiz Tegedor
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Dez 2012, 15:12
Residência: Ubá - Minas Gerais

Re: TOMTOM VIA 1500

Mensagem por Luiz Tegedor » 18 Dez 2012, 18:32

Boa tarde!

Não entendo nada de GPS. Comprei o TomTom via 1500 pois achei várias indicações. Todas dizendo que eram muito bom. Baixei os pontos de interesse do Mapa Radar, mas o meu aparelho não adiciona os pontos. Adiciona só alguns. Na verdade em umas 4 categorias com 100 pontos em cada um. Quando a base é bem maior. E os arquivos são pequenos. Fiz tudo pelo site. Realmente não estou entendendo o que está acontecendo. Acho qté que pode ser defeito do aparelho. Não há muta informação sobre esse aparelho na internet, pelo menos da forma que procurei, espero que possam me ajudar.

Agradeço desde já.

Luiz Tegedor
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Dez 2012, 15:12
Residência: Ubá - Minas Gerais

Re: TOMTOM VIA 1500

Mensagem por Luiz Tegedor » 21 Dez 2012, 09:57

Bom dia!

Devolvi o GPS dentro do prazo. E agora, quero comprar um que seja mais aberto. Quero poder colocar o mapa que me interesse, e mais de um, colocar os pontos de interesse para me avisar de lombadas e outras armadilhas nas estradas. Preciso mesmo de uma sugestão. Não me interesso por penduricalhos, apenas orientação na condução. Durante essa semana tentando fazer o tomtom funcionar eu aprendi um pouco sobre esses aparelhos. Os da Garmin parecem muito bons, mas ainda não decidi. Realmente me interesso em um GPS, não precisa fazer outras coisas, que seja aberto, que aceite minhas personalizações. Usar o mapa que eu escolher e adicionar os pontos é o que preciso. O que me indicam?

msandre2001
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 14 Nov 2012, 21:40
Residência: BRASIL - SP - São Paulo

Re: TOMTOM VIA 1500

Mensagem por msandre2001 » 22 Dez 2012, 14:20

Flavio, tudo bom!

Tenho um via 1500 mas os radares que tenho sao do maparadar, porem sem personalizar.

Vc teria como me enviar a base de radares que vc citou anteriormente?

Meu email eh msandre2001 gmail com

Abra'co e otimo natal e ano novo.

Avatar do usuário
FlavioAlCosta
Administrador
Administrador
Mensagens: 25019
Registrado em: 15 Mar 2012, 11:14
Residência: Balneário Camboriú - SC

Re: TOMTOM VIA 1500

Mensagem por FlavioAlCosta » 25 Dez 2012, 20:48

Celso,

Segue uma dica de como configurar o TT 1400/1500.
Este exemplo é uma forma simplificada para ambientação.

Msandre,
Farei em breve uma explanação de como personalizar a base.

Flavio
Anexos
Tutorial Radares GPS TomTom 1400 e 1500.txt
Carregar base de radares
(2.72 KiB) Baixado 2918 vezes
FlavioAlCosta
Garmin Nüvi 3560 LT
Android iGO

celso256
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Dez 2012, 01:31
Residência: brasil - sp -são paulo

Re: TOMTOM VIA 1500

Mensagem por celso256 » 26 Dez 2012, 09:00

Flávio


Fico muito agradecido por ter disponibilizado o tutorial para configuração do Tomtom 1400. Acredito que seguindo os passos do tutorial conseguirei configura-lo corretamente. Muito Obrigado

evandroliveira
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 16 Dez 2012, 13:32
Residência: Brasil minas gerais vicosa

Re: TOMTOM VIA 1500

Mensagem por evandroliveira » 31 Jan 2013, 01:29

Meu amigo andei muito bravo coom a TOMTOM por causa de um aparelho em que nao conseguia colocar os radares do maparadar nem nenhum outro. Quase devolvi o aparelho (como fez outro amigo acima). Seu tutorial transformou para mim um aparelho limitado em algo muito interessante. Pelo mesmo caminho poderei adicionar qq outra coisa, né? Muitissimo obrigado.
evandrosbo

Avatar do usuário
FlavioAlCosta
Administrador
Administrador
Mensagens: 25019
Registrado em: 15 Mar 2012, 11:14
Residência: Balneário Camboriú - SC

Re: TOMTOM VIA 1500

Mensagem por FlavioAlCosta » 01 Fev 2013, 09:31

Caro Evandro,

Fico agradecido em saber que estou podendo ser útil ;) .

A resposta para sua pergunta é 'depende', estamos limitados às opções disponibilizadas pelo aplicativo MyTomTom submenu 'Adicionar conteúdo da comunidade'.

Em caso de dúvidas estou a disposição.

Flávio
FlavioAlCosta
Garmin Nüvi 3560 LT
Android iGO

kawas
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Fev 2013, 16:17
Residência: Brasil - SP - São Paulo

Re: TOMTOM VIA 1500

Mensagem por kawas » 04 Fev 2013, 16:45

Flávio,

Adquiri recentemente um Via 1400 e se possivel, gostaria de utilizar a base de radares da mesma forma que você organizou.
Seria possível me enviar uma cópia também?

Ainda não posso enviar MPs, mas se puder entrar em contato, meu mail é caue.alv (gmail).

Também fiquei na dúvida se os avisos de radares originais da TomTom do aparelho devem ou não ser desabilitados.
Os procedimentos para inserí-los eu já olhei e me pareceu bem tranquilo, com a excessão de que é necessário inserir de um em um... não me deixou selecionar todos de uma vez só...

Muito obrigado!
Kawas

Responder

Voltar para “TOMTOM”